<I> Improviso para acalmar a fúria- De Ros. <I>

Autor Mensagem
Jube
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros
Muito bom mestre, o som de vocês me passou muita emoção.

leandroantonioli
Veterano
# ago/11
· votar


Acertou em cheio nesse timbre.
Very nice, man!

WilliamFerreira
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros

É sem exagero, uma das coisas mais lindas que já escutei na minha vida.
Simplicidade do meio ao fim, ao menos na guitarra. Uma sonoridade e uma beleza impar, esse é o verdadeiro músico, mesmo usando artifícios bem simples, consegue alcançar grandes sons e tocar a alma das pessoas. Afinal, pelo menos para mim, essa é uma das funções da música: Mexer com os sentimentos das pessoas.

Parabéns pra vocês caras, lindo trabalho.

Abraço!

WilliamFerreiraGT

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

Que bom que tu curtiu!
E velho, o lugar não é nem um pouco pequeno e super organizado...

stroudcastle

Brigadão velho! É uma pegada meio diferente da tradicional, por isso achei que o pessoal iria torcer o nariz! Que bom que estão curtindo!!!

Die Kunst der Fuge

Mas o lance da dinâmica é essencial ao tocar com o piano. Ao vivo, nós elevamos as dinâmicas do Bravura ao quadrado, só pela diversão (e pelo resultado, claro).

Estudamos tanto isso que se tornou natural. Difícil é tocar sem isso, hehehe!!

Carregando
Veterano
# ago/11
· votar


Mas "Impromptu #1", para mim, é um nome tri bonito!! Uma das músicas mais incriveis do Chopin chama-se "Fantasie Impromptu", e acho o nome ótimo!!




desculpa minha ignorância então, não to muito por dentro com esses nomes hehe.

ficou bom demais isso ai, nem da pra acreditar que é tudo improvisado!

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


Jube

Fico feliz que tu captou a nossa vibração do momento! Abraço!!

leandroantonioli

Valeu!!

WilliamFerreira

Valeu velho! Mas, só para lançar uma reflexão, deixa eu te dizer - Todos os meus trabalhos tem uma carga emotiva muito grande.

Nunca toco sem "ser" o que estou tocando e sempre"estou" nas notas que toco.

A diferença é que em outras músicas, as pessoas se distraem com as dificuldades técnicas e não percebem o tal do "feeling" do músico.

Nesse som, como não há esse tipo de distração (técnicas), as pessoas reparam mais nesse aspecto (emoções). Mas pode ter certeza que quando toco uma escala rápida, estou 100% focado, e toco de maneira intensa, tanto quanto nesse som.

Um arpejo complexo ou um bend bem "chorado" são, no final das contas, a representação musical de emoções.

Diferentes? Sim. Mas não deixam de ser emoções!!

Enfim, te agradeço demais pelos elogios, e fico super feliz de ter conseguido "comunicar" algo com esse som! Abração!!




---------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------

Para quem chegou agora, o tópico é sobre esse video:




De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


Carregando

É fácil eu te demonstrar que é improvisado! Quando eu componho, eu tenho sempre um tema principal, que é uma melodia que irei repetir em algum momento, para "fixar" a ideia.

Se eu improviso, como, nesse caso, vou seguindo "o fluir" da melodia, o que é bacana, mas, como não tem repetições, não fica aquela melodia marcante na cabeça do ouvinte.

Sem contar que pode acontecer de eu ficar sem ideias, ou ter ideias inconclusivas - coisa que aconteceu em alguns momentos!

E só tive a ideia de repetição no final, mas não com a intenção de melodia central, ou tema, mas sim, como uma repetição que vai se perdendo (se eu estivesse com o meu pedal de volume, seria umas 150 vezes melhor...).

Quem sabe, no futuro, a gente não pega essa improvisação e não transforme em uma composição.

Daí tu vai ver uma diferença absurda, com temas, refrão, mudanças de tom e de clima de uma maneira muito mais intensa, como na "Portobelo", ou na "Inverno de 2009", por exemplo!

Abraço!!!

felipelfln
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros

he. Desse angulo parece meio apertado.. q seja.

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


felipelfln

Nem tudo que parece ser, de fato o é.

Kleber Blacklock
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros

Mestre, muito obrigado por seu retorno. Minha maior preocupação em relação ao timbre é exatamente imaginar como mantê-lo igual se em cada situação temos diferentes aparatos em mãos. Percebo que minha preocupação é infeliz, já que você consegue fazer verdadeiras obras de arte com o timbre que consegue no momento.

Cara, é de dar inveja (inveja boa, se é que isso existe, hehe).


Kleber Blacklock

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


Kleber Blacklock

Cara, na verdade, eu acho isso uma coisa meio neurótica nos dias de hoje.

Se um cara tem condições de ter alguns milhares de reais em equipamento, beleza. Se não tem, beleza também, pois não é isso o que importa.

Quando vou para a expomusic, por exemplo, eu vejo muitos caras tocando. As vezes tem caras que tocam com equipamentos que eu nem sonho em ter, de tão caros. Mas alguns, são músicos que não me atraem musicalmente; a música deles não me toca, então, não fico curtindo.

Mas, assisti há pouco tempo uma workshop do Frank Solari aqui em Caxias. Colocaram um amp "baleado" para ele, e o som estava bem ruinzinho.

Quer saber? Toco mundo adorou a work, porque o Frank tem uma musicalidade incrível, e não é um amp ruim que vai frear! Ele tocou horrores, como sempre, e teve que voltar e fazer um bis, pois estava fantástico!

Leigos não notam a diferença, e músicos experientes entendem as dificuldades. Só iniciantes criticam esse tipo de coisa....

Como ultima consideração sobre esse assunto, já vi aqui no fórum, várias músicas postadas com guitarras desafinadas e notas erradas. Até aí, tudo bem, afinal, todo mundo erra.

Mas, a coisa mais incrível- o pessoal não perceber, mas fazer algum comentário sobre o timbre!!!

É mais ou menos como comentar um concerto de uma orquestra sinfônica assim:

A orquestra esteve impecável durante a execução do "Adágio de Albinoni". Muita sensibilidade a cargo do maestro Fulando de Tal, que conseguiu imprimir suas características extremamente românticas e sentimentais na obra!

O porco que estava sendo carneado no palco, ao lado da orquestra, atrapalhou um pouco com seus gritos e com com a sangue escorrendo pelo palco, mas o espetáculo da orquestra não perdeu a sua classe por causa deste pequeno incidente.

WilliamFerreira
Veterano
# ago/11
· votar


WilliamFerreira

Acho que cê me entendeu errado em algum ponto hein...
O que eu tava querendo dizer, é que muita gente precisa de muita coisa, muitas técnicas, equipamentos, pra fazerem um som legal.
Todos os sons tem sim seu Feeling, não é só tocar lento, mas, o que me deixou de cara, é que você fez um som muito simples, e mais musical e que soa tão bem quanto os sons mais complexos ou mais trabalhosos. É isso daí, acho que me expressei mal. Hehehe

Grande Abraço!

WilliamFerreiraGT

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


WilliamFerreira

Que nada, eu te entendi perfeitamente! E fiquei super feliz com os teus elogios!!

Quando eu disse: "só para lançar uma reflexão", eu que me expresssei mal!

O meu intuito era lançar uma reflexão geral, e não para você!!

Eu pelo menos não me lembro de que tu seja daqueles caras que acreditam que "ou tem feeling, ou tem técnica, porque as duas coisas não podem andar juntas".

É um pensamento bobo, que norteia alguns músicos (não só aqui do fórum). Então eu "me aproveitei" do teu elogio para lançar essa reflexão, mas não foi dirigida para ti, ok?

No final, eu que me expressei mal, hehehe!!

Abração e muitíssimo obrigado pelos elogios!!!

WilliamFerreira
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros

KKKKKKKKKKKKK, agora com os ponteiros acertados... vamos deixar isso pra lá, que já estamos meio que desvirtuando a "Banca".

Abraço, Juro que é a última vez que posto nesse tópico. Ehehehehe

WilliamFerreiraGT

Beelzeboss
Veterano
# ago/11
· votar


Clap Clap !

Sem dúvidas ficou show demais, com certeza todas suas composições tem feeling, aliás música sem o feeling não é musica uahaua ! Mas sempre tem aquelas música que comovem mais dependendo da pessoa e na minha humilde opinião esse é um dos sons que eu mais gostei.
Muito bom de ser ouvir, calmante, não sei como dizer, rs. E vou dar meus parabéns não só a você como ao Éder Bergozza, dois excelente músicos.

Nota: 9,5 por que se der 10 relaxa, rs ! Brincadeira ;P

Abraço

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


WilliamFerreira

Aqui, podemos desvirtuar à vontade!
E pode postar mais, eu prometo que tentarei escrever de forma mais clara, hehehe!!

Abração!!

sidguitar1
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros
como eu nao canso de falar, as dinamica q sao sua marca registrada na minha opiniao sempre presente, achei demais, mas como vc mesmo falou, vc curtiu, isso é oq mais importa ne,abraço e up

Carregando
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros


ouvindo a musica com essa tua explicação fica tudo mas fácil...

só pra registrar, eu não duvidei que era improviso não, só achei bom demais, hehe.

queria eu ter um parceiro desses pra tocar piano... cara manda muito.

falando em Portobelo... o musiquinha difícil hein? ahuahuah... to quebrando a cara pra conseguir gravar ela, nem que seja mais ou menos.

rocknroll1234
Veterano
# ago/11
· votar


não chego nem aos pés do mestre.

eu queria chegar pelo menos aos seus pés,De Ros.

mesmo meus amigos dizendo que sou bom,acho que sou ruim.

