Les Paul(Upgrade total)

    Autor Mensagem
    zedoidiao
    Veterano
    # ago/11


    Olá Pessoal,

    Faz quase 1 ano que comprei a minha primeira guitarra, uma Golden Les Pau Maple da nova linha. No geral é uma boa guitarra, apesar de nunca regular tem poucos defeitos(um traste um pouco alto na terceira casa e cavidade do nut da mizinha raso) porém, tenho sinto que preciso fazer um upgrade nela e NÃO PRETENDO COMPRAR OUTRA LES PAUL, quando eu tiver grana comprarei uma Gibson(Deus me ouça) ou Epiphone Top(lembrando que não seria desperdicio, pois posso usar na epiphone os acessórios).
    A madeira dela muito boa, uma guitarra linda tipico das guitas que tem Madeira Maple no braço e no tampo, o fundo é basswood, no geral é bem robusta e com o braço colado traz um sustain bem legal para uma golden.

    A minha idéia é:

    Ponte:

    [url=http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_94552_1526_Po nte-E-Cordal-Gotoh-GE-101-103--P--Guitarra-Estilo-Les-
    Paul--Dourada--Oem]Gotoh[/url]: Pode ser a simples ou a tune o matic, mas não sei TODAS as vantagens em trocar a ponte(Sustain, afinação ou melhora na qualidade sonora) por isso conto com todas a informações sob elas.



    Tarraxas:

    Gotoh:

    Quero saber tb sob as vantagens em se trocar as velhas wilkinson por essa da Gotoh com trava, dizem que é um disperdício colocar com trava, creio que será uma segurança a mais.

    Nut:

    Aí é que tá, Osso ou Cobre, Etc...
    To querendo pegar o de osso, quais todas as vantagens sob se trocar o Nut?

    Hardware:

    TUDO

    Desde os pots até a fiação, jacks... Quem manja qual pot devo comprar? Alterar valor? Marca?

    Captadores

    Quero um som Bem Jimmy Page no máximo um Slash da vida. Devo comprar os da gibson? Ou algum que tenha esse som, não quero poupar grana quando o assunto for caps, depois eu compro uma epipoca e troco por os dela.

    Enfim repito que não quero comprar outra Les Paul no momento, quero fazer esses "UP's" pra segurar uns anos até eu mudar de Les Paul.


    Espero que esse Tópico seja O mais completo no que se diz respeito a Upgrade em Les Paul, se faltar algo, por favor completem. Eu usei a busca, mas tinha muita informação picada e QUASE todos o tópicos acabavam em " compra uma CLPII" e acabava não ajudando na hora. E não usei o topico relacionado a Lutheria, pois não iri sanar todas as minhas dúvidas e somente iria sobrecarregar o mesmo.

    Enfim aguardo ajuda!! Obrigado!!!

    Spect
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Só uma coisa, seu amp é o Sheldon GT-150 que você citou num outro tópico? Se sim, acho que seria mais interessante você investir num amplificador melhor, e não em upgrade na guitarra. Pode ter certeza de que a melhora de timbre vai ser muito maior.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    zedoidiao
    Em princípio vc não precisa fazer nada disso.
    O que vc precisa é pensar o seu som como um todo, até porque não adianta nada ter uma boa guitarra e ter um amp vagabundo.
    Vc disse que comprou a guitarra a um ano, mas pelo que pude perceber (salvo engano meu), nunca a levou a um bom luthier. Aqui vc já está errado.
    A maior parte dos garotos que reclamam de tarrachas aqui, simplesmente o fazem por não colocarem as cordas direito, por não fazerem os procedimentos certos para estabilizar a afinação e por NUNCA terem apertado os parafusos e porcas das tarrachas; ademais, colocar tarracha com trava numa guitarra de ponte fixa é gasto desnecessário.
    Já regulei algumas guitarras como essas, e, as que vieram com capts Wilkinson, não ví a maior necessidade de trocá-los.
    Quero um som Bem Jimmy Page no máximo um Slash da vida.
    Aqui vc erra feio! Não é captador algum que faz isso, mas sim os dedos, ouvidos, a mente, a experiência desses caras e seu equipo, e como eles o usam, que faz o som dele. Portanto, esqueça isso!
    Trocar a pestana adianta? No seu caso, muito pouco, pois a guitarra é de ponte fixa. A diferença timbrística é irrelevante, mas acho até que não é uma má idéia trocá-la por uma de osso ou latão. A mesma coisa serve para a ponte: Trocar pra que?
    Quanto a questão da CLP2S... Bem, ela é uma guitarra melhor que essa sua aí, mas essa sua Golden é uma boa guitarra e te servirá muito bem por longos anos. Desde que vc saiba usá-la...
    Abç

    zedoidiao
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pretendo sim comprar um apli decente, cabos de qualidade, mas o assunto aqui é sob o UP na Les Paul. Já toquei com a minha guitarra em um Marshall, ficou bem melhor, mas mesmo assim eu quero fazer um UP na Les Paul... Se fosse assim musicos profissionais não comprariam instrumentos carissímos, só gastariam com um marshall valvulado e uma dolphin... Eu já sei sob o assunto do ampli, mas eu mando fazer um em um luthier e ja era. Melhor que gastar em um meteoro fabricado em massa^^

