Duvida sobre nomenclatura das escalas (pentatonica)

    Autor Mensagem
    Zep Rose
    Veterano
    # set/11


    Fala galera! Eu tava observando umas escalas pentatonicas aqui e eu fiquei com algumas duvidas...
    Ex: Penta da C/Am
    1 - Por que C/Am, não deveria ser apenas de C?
    2 - Eu vejo que a escala está destribuida por todo o braço da guitar, começando por tonalidades que não nada a ver com C e nem com Am. Do tipo:

    e-------------------------8-10-10-8-----------------------
    B--------------------8-10-----------10-8-----------------
    G----------------7-9---------------------9-7-------------
    D-----------7-10-----------------------------10-7--------
    A------7-10---------------------------------------10-7---
    E-8-10-------------------------------------------------10-8--


    Depois que essas forem respondidas eu posto outras duvidas :)


    ________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata,utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Tem centenas de tópicos sobre essa escala!

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=pentatonica& boolean=1&forum9=1&forum3=1

    Dibilo
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O pessoal fala C/Am por que Am é a relativa de C,assim como Em de G e por ai vai...
    Se usa a escala de C por ser considerada a mais fácil de aprender,mais não quer dizer que precise começar em C pra poder ir pra outras.(não entendi direito as perguntas então só falei isso ae)
    Flw,fique com Deus!

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Zep Rose
    · votar


    Poisé, mas é que no livro tem várias escalas, e essas escalas estão representadas por várias partes do braço independente da tonica ser a nota fundamental (que foi dó nesse caso) ou a relativa dela como você falou (que é Am)...

    Outra escala por exemplo:

    Tom D/Bm

    e---------------------5-7-7-5--------------------
    B-----------------5-7---------7-5-----------------
    G-------------4-7-----------------7-4--------------
    D---------4-7-------------------------7-4----------
    A-----5-7---------------------------------7-5------
    E-5-7-----------------------------------------7-5--


    e E/C#m

    e---------------------2-4-4-2-----------------------
    B-----------------2-5---------5-2-------------------
    G-------------1-4-----------------4-1---------------
    D---------2-4-------------------------4-2-----------
    A-----2-4---------------------------------4-2-------
    E-2-4-----------------------------------------4-2---


    O que eu quero entender é por que não começa pela nota tônica e nem pela relativa, sacou?

    pepomello
    Veterano
    # set/11 · Editado por: pepomello
    · votar


    Cara não sei se eu entendi tua pergunta direito, mas existem cinco escalas dentro das penta, é pra tu saber o tom da música vai sempre analisar a partir da relativa (que a digitação é dedo 1 dedo 4, dedo 1 dedo3, dedo1 dedo3,dedo1dedo3 dedo1 dedo 4 ,dedo1, dedo 4), então tu vai poder analisar o tom pela relativa de dois jeito,

    1º analisando a escala a partir do dedo um (na relativa), como assim dedo 1??? O dedo obviamente vai estar sobre uma nota, exemplo se o dedo um estiver sobre a nota si, vai ser Si menor, se ele estiver sobre a nota dó vai ser dó menos, entedeu ?? se tu for analisar pelo dedo um a nota que ele estiver em cima dele vai ser a nota menor, melhor dizer, voce vai dizer que o tom é daquela nota , mas é MENOR.

    2º analisando a escala a partir do dedo 4 (na relativa),como assim o dedo 4??? O dedo oviamente vai estar sobre umanota, então a note que ele estiver em cima vai ser o tom da música , se o dedo quatro estiver em cima de ré o tom é ré MAIOR, se estiver em cima de fá é fá MAIOR.
    Concluindo, (analisando pela ralativa) se o dedo um estiver na segunda casa e dedo quatro na quinta casa da corda E, voce vai poder dizer que o tom é Fá sustenido maior (analisando o dedo 1) ou o tom é La Maior (analisando o dedo 4).

    Ajudei???

    Zep Rose
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Zep Rose
    · votar


    pepomello

    Sim cara, deu uma boa ajuda =D mas a questão é que repetindo essa escala por exemplo:

    E/C#m
    e---------------------2-4-4-2-----------------------
    B-----------------2-5---------5-2-------------------
    G-------------1-4-----------------4-1---------------
    D---------2-4-------------------------4-2-----------
    A-----2-4---------------------------------4-2-------
    E-2-4-----------------------------------------4-2---

    Como o tom dela pode ser E/C#m se eu não começo por nenhuma dessas duas notas? Eu começo por F#, que acho que pelo que você disse deveria ser a relativa, e depois vem G#, que deveria ser a fundamental né? Mas o nome dessa escala é E/C#m

    O que eu quero entender é por que essa escala não é fá e nem sol, já que a "tonica" e a "relativa" seriam essas, pela maneira que você disse. :)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre nomenclatura das escalas (pentatonica)