Gibson Les Paul Standard vs Epiphone Les Paul Standard

Autor Mensagem
dlmchmcr
Veterano
# jul/11 · Editado por: dlmchmcr


Primeiro de tudo: ESQUEÇAM ISSO! Estou criando este tópico para evitar mais tópicos como: "Que Les Paul eu compro? Epiphone é boa? O quão a Gibson é melhor do que a Epiphone?"

Estou interessada em uma Epiphone Les Paul Standard Cherry Sunburst (sim precisa ser dessa cor), e então fui pesquisar videos no Youtube, coisas como reviews e comparações entre a marca e a sub-marca, e tirei minhas próprias conclusões:

- "Epiphone não presta! É sub-marca!" - E daí? Não podemos julgar por isso sem termos experimentado ou comparado o som das duas. Lembrando que cada músico tem seu gosto, seu próprio ouvido, uns podem gostar, outros não.

- "Os captadores chiam! As tarrachas não seguram a afinação por muito tempo!" - Quantos meses, semanas, você quer que sua guitarra permaneça afinada? Eu não sei vocês mas, meu pai me ensinou que, todos os dias, antes de tocar, era quase de lei afinar o violão, e mesmo estando afinado, eu checava todo santo dia (e olha que era um tonante de 30 anos), hoje com o meu Tagima, faço a mesma coisa, e se eu comprar uma Gibson da vida farei a mesma coisa. Obviamente os capitadores e tarrachas, mesmo blindados, vão ser de qualidade inferior, mas eles são ótimos, ou até exelente, sem exagero, para uma guitarra que custa cerca de 3 vezes menos que uma Gibson do mesmo modelo.

- "O som mais parece com o de uma Strato do que de uma Les Paul" - Errado! Verificou a chave e o tom da guitarra? O seu amp é de boa qualidade? E o cabo, que poucos dão importância, não está partido,frouxo, é de boa qualidade também? - Vi uns videos e o som é praticamente IDÊNTICO. Não venha com essa de que o som parece de uma telecaster, de um berimbau, o que quer que seja; antes escute, experimente.

- " O desenho do corpo, braço, headstock, isso e aquilo, é feio! Não parece uma Les Paul!" - Aposto que se eu pegasse as duas do mesmo modelo e cor e tampasse o headstock, escondendo a marca e talz, você não saberia me dizer qual é qual. O desenho e proporção são, assim como o som praticamente idênticos.

- "A madeira é feita de compensado! isso e aquilo!" - Não senhor, elas não são feitas de compensado, se eu não me engano, as laterais e fundo são em Mogno, a tampa em Maple, e braço em Jacarandá (RoseWood). Não tem nada de compensado na guitarra.

É isso aí povo, se não querem, ou não têm condições de comprar uma Gibson, a Epiphone é uma excelente escolha, lembrando que Gibson é Gibson, logicamente é muito superior, mas o que vale mais é sua própria opinião. Arigato Gozaimasu.







o link da minha pesquisa:
http://www.youtube.com/results?search_query=+guitarra+epiphone+les+pau l+standard+review&aq=f

Slice2010
Veterano
# jul/11 · Editado por: Slice2010
· votar


Parabéns!,Finalmente alguem que não jogou pedra na Ephiphone.
Concordo Plenamente =D,gostei do video =O explica bem mesmo a diferença.

E alias sabe se é dificl achar uma gibson studio sem os captadores p-90? acho aquilo estranho x.x.

A cara do cara do video é zuada hysahusahusa

MMI
Veterano
# jul/11
· votar


dlmchmcr

Gibson é Gibson, logicamente é muito superior

É isso.

Cada um tem o que pode ter e que atende suas expectativas. Simples assim. Por analogia que você escreveu, Epiphone é inferior. Mas não quer dizer que seja um lixo.

