Nós, guitarristas, somos preconceituosos com a nova música e outras coisas. Vamos rever isso

Autor Mensagem
felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


salton

Tem que dar uma exagerada nas afirmações as vezes. hehe. Aprendi com o professor de filosofia. E com o Datena.

Eu acho também que 'preconceito' é uma palavra que está na moda, e acho que o guitarrista que carrega este tipo de preconceito necessita de amadurecimento urgente... Não adianta tentar desvalorizar estilos que fazem sucesso, são bem produzidos e usam a guitarra de maneira inteligente, sem exageros. O instrumento, seja ele, guitarra, baixo, marimba, glockenspiel, flugel, está a serviço da música, e não o contrário...


Sim, verdade. Foi o que o The Edge quis dizer. E era o que ele fazia no U2. Procura o MTV Gremio Recreativo. Aparecem varios caras da musica brasileira, inclusive a Vanusa que vc postou, o Erasmo Carlos, Arnaldo antunes se reunindo e tocando as músicas deles juntos. Procura assistir.



Nesse foram uns caras menos famosos. Depois acho o do Erasmo Carlos, China e Arnaldo Antunes.

Pé de chinelo

é.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln
Funk não é musica
Funk é música sim!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Andras

Cita uma dessas bandas.

Pé de chinelo

O melhor é o Bood Sugar Sex Magik. Supremo.

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Viciado em Guarana

Boa parte dos funks não tem harmonia. E que eu saiba, música é formada por harmonia + melodia, né... Ah, e ritmo.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


torresmo vermelho
mas é estranho que as pessoas critiquem o funk por coisas contidas nas próprias músicas que escutam.
Poisé! Falou tudo!



Tem muita putaria no rock tbm molecada! Comecem a ler a traduções das músicas que vocês ouvem!

renatocaster
Moderador
# ago/11
· votar


A verdade é que tem musicas que eu simplesmente ouço pq não sou surdo, independente do estilo musical. Essas são as porcarias, e existem muitas. Claro que isso é a bem do meu gosto pessoal e de muitos outros, que são diferentes.

Mas como sou guitarrista, OBVIAMENTE eu dou mais atenção as peças musicais onde este maravilhoso instrumento se destaca. Isso é meio que involuntário, eu sempre vou "caçar" o som da guitarra quando estou ouvindo uma determinada musica.

Mas isso não quer dizer que se eu perceber que a guitarra tá ruim, ou que simplesmente não tenha som de guitarra, eu não vá ouvir a musica até o fim. Até pq musica também é diversão, entretenimento, cultura.

Uma música pode não me agradar "guitarristicamente", mas ela pode me agradar proporcionando diversão, pode me entreter, fazer eu dançar, pode me acrescentar algo cultural através mesmo da sua letra...Afinal, é uma Arte!

Mas a minha preferencia meus caros senhores, é por aquela música que tem uma guitarra bem tocada, é essa que me chama mais atenção, que me inspira a compor, isso claro, independente do estilo. E sinceramente eu não sei dizer se isso é preconceito.

Se for, então eu sou mesmo preconceituoso, admito.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln
Boa parte dos funks não tem harmonia. E que eu saiba, música é formada por harmonia + melodia, né...

Pô, por essa sua definição limitada ae, os caprichos do Paganini não são música.
Que pena, vou mandar acordar ele pra avisá-lo que ele falhou.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln
Boa parte dos funks não tem harmonia. E que eu saiba, música é formada por harmonia + melodia, né... Ah, e ritmo.
ritmo = percussão!
Se fosse assim, os ritmos tribais africanos não poderiam ser chamados de música (coisa que são).
Estude mais pouco de música fora dessa concepção "européia religiosa" de música.

Isso caiu a algumas décadas.

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


salton

Velho, essa música da Vanusa não te lembra nada?



Mas é excelente, de qualquer maneira!!

Sobre o tópico - Eu acho estranho um músico que tenha preconceito com música. Tudo é música!

Algumas não me tocam, outras são feitas para um público especifico, onde eu não me encaixo; agora, condenar um estilo musical por isso, é, no mínimo, estranho!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


renatocaster

Preconceito e dizer que uma coisa é ruim antes de conhecer. Pré - de antes e conceito - de conceito msm...
Mas gosto é gosto, se vc não gosta de mpb e pop tudo bem, o problema é achar que é ruim só porque é novo e a guitarra não se destaca se nem prestar atenção.

