Estou montando uma guitarra com um luthier e preciso de uma ajuda

    Autor Mensagem
    Cristhyano
    Veterano
    # set/11


    Estou programando montar uma guitarra com um luthier (provavelmente será com o Peruzzo) e preciso de algumas dicas.

    Quase tudo ja tenho definido, quero uma guitarra com corpo em mogno, braço em maple, ponte tremolo wikinson vsvg, tarraxas gotoh magnum lock, trastes jumbo e configuração de captadores HSS.

    Primeiro, gostaria de saber qual a principal diferença entre fazer a escala em marfim ou birds eyes ao invéz da mais tradicional em rosewood.

    Mas minha principal dúvida seria em relação aos captadores.
    Eu quero uma sonoridade estilo Andy Timmons. Calma, não sou mais um que quer copiar o timbre sensacional dele, longe disso. O que eu quero é o leque de possibilidades que ele tem.
    Quero passear pelo jazz, blues, fusion e um rock mais agressivo. Metal básico só toco por diversão mesmo, então não tem necessidade.
    Quero um som limpo bem definido, em que os acordes soem ricos e dê pra se discernir cada nota e um som lead agressivo que atravessa tudo quando necessário. Só ver nos sons dele como a Gone o que quero dizer.

    Estive pensando na seguinte configuração:
    Ponte: Seymour Duncan JB
    Meio: Seymour Duncan Vintage Rails
    Braço: Seymour Duncan Cool Rails

    O JB era um captador que ele utilizava antes do Dimarzio Signature dele, o Vintage Rails é um captador que captura bem a essência das strato, com sustain breve e bem estalado. O cool rails seria um captador strato moderno, tem um pouco do estilo dos single das stratos porém mais encorpado. Claro que a experiência que tenho deles foi por vídeos de youtube e no caso do Vintage Rails, simplesmente pela descrição e pelo que algumas poucas pessoas me falaram.

    Alguém tem alguma experiência com algum desses captadores ou pode me recomendar algum outro?

    Valotao
    Veterano
    # set/11
    · votar


    E aí Cristhyano!

    Cara, tenho experiência com o JB, que é o captador da ponte na minha guita.

    Ele é extremamente claro, isso é muito legal. As notas são muuuito bem definidas nele, seja em acordes ou solos. Muito embora seja claro, ele é também bastante agressivo. Combina MUITO bem com overdrive/dist., se destaca com facilidade no mix. Pros estilos que vc quer tocar, ele parece que casa bem!

    Só esteja ciente de que, se vc quiser tocar coisas mais antigas, o JB pode soar agressivo demais. O paredão de médios que ele põe no som não é NADA sutil... eu acho um excelente captador, mas essa falta de sutileza é justamente o que me faz querer troca-lo!b Mas é um captador classe A, sem dúvida..!

    Boa sorte com o projeto!

    Cristhyano
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Cristhyano
    · votar


    E você pretende trocá-lo por qual no futuro? Existem outros que são tão agressivos com o JB, mas com algumas diferenças, preciso dar uma pesquisada melhor.
    Parece que o George Lynch Screamin' Demon é um JB um pouco mais leve, menos brutal nos médios.

    caiodorn
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pra ponte eu te recomendaria um Dimarzio D-Sonic... ou um Bill Lawrence L500XL. Quanto ao último, é provável que venha alguém dizer que é captador pra fazer barulho, tocar Pantera, etc... mas ele é bem versátil, SIM.

    Cristhyano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vou dar uma busca nesses captadores também. Alguém sabe me informar sobre as madeiras?

    Pepe Le P
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Pepe Le P
    · votar


    Cristhyano
    Fala cara, também tenho um projeto (ainda longe de ser concretizado) de mandar fazer uma guita mais ou menos nesse estilo, também inspirada na antiga AT300 do Timmons.

    Sobre os caps eu também tenho uma guita com JB na ponte. Minha impressão é mais ou menos parecida com a do Valotao, só acrecento que ele é um captador com uma boa puxada pros agudos também.

    Pro meu gosto ele soa muito bem, especialmente com distorção. Com som limpo ele continua bem definido e tem uma voz bem peculiar. Dependendo do equipamento que estiver utilizando pode vir a precisar "domar" algumas frequências dele regulando, mas não chega a ser ruim para essa finalidade, embora quando toco sem distorção costumo usar o captador do braço (um Jazz Model) ou, eventualmente, a combinação dos dois.

    Para as posições meio e braço o que me chamou atenção pela descrição (nunca testei) foi o próprio Cruiser da Dimarzio (que equipa as guitas do Andy), por ele ser um humbucker que se aproxima mais do som dos single coils. Os caps que você citou também parecem boas opções, embora não possa dar nenhum opinião embasada sobre eles.

    Sobre as escalas também não tenho conhecimento de causa suficiente pra poder te ajudar.

    Boa sorte com o projeto, vou acompanhar suas postagens pois tenho interesse em encomendar uma guita nessa vibe no futuro.

    Cristhyano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pepe Le P

    Os Dimarzio Cruiser dele (não sei se os dois ou só o do braço) tem uma modificação chamada Treble Mod no potenciômetro do volume onde é colocado um capacitor pra manter a característica do timbre mesmo em volumes mais baixos. Dá uma caçada sobre isso depois na internet, achei bem interessante.

    Valotao
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pepe Le P

    De fato!! Os agudos são puxados mesmo. Essa parte eu esqueci de comentar possivelmente pq gosto muito de captador agudo... e esqueci de falar isso na parte dos "problemas". eheh.

    Cristhyano

    Cara, valeu pela dica sobre o George Lynch Screamin' Demon. Na verdade eu não to pesquisaaaaando mesmo, pq ainda falta o $$ entrar, e vai demorar. Na verdade eu tava pensando em um 59, já que é mais vintage, e é o que eu procuro.

    Sobre essa mod. que vc mencionou, se não me engano chama "treble bleed"... to afim de fazer na minha G5120, mas quando lembro da desgraça que é mexer na parte elétrica dela (por ser acustica), dá uma preguiça... ahaha. Mas realmente, muito útil.

    Otaniel
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    to filmando heim .,.... só to filmandoooo... kero ver essa guitar ae .,...

    Vinnas
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    o Maple destaca mais as notas que o rosewood. As notas rápidas soam menos "emboladas".

    Otaniel
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    eh isso mesmo Vinnas ... to usando o maple na escala dos bracos das minhas guitar , e dá mais enfase mesmo !!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estou montando uma guitarra com um luthier e preciso de uma ajuda