    Valeu pela ajuda!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    zedoidiao
    Se fosse assim musicos profissionais não comprariam instrumentos carissímos,
    E vc acha que um cara que compra uma Gibson Custom ou uma PRS ou uma Pensa/Shur vai pensar em "up-grade"? Músicos profissionais usam guitarras de alto nível E amps de alto nível.
    Repito: Necessariamente vc não precisa mudar nada, ou pouca coisa, em sua guitarra.... Agora, não espere boa sonoridade com o amp ruim que vc possui..... Invista nisso 1º; depois em "up-grades" na sua Golden (e não serão muitos!).
    Abç

    zedoidiao
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu cara!

    Bom eu sei trocar as cordas XD
    No caso de ampli, vou comprar sim no final do ano, mas to investindo numa estrato. O sheldon dá pra estudar, e eu fiz um fender pra estudo tb.
    To louco pra levar pra um Luthier fazer uma geral, vamos ver no próximo mês.
    To ligado nesse lance de conjunto sonoro, mas... então esse lance captador é tudo igual mesmo? Já vi a diferença entre um e outro e senti uma diferença grande em vários aspectos.
    Pow aí já é brincadeira huahuah eu sei que cada um tem uma técnica, jeito de tocar, setup... mas equipamento bom=motivação...

    Mas valeu pela ajuda, me fez pensar bastante sob a ponte.

    zedoidiao
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Beleza, vou levar em luthier por aqui pra ele dar uma olhada, mas gostaria de saber sob a vantagem de se colocar um capotraste melhor( o meu parece de sabão)

    Então, eu não tenho uma gibson, mas eu não tenho 10000 pra gastar em uma, acho que gastar 1000 pra ficar melhor não seria um erro. Desde que eu perceba essa evolução concorda?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    zedoidiao
    Cara, captador não é tudo igual, mas dentro de um determinado parâmetros, todos eles fazem a mesma coisa: captar o som...
    Agora, eles não fazem milagres! Eles não transformam uma Golden numa Gibson Standar 1972, nem fazem vc tocar melhor.
    O que vc pode obter é mais qualidade, mais sustentação e mais saída.
    Ademais, há um limite para a possibilidade de melhora sonora, e esse limite é dado pela própria guitarra e pelo amp.
    Pense da seguinte forma: Um fusca não comporta o motor de uma Ferrari F44, e dirigir bem um fusca é bem mais afetivo que meter a Ferrari F44 num poste... Rs,rs,rs...
    Abç

    zedoidiao
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Agora, eles não fazem milagres! Eles não transformam uma Golden numa Gibson Standar 1972, nem fazem vc tocar melhor.


    To ligado, eu estudo bagarai... Mas por esperienci própria, eu tinha um tonante de nylon e comprei um tagima de aço, melhorei muito depois que troquei de instrumento, mas tudo depende do estudo é claro...
    Bom eu sei que melhoram, não espero por milagres, mas seria covardia comparar wilkinson com algum da gibson, mesmo eles sendo melhores que os anteriores da golden, fica uma certa distancia um do outro.

    zedoidiao
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O que vc pode obter é mais qualidade, mais sustentação e mais saída.


    Falou o que eu quero na minha guitarra! XD

    Mas eu to ciente de que eu tenho que estudar pra desenvolver, não sou nenhum garoto iludido huahuauha nem pretendo chegar a ficar melhor que steve vai ou malmesteen, por eles vivem pela guitarra, e eles tiveram facilidade ou dom pra absorver tudo fora outros fatores que não dá pra ficar discutindo aqui. Mas eu to ciente no que se diz respeito a midia.

    Leomju
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Olha... nunca penso em fazer "up" em minhas guitas... tipo... se eu por caps de primeira em uma guita fraquinha... ela fica no máximo de média qualidade!

    Então penso logo em comprar uma de média qualidade no geral... e originalzinha!

    Acho que não mudando o projeto original... a guita soa melhor...

    Sempre vão pagar mais por uma Fender MIM com caps originais do que numa Tagima com Noiseles!