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


sidguitar1

Valeu velho! Mas não vou mais gravar nada com piano sem o meu pedal de volume. Faz muita falta!!!!

Carregando

O chato da Portobelo é deixar o compasso 11/8 fluindo normal. Enquanto tu estiver contando, ela sai muito dura.
Quando a divisão se tornar obvia, a coisa vai mais tranquila!

rocknroll1234

Que é isso, velho! O negócio é tocar sempre, e cada vez mais!
E praticar de tudo um pouco, mesmo aquilo que tu acha que nunca vai usar!

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Pow De Ros, na boa, gostei muito do vídeo e das idéias do improviso, mas senti que tava faltando alguma coisa... senti que o pianista meio que te carregou, não sei se é esta a definição correta.

Mas isso não tira os méritos não kra, gostei bastante, acho que se vc aproveitar isso aí pra fazer uma música mesmo, trabalhar em cima, com um tema meio cinematográfico como a galera citou acima, dá uma musicassa!

Abç

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora

Então, justamente por ter esse caráter de improvisação, a gente "reage" aos sons; ao invés de irmos juntos, um vai na frente, mostrando o caminho.

É bom porque é imprevisível, mas, quando os caminhos já estão traçados, pode ficar bem mais interessante para o ouvinte (pelo menos para o meu gosto).

Abração!

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Bem, olhando por este angulo, justifica... fora que, ainda que eu seja novo aqui no FCC, reconheço e respeito muito seu som, é até difícil pra qq um de nós, simples mortais, falar de alguma coisa feita por vc brother... vlw

jucasambora
Veterano
# ago/11 · Editado por: jucasambora
· votar


EDIT: Post duplicado.

jucasambora
Veterano
# ago/11 · Editado por: jucasambora
· votar


EDIT: Post triplicado.

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


jucasambora

A minha intenção não é exatamente "justificar", dando uma desculpa para o som sair como saiu, hehehe!

É só mostrar certas características que diferem um improviso de um som pré-estruturado.

Se eu já soubesse o que o piano iria tocar, incluindo ai mudanças de tom e de climas, seria um "improviso mapeado", coisa que acontece 98,07% do tempo na música improvisada (fonte - instituto datafodase de pesquisas musicais).

Nesse caso, foi um "free" mesmo, só estabelecemos o tom (Am) e o filho-da-mãe do Éder pensou - "Dórico ou eólio, é tudo menor, azar do guitarrista, quer se meter a a aparecer..."

Enfim, tá ai o que aconteceu. Amanhã teremos outro ensaio, vai que aprontamos alguma outra dessas...

pulgadopc
Veterano
# ago/11 · Editado por: pulgadopc
· votar


Tu diz, no video? Uso o Sony Vegas.

Não, quero dizer aqui, ó: http://imageshack.us/photo/my-images/829/youtubevn.png/


EDIT: De Ros, http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/267142/, dá uma olhada aí.

jucasambora
Veterano
# ago/11
· votar


Kramba, tentei explicar o q eu disse e piorei as coisas...
Quando eu disse "justifica", estava me referindo ao que eu avaliei erroneamente por não ter percebido a intenção da gravação, conforme vc mesmo explicou que não foi nada projetado incluindo a base do piano, e não a sua performance.

Veja inclusive que escrevi que gostei do fraseado e tal... então o "justifica" não foi uma critica a vc mas sim a mim mesmo... heheheheh

Mesmo assim, foi bom pq vc trouxe duas explicações, a primeira da intenção do vídeo, o q serve de novas idéias pra todos nós, e sobre a questão do mapeamento, ou não, do improviso...

Conversar e trocar idéias sempre ajuda a gente a crescer, mesmo qdo a gente usa palavras e/ou frases erradas...

Estamos entendidos? rsrsrsrsrs

Vlw

Beelzeboss
Veterano
# ago/11
· votar


De Ros
Nem viu meu post :'( auhauah

De Ros
Veterano
# ago/11
· votar


pulgadopc

Ah!!! Saquei!

Esse logotipo aí só pode ter quem é parceiro do YouTube, e eu comecei a parceria ha umas duas semanas!

Tópico interessante!

jucasambora

Uhauhauhauha! Tranquilo!! As vezes eu também não acho a expressão correta e acabo me embaralhando...

Abraço!

Beelzeboss

Putz, me passei completamente, desculpe!

Brigadão velho, fico tri feliz que tu gostou tanto assim!!!

Mas, para continuar a minha tradição de não deixar em branco pequenas afirmações das quais discordo, hehehe, vamos lá:

"aliás música sem o feeling não é musica "

Naõ sei o que tu chama de "música sem o feeling" (poderia dar um exemplo, um link?), mas, uma coisa eu digo.

Música com feeling é música, música sem feeling é música, música sem harmonia é música, música sem melodia é música, música sem ritmo é música, música sem música é música!

O silêncio é música. E o barulho também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a <I> Improviso para acalmar a fúria- De Ros. <I>