Cordas muito duras pra bend

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# abr/14
· votar


upando...

Cada guitarra é uma guitarra mesmo.

To com mais facilidade pra fazer bends na minha ESP LTD com 0.11 do que na mihnha PRS SE Custom com 0.10.

Tudo bem que eu deixo a LTD em Drop C, mas eu regulei para as cordas nao ficarem trastejando.

Intrigado por nao conseguir fazer bend de um tom na sexta casa da mizinha da PRS, forcei a corda com a mao inteira, buscando o bend de um tom, de modo que a corda arrebentou violentamente.

Takiupariu.

Vou por 0.9 nela amanha e ver o que rola.

Felippe Rosa
Veterano
# abr/14
· votar


-Dan
E o que é que deu?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/14
· votar


-Dan
podicrê, minha guitarra com ponte de dois pontos ta com 2 molas, quando eu faço o bend a ponte sobe um pouco e fica bem fácil fazer. outra guitarra ta com 3 molas e fica mais dura. não tiro a outra mola porque fica com a ponte muito inclinada.

JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


Luiz_RibeiroSP

É só apertar mais os parafusos. Mas eu acho 3 o ideal.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/14
· votar


JJJ
então, esta com 2 molas é a que mais gosto, ta ótima. a com 3 molas que ta dura mas não é nada absurdo. tentei deixar como a outra mas tracejava muito, pra não tracejar as cordas ficavam muito altas no braço. ai deixei o melhor que pude. sem tracejar claro. quando for levar ela no luthier peço pra melhorar o que der.

A com duas molas é uma Squier hot rails e a com 3 é uma fender mesmo. acho a Squier mais confortável que a fender.

EduLPXSTRAT
Membro Novato
# abr/14
· votar


A galera aqui faz muitas alterações na regulagem da guitarra, por exemplo, tirar molas de trás da ponte, abaixar as cordas... Mas as vezes usar afinações alternativas pode ser uma boa ideia. geralmente meio ton a baixo.

goonies
Veterano
# abr/14
· votar


número de molas não tem haver com corda dura ou mole..

para floyd a quantidade de mola não importa, pode ter 5 molas ou 1 mola. Se a ponte sempre estiver neutra, a força que a mola exerce é a mesma.

Exemplo

A guitarra está com afinação padrão e as cordas exercem 50kilos de tensão. As molas precisam equilibrar essa força para deixar a ponte neutra ou paralela ao corpo. Se colocar 2 molas, vai ter que apertar mais o parafuso que prende as molas na cavidade da madeira esticando as molas, se colocar 3 precisa diminuir a tensão das molas soltando os parafusos.
Repare que a tensão é a mesma, porque a força das cordas é a mesma.

Se aumentar para 80 kilos com cordas mais espessas, aí sim terá diferença na tensão, e terá que ter mais tensão nas molas para equilibrar os 80 kilos.

Cordas duras ou moles

Um fator determinante para a tensão das cordas é a construção do instrumento, a distância entre o nut e a ponte e a angulação do braço.

Olhe sua guitarra de frente e veja se a corda E(mizinha) tem a mesma distância da E (mizona) entre a corda o fim da escala. Veja ao longo de toda escala, Se o braço estiver desalinhado, vai haver alteração de tensão.

abs

Avitas Sibannac
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: Avitas Sibannac
· votar


Vou perguntar aqui porque minha dúvida é relacionado com o tópico.

É o seguinte, eu comecei estudar guitarra com cordas 0.9 (Earnie Ball's), mas agora eu estudo com cordas 0.11.

Modéstia parte eu consigo dar bends sem problema em todas as cordas de meio tom até um tom (menos nas regiões mais graves, no primeiro traste eu não consigo dar bens nem de meio tom), mas o problema é quando eu fico ambicioso e quero ir além, um tom e meio por exemplo, ai começo a sentir dificuldades...

Lendo o tópico eu vi um comentário falando de uma "bolinha" (desculpem a ignorância, grip master, se não me engano) que ajuda a fortalecer a musculatura da mão. Isso funciona? Se eu comprar uma e ficar treinando vai me ajudar a ter mais força pra conseguir dar esses bends?

Vou tentar detalhar mais minha dúvida. Nas cordas G, B, E grave e A eu consigo dar bends de 1 tom e meio, mas nas outras é mais difícil. Na corda D eu consigo, mas preciso fazer uma certa força e dói o dedo, rs.

Essa é a dúvida, se eu continuar insistindo e treinando eu vou desenvolver a força pra conseguir dar esses bends nessas cordas que eu tenho mais dificuldade?

Caso negativo, não faz sentido continuar com essa tensão então, porque minha necessidade, eu quero poder dar bends maiores que um tom com facilidade então eu teria que trocar, caso for o caso de treino não ajudar.

makumbator
Moderador
# jul/18
· votar


Avitas Sibannac

Mas você usa vários dedos pra dar o bend ou apenas aquele que digita a casa? Pergunto isso pois é comum as pessoas reclamarem de falta de força em bends mais distantes da nota de partida (ou em encordoamento mais pesados) e que usam apenas um dedo. Ao apior dois ou três dedos é possível ter muito mais força sem sacrificar muito nenhum dos dedos, e com isso alcançar notas mais altas.