Bog
Veterano
# jul/11 · Editado por: Bog
· votar


dlmchmcr

Adianto que não tenho nada contra a Epiphone, mas tem alguns pontos que eu quero comentar:

fui pesquisar videos no Youtube, coisas como reviews e comparações entre a marca e a sub-marca, e tirei minhas próprias conclusões:

Desculpa, mas ver vídeos gravados por outras pessoas não permite a ninguém tirar suas próprias conclusões. Você não sabe as condições em que o som foi capturado, não tem como sentir o conforto e tocabilidade do instrumento, sem contar que o áudio no YouTube é lossy, ou seja, há perda de qualidade.

Ver um vídeo no YouTube é diferente de ouvir uma gravação em estúdio, que é diferente de ouvir a guitarra sendo tocada na tua frente, que é diferente de tocar a guitarra.

Quantos meses, semanas, você quer que sua guitarra permaneça afinada?

Normalmente, quando eu falo que uma guitarra não segura a afinação, estou falando que ela desafina ENQUANTO ESTÁ SENDO TOCADA. Minha primeira guitarra desafinava tanto que cada palhetada era uma surpresa, você nunca sabia que nota ia sair, hahaha.

Vi uns videos e o som é praticamente IDÊNTICO

Discordo, e discordo com muita ênfase. Uns 5 anos atrás eu fui todo faceiro na loja pensando em comprar uma Epiphone Standard. Saí da loja com uma Gibson. A diferença era enorme. A captação, totalmente diferente. Não é um vídeo do YouTube que vai mostrar isso para você.

se eu não me engano, as laterais e fundo são em Mogno

Muitas vezes, anunciam como mahogany mas na verdade usam nato, que seria "mogno asiático", uma espécie diferente do mogno que se encontraria na Amazônia, por exemplo. Não que isso seja um problema para mim, soando bem tá bom, mas tecnicamente não é a mesma madeira.

Arigato Gozaimasu.

よろしく

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Arigato Gozaimasu.

hehehe,aikido na veia!!

yudanshas rules!

Tulio Estevam
Veterano
# jul/11
· votar


Continuo acreditando que com o mercado hoje em dia e com guitarras como CLP2 (lemondrop), Vintage da Wilkinson e até SX (que fica entre os mil paus), não compraria um Epiphone. Sim, são ótimas guitarras, mas vejo as Les Pauls da Epiphone como uma marca entre essas que citei e acho possível achar uma guitarra tão boa quanto por preços mais baixos, visto que até por ser "submarca" da Gibson, ajude a elevar o preço um pouquinho. O bom é o o corpo ultrafiel ao de uma Gibson original. Com um pouco mais do que se gasta pra comprar guitarras Epiphone - ainda mais dependendo do modelo - é até preferível investir em uma Gibson LP Studio ou até mesmo uma Esp Ltd Deluxe Ec-1000. Minha Opinião, Abraço!

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
sabe se é dificl achar uma gibson studio sem os captadores p-90?

A Studio normal vem com humbuckers.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
490 e 498 se não me engano é o padrão das studios.
mas acho que tem com 500 t,e esses p.90
vem nessa reissue 1960.
também acho que estraga o visual da lespa.
att

Bog
Veterano
# jul/11
· votar


A propósito:

dlmchmcr
13 anos, Praia Grande / SP, Brasil


Slice2010
14 anos, Sumaré / SP, Brasil


Carajo, molecada falando de comprar Gibson e não sei mais o que. Eu só fui tocar em guitarras de gente grande aos 24! Ou eu era mais pé-rapado do que pensava ou as coisas mudaram radicalmente nos últimos 5 anos. O.o

Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Mudaram sim o.O conheço gente de 9 anos que tem gibson standard o.O meu amigo mesmo com 15 tem gibson slash signature ;O

Bog
Veterano
# jul/11 · Editado por: Bog
· votar


Slice2010

Por um lado eu penso: que bom, porque começar como eu, com uma Tonante Fender (é, com e) desmotiva qualquer um. Sempre é bom ver as coisas se tornando mais acessíveis.

Por outro lado, eu penso: "putz, eu precisei ralar muito para conseguir minha primeira Gibson, agora vem essa molecada e compra a deles assim, com o troco do lanche? Puta falta de sacanagem!"

(ahhaha)

Mas eu não sabia que as coisas tinham mudado tanto. Vi que o dólar caiu, mas não sabia que os preços das guitarras tinham despencado. Tem certeza que não é você (ou teu pai) que tem condições financeiras muito acima da média?

Slice2010
Veterano
# jul/11 · Editado por: Slice2010
· votar


Cara se vc ver a minha casa vai dizer que eu sou classe media certeza x.x,agora não sei se é meu pai que não gosta de comprar coisas exageradas ou o preço ta caindo mesmo x.x

E olha ainda que vc começou com fender x.x eu comecei com memphis strato o.O e agora to na phoenix les paul e embusca duma ephiphone ou gibson =D

maspn
Veterano
# jul/11
· votar


não é porque uma é melhor que a outra não presta.

hahaha. tem muita gente aqui que gibson é psicologico, se por os mesmo pickups e tampar o headstock, a pessoa nao saberia diferenciar qual é qual.

bombtrack
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
conheço gente de 9 anos que tem gibson standard o.O

Bog
Por outro lado, eu penso: "putz, eu precisei ralar muito para conseguir minha primeira Gibson, agora vem essa molecada e compra a deles assim, com o troco do lanche? Puta falta de sacanagem!"

Bem, eu não tenho nada contra alguém com 9 anos ter uma Gibson mas eu acho desnecessário. A única vez que eu peguei em uma Guitarra boa foi para testar um cabo.


Mas eu não sabia que as coisas tinham mudado tanto. Vi que o dólar caiu, mas não sabia que os preços das guitarras tinham despencado.

não sei como eram os preços de guitarras alguns anos atrás mas eu não acho que o preço das guitarras despencou, tanto é que uma Gibson Standard está pra mais de 10mil o.O

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
o bog começou de tonante fender,não foi fender nao..hehee
Bog
cara antigamente pra mortais brasileiros da classe media pra baixo,
era impossivel ter uma gibson..eheh
hoje tá mais acessivel até pelas questões de parcelamento.
mas pra minha realidade continua bem impossivel comprar uma
aqui em loja.
a unica forma de eu comprar uma gibson continua sendo
juntando grana demais,e alguém trazendo de fora pra mim;
o negócio é que os papais de hoje parecem ser mais gente boa.
e a quantidade de pessoas que sairam da classe media b e passaram pro conforto aumentou muito.
att

Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Vejam na Barra Music do RJ,Gibson Standard 9.500R$
Link: http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_104690_1526_Guitar ra-Gibson-Les-Paul-Standard-Traditional--Made-in-USA--Light-Burst--Com -Case

Acho que o fato de meus amigos terem gibson seria porque parente deles moram nos USA x.x

Meu avô mora nos USA e disse que vai me dar uma guitarra de natal x.x
Agora tenho que escolher a melhor que vier ao meu gosto x.x

Tava até pensando para não fazer ele gastar demais uma ephi standard x.x
Agora se ele concordar com a gibson ai n posso fazer nada xD

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
Slice2010
o cavalo selado só passa na sua frente uma vez pra voce
montar,e nesse caso parece ser um árabe,puro sangue ingles..
se fosse voce montava logo numa gibson pois será guitarra
pra sempre.e avo não é pra sempre.
abç

maspn
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010 = x.x?

Fidel Castro
Veterano
# jul/11
· votar


Eu acho que a molecada que toca a pouco tempo devia se desligar um pouco de ficar atrás de equipamento, e ir atrás do seu som próprio antes.


Não estou julgando ninguém, mas pra quem minha frase encaixar, aconselho que faça isso.

Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
Slice2010
o cavalo selado só passa na sua frente uma vez pra voce
montar,e nesse caso parece ser um árabe,puro sangue ingles..
se fosse voce montava logo numa gibson pois será guitarra
pra sempre.e avo não é pra sempre.
abç


Poxa cara até emocionei depois dessa o.O!
Meu avô ta bem de vida mais a idade ferra tudo no mundo né. 62 anos a coisa já é diferente
Vou aproveitar e "montar na gibson"...

nichendrix
Veterano
# jul/11
· votar


Bog
Mas eu não sabia que as coisas tinham mudado tanto. Vi que o dólar caiu, mas não sabia que os preços das guitarras tinham despencado. Tem certeza que não é você (ou teu pai) que tem condições financeiras muito acima da média?

As coisas não mudaram, o que mudou foi o tamanho do peixe que que o gato comeu hehehehhe.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
exato,voce sempre vai olhar pra ela e pensar
que avo eu tenho,ou tive..futuramente.
uma gibson assim é uma dádiva!
heheh

Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Eu acho que a molecada que toca a pouco tempo devia se desligar um pouco de ficar atrás de equipamento, e ir atrás do seu som próprio antes.


Não estou julgando ninguém, mas pra quem minha frase encaixar, aconselho que faça isso.


Muitos concordam com você,vou dar uma de representante da molecada de hoje já que to aquí no cifra club...
"Estamos indo atrás de nossos sonhos"
Tenho uma banda já tocamos em varios lugares,EU mesmo tenho dinhero pra comprar uma studio aquí no brasil,mais EU mesmo sei que o preço aquí é absurdo -.-'

Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
exato,voce sempre vai olhar pra ela e pensar
que avo eu tenho,ou tive..futuramente.
uma gibson assim é uma dádiva!
heheh


Aprender com quem é mais velho é uma arte,se emocionar com isso faz parte ;D!

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Slice2010
faça vir uma gibson standard dos EUA,
se voce gosta de tocar e pode ter uma gibson aproveite a oportunidade.
ou sofrerás eternamente queimando
no marmore quente do arrependimento de quem
poderia ter uma gibson mas vai ficar olhando aquele
head epi forever!!ahu
huashus

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


dlmchmcr

Lembre-se que a Vintage V100 é o mesmo preço da Epi Standard fora do brasil. A epi é supervalorizada aqui. Tem as Walczack...

Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Alias alguem poderia me explicar qual a diferença de Gibson Chinesa,Americana,Mexicana,Japonesa e por ai vai?

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


Ah, eu troquei numa Gibson Studio e não gostei muito. Foi por não gostar de Les Paul msm... Mas foi BEM MENOS do que eu esperava de uma guitarra tão elogiada, idolatrada... E vc terá a mesma impressão (acho)...

Slice2010
Veterano
# jul/11
· votar


Ah, eu troquei numa Gibson Studio e não gostei muito. Foi por não gostar de Les Paul msm... Mas foi BEM MENOS do que eu esperava de uma guitarra tão elogiada, idolatrada... E vc terá a mesma impressão (acho)...

Tá aí alguem que tocou e sabe do que está dizendo,respeito sua opnião ^^

nichendrix
Veterano
# jul/11 · Editado por: nichendrix
· votar


theblackstrat
cara antigamente pra mortais brasileiros da classe media pra baixo,
era impossivel ter uma gibson..eheh


Eu discordo veementemente, 14 anos atrás comprei minha primeira Gibson por 1500 reais, no caso era uma semi-sólida ES-135, que equivalia em preço a Les Paul Standard. Naquela época o salário mínimo era 120 reais, ou seja com pouco mais de 12 salários mínimos você comprava uma Gibson que era considerada da linha médio-top. Dava pra comprar Les Paul Studio e SG Standard por 1000 reais naqueles tempos, ou seja, em torno de 8 salários mínimos.

Hoje faz as contas, a LP Standard mais barata vai sair por algo em torno de 18 a 20 salários mínimos, nova, na loja, importada oficialmente. As Studio, estão em torno de 10-12 salários minimos.

Já a classe média que naqueles tempos ganhava em torno de 10 a 30 salários mínimos, hoje não tem mais esse poder aquisitivo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Standard vs Epiphone Les Paul Standard