Pq a dificuldade em localizar a nota no braço

    Autor Mensagem
    fathertime
    Veterano
    # dez/03


    Eu queria entender por que guitarristas têm tanta dificuldade em dizer instantaneamente qual é a nota em uma determinada casa da guitarra.

    Eu sei que a guitarra tem várias casas...ainda tem aquele lance de saber qual é a afinação que a guitarra tá, mas pq tanta dificuldade? Alguém sabe ver instantaneamente?

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    pq eles geralmente aprendem a decorar escalas e o som das notas, naum o nome delas...

    Ja1
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    meu professor fala na hora, mas eh soh com tempo e com estudo q vc decora

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    isso mesmo,´no começo é bpom entender o som da nota, e sua função numa música onde vc pode usa-la...
    as vezes um bom guitarrista pode falar que nota que é pelo som dela. mas naum pela casa, pq tem muitas casas e vc at´[e saber que número é essa casa... a não ser que seja nas primeiras casas...

    fathertime
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Dennis_Tecladista_Doido
    Ja1

    Se eu fosse guitarrista eu tentaria saber qual é a nota instantaneamente. Sabendo isto deve ser bem mais fácil improvisar, etc...(se bem q eu não entendo muito de guitarra)

    OmegaZer0
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Cara, tem vários maçetes, como decorar as tríades e decorar a posiçào de cada nota da tríade em relação à tônica, decorar a posição das oitavas... o resto dá pra contar rápido

    caiohleal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    fathertime
    vc toca o q?
    provavelmente piano, acertei?

    JaCaMaN
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    tem q dar tempo ao tempo para isso

    Lodewijk
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    o cara tem q meio q decorar, uns decoram mais rapido, outros demoram um pouco mais....


    eu sei instantaneamente, mais ou menos até a 5 casa...

    fathertime
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    existe algum exercício para poder "se achar" mais rapidamente no braço da guitarra?

    caiohleal
    quase...teclado

    Black_Guardian
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    kra um amigo meu q ta começando ele keh por uns esparadrapos com aos nomes das notas(tipo nakeles teclado) pra fica mais facil ai depois ele tira. sera q isso eh bom, tavel ele fike meio viciado e dpois naum consiga fazer sem

    king_arthur
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: king_arthur
    · votar


    fathertime
    Se eu fosse guitarrista eu tentaria saber qual é a nota instantaneamente. Sabendo isto deve ser bem mais fácil improvisar, etc...(se bem q eu não entendo muito de guitarra)

    pior q nao... eh q eu tah acostumado no teclado neh?
    eh bem mais facil saber as notas no teclado pq eh um desenho repetitivo por todas as oitavas... na guitarra eh diferente... pra improvisar na guitarra eh melhor saber as escalas e nao as notas uma por uma.... jah no teclado, eh mais facil saber q notas que se pode tocar e que notas nao se pode...
    tipo, na guitarra a escala eh um desenho que pode se transpor facilmente pra qualquer tom e qualquer casa... jah no teclado, eh mais facil saber os acidentes daquela escala pq custa tempo ficar transpondo, por exemplo toda a escala de do maior para sol maior , quando se pode apenas saber que o fá eh sustenizado, o q eh bem mais facil e rapido.... ;)

    heek_
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Aê galera não esquenta com isso não meu, comigo foi tipo assim, eu fui tokando sem me preocupar muito com isso, e de repende eu comecei a indentificar o D, Bm, E, Em, Am, A7 e assim quando escuto uma música jah fiko ligado, mas sempre tem confusões... Por exemplo antes eu confundia o G com o C mas depois eu fui me acostumando, para facilitar basta fikar de olho no baixo da música e em seguida procurar na guita...
    Valew galera!!!

    lancedark
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    que mane decorar nome para tirar as musicas vc nao precisa saber o nome das notas e sim achar o som..

    achar o baixo eh bom mas se for musica com batida tb lembre de procurar a nota mais aguda dentro dos acordes.

    improvisar na guitarra eh escala e cima de escala no fim vc acaba fazendo sempre a mesma coisa eh facil, quem ve pensa que vc toca muito mas nao passa de uma grande decoreba desde que vc saiba o que esta fazendo...

