Nova Gibson Midtown

    Autor Mensagem
    Bog
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Bog


    Curioso que ainda não tenha um tópico sobre isso aqui, mas:

    http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Designer/Gibson-USA/M idtown-Standard-with-Bigsby/Specs.aspx

    Estão chegando este mês por aqui. A primeira vista, pode parecer uma versão da ES-335, mas tem diferenças bem fundamentais, que vão bem além da ponte Bigsby:

    1. Esta é a uma rara semi-acústica da Gibson USA - as outras são todas da Gibson Custom.

    2. O acabamento é mais simples, também, seguindo uma certa tendência da Gibson.

    3. Por conta de 1 e 2 acima, o preço deu uma bela aliviada - está pelo mesmo preço de uma Studio, quase metade do preço das CS mais baratas, as ES-339.

    4. O corpo é menor que o da ES-335, mas maior que o da ES-339 e da CS-336.

    5. A construção não é como a das ES. Nas ES, o bloco central é colado, e o tampo é laminado. Esta Midtown é como a CS-336, que tem o corpo escavado e o tampo sólido. Pode não parecer, mas este é um avanço recente, que só foi possível graças ao corte controlado por computador. Antigamente, instrumentos escavados eram muito caros, porque o trabalho era todo manual.

    6. Por conta de 4 e 5, o som deve ficar num meio termo entre o de uma Les Paul e de uma ES-335. Novamente, é uma característica de guitarras como a ES-339 e a CS-336. Dá para dizer que são todas guitarras com características "híbridas".

    7. Outras diferenças diversas: os controles, o headstock mais estreito, e o braço slim tapered (o mesmo das Studio 60's Tribute e da - ela de novo - CS-336).

    Captadores 57 Classic no braço e 57 Classic Plus na ponte. Confesso que me deu uma pontinha de GAS aqui, mesmo eu sabendo que não tenho a menor razão para comprar uma, e que é altamente improvável que isso venha a acontecer.

    Bigtransa
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog
    eu gostei bastante.... não fizeram a versão sem bigsby?

    JuniorGuitar_Svf
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog
    Muito linda, gostei muito... O som deve ser sobrenatural.

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog

    Ela é legal, hein? GAS... hehehe

    gucrispim
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Sei lá cara. Pode ter algumas inovações de produção, o que é louvável, mas como produto é meio que chover no molhado.
    É pouca coisa mais barata que uma 339 que não tem bigsby mas tem um visual mais matador e dúvido que exista grande diferença de som.

    Jussara Guitar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    nem posso entrar nesses tópicos
    fico só na vontade de comprar uma guitarra nova :(

    a propósito, linda guitarra *_*

    Ian Anderson
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog
    esse não foi uma q tu ou o nichendrix postou esses tempo no "jazz bar" ?

    aqui não tah funcionando o site , se for ela eh true

    eric strato
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Linda, depois das fender strato e tele esta eu tenho vontade de ter um dia, quem sabe...

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ian Anderson

    Eu que estava comentando dessa guitarra lá. Chamou a atenção pela construção dela, bem legal, sem usar os laminados.

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    gucrispim
    É pouca coisa mais barata que uma 339 que não tem bigsby mas tem um visual mais matador e dúvido que exista grande diferença de som.

    Pouca coisa? A diferença para as ES-339 mais baratas é uns 1200 reais aqui. Dá para comprar um bom amp com essa diferença.

    Sem contar que a guitarra tem construção diferente. O corpo é maior, escavado e com tampo sólido. A 339 é menor, tem o bloco central colado e tampo laminado. Esta Midtown parece mais a 336 que a 339.

    Ian Anderson

    Eu procurei na busca e não achei. =P

    Ian Anderson
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pode não parecer, mas este é um avanço recente, que só foi possível graças ao corte controlado por computador. Antigamente, instrumentos escavados eram muito caros, porque o trabalho era todo manual.

    Será q soh q pensei em aproveitar o contorno de um corpo de uma Les paul (o q sobrou da madeira ), pra fazer uma semi acustica =P

    Bog, MMI
    então foi o nic q me mostrou em off =P

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Ian Anderson

    A Gibson já está usando essa estratégia para fazer o chambered body das LPs, acho que só falta mesmo furarem uns f-holes nelas, hahaha. =P

    PS - O comentário acima foi uma brincadeira. Eu não faço idéia do que seria necessário para fazer uma LP semi acústica.

    PPS - Eu já vi uma LP semi-acústica, da Fernandes.

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog

    A Gibson já está usando essa estratégia para fazer o chambered body das LPs, acho que só falta mesmo furarem uns f-holes nelas, hahaha. =P

    Depois tomam um processo da PRS por copiar, só para deixarem de ser bestas. kkkkk

    gucrispim
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog
    aí eu não sei, mas comparando preço no musiciansfriend p.e. a diferença são 600 dólares.
    para mim ela se parece (ou é, na verdade) um protótipo, justamente por questão de inovação produtiva (além de ser limited run). sei lá, me parece chover no molhado, em questão de possibilidades.

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    gucrispim

    Realmente, não parece uma guitarra que vai mudar tudo na parte sonora - eu mesmo queria brincar com uma, mas não acho que vou morrer de vontade de comprar, exatamente porque já tenho outra guitarra que provavelmente cobre o mesmo terreno. Esta Midtown parece uma derivada direta da CS-336, coisa que a ES-339 também é (as duas primeiras têm corpo escavado, tampo sólido e braço slim tapered; a 339 não).

    Mas 600 dólares - ou 60 mil ienes, aqui no Japão - dá uma bela diferença. O suficiente para que esta seja a Gibson semi-acústica mais barata, e a única que não veio do Custom Shop. Tenho certeza de que se eu não tivesse nenhuma semi-acústica, estaria doidinho para experimentar uma dessas.

    É bem provável que seja um teste, tanto de mercado quanto de modo de fabricação. Mas quando eles conseguem baratear as coisas e vender bem, inundam o mercado com coisas como as Les Paul Studio com acabamento faded. Essas guitarras animaram muita gente de comprar sua primeira Gibson LP (eu incluso). E qual a diferença da Faded para a Studio? Uns 300 dólares. A própria ES-339 vendeu bem em grande parte por custar uns 500 dólares a menos que a CS-336. Se essa Midtown vender bem, pode ser apenas a primeira de uma série de Gibson USA semi-acústicas com preço abaixo dos 1500~2000 dólares... vai saber!

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog

    Tinha esquecido desta Gibson... Feita a partir desta guitarra!

    gucrispim

    Cara, "chover no molhado" é para tudo que se lança em termos de guitarra atualmente. Dificil imaginar uma Les Paul, Strato, ES ou algo que já não foi tentado antes. Como eu estava lembrando acima, até Les Paul archtop com F-holes tem.
    Nesse mundo das guitarras tem muitos mitos, mas existem muitos detalhes quase insignificantes que quando somados fazem diferença. Por exemplo, qual a diferença sonora de um nut de osso para um de grafite? Isoladamente, quase nenhuma, a não ser que um é branco e outro é preto. Qual a diferença (nas Gibson) das pontes ABR-1 para as de metal normal? Idem, quase nenhuma. Mas eu acredito sim, que esses detalhes somados fazem diferença sim.
    Por outro lado, madeiras laminadas e madeiras escavadas ("carved") tem uma diferença sonora bem grande, vide violões e archtops, no preço também. Essas semi pequenas da Gibson, na minha opinião, preenchem um meio termo entre as Les Paul e a tradicional ES-335. Essa Midtown é uma guitarra em desenvolvimento, por isso limited run. É uma alternativa em conta e para ficar próxima da 336 e da 339. A 336 é uma semi com agudos mais acentuados, mantendo os graves característicos da construção, se aproximando mais da LP do que da 335. A 339 já aponta para o outro polo, é uma miniatura de 335, se aproxima mais do som desta. A 339 tem menos agudos e mais médios que a 336. Vamos ver essa Midtown como é, eu ainda não toquei numa, já que essas guitarras são bem difíceis de se encontrar no Brasil, mas já me diverti bastante com elas fora.
    Eu gosto bastante dessas guitarras acústicas de corpo pequeno. Eu tenho uma PRS hollowbody II e sou vidrado no som dela, som muito definido e equilibrado. Ela é inteira escavada e só tem um pequeno bloco central para segurar a ponte e outro pequeno bloco junto ao tróculo. Ela é de construção "carved", bastante próximo ao que Jimmy Foster fazia nas archtops dele e que provavelmente Paul Reed Smith se inspirou para fazer essas guitarras.

    theblackstrat
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    achei bem feia..modelo,cor e bigsby.
    incrível ,acho que as unicas guitarras que eu acho bonitas
    semi acusticas sao as 335.
    a vermelhinha do eric johnson e a lucille.
    esse eu não gostei..
    mas os detalhes explicados pelo
    bog,como corpo escavado ,top sólido,ponte bigsby e tals..
    e preço de studio..devem emplogar muitos por ae..
    att

    Bog
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Bog
    · votar


    MMI
    Como eu estava lembrando acima, até Les Paul archtop com F-holes tem.

    E Telecaster thinline! Realmente, é raro aparecer algo que REALMENTE muda o jogo. Se fizermos uma lista das inovações que não chovem no molhado (e que realmente fazem diferença - por ex., o Fernandes sustainer pode ser divertido, mas não conta) nos últimos 40 anos, vamos descobrir que elas aparecem com anos de intervalo.

    Essas semi pequenas da Gibson, na minha opinião, preenchem um meio termo entre as Les Paul e a tradicional ES-335.

    E vale lembrar que guitarras que ficam no meio do caminho entre as semi-acústicas e as de corpo sólido existem faz tempo. Lembro agora das Gretsch Jet, que estão aí desde os primórdios do rock.

    A 336 é uma semi com agudos mais acentuados, mantendo os graves característicos da construção, se aproximando mais da LP do que da 335.

    Eu vou falar: a CS-336 é *A* melhor guitarra que eu toquei até hoje. Sempre teve uma guitarra pela qual eu babava, e sempre aparecia outra para tirar ela do posto. Até que eu conheci a CS-336. Ela soa para mim como uma LP com mais ressonância, mais "molhada". A LP tem um timbre meio seco, que é em parte responsável pelo jeito que ela casa bem com distorções, mas o som totalmente limpo dela acaba ficando um pouco seco demais para o meu gosto (em comparação com uma semi-acústica ou hollowbody). Por outro lado, a ES-335 tem um "tóim" no ataque das notas que sempre me incomodou, sem contar que é meio desajeitada para alguém com 1,70 de altura como eu. Essas guitarras que ficam no meio do caminho são as minhas prediletas - além da CS-336 e da Jet, eu colocaria na lista a ES-339, a Vox Virage, a Epiphone Wild/Alleykat e provavelmente a PRS hollowbody (que eu nunca testei). Pois bem, eu acho que essa Midtown provavelmente é uma nova opção para ser colocada na lista - e uma com preço relativamente acessível, se comparada às demais.

    Ah, e tem também aquelas guitarras que ficam bem mais próximas das de corpo sólido, como as Tele thinline e a Fernandes/Burny BLC. (olha aí, uma LP com f-holes!)

    Tchavo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Toda vez que vejo um Bigsby, eu acho que vou ler Gretsch no headstock.

    Bog

    Guitarra linda, esse formato ES-335 é fera demais, seja Epi ou Gibson.

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Aliás, acabei de notar mais uma diferença: essa guitarra é plana, não tem o tampo e o fundo abaulados como nas Custom Shop.

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog

    Pior que eu não me acerto muito com strato. Mas tele então... Para mim aquilo é o que mais se aproxima de um pau com cordas, não rola para mim. Mesmo as thinline, não são para o meu bico.
    Essas menores, especialmente a 336, me dão um GAS danado, adorei tocar nelas também, como você. E preenchem bem o espaço entre a PRS Hollowbody e a Lucille. A Lucille aliás, andei fazendo uns testes para timbrar bem jazzy e ficou bem legal, não ficou tão "tóim" não ( te mostro, mas foi um teste e ficou com chiado). hehehehe

    lcsrs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Como são essas pontes Bigsby?
    Elas são tipo uma floyd rose, ou está mais pra uma tremolo de strato?
    sempre tive essa curiosidade
    Sobre a guita, muito bonita mesmo, mas eu ainda prefiro modelos lp

    flws

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MMI

    Eu também não me dou bem com Strato, mas isso tem a ver com o formato do corpo e com aquele bendito captador do meio. Tele eu não acho a coisa mais bonita do mundo, mas adoro o som da minha ASAT (que custou menos que os 600 dólares de diferença entre uma Midtown e uma ES-339, olha só, gucrispim!).

    Quanto à gravação: pô, gostei. Eu confesso que acho esse tipo de música uma daquelas coisas que são "legais mas não é para mim". Gosto de ouvir, mas não consigo tocar nada nem de longe parecido - sou limitado demais. Aliás, é um sacrilégio o que eu faço, pegar uma guitarra boa e tocar minhas coisas toscas. Tem algumas coisas que eu fiz com a 336 aqui:

    www.palcomp3.com.br/Bog

    As musiquetas são Os Monstros, Sonic 2 Ending Theme e... Mr. Blue Sky. Uma das coisas mais interessantes dessas guitarras é que eu gosto delas tanto limpas quanto sujas, só acho meio molhadas demais para distorção pesada. Eu acho que essa Midtown deve ter uma grande intersecção com a 336. Domingo vou numas lojas, se eu achar uma quero ver se brinco um pouco com ela.

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    lcsrs
    Como são essas pontes Bigsby? Elas são tipo uma floyd rose, ou está mais pra uma tremolo de strato?

    Elas são beeeeeeeeeem mais old school que uma Floyd Rose. E a única vez que eu me meti a futricar em uma, desafinei tudo. Aí eu descobri que elas não são feitas para você apertar muito fundo e soltar de repente, hehhehe.

    gucrispim
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MMI
    Pode cre, concordo com vc.
    Também curto muito semi acústica de corpo pequeno. Tenho uma Epiphone Wildkat e não abro mão por nada no mundo cara.

    Bog
    Com certeza com 600 dólares dá pra fazer e/ou comprar muita coisa boa!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    Mais um modelo no mundo.

    gucrispim
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: gucrispim
    · votar


    lcsrs
    ela vai pra frente e pra trás como uma floyd com backbox, mas o alcance dela é bem menor que de uma floyd, é mais pra tremolo ou vibrato (como preferirem) e as cordas são presas na ponte mesmo e não em um bloco. ela possui uma mola só e a alavanca não desparafusa como as floyd ou tremolo de strato.

    como a bigsby existe em conjunto com a ponte (tune-o-matic em geral), é preciso prestar atenção especial a lubrificação da ponte e do nut, sempre recomenda-se a instalação de ponte "tune-o-matic" com roller saddles em guitarras com bigsby, e um nut que minimize o atrito ao utilizar a alavanca, para não desafinar.

    MMI
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bog


    Cara, como diz a letra da música "você é um monstro"... rsrsrs
    Achei bem legal seu som, parabéns. Bacana. Inclusive o timbre. Eu compraria uma dessas exatamente por timbres como este seu.
    Cara, quando você testar, posta sua opinião aqui ou me conta. Especialmente em relação a essa 336...
    Abç

    Bog
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MMI

    Opa, valeu pelo comentário.

    Acho que não vou encontrar ainda esta guitarra. Tinha visto ela anunciada no site de uma loja por onde vou passar, mas agora que vi que era pré-venda... =(

    Ian Anderson
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    MauricioBahia
    Fail =P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nova Gibson Midtown