Captador Artec - ima de Neodi

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# ago/11


Pessoal, achei bem bacana pra um bom debate sobre esses tipos de imãs utilizados em captadores, por enquando vi somente da artec sound, se o pessoal ja conhece ou viu outra marca postem a referencia ou link pro pessoal ver.

Segue um link da wiki para analisar e ate compara com o Alnico e o Ceramico (Ferrite) http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dm%C3%A3_de_neod%C3%ADmio

Porem como sempre, não tem especificação nenhuma no site da Artec nem da Condor q faz a importação....

Se alguem achar alguma coisa, manda ai pra gente, ate+++

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Valter Bergamo
Esses imãs devem sempre ser manipulados cuidadosamente. Alguns imãs que são ligeiramente maiores que uma moeda de 25 centavos (antiga) são fortes o suficiente para sustentar mais de 10 kg. Eles são perigosos, sendo capazes de prensar a pele ou dedos quando atraidos por um objeto magnético.

fiquei impressionado.....como seria um imã desses usados em captadores????

tem alguma ideia mestre???

Valter Bergamo
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Então como não achei nada de referencia ta dificil, ate to pensando em comprar um set e instalar pra ver, deve ter ganho animal..
Ou vai ser muito bom, ou muito ruim, ou não vai ter muita diferença pra um alnico, é um tiro no escuro por enquanto até encontrar alguma referencia....

Estão na faixa de 100,00 cada captador....

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Valter Bergamo
uai...ta barato d+
dificl é encontrar....pq ate explicacoes sobre isso tb ta dificil de achar por aki....mas imagina.....teve ter um ganho do karaio

ja pensou esse cap de 100 real bater um emg 85?? nossa to feito


o/

se achar alguma coisa aki eu falo

Valter Bergamo
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Então, eu tenho la no fornecedor, eu compro ate mais mais barato, qq hora vou pegar um pra ponte. Agora q to pra pegar é um EMG HZ OC-1 passivo o kit braço e ponte...

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Valter Bergamo
pega um desses pra testar....vc é mais experiente....se falar q presta...otimo....eu tb vo querer um desses hehehehe

e sobre high-gain...nossa esse imã deve ser uma loucura
olha so...esse pedacinho de imã de 2x2 polegada suporta 140kg!!!

é muito forte bicho

Bloco de imã no ML

strinbergshredder
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
já tá de olho no hi-gain né cara....

Valter Bergamo
bem interessante esse tipo de imã...
se conseguir um desses, poste uma impressão aí!!!

Valter Bergamo
Veterano
# ago/11
· votar


strinbergshredder
Buja

Conseguir consigo, no importador tem, mas so falta uma guita pra testar, qdo pegar alguma encomenda nova ou terminar a minha...

Que eu ja comprei um set e peças pra minha guita.. to usando um Motherbucker - MUBK da K.A saida 27K

So nao liguei anda q a guita ta parada

Magrinho123
Veterano
# ago/11
· votar


Da pra brinca de X-man com essa poha ae, o bixo é bruto!

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


strinbergshredder
mas é loooogico.....high-gain...eu sinto o cheiro disso de longe kkkkkk

Valter Bergamo
se morasse perto vc podia testar com minhas guitas kkkkkkkk
agora to curioso pra ver esse treco funcionando

strinbergshredder
Veterano
# ago/11
· votar


Valter Bergamo
meu deus do céu
27K ???????
é o apocalipse na guitarra!!!!!!!!!!!!!!!!!

Magrinho123
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Buja
hsaushauhsuahsuha
é nós.....
dois fissurado nos hi-gain..... kkkkkkkkk
dava pra tocar aquele cannibal corpse com o timbre q eu tirei numa boa!!!!!!

Bigtransa
Veterano
# ago/11
· votar


Valter Bergamo
a stellfner faz captadores de neodimium... o Bertola costumava recomendar esses caps como opção para upgrades de baixo orçamento...

http://www.stellfner.com.br/

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Bigtransa

entao pronto...nossos problemas se acabaram-se

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Bigtransa
Os capts da Stellfner são de excelente custo-benefício, e os modelos de Neodimiun são "stacks" (Hb's verticais), já fiz inúmeros "up-grades" de guitarras com eles e tenho 3 baixos que confeccionei com esses capts.
Abç

Hammer
Veterano
# ago/11
· votar


interessante.... o curioso é porque empresas como emg, dimarzio, gibson, fender, não fabriquem (pelo que eu saiba) captadores com esse material...????

