Estudos Teoria/Técnica (Ajuda?)

    Autor Mensagem
    Jorge Master
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Jorge Master


    Olá.
    Alguém pode me ajudar em algumas dúvidas e sugestões?

    Alguem pode me ajudar na construção do campo harmônico?

    Ex:

    Campo Harmônico de: C Maior

    Notas 3 4 5

    C C Cmaj7 Cmaj9 <<
    D Dm Dm7 Dm9
    E Em Em7 Em7b9
    F F Fmaj7 Fmaj9
    G G G7 G9 <<
    A Am Am7 Am9
    B Bmb5 Bm7b5 Bm7b5b9

    Pq tenho essas nomenclaturas no C e G? ( Sei que é um C maior com 9ª mas o G também né? Pq estão diferentes? )

    ( E no caso qndo fizer o G9, tenho que utilizar a 7ª tbm? )

    O que são essas "escalas" sei la.
    Meu ex-professor passou essas lições, chamado Intervalos, mas não entendi o que ele explicou... E não sei o que isso tem haver com a teoria/matemática dos Intervalos, de tom, semitom etc...

    Conhecem?

    Ex: C 3ª M

    e----------------------------------------------------------5----6-5-8-6-10-8
    B------------------------------------------5---6-5-8-6-----8-----------------
    G-------------------------4----5-4-7-5----7----------------------------------
    D--------3----5-3-7-5-----7--------------------------------------------------
    A-3-7-5---7-------------------------------------------------------------------
    E-------------------------------------------------------------------------------


    Eu tenho muito tempo livre... No trabalho, infelizmente não posso treinar técnica, mas posso estudar teoria...

    Estudando teoria, sem o instrumento, é legal?
    Sei lá, memorizando campo harmônico, notas das escalas? kk

    To tentando estudar assim, é chato kk, mas sei lá.

    Vocês podem me ajudar no que posso estudar diariamente de técnica/teoria?

    Vi uns tópicos legais, peguei poucas dicas...

    O que vocês estudam por dia?

    O que recomendam?

    Valeu!



    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum: http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Dica: Consultes os tópicos fixos dos fóruns.

    sidguitar1
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    1ª Alguem pode me ajudar na construção do campo harmônico?
    bom, oq vc tem ali sao os acordes formados com as extençoes, se vc quizer realmente entender vai ter q estudar intervalos, classificaçao qualitativa e quantitativa de intervalos, depois disso triades e depois tetrades pra entender pq o V grau no caso G nao apareceu com a maj7(setima maior) do I grau cmaj7

    2ª O que são essas "escalas" sei la.
    esse é um padrao melodico em terças, o fato de vc estar usando algum padrao ritmico ou melodico nao altera a escala, se quizer entender de escalas, depois de ter estudado intervalos estudo ciclo de quartas e ciclo de quintas

    3ª Eu tenho muito tempo livre... No trabalho, infelizmente não posso treinar técnica, mas posso estudar teoria..
    pode, pode estudar divisao ritmica, ditado ritmico, melodico, formaçao de acordes, funçoes de acordes,modos gregos e uma infinidade de material teorico sem o instrumento


    4ª Vocês podem me ajudar no que posso estudar diariamente de técnica/teoria?

    se vc ler oq escrevi e aceitar a dica, use a busca daqui do forum sobre esses assuntos, procure um bom professor de musica e manda ver ai,abraço brother

    renatocaster
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Jorge Master

    Tópico completão, com esse assunto e muitos outros!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196700/

    Jorge Master
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    sidguitar1

    Valeu man!
    Então...

    1¤ Eu conheço os intervalos, tríades e tetrádes, montei esse campo vendo um tutorial, só que to com essa duvida para nomear, Cmaj9 indica q a 7 é maior ne? (e como que leio este acorde msmo? Kkk) E no G9, 7 menor, mas pq no G9 não consta nenhum sinal? E esses acordes com 9 estão com 7 presente? Se eu fizer sem a 7, como será a nomenclatura?

    2¤ Ja sei um pouco de escalas, como funcionam, os intervalos e etc... Mas como assim padrão melódico, ritmico e ciclos?

    3¤ Poxa legal! Vo estudar mto então, desculpe a burrice de novo o que é divisão ritmica, ditado ritmico/melódico?

    4¤ Bele vlw cara! Aham vo procurar um professor legal, =)

    Desculpa algumas coisas bestas, é que to sem net em casa por enqnto, e to usando internet do Cel, q é totalmente fda de pesquisar

    renatocaster

    Vou tentar conferir aqui valeu man ^^

    Se puderem podem postar links de tutorial no fórum? Cel mal abre outros sites, e não consigo pesquisar nele...

    Desculpas, se for incomodar demais não precisa postar os links, valeu a ajuda ae mans!

    Abraços!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Estudos Teoria/Técnica (Ajuda?)