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Boa parte dos funks não tem harmonia. E que eu saiba, música é formada por harmonia + melodia, né...

depende do seu conceito de harmonia e melodia, se for possível criar melodias na escala cromática, sem padrão nenhum de agrupamento de notas, sim o funk pode ser considerado música sim

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


torresmo vermelho

Seguinte:

mas é estranho que as pessoas critiquem o funk por coisas contidas nas próprias músicas que escutam.

Letras sexuais,e outras apologias fazem parte do Rock, lembra-se? Sexo drogas e rock'n'roll?

BAIXARIA não faz parte rock... Você não vai ouvir o Paul Gilbert gritando palavrões e frases de baixo escalão e dizendo que isto é música. Vc não vai ouvir o Elvis incentivar o crime e assassinato de policias. E por aí vai.

Música esdrúxula e baixa, é maioria esmagadora no Funk e minoria absoluta no Rock, não há o que discutir sobre isto.

Agora, o fato do Meu Nick ser Paul Gilbert, não significa que eu escuto somente isso...

Vc só come torresmo?

clebergf
Veterano
# ago/11
· votar


Eu acho que o preconceito musical aparece em todos os instrumentistas e estilos de som diferentes, infelizmente.
Eu também acredito que para crescer musicalmente, sendo um músico ou apenas apreciador é necessário ouvir de tudo um pouco e sendo brasileiro eu acho que temos que pelo menos dar uma chance para a nossa música que é extremamente bela e rica culturalmente, não fica devendo nada, mas nada mesmo para o resto do mundo.
Música ruim tem no mundo inteiro, quem determina isto é o gosto.

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

"Boa parte dos funks não tem harmonia. E que eu saiba, música é formada por harmonia + melodia, né... Ah, e ritmo.'

Não era tu que fez um tópico contra o preconceito musical?

Andras
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

Realmente preciso?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Agora num tópico que supostamente critica o preconceito musical vão ficar diminuindo o Funk e dizer que o Rock é a última bolacha do pacote.

Ahahaha

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros
Pé de chinelo

Só um adendo... FUNK CARIOCA DE FAVELA!

Funk somente, é um estilo Fera! Salve Grand Funk Railroad e afins...

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge

O cara me deu a definição do wikipédia. Eu tbm dei a definição do wikipédia...

Viciado em Guarana

Aí tem a parte do teoricamente. TEORICAMENTE, funk não é música. Aí, se é ou não, vai de cada um. Pra mim não é tão música quanto outras músicas por exemplo. Até porque se eu for usar a definição que eu disse, vários blues não seriam música por serem só melodia ou sei la.

mas que seja, prefiro não entrar nesse assunto.

De Ros

Sim, é estranho, mas muita gente faz isso. Frases famosas ''Ah, nada nunca será bom como os anos 70. Tudo que veio depois é lixo.''. Bastante gente diz isso. Vários músicos. É bem estranho.
É que nem chegar naqueles restaurantes Self Service com bufe (não sei o jeito certo de escrever) Gigantesco. Aí vc ve um coiso que vc nunca comeu e diz que é ruim só por causa do aspecto. É o que muita gente faz com sushi, que diz que é ruim porque é cru, mas não tem ideia de como é. E quando experimenta experimenta pensando ''Ah, que me*da deve ser isso, com certeza é ruim, não vou gostar''. Sobre o Sabbath que vc postou, nossa, esse disco é muito legal. Gosto de todas. Tem aquela que acho que é Aspiral Architet ou Arquitet, sei la, algo assim. E da Who are You.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert
Só um adendo... FUNK CARIOCA DE FAVELA!

Funk somente, é um estilo Fera! Salve Grand Funk Railroad e afins...




Desculpa ae, mas esse adendo é aquele já batido da cartilha de "como ser preconceituoso e parecer eclético".

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln
O cara me deu a definição do wikipédia. Eu tbm dei a definição do wikipédia...