Esses imãs são muito utilizados em fones de ouvido de alto ganho e excelente qualidade.... agora porque não se usa isso em guitarras eu não sei...

acredito que talvez deve haver algum limite de potencia dos imãs do captadores sob pena de se colocar um ima que gere uma saida muito forte ocasionar a queima do ampli... não sei to chutando

Hammer
Veterano
# ago/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

por curiosidade para que tipo de som sào utilizados?

são de saida mais forte msmo???

abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/11
· votar


Hammer
Cara, não existe isso de para que tipo de som sào utilizados?.
Vc pode utilizá-los para qualquer coisa; o que vai determinar como, é como vc timbra seu instrumento e como vc usa o restante de seu "set-up".
De fato os imâs de neodimiun são mais fortes.
Abç

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


Hammer
sei nao...acho q se essas empresas fabricarem isso.... os precos desses caps vao triplicar por uma questao apenas de marketing...
mesmo os imas sendo mais baratos que os convencionais no mercado...
imagina a propaganda...captadores com os mais novos inovadores e surpreendentes imãs de neodimio com hyper gain...saida altissima pra falar mais alto que qualquer captador ja existente ate hoje
por apenas $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ dolares
é velho!!!! acho q é por isso que nao fazem....nao venderia hehehe

Magrinho123
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
mesmo os imas sendo mais baratos que os convencionais no mercado...
eu acho que são mais caros, veja só:
barra de ímã cerâmico, R$15,
comparado com este pecadinho pequeno de neodímio, 1 real cada
não achei preço de ímã de alnico, mas deve estar entre os dois, já que ele é submetido a processos artificiais de magnetização porém ser feito com materiais baratos.

strinbergshredder
Veterano
# ago/11
· votar


Hammer
Buja
e acho q além disso prejudicaria o sustain da guitarra, já que quanto mais perto das cordas o captador estiver, mais atração ele exerce sobre as cordas, restringindo um pouco da vibração das mesmas.
aplicando esse princípio a um captador de poder magnético muito maior, acho que não seria muito bom.....

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


Magrinho123
velhao...esse sao mais baratos em questao de força...
uma quantidade dele é mais cara que o convencional...porem...essa mesma quantidade tem a mesma força que 18x a quantidade do ima comum
tipo...100g desse imã de neodimio exerce a força que 1,8kg do imã comum....e 1,8kg do imã comum é mais caro que 100g desse imã de neodimio....isso que eu entendi lendo por ai

e no wiki fala assim


Devido ao seu custo mais baixo, eles têm substituído os imãs de samário-cobalto na maioria das aplicações, que são ligeiramente mais fracos e bem mais resistentes a temperatura.

link for mandado pelo Valter Bergamo la no inicio
Segue um link da wiki para analisar e ate compara com o Alnico e o Ceramico (Ferrite) http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dm%C3%A3_de_neod%C3%ADmio

acho q é isso mesmo velhao


strinbergshredder
ai ja depende dos polos velho...coisa de fisica...se um dos polos estiver virado para as cordas...na perpendicular...vai exercer atração mesmo.....agora se ja tiverem na mesma linha das cordas....ou seja na palalera....nao atrai nem repulsa....mas o campo magnetico ao redor do imã gera uma movimentação de eletrons...ou seja correte eletrica....teoricamente as cordas dariam choque kkkkk

sei la....ultimamente do dando muita aula de fisica e talvez esteja viajando na maionese dos captadores aki hehehehe

Valter Bergamo
Veterano
# ago/11
· votar


strinbergshredder
Magrinho123
Buja

Bom esse de 27,5k é de imã Cerâmico (Ferrite) da pra acreditar? ai ja cai por terra que precisa de um super imã para uma impedancia, na verdade não tem nada a ver o imã com a impedancia (esses K que se tanto fala-saída do captador)

Os K ohms é a medida de impedimento ou seja a resistencia de uma ponta a outra do captador (+ e -) .