    To certo nisso?

    vitormk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    fala pessoal do FCC, tenho uma Epi LP Custom BK com hardware douradas, mas nao gostei do som do caps, entao optei por colocar EMG ZW, e como os caps sao pretos vou trocar as tarrachas e ponte por uma preta, gostaria de saber quais modelos da gotoh servem na guitarra, separei alguns modelos:
    tarrachas Gotoh: SG301B
    Bridge Gotoh: GE-103B-T
    Stop Talpiece Gotoh: nao sei o modelo mas tem que ser preta

    e tambem se vou ter dificuldades na troca, vlw...

    vitormk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    up!!! rsrsrsrs

    Filippo14
    Veterano
    # out/14
    · votar


    vitormk
    Não manjo nada desses encaixes, mas acho que ponte fixa tipo les paul é padrão, mas espera alguém mais experiente nesse assunto se pronunciar.


    Você quer trocar apenas pela beleza da ponte? Não vai ficar tudo preto demais, sem nada que chame a atenção? Gotoh é uma marca muito boa, mas não sei se esse modelo é bom, como disse, espera alguém mais entendido responder.

    Abração

    vitormk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Filippo14
    ja viu a custom do Kirk Hammett? acho muito linda kkkkk

    vitormk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    up

    RenanAMR
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Fiz um up semelhante esses dias na minha strato, então acho que conselhos interessantes posso te dar.
    No meu caso, muito se deveu a uma questão estética (parafusos enferrujados, abaixadores também enferrujados, strap lock tbm, ponte... E por aí vai). No seu caso, por ter apenas um ano, acho que não seria o caso.
    Outra coisa, sua parte elétrica acredito que ainda está ok, então não precisa refazer.
    Sobre a ponte fixa, pelo que sei é que, em tese, são todas praticamente iguais. Portanto gastar um valor enorme para trocar uma ponte de marca mediana por uma gotoh seria desperdício de dinheiro. A não ser que seja por uma questão estética (pode preferir ferragens douradas, por exemplo).
    Quanto as tarraxas, bem, no meu jogo havia uma que estava com folga por dentro (dava um acorde em A ela vibrava e diminuia o sustain). Resolvi trocar por uma Gotoh sem trava, pois minha ponte é tremolo e não uso alavanca praticamente. O valor de uma sem trava é mais da metade do valor de uma com trava. Você usa ponte fixa, não há qualquer necessidade de colocar uma tarraxa com trava (a minha é só apertar um parafuso que as tarraxas ficam duras que só, e segura afinação por uns 5 dias, sem precisar afinar de novo.
    Quanto a captadores... Aí eu discordo do pessoal. Acho que devem ser trocados sim, basicamente a única coisa que te aconselharia a trocar. Eu não sei suas preferências por alnico ou cerâmico, mas se pretende ter uma coisa que dure, vá de cerâmico. Mesmo fabricantes nacionais entregam coisas boas e por um preço bom. Além do mais você pode customizar de acordo com o que deseja (mais grave, menos grave etc).

    Eu te aconselharia a trocar o nut (por um de osso se o seu for de plástico), mandar o luthier retificar os trastes e trocar 1 ou os 2 captadores. Aproveitava e mandava blindá-la e fazer aterramento.
    No mais, se eu fosse você, juntava para comprar sua tão sonhada Gibson.

    Eu não sabia que a Golden fazia LPs boas. Foi bom saber.

    vitormk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    RenanAMR
    entao, os caps vou de EMG mesmo, parte eletrica nao vou mecher, os hardwares que sao dourados vou trocar por pretos por estetica mesmo.
    o problema é que é dificil achar luthier no japao, e as lojas cobram muito caro por qualquer modificação na guitarra, o nut vou trocar quando voltar pro Brasil

    RenanAMR
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    vitormk
    Bem, se está no Japão, aí a conversa pode ser diferente... Aproveite o preço, e vai de Gotoh hehehe
    Vê se encontra O EMG nickelado, esteticamente para LP fica mais bonito.
    Se a mão-de-obra daí é muito cara, compre as peças aí e troque aqui, quando vier. Aproveite a mão-de-obra barata de um país subdesenvolvido.
    Por que já não comprou uma Gibson logo?

    vitormk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    RenanAMR
    nao comprei ainda pelo preço, as epiphones custam 700 reais enquanto as gibson custam 5 mil, ai eu preferi ter varias guitarras do que ter apenas uma

    RenanAMR
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Mesmo no Japão a diferença de preço é tão grande?

    vitormk
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    o preco de uma Gibson aqui eu compro 7 Epiphones...

    vitormk
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    desisti de comprar uma Gibson... motivo? trocando os caps de uma epiphone colocando uma melhor nao tem uma diferença tao grande, "no meu ponto de vista" e se um dia eu comprar vai ser apenas por status...

    vitormk
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    se eu fosse profissional ai sim uma Gibson faria diferença...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Les Paul(Upgrade total)