Mas 0.11 é realmente bem mais pesado que 0.09 e demanda mesmo mais esforço. Faz quanto tempo que você alterou? Será que a dificuldade é por ainda não ter se acostumado?

Lendo o tópico eu vi um comentário falando de uma "bolinha" (desculpem a ignorância, grip master, se não me engano)

Eu já relatos de pessoas que se machucaram e tiveram lesões usando esses equipamentos, mas obviamente não sou médico ou fisioterapeuta para atestar nada. Mas eu não uso esses negócios.

Avitas Sibannac
Membro Novato
# jul/18 · Editado por: Avitas Sibannac
· votar


Eu uso vários dedos para dar os bends. Tenho consciência de que dar bends com um só dedo é locuura, rs. Você usa os outros dedos para te ajudar a ter força, apoio, e também para abafar as cordas.

Eu já não me lembro mais quando mudei as cordas, na verdade um louco apareceu na porta da minha casa me oferecendo uma guitarra bem barata, eu comprei e já levei pro luthier que eu conheço pra ele regular ela, então já faz um tempo, alguns meses, não sei se chega fazer um ano.

Até que ponto é viável treinar bends? Por exemplo, eu vi uma música do Sabbath que o guitarrista da um bend de 2 tons e meio (uma quarta justa)!! Isso é loucura! Na corda G, é claro que eu sei que as cordas dele eram todas especiais, usava corda de banjo se não me engano, misturado com outras e também a afinação mais baixa, mas até que ponto eu tenho que treinar bends?

1 Tom e meio já está bom, não? Mais que isso é ir ao extremo, não é?

Obrigado pela rápida resposta.

makumbator
Moderador
# jul/18 · Editado por: makumbator
· votar


Avitas Sibannac
1 Tom e meio já está bom, não? Mais que isso é ir ao extremo, não é?

Hahaha! Pois é. Acho que conseguir fazer bend de 2 tons nas cordas mais finas e tom e meio nas mais grossas já é bem legal. Mas eu uso 0.09.

Outro detalhe é que meu primeiro instrumento é o contrabaixo elétrico, e nele faço facilmente bend de meio tom nas cordas mais pesadas (ou até meio tom e 1/4) e 1 tom nas mais finas nas casas mais agudas (no caso a dó e sol de baixo de 6 cordas). Apesar de no baixo não se usar muito bend, eu acabo tendo mais força nos dedos só por tocá-lo ( e como também toco o contrabaixo acústico de orquestra, que é em geral mais duro que o elétrico e isso também me ajuda). Dessa forma, sempre acho bend na guitarra tão leve que não sou um parâmetro muito bom pra analisar o quanto é muito ou pouco no instrumento.

Mas acho um bom exercício treinar bends, e não apenas a afinação, como também o vibrato e tipos diferentes de bends (bend e release, bend composto, bend antes de tocar a nota, etc...)

Gabezorx
Membro Novato
# jul/18
· votar


Avitas Sibannac
Tu usa 0.11 em afinação padrão? Qual a necessidade disso? kkkk

O Tony Iommi usa 0.08, por isso ele consegue esses bends absurdos.

Gabezorx
Membro Novato
# jul/18
· votar


Avitas Sibannac
Tu usa 0.11 em afinação padrão? Qual a necessidade disso? kkkk

O Tony Iommi usa 0.08, por isso ele consegue esses bends absurdos.

Rochaff
Membro Novato
# jul/18
· votar


To com o makumbator, parceiro de battlefield 1 auhahuhuaha

Avitas Sibannac
Na minha visão esses recursos pra exercitar os dedos, sejam eles saudaveis ou não, não são melhores do que tocar! Creio que o melhor treino pra bend é fazer bends, assim como o melhor treino pra velocidade é treinar exercícios pra velocidade. Tive tendinite uma vez por ficar treinando velocidade fazendo cromatismos com elásticos nos dedos
Treinar bend fazendo bend vai desenvolver não só a musculatura, mas a estrutura do dedo em geral (a unha e os calos, por exemplo)
Aqui tbm uso 0.11, realmente é mais complicado dar bend de 1 tom e meio mas com o tempo você acostuma.
Pra treinar:
tem um bend q chega nessa altura que o Edu Ardanuy faz bastante. Um exemplo de onde tem ele é na musica Fly away do Dr. Sin, aos 3:51 (versão do spotify). Nesse solo tem alguns bends assim, mas esse do 3:51 é realmente bem marcante. Treine ele pq é diferente de um bend de 1 tom e meio qualquer. Nesse do Edu a afinação do bend todo tem q ser impecável, senão dá ruim!

Gabezorx
Membro Novato
# jul/18
· votar


Rochaff
0.11 em afinação padrão? Qual a necessidade disso?

Rochaff
Membro Novato
# jul/18
· votar


Gabezorx
uai, a necessidade de eu usar 0.11 afinação padrão é a mesma de você usar 0.10 afinação padrão, ou 0.13 afinação dropada, ou 0.9 afinação padrão, ou o Tony Iommi usar 0.8: todos nós nos adaptamos a isso. Eu tenho a mão pesada, quando faço bend ou vibrato em corda mais leve sai tudo desafinado. Daria para eu mudar pra outro calibre e me acostumar com ele, mas aí eu pergunto, "Qual seria a necessidade disso?"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cordas muito duras pra bend