    Carlos Sesti
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    eu sou tecladista, no teclado eu identifico na hora, assim improviso sabendo bem o q to tocando....mas na guitarra eu nao consigo, eu vo indo pelo som, saca...na guitarra eu so sei as notas das marcações da escala e tal, pq o resto do braço eu tenho que fica olhando e contando, mas nao consigo guardar...falo...

    caiohleal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Era o q eu ia dizer, como vc toca teclado, o desenho é sempre o mesmo e vc ñ tem motivo pra se perder....ja na guita é mais foda

    guitartrek
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    posso falar sobre esse assunto com grande certeza porque tenho o braço memorizado.

    primeiro uma dica:

    as bolinhas que estão no braço todo não são enfeite, saca só:

    1* vc precisa memorizar a posicao das bolinhas até a 12a casa assim: 3a, 5a, 7a, 9a, 12a (esta casa tem 2 bolinhas).
    2* depois da 12a casa, vc vê as bolinhas do braco como se o braco recomeçasse a partir da 12a casa, e repete 3a, 5a, 7a, 9a, 12a. Isto porque depois da 12a casa as notas se repetem, e o G que esta na casa 3 da corda mi é o mesmo G que esta na casa 15 da corda mi.


    depois um programa pra memorizar que eu mesmo fiz em delphi: (sou programador ha 16 anos)

    http://www.******************/?page=programas
    (neste endereco baixem o programa FindNotes.zip)

    agora um exercicio prá fazer a qualquer hora, até mesmo sem a guita na mão: (este não é meu, peguei num site gringo)

    http://geocities.yahoo.com.br/guitartrek/index.htm
    (neste endereco, entrem em memorizando o braço)

    bom é isso ai, e olha, falo isso tudo com plena certeza, porque tenho o braço inteiro memorizado, e usando o programa em delphi todo dia prá treinar, a cada dia que passa, acho as notas mais rápidamente.

    guitartrek
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    putz, censuraram a pagina onde esta o programa porque ?

    guitartrek
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    só prá esclarecer pessoal, pra improvisar uso mais shapes de escalas.
    escalas não são tudo, tem as triades tambem, e ter o braco memorizado ajuda muito pra usar elas.
    alem do que, se você tem o braço memorizado, e tem tambem memorizado as formações de acordes, tipo:
    C7 - C,E,G,Bb
    você consegue achar o mesmo acorde em varios lugares diferentes do braço, e faz isso com grande rapidez.
    ou seja, você consegue se livrar da memorização e dos dicionários de acordes.

    guitartrek
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    mudei o programa de provedor
    quem quizer baixar, ta aqui:

    http://geocities.yahoo.com.br/guitartrek/FindNotes.zip


    flw

    Carlos Sesti
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    bem legal teu programa...é legal pq ajuda vc a raciocina mais rapido...ae com o tempo e a constancia de uso do programa, a sua mente grava tudo....legal...vo procura usa sempre....falow...

    guitartrek
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Carlos Sesti
    Legal que você tenha gostado.
    Realmente tenho o braco inteiro gravado, e isso ajuda muito na hora de achar acordes em outras regiões do braço, entre outras coisas como falei.
    Mas sabe cara, teoria é só 30% da coisa.
    Tem mais 35% de técnica/velocidade.
    E mais 35% de feeling/criatividade, e é nessas 2 últimas que o bicho pega realmente.

    Abração cara ;)

    Tuco_Hendrix
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Ae amigo diz que a pagina não ta disponivel
    não consegui pegar seu programa
    :-)

    vhnr
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    vc tem q clica com o botao direito e clica em "salvar como"

    guitartrek
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Tuco_Hendrix
    espero que vc tenha conseