Gibson Les Paul Standard vs Epiphone Les Paul Standard

Autor Mensagem
theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
cara..gibson é só made in USA. OUTRA COISA É FALSI,FURADA,CANCER CEREBRAL.
mexicana,japa existem fenders,mas gibsons only USA!!!

gibson chinesa é fasificação.não chega no nivel de uma epi,pois
nao tem rigor no controle de qualidade.
felipelfln
cara,guitarra não se toca sozinha.
se voce nao tiver pegada e souber tocar,
nao vais er porque tá com uma gibson na mao
que seu som vai ser bom.
a propósito quais outras boas voce já testou?
acho que voce nunca pegou num pedaço de madeira
tão bom quanto essa gibson e nem sabe.
att

theblackstrat
Veterano
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


nichendrix
não creio que voce se enquadre na média,mas tudo bem
voce já mexeu com importaçao,tem familia ao menos bem estruturada
ae..
eu nao me lembro desses preços não. desde que vou na serenata gibson standard beira os 10,já chegou a 12 mil .
mas de toda forma nessa época a moeda valia mais.
eu posso garantir que em 98 esse preço que voce citou é
``falta de abusurdo´´ pois paguei naquela lojinha da savassi quase
600 em uma epi special.
então acho que em 96 ou 97 nao era tão diferente não,só
nao posso te garantir pois comprei em loja pela primeira vez em 98.
antes só sonhava e tentava tocar numa sonic.
será que voce não comprou essa gibsonzeta na faixa não?
acho esse preço seu possivel talvez em 94 ou 95,mas mesmo
assim tá muito barato cara.
foi numa serenata da vida ou voce juntou o din e importou?
att

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


acho que é guitar shop,é isso?
na pernambuco perto do mc donalds savassi.
lembro-me que uma standard epiphone era uns 1200
na época.
att

Invalid User
Veterano
# jul/11
· votar


Esse negócio de não ir atrás de equipamento e que ao invés de fazer isso deve-se aprender a tocar antes é papo furado. Um bom timbre é tão essencial quanto saber tocar bem. É claro que tem que saber tocar, mas também tem que ter um equipamento decente para tirar um som aceitável. Isso motiva e muito o guitarrista, além de agradar as pessoas que o ouvem. Se tem grana pra comprar uma Gibson, amplificadores valvulados, 4X12, pedais etc., compre ué. Sempre penso nas pessoas que falam pra não comprar e ir aprender a tocar guitarra antes por ser muito novo ainda como invejosos. Se você tem dinheiro para gastar, ele não fará falta e guitarra é sua paixão, não tem mal nenhum em adquirir equipo top.

Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Gostei,valeu aí quem tirou minhas duvidas e parabens ao theblackstrat pelas criticas construtivas.

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar


theblackstrat
pra começar voce não é classe media,se for está na zona de conforto,e não pertenceu a media media pra baixa.hehe
voce já mexeu com importaçao,tem familia ao menos bem estruturada


Cara isso não tem nada a ver, importadora pequena é um negócio pequeno de qualquer forma, não é coisa de milionário ou de quem tem muita grana, especialmente naquela época que o Dólar tinha paridade com o real (US$ 1,00 = R$ 1,00), as vezes até ficava abaixo de 1 real o dólar.

eu nao me lembro desses preços não. desde que vou na serenata gibson standard beira os 10,já chegou a 12 mil .
mas de toda forma nessa época a moeda valia mais.


Cara, não é não, esses preços muito altos começaram por volta de 2001, quando o dólar começou a passar de 2 reais com frequência, até 2000 o dolar ficava na faixa de preço que está hoje, entre 1,50 e 2 reais, entre 95 e 98, o dólar variava de R$ 0,89 a R$ 1,25. Ficando em geral entre 1 e 1,10.

Quando comprei minha guitarra, em setembro de 1996, na CLIM em Ribeirão Preto, paguei 1500 dólares pela guitarra, na época o dólar tava 1,01 se não me engano (teria que procurar a nota pra ver o preço exato da guitarra no dia).

Eu tinha juntado 860 reais do meu trabalho na loja dos meus pais pra comprar uma Sheraton II lá, já que estava indo fazer uma cirurgia na coluna e ia ficar lá 6 meses pra fazer a reabilitação após a cirurgia, já que após a cirurgia eu ia ter dificuldades pra me equilibrar na hora de sentar e andar, e esse era o tempo previsto para reaprender essas coisas.

Me apaixonei pela ES-135 e por uma Les Paul Cherry Sunburst que tinha lá e meus pais completaram a grana pros 1500 do preço pra Gibson e na hora preferi a ES-135. Dois meses depois, quando voltei a andar após a cirurgia, eles me deram a Sheraton pra comemorar eu ter conseguido isso 1 mês antes das previsões dos médicos.

EU só entrei pra sociedade na loja quando minha mãe e minha tia saíram pra assumir cargos públicos, isso já era Janeiro de 1997, fui emancipado pelos meus pais, porque pela lei da época eu não poderia entrar em sociedade, nem casar no civil, e nem nada muito sério sem a autorização dos pais, isso só com 21 anos ou com emancipação (hoje é com 18 anos).

eu posso garantir que em 98 esse preço que voce citou é
``falta de abusurdo´´ pois paguei naquela lojinha da savassi quase
600 em uma epi special.
então acho que em 96 ou 97 nao era tão diferente não,só
nao posso te garantir pois comprei em loja pela primeira vez em 98.
antes só sonhava e tentava tocar numa sonic.
será que voce não comprou essa gibsonzeta na faixa não?
acho esse preço seu possivel talvez em 94 ou 95,mas mesmo
assim tá muito barato cara.


Então, a menos que nessa época o Dólar em BH fosse muito diferente do resto do Brasil, Gibson Les Paul Standard custava 1500-1800 dólares no Brasil, ou seja de 1500 a 1800 reais, o preço dela nos EUA era na faixa dos 1000-1200 dólares, as Studio estavam na faixa de 600 dólares nos EUA e 800-900 reais aqui e as Les Pauls e semi-acústicas da Epiphone na faixa de de 400 dólares e chegavam aqui entre 700 e 1000 reais (O preço da Emperror Regent, da Joe Pass Emperror II e da Cassino USA, ficava nessa faixa de 950 a 1000 reais).

Então, se te cobraram 600 numa Epiphone Special, foi roubo e dos grandes, porque na época ela não passava do preço da squier bullet que era uns 300 reais se muito, nessa época nem Tagima TG635S tava custando 600 reais. Mesmo em 2000 com o dolar na casa dos 2 reais, ainda dava pra comprar Gibson SG Standard e Les Paul Studio na faixa de 2500-2800 reais.

Pode pegar qualquer Guitar Player da época procurar os anúncios das Playtech, Gang e Made in Brazil da vida que você acha esses preços nos anúncios pra conferir.

A primeira vez que essas guitarras da linha de entrada da Gibson passou dos 3000 reais foi por volta de 2001, lá pra 2004 com o dólar na casa dos 3 reais foi que passaram a marca dos 8000 e de lá pra cá é só subindo.

foi numa serenata da vida ou voce juntou o din e importou?
att


Como disse, comprei em Ribeirão Preto, só comecei a comprar guitarra fora, mais pra frente.

EDIT:

Só pra exemplificar a diferença de preços, aqui nesse vídeo tem o comercial do lançamento do FOrd Ka em 1997, o carro custava 11mil reais (em torno de 100 salários mínimos), já hoje, o carro mais que o dobro disso.

Quase esqueci do vídeo hehehehe



Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Poxa vida,gibson por 1800 reais ;O puxa vida =P

Gustavopizza
Veterano
# jul/11
· votar


aff vão treinar primeiro...

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
eu imaginava que essa paridade do real com dollar nao tivesse passado de 94/95.
me lembro que era + - o mesmo preço as
squiers com as epis.
e foi em 98 mesmo.
quer dizer que pouco tempo antes disso
dava pra comprar gibson nesse preço?
o preço que paguei na epi foi coisa de uns 550.
que pena eu nao ter uns anos a mais.
enfim..pode crer!

GuitarHome
Veterano
# jul/11
· votar


dlmchmcr

Vi uns videos e o som é praticamente IDÊNTICO

Por videos pode até ser, porque o timbre da guitarra pode até ser alterado pelo modo em que elas foram gravadas, pela qualidade do microfone (caso tenha sido microfonada) que foi usado na gravação, posição do mesmo, entre outros fatores.
Coisa que se você pegar as duas lado a lado não vai acontecer e você vai sentir a diferença BEM mais do que apenas no SOM.

theblackstrat
Veterano
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


nichendrix
cara achei uma tabela de cotaçoes aqui..
voce tá certo mesmo..hehehe
as fenders southern cross deviam ser o mesmo preço
de uma stratosonic quase né;;
aushuahu

dlmchmcr
Veterano
# jul/11
· votar


Bog e GuitarHome

ATENÇÂO: eu disse praticamente idênticos, não disse que são iguais, quis dizer que o som parece com o de uma Les Paul, não com uma strato como já ouvi dizer aqui no fórum. Posso nunca ter tocado em uma guitarra na vida, mas pesquisei MUITO e sei quando um instrumento é bom ou não (lembrando, na minha opinião, cada músico tem a sua), meu violão mesmo escolhi por via de videos do youtube, e não me arrependo. Sei que é mogno asiático mas mesmo assim não deixa de ser mogno. Eu não vi vídeos do Yotóba somente, li a opinião de um portador da guitarra epiphone acima, fazendo um review depois de um ano de compra, sei que a opinião deve ser minha, mas a opinião de terceiros é importante também, se não fosse, não teríamos aulas, e nem pediríamos ajuda e dicas ao professor, já que a opinião dele não importaria. Sei que fui meio sensacionalista agora, mas só tô querendo expressar minha ideia. Mas logicamente, não é por causa desses vídeos que eu não vou deixar de experimentar ambas, existe uma diferença entre a gravação e o ao vivo, fato.

Mas concordo totalmente com a opinião de vocês. E Bob, que raio de guitarra era essa? Dattebayo! Volta pro mar oferenda! (como diria a Natalie huashuashuashush!) Moe-Moe-Kyun e até outra hora!

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar


theblackstrat
eu imaginava que essa paridade do real com dollar nao tivesse passado de 94/95.
me lembro que era + - o mesmo preço as
squiers com as epis.
e foi em 98 mesmo.
quer dizer que pouco tempo antes disso
dava pra comprar gibson nesse preço?
o preço que paguei na epi foi coisa de uns 550.
que pena eu nao ter uns anos a mais.
enfim..pode crer!


Cara, o problema é que até onde eu lembre as Epipocas Special só chegaram nessa faixa de preço em 2002/2003, em 98 essas guitarras eram menos no máximo 300 reais, porque o dolar começou a subir com mais força de 99 pra 2000.

Hoje elas tão 730 reais, então a lógica é que pra época ela estarem muito mais baratas.

No More Strings
Veterano
# jul/11
· votar


Eu possuo uma Epiphone les paul standart limited edition cream e digo com a maior certeza, o timbre dela é perfeito para mim, sei que o bom para mim, não é o mesmo para os outros, mais eu me surpreendi de verdade com essa guitarra, possui o corpo todo em mogno, tampo em flamed maple e seu braço em rosewood (madeiras usadas pelos modelos standart gibson), para quem está interessado em guitarras da linha standart da epiphone, eu recomendo, estou verdadeiramente satisfeito com a minha.

GuitarHome
Veterano
# jul/11
· votar


Até onde eu sei as Epiphones são feitas de Nato também chamado de "Mogno Asiático", a mesma madeira utilizada nas CLP da Condor.
Não estou falando que é ruim ou inferior por isso e nem que pra mim da uma puta diferença de timbre porque nunca comparei as duas madeiras lado a lado, mas só para citar mesmo.

Van_Lorien
Veterano
# jul/11
· votar


dlmchmcr
Louvável a tua atitude com o tópico mas discordo de grande parte das tuas afirmações. Comparar instrumentos através de vídeos no YouTube é bastante complicado, ainda mais no teu caso que tu és uma guria de 13 anos, duvido muito que mesmo ao vivo tu consiga perceber certas nuances, quem dirá por vídeos com diversos guitarristas e equipamentos.

"O som mais parece com o de uma Strato do que de uma Les Paul

Sinceramente, só diz isso quem não faz a menor ideia de como seja o som de uma Strat e de uma Les Paul.

" O desenho do corpo, braço, headstock, isso e aquilo, é feio! Não parece uma Les Paul!"

Nunca vi ninguém falar isso, até porque, as Epi Std são feitas sob supervisão da Gibson e com as mesmas dimensões.

"A madeira é feita de compensado! isso e aquilo!" - Não senhor, elas não são feitas de compensado, se eu não me engano, as laterais e fundo são em Mogno, a tampa em Maple, e braço em Jacarandá (RoseWood). Não tem nada de compensado na guitarra.


O "mogno" das Epiphone é o Nato, um parente de olhos puxados do mogno da que presente na America do Sul e Central. Mesmo que fosse o mesmo mogno, o tratamento de cada madeira é bem diferente. Na Gibson eles usam as melhores peças, bem secas, em poucos pedaços, já na Epiphone o critério de seleção é bem diferente.

Sem falar o tipo de mão de obra de cada uma e controle de qualidade. Enfim, não tem como comparar Epiphone Les Paul Standard e Gibson Les Paul Standard, até porque eles não foram concebidos pra serem comparados, cada um tem seu público alvo.

Abs

murilo97
Veterano
# jul/11
· votar


tavam discutindo na primeira pag sobre criança ter gibson.
eu nao vejo nada contra, se tem condiçoes vai e compra! pelo mens nao vai precisar trocar nunca mais. uns falam q é desnecessario, mas pq? pq é uma criança/adolescente q ta tocando? desnecessario não seria se não tivesse tocando?

GuitarHome
Veterano
# jul/11
· votar


se tem condiçoes vai e compra! pelo mens nao vai precisar trocar nunca mais.

Ou vai né, sabe como são os guitarristas, ainda mais um que ainda nem guitarrista é e não sabe o som que quer de uma guitarra, tocabilidade etc.

Eu concordo plenamente com seu comentário, se tem dinheiro de sobra, e o pai quer dar uma dessas pro seu pequeno filho tudo bem, não é o meu dinheiro mesmo, e não acho errado.

Mas o que eu penso é que, a criança talvez nem continue tocando guitarra, toque por pouco tempo e logo abandona e deixa a guitarra encostada, ai o prejuizo é muito maior, uma Gibson encostada...
Outra coisa também a criança nem sabe o que é "timbre" e muitas outras coisas importantissimas de saber na hora de escolher uma guitarra... ou seja é muito mais proveitoso ela pegar tal guitarra quando já tiver uma noção, fazendo a escolha certa.

murilo97
Veterano
# jul/11
· votar


GuitarHome
hmmm, concordo.
se eu tivesse uma gibson eu não pararia de tocar nunca e nem trocaria pq essa já é o meu sonho de consumo.
Mas o que eu penso é que, a criança talvez nem continue tocando guitarra, toque por pouco tempo e logo abandona e deixa a guitarra encostada, ai o prejuizo é muito maior, uma Gibson encostada...
Outra coisa também a criança nem sabe o que é "timbre" e muitas outras coisas importantissimas de saber na hora de escolher uma guitarra... ou seja é muito mais proveitoso ela pegar tal guitarra quando já tiver uma noção, fazendo a escolha certa.

é acontesse tbm, por isso q aslguns começam com Epiphone Std, q humildade. ( e eu q começei com strato q tava debulhando)

Bog
Veterano
# jul/11 · Editado por: Bog
· votar


Slice2010
E olha ainda que vc começou com fender

Eu comecei de Tonante. E fiquei com ela por 5 anos. O.o

Meu avô mora nos USA e disse que vai me dar uma guitarra de natal

Normalmente, quem tem pouca experiencia/conhecimento tem mais dificuldades para diferenciar as coisas - e por sinal, acho que provavelmente é o caso do autor to tópico. Normalmente, eu diria que não vale muito a pena gastar mais para ter um benefício que você não vai sequer perceber. Exceto quando a oportunidade é boa demais e depois não vai voltar. Eu agarraria, hehehe.

alguem poderia me explicar qual a diferença de Gibson Chinesa,Americana,Mexicana,Japonesa

Chinesa: não existe. É uma cópia pirata, de origem desconhecida, feita com materiais desconhecidos, por alguém sem qualquer ligação com a empresa Gibson. Existe Epiphone feita na China, Gibson não.

Americana: as Gibson originais são todas americanas.

Mexicana: não existe.

Japonesa: nao existe. Existiram as Orville, diziam que eram muito boas, fabricadas pela Fujigen, mas não são produzidas há vários anos, só se encontram usadas. E existem as Epiphone Elitist, algumas são feitas aqui também, pela mesma Fujigen. Aliás, Fujigen é uma das fabricantes de guitarra mais fodas do mundo, tiro o chapéu pros caras.

bombtrack
uma Gibson Standard está pra mais de 10mil

Pô, 10 mil é dinheiro suficiente para sustentar eu e a minha esposa por meses!

felipelfln
Ah, eu troquei numa Gibson Studio e não gostei muito. Foi por não gostar de Les Paul msm...

Tem que ver o amp que estava ligado, a regulagem, etc. E quando o cara não "casa" com o tipo de guitarra, não tem jeito mesmo. Tem gente que ficaria doida, mas eu não consigo gostar de Stratocaster - nenhuma. Eu gosto do som, mas sempre acho o formato esquisito demais.

dlmchmcr
eu disse praticamente idêntico

É. Praticamente idêntico quer dizer que é tão similar que, para qualquer propósito prático, a diferença não existe. Não é assim. Eu posso te dizer com certeza: são instrumentos diferentes. Não tenho nada contra a Epiphone, mas dizer que é pratcamente idêntico a uma Gibson não faz o menor sentido.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
cara,agora voce me deixou em dúvida até no ano que eu comprei
essa guita.
liguei pra minha mãe aqui cara..ela também não lembra.heheh
mas foi bem por aí cara..era uma guita de 200 dolares..e custou
cerca de uns 550 mesmo.
acho que o lucro do vendedor juntamente com impostos
que fizeram chegar nesse preço;.
mas essa conversa foi boa..
porque voce me fez ficar matutando aqui,e eu já nao tenho certeza se foi em 98 que eu comprei essa merda de epi special.
será que minhas amnésias alcoólicas me fizeram devanear tanto??
suas informaçoes estao corretas conforme uma tabela que eu
achei na net.
mas uma coisa que tenho certeza é que esse famigerado modelo
era baseado em 200 dolares.acredito que mesmo com o dollar a
1,2/1,3 ela não seria vendida na savassi por menos de 550 não.
já a compra se foi boa ou não,acho que nao.
mas meu conhecimento ná época era muito limitado,
hoje em dia ainda é demais,mas pelo menos aprendi a comprar.
a fender que comprei depois dessa epi pagou o preju de tão
barata que foi.
uma strato california de 97 sem nenhum arranhão,que
um playboy do gutierrez me vendeu por 800 reais.acho que foi
o preço que ele pagou comprando fora;tinha ainda o plastico
no escudo trazeiro.
abç

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat

Cara é só fazer as contas em 1998 vc tinha 13 anos de idade... hehehhee

Sobre a Fender California, esse era o preço no Brasil na época do lançamento, 700 dólares, o dolar já estava acima relativamente de 1 real, quando conheci ela, então achava por pouco menos de 1000 reais nas lojas daqui.

Sobre a especial, com 200 dolares a 1,30, ela ficava 260 reais, a conta não fecha 550 até o dolar passar de 2 reais, lá pra 2000 em diante.

MMI
Veterano
# jul/11 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Cara, eu era feliz e não sabia... Época boa para se comprar! Pena que eu estava investindo numas roubadas que me meti, devia ter investido em Gibson! kkkk
Interessante que naquela época, dólar 1:1, uma boa Gibson saía por uns 2 mil. Hoje, dólar 1:1,50, uma Gibson boa 8 mil. Caraca!

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


MMI

É eu vivia babando pelas Les Paul Classic daquela série que era meio reedição da 1960 burst, uma que só tinha cores sunburst, 2400 e era a guitarra mais cara da linha Les Paul hehehhehe

A Jimi Page, custava 4mil reais e era a mais cara da Custom Shop.

theblackstrat
Veterano
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar


nichendrix
mas eu comprei essa fender em 2006..heheh..foi barata mesmo.
vendi por 2300.
mas a conta da epi é o seguinte.
200 dolares era o preço dela na gringa.
colocando importação,lucro e aluguel de uma loja na savassi
como voce bem conhece..
é o preço mesmo.
vendi essa epi por 450 se nao me engano.
a idade que eu tinha era essa mesmo,uns 13 anos.dos 9 aos 13 foi uma giannini tosca sonic ..heheh
pobre é foda..heheh
nó..lembrei agora do dia em que comprei..chego um cara
todo de branco na loja,e tipo..
me ve a melhor fender da casa.
era um médico.chorei de inveja do cara na hora.
e o atendimento dele foi vip.ele saiu muito rápido.
depois o vendedor me disse..estude cara..ganhe dinheiro..
esse dr vem todo mes ou no máximo de 2 em 2 meses e pega o
que tiver de melhor na loja.nossa..fiquei chocado.
a única guitarra mais cara que tinha lá era uma gibson
do ace do kiss de 3 hbs e tals...que eu particularmente acho
paia demais..;e acho que esse dr também não curtiu.
mas voltando ao cerne,a guitarra era uma de 200 doletas,
mas não acho que seria vendida por 200 dolares convertidos
em real na hora na loja.
a loja pagou 200 dolares.mas o otário aqui pagou 550.
abç

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


quer dizer..a loja deve ter pago uns 23 dolares nela..kkkkkkkk
pura zueira..

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
200 dolares era o preço dela na gringa.

Cara, acho que não, porque esse era o preço da LP-100 naquela época, em algum lugar em Teresina eu tenho o catalogo americano da Epiphone de 97 ou é 98 com o price list, mas nessa época a Special não tava batendo nem 100 dolares direito lá fora.

E a Ace Frehley, se fosse custom shop era 3600 na época, um amigo meu tem uma que comprou na época, depois lançaram ela de série. Era uma puta guitarra, outra que eu me amarrava muito, e um top de cair o cu da bunda.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


nichendrix
velhinho..nao curto mesmo pelo visual..nem essa lespa de 3 hbs
nem as sgs de 3 hbs..
mas desconheço as possibilidades timbristicas que ela proporciona.
deve ter um algo a mais..que eu como fã de rock,nunca achei que
o ace merecia..
não acho que seja um bom guitarrista ao ponto de precisar modificar
uma les paul..
mas isso é coisa da minha cabeça..com certeza é muita guitarra
aquela..tava na vitrine da loja..
mas diz ae..voce nunca foi de namorar essa loja nao?
nem sei se ela ainda existe.
aquela perto do mc donalds da savassi.uma porta só e tals.
tinha muita coisa boa lá.
abç

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
curiosidade..
aí no japão tem um mercado de usados fluente?
acha-se fenders/tokais/stratos perfeitas antigas made in japan
na boa?
outra..
voce pratica aikido aí?
att

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


De novo essa discussão inútil e boba.... Facepalm mode...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Standard vs Epiphone Les Paul Standard