A saída do captador se mais ou menos intença é dada pela resistencia e pela magnitude do imã, isso gera "x" mili volts, ai que deveriamos medir, a tensão e corrente de saída pra ver a potência do captador, como é variada conforme a força que tocamos as cordas e nota não é constante, e por isso necessita de uma regra para se determinar a potencia média, acaba não sendo tão viável de medir dessa forma.

Isso quero fazer resumidamente que não é sempre que um cap de alta impedancia ("Saída" em Kilo ohms) que se tera um captador de alto ganho e performance.

Magrinho123
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
é, agora entendi... vc tem razão, parece que a relação entre a força necessária e o preço da quantidade pra exercer essa força faz com que o ímã de neodímio seja mais barato mesmo.

Buja
ué, é só deixar o captador mais longe das cordas...

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Valter Bergamo
to comecando a entder a coisa doutor
na verdade entao esse "k" ai é a resistencia do conjunto??? entao...teoricamente quanto menor os "k", menos a resistencia.......logo maior corrente do campo magnetico do captador, logo maior saida

isso que eu entendi ate agora

Valter Bergamo
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Quase isso os "K" é da medida de resistencia do captador sim, esta correto, porem qto maior numero de voltas em teoria maior a tensão.

Captadores eletromagnéticos usam o principio da indução eletromagnética. http://pt.wikipedia.org/wiki/Indu%C3%A7%C3%A3o_eletromagn%C3%A9tica


Quando as cordas vibram, ocorrem alterações no campo magnético gerado pelo ímã, e é gerada uma pequena tensão elétrica, cujo comportamento é análogo à vibração da corda. Dessa forma, o timbre é conservado.

Porem como disse em teoria, pois o campo eletro magnético tambem interfere na saida do sinal.

Se compararmos um captador com mesma resistencia e imas diferentes terão saidas diferentes, ai não que um seja melhor que o outro e sim cada um tera um comportamento diferente, cada musico vai gostar de um tipo.

UMA DICA: Quando encontrar um captador que te agrade, não se desfaça dele por nada, guarde ele com voce.

strinbergshredder
Veterano
# ago/11
· votar


Valter Bergamo
Magrinho123
Buja
é gente, esse tópico tá bem educativo...
se cair isso na prova do ENEM, tô numa boa!!!

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


strinbergshredder
Na prova do nemen eu sempre vo bem em fisica gracas a deus kkkk
ja em historia....vixe...perco os pontos tudo que conquistei em fisica

Valter Bergamo
agora sim entendi como funciona a treta.....realmente...um imã em "equilibrio" (sem interferencia externa nenhuma, ao receber alguma interferencia (cordas vibrando), realmente produz uma corrente eletrica....por causa da variacao do campo magnetico, e essa corrente pode ser menos ou mais intensa
logico que tb depende do imã, cada um pode produzir correntes de intensidade diferentes.
No caso do captador, os imãs sao bobinas certo? quanto mais voltas na bobina entao, o imã teria uma caracteristica diferente....geraria campo magnetico com intensidade diferente, corrente eletrica diferente tb.....tudo isso está interligado, e logico, afetaria o timbre.....
acho q deve ser por isso que os caps de maior saida sao ativos ne....a bateria ajuda nisso dai (ou to redondamente enganado???)

ahhhhh e sobre achar um cap que agrade, hehehe, assim que trocar meus caps nao vendo mesmo.....sempre vc pode precisar
sempre vai aparecer akela guitarra xoxolenta por uma bagatela baratinha, que vc nao resiste e compra, e mete seus caps antigos nela kkkkk

strinbergshredder
Veterano
# ago/11
· votar


Buja
kkkk
sobre os caps, ainda mais se pegar um malagoli intruder hein....
é guardar pra vida intera...

Megadave
Veterano
# ago/11
· votar


Galera eu tenho um kit artec que custou 200,00 pilas, e comprei por que a algum tempo tinha queimado um emg 85, e hoje não voltariam pros emgs. Os artec me surpreenderam no preço e no som! transforman overdrive em distortion só no volume.

Kydo
Veterano
# ago/11
· votar


quanto a impedancia eu n sei mas pelo q li, esses caps teriam maior durabilidade, pois sao imas permanentes... os outros com o tempo vao perdendo suas propriedades...

estou muito curioso pra testar um destes... ahahhaa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captador Artec - ima de Neodi