Music is an art form whose medium is sound and silence. Common elements of music are pitch (which governs melody and harmony), rhythm (and its associated concepts tempo, meter, and articulation), dynamics, and the sonic qualities of timbre and texture. The word derives from Greek (mousike; "art of the Muses").[1]

Cadê o que vc disse?

TEORICAMENTE, funk não é música.

Mas hein?

renatocaster
Moderador
# ago/11 · Editado por: renatocaster
· votar


felipelfln

se vc não gosta de mpb e pop tudo bem, o problema é achar que é ruim só porque é novo e a guitarra não se destaca se nem prestar atenção.

Hehehe, eu não me lembro de dito isso no meu post. Eu não disse que uma musica pode me agradar de outras formas, mesmo que não seja "guitarristicamente"?

E eu não falei que "não deixo de ouvir a musica até o final só pq a guitarra não me agradou?" Isso pra vc não significa "prestar atenção" como vc mesmo disse?

Preconceito e dizer que uma coisa é ruim antes de conhecer. Pré - de antes e conceito - de conceito msm...

Olha cara, vou ser bem franco com vc. Essa definição teórica sobre a palavra preconceito que vc citou é muito bonitinha, mas significa muito mais do que essa simples definição de dicionário.

Só mesmo com os anos de convivência em sociedade é que pode ser notado que é muito mais do que isso.

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Clichê é criticar meu adendo, querendo parecer um indivíduo superior, livre de preconceitos e pronto para dizer o que é melhor para todos nós, pecadores...

A me poupe cara...

Sério que vc escuta Deep Purple, Tom Jobim e... Tati quebra barraco, e olha para todos com igualdade?

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


Só um adendo... FUNK CARIOCA DE FAVELA! [2]

James Brown, O'jays, tower of power, parliament, tim maia, black rio, wild cherry...

isso sim é Funky true de raiz!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros

felipelfln

"Boa parte dos funks não tem harmonia. E que eu saiba, música é formada por harmonia + melodia, né... Ah, e ritmo.'

Não era tu que fez um tópico contra o preconceito musical?


Aí seria um pós conceito... Mas prefiro retirar o que eu disse...

Pé de chinelo

Sim...

Die Kunst der Fuge

Então da sua opinião sobre o funk. Funk Carioca...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/11
· votar


Paul.Gilbert
Clichê é criticar meu adendo, querendo parecer um indivíduo (...) livre de preconceitos

Quem dera isso fosse o clichê.

e pronto para dizer o que é melhor para todos nós, pecadores...

Engraçado, cara, quem tá fazendo isso é justamente você.

salton
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln
Perfeito.

De Ros
Heheh.. lembra mesmo, só que tem o detalhe: as duas músicas são de 1973, e a do Sabbath saiu em Dezembro...

Acho que Tony Iommi plagiou Vanusa! hahaahaha....

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Ta, que seja, estou errado, admito, cresci musicalmente agora. Pode esquecer por favor?

renatocaster

Não disse que foi isso que vc disse, disse que aquilo seria errado. E a palavra preconceito é basicamente isso. Se vc ja tem um conceito e continua achando ruim, aí é um conceito. O problema é criar um conceito baseado num preconceito, que foi o que fiz com o funk.

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


salton

Imagina o Sabbath ouvindo Vanusa antes de compor... hehheehheh

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

O problema é criar um conceito baseado num preconceito, que foi o que fiz com o funk

não se cria conceito do preconceito..... o preconceito é simplesmente não analisar as coisas , qnd vc analisa e forma uma opinião vira conceito e deixa de ser pré

mas se vc sabe reconhecer q tava errado, ótimo, só tem a ganhar com isso!

Paul.Gilbert
Veterano
# ago/11
· votar


Die Kunst der Fuge
felipelfln

Não gosto de ser repreendido por não gostar de um estilo e dar minha opinião sobre isso.

Para mim é simples: Arte é se expressar. Música é arte. Funk é um tipo de expressão, logo Funk é música.

Porém, Existe Arte Ruim e Arte boa...

Para o Funk ser uma arte ruim, ele ainda ter que ser muito melhor do que é. Isso é minha opinião e peço que a respeite.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nós, guitarristas, somos preconceituosos com a nova música e outras coisas. Vamos rever isso