Sobre subir ao palco sem saber o que está fazendo

Autor Mensagem
joaormrt
Veterano
# set/11


Relato que vivi ontem.

Fui em um boteco que fiquei sabendo que teria 'show de talentos', deveria ter previsto q nesses shows de talentos, o q é mais raro são talentos, haha, apresentariam-se duas bandas.
Beleza, cheguei lá, pedi minha Polar e fiquei escorado, quando sobem no palco 5 caras, na formação batera-baixo-guita-teclado-vocal.

Os caras não sabiam o que estavam fazendo, o batera não sabia tocar, não conseguia segurar o tempo, parava e recomeçava diversas vezes durante a música. Pra falar a verdade o único que se salvava era o vocalista. Em nenhuma música eles tinham o final ensaiado, a música acabava espiritamente, qd um deles resolvia acabar a música os outros iam parando um atrás do outro, simplesmente bizarro.

A outra banda foi pior ainda. Subiram três caras no palco, um baterista, um guitarrista e um outro com violão na mão.
O baterista era um pouco melhor que o anterior, mas ainda errava toda a hora, não segurava o tempo, além de ser extremamente marrento, fazia milhões de caras e bocas e sacudia o cabelo, sempre errando tudo. O guitarrista parecia o Syd Vicious, cabelo punk, corrente nas calças, e ainda por cima tirou os tênis (????). Tbm não sabia o q estava fazendo, tinha vários pedais (não consegui ver muitos, mas vi q tinha um eq da BOSS e um crybaby) , a guitarra extremamente desafinada, e tbm não tocava nada. O cara do violão é que foi o mais bizarro, o violão dele estava plugado, só que o cara não tocava (não sabia tocar), ele só fingia q tava tocando, cheguei a essa conclusão depois de ver q em nenhuma música, ele não fez nenhum acorde, só ficava com a mão encima dos trastes.
Em todas as músicas o guitarrista inventava de fazer um solo, o detalhe é que não tinha base nenhuma, visto q nao tinha baixista, e o cara do violão não tocava, então ficava aquele vazio irritante da batera e um solo de guitarra sem nenhuma base, foi ridículo, acho que nunca ouvi nada tão ruim em toda minha vida.

Tudo bem que a maioria deve ser iniciante, estão aprendendo, não há problema, todos começamos do 0. Mas o que eu fico pensando, é que eu, no lugar deles, não subiria (e não subo com a minha banda) sem ter certeza do que estamos fazendo. Não tocamos música mal ensaiada em show nenhum, que dirá música não-ensaiada. As vezes fazemos alguns improvisos em palco, que eu acho válido, mas como eu disse, temos que saber o que estamos fazendo, do contrário estamos passando vergonha, o que foi o caso deles.

O que vocês acham sobre isso?

Abraços.

Mayco.
Veterano
# set/11
· votar


Eu sinto vergonha alheia numa situação dessas,cara.

O improviso que voce disse que faz com sua banda,na minha opinião, por mais "improviso" que seja, sempre é algo que já foi treinado, por tanto, tem muito mais probabilidade de dar certo do que algo nunca feito antes.

Acho que saber o que voce está fazendo é o essencial. Ter um pouco de bom senso tambem.

E também penso assim: nossa banda NUNCA toca música que não está no nosso melhor.

Abraços e meus pesames por ter presenciado algo tão bizarro! rs

celotoledo
Veterano
# set/11
· votar


joaormrt

Passa o endereço da espelunca para eu nunca ir por favor.....kkkkk.

Cara, eles simplesmente não sabem que não prestam como músicos....assim como o Restart acredita que faz rock e eu pensei que tinha conseguido tirar Farewell Ballad direito.....

Falta senso auto-crítico na galera. Assim como na meia duzia aqui do fórum que só aceita confete e fica puto quando recebe uma crítica....

Night Guitar
Veterano
# set/11
· votar


Há duas semanas divid o palco com varias bandas influentes da minha cidade com apenas dois ensaios devido a uma troca de baterista e consequentemente troca de repertorio 3 dias antes do show... nossa primeira musica foi uma merda [já que não tivemos passagem de som antes e o cara da mesa bagunçou o volume, eu só ouvia a minha guitarra] mas o resto foi de boa, apesar de alguns erros soou bacana e a galera curtiu, MAS, todos já temos nivel um pouco mais alto tecnicamente, e como você disse, eu não subiria num palco sem saber porra ennhuma do que to fazendo, no minimo 2 ensaios BEM FEITOS, ou no caso do improviso, saber bem o que to fazendo.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


joaormrt: temos que saber o que estamos fazendo, do contrário estamos passando vergonha, o que foi o caso deles.

Mas vai ver que eles acham que sabem o que estão fazendo. Como você mesmo disse "Tudo bem que a maioria deve ser iniciante, estão aprendendo".

Vai ver que o que você toca com sua banda ou eu na minha, pra um "fodão" é totalmente amador e passaria vergonha numa situação profissional.

Será que "você" sabe o que está fazendo?

Abs

Mayco.
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Cara, vou discordar, respeitosamente, de você.

Eu penso que, um música bem executada, independente do nível de dificuldade, é sempre uma música bem executada.

Porém, acho que vai do bom senso e auto-crítica saber se o que estamos fazendo estão razoavel, aceitável ou num bom nível para exibição em público.

Enfim,é apenas o meu ponto de visto referente a uma questão que voce tocou. Com todo respeito,é claro.

Abraços.

Higor Leal
Veterano
# set/11
· votar


falo bonito em Mauricio *-*

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mayco.

:) Pode discador a vontade! O fórum é pra debates. Isso é bom demaisssssssssss.

No fundo, o que eu quis dizer é que uma banda iniciante (e mesmo não-iniciante), muitas vezes, não tem noção de muitos fatores! Pra eles tá bom pacas. Sequer identificam uma guitarra desafinada...

uma música bem executada.

Pois é! Mas identificar isso não é tão simples quanto a gente pensa. É relativo. Por isso que ser criticado, por quem entende e tem currículo, é super válido. Às vezes, por nossa própria falta de experiência, não percebe muitas coisas.

Abs

Mayco.
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Agora concordo até o último ponto! rs

Sou um eterno iniciante..porém, da minha primeira banda pra minha atual, eu percebi uma evolução. Coisas que estavam "maravilhosamente bem" pra mim, hoje não está mais. Achei bem sábia a sua colocação.

Abraços cara!

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ahhhh... Como essa coisa de percepção é interessante:

Lembro de um amigo, músico profissional, comentando que a banda dele, de progressivo, estava sem guitarrista momentaneamente e eu, com meus ~20 anos, disse: "Quer que eu substituta o cara?" Na hora ele deu uma gargalhada e, 1s depois ficou mudo e disse "Cara, obrigado, mas eu preciso de alguém mais experiente.".

Eu fiquei até meio decepcionado, mas algum tempo depois eu pensei: "Ele riu pq viu que eu não tinha noção do que tava propondo e parou de rir também pq viu que eu eu não tinha noção do que tava propondo!" haahuuha Confesso que fiquei meio triste por algumas semanas e alguns meses (ou anos) depois lembrei disso e refleti: "Cara com eu era sem noção! A banda do cara tá anos luz de mim" auhhahua

Então, essa percepção é algo muito relativo e gente adquiri com o tempo, estudo e prática.

Abs

joaormrt
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Vai ver que o que você toca com sua banda ou eu na minha, pra um "fodão" é totalmente amador e passaria vergonha numa situação profissional.

Será que "você" sabe o que está fazendo?

Abs


Talvez, em uma situação profissional, mas em uma situação amadora como era a do caso que citei, eles passaram vergonha, e tenho certeza absoluta que pelo tanto que ensaio com a minha banda, naquele caso não passaríamos vergonha.

É que falar aqui pode ser mais fácil, se vocês tivessem ouvido o que eu ouvi com certeza compartilhariam da minha opinião haha

joaormrt
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia
Outra coisa, imagina que tu ouviu uma banda soando EXATAMENTE como eu descrevi lá encima, duvido muito, que tu, ou qualquer um que tenha alguma experiência com música e bandas, não achasse horrível.

AndreMagoo
Veterano
# set/11
· votar


joaormrt

Esse tipo de problema é de fácil solução, visto que vc estava num local apropriado: A solução pra isso se chama CERVEJA! E muita!

Sempre uma solução rápida pra música ruim e mulher feia é cerveja.

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


joaormrt: Outra coisa, imagina que tu ouviu uma banda soando EXATAMENTE como eu descrevi lá encima, duvido muito, que tu, ou qualquer um que tenha alguma experiência com música e bandas, não achasse horrível.

Cara, eu entendo perfeitamente você! Outro dia mesmo que tava quase me contorcendo ouvindo uma banda lá. Minha vontade era falar "Pára tudo pelo amor de Deus e afina essa coisa! Batera, se liga no beat e evita ficar fazendo viradas o tempo todo. Baixista olha o sincronismo e guitarraista, abaixa essa porra e tira os agudos que eu tô ficando surdo!" hehe Nem preciso dizer que o vocal não dava pra ouvir, né?

E o mais incrível é que pra galera que tava lá, foi o máximo pq o público, normalmente não tá nem aí pra afinação ou outras coisas que EU percebi e talvez mais uns 3 ou 4 gatos pingados.

AndreMagoo: Sempre uma solução rápida pra música ruim e mulher feia é cerveja.

O problema é o dia seguinte! hhehe

Abs

AndreMagoo
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

É uma solução rápida, não perfeita :-)

MauricioBahia
Moderador
# set/11
· votar


AndreMagoo: É uma solução rápida, não perfeita :-)

Ou seja, "aproveite o momento, arrependa-se depois" uhauha

Abs

joaormrt
Veterano
# set/11
· votar


AndreMagoo
Hahaha a solução é boa mesmo.

MauricioBahia
Já vi bandas ruins e o pessoal gostou, mas ontem tava tão ruim q ngm tava gostando, o público foi vazando aos poucos e em pouco tempo o lugar tava vazio.

Alan_Domingues
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Então convido a assistir a minha banda hehehe. Você vai gostar rapaz.

Dia 14 de outubro.

Tijuca.

Abraços.

joaormrt
Veterano
# set/11
· votar


Alan_Domingues
se eu morasse no RJ iria com certeza hehe

abss

Marcosrcf
Veterano
# set/11 · Editado por: Marcosrcf
· votar


Tocando a noite já vi cada coisa BIZARRA.

Uma vez uma banda de amigos do dono do bar ia abrir a noite da casa. (Já viu!)

O guitarrista subiu com uma tagima, quando ele foi passar o som (sozinho) na hora pensei: FOD** vou passar vergonha, o cara tocava demais! E assim foi com os outros integrantes, todos mandaram muito bem (sozinhos, passando o som, aquecendo e etc...).

Eis que chega a hora do show: cada um num volume, presença de palco 0, foi totalmente tosco o show.

Ninguém (dos músicos que estavam na noite) entendeu isso, até hoje ainda não compreendi. Acho que foi um misto de falta de ensaio, jogo de cintura e entrosamento.


Também já vi um moleque de uns 16 anos, fazendo uma participação especial com "improvisos" bolados na hora!
Minha família estava nesse dia, saíram horrorizados!

Bog
Veterano
# set/11
· votar


joaormrt

Hahha, eu nem vou descrever aqui os vexames que eu já dei, porque me dói lembrar deles. Mas foram vários. E o pior, como bem disse o MauricioBahia, é que no começo eu nem tinha noção do tamanho da minha incompetência.

Hoje em dia eu pelo menos tenho noção do meu grau de amadorismo. Ou assim espero!!! =O

John Maynard Keynes
Veterano
# set/11
· votar


pedi minha Polar

Eles devem ter tomado esse extrato da urina do cramunhão também para estarem tão desorientados.

Essa desculpa para cerveja deveria ser tirada do mercado pela Anvisa.

joaormrt
Veterano
# set/11
· votar


John Maynard Keynes
tás até loco! é um nectar!

Calime
Veterano
# set/11
· votar


Kra, eu acho que falta é bom senso e "pé no chão" pra uma galera que começa. Sempre fui comedido de apresentar algo no mínimo razoável e honesto...sei que a questão do que é razoável e honesto é relativo, por isso insisto no bom senso e razoabilidade que andam em falta. Uma banda no qual já toquei até uns 2,5 anos atrás tá numa dessa. A galera até que tem uma certa habilidade, mas botam uma "banca" que não tem ainda....tenso!

joaormrt
Veterano
# set/11
· votar


Calime
Exatamente, penso assim também.

John Maynard Keynes
Veterano
# set/11
· votar


Calime

A molecada tem que se desligar da onda de aparência > música do final dos anos 70 em diante e ouvir mais coisas boas como Cream, Janis e Yardbirds.

Aí talvez se toquem que presença de palco não é agir como um retardado infantilóide.

MauricioBahia
Moderador
# set/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


joaormrt: Já vi bandas ruins e o pessoal gostou, mas ontem tava tão ruim q ngm tava gostando, o público foi vazando aos poucos e em pouco tempo o lugar tava vazio.

Aí é um sinal claro que a coisa não tá boa e é preciso um pingo de noção pra saber que algo está errado.

Alan_Domingues

De repente passo lá!

Abs

maspn
Veterano
# set/11
· votar


kkkkkkk'

essa de tocar com o instrumento desligado é foda,
na igreja o meu amigo vive fazendo isso, nao sei pra q sobe no palco...

Calime
Veterano
# set/11
· votar


joaormrt
John Maynard Keynes

É por aí msm, nego se preocupa com a roupa, com o myspace, twiter...e esquece da música, do tocar bem, fazer boas composições....por isso hj tem tanta nojeira na mídia...saudades de uma época que não vivi, quando os famosos da tv eram Novos Baianos, Mutantes, João Gilberto, Elis...até gosto (e muito) de sons recentes, mas naquela época tinha muito do talento do kra. Hoje o que se vê é muleque com cara de minina que mal sabem afinar uma guitarra...ainda se tocassem bem(igual algumas bandas posers do fim dos anos 70 e década de 80), mas nem isso.

Alan_Domingues
Veterano
# set/11
· votar


MauricioBahia

Faz um bonde com a galera do outro lado da ponte po.

Lá tem cerva boa, bar temático, som legal.

Bem RR mesmo.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre subir ao palco sem saber o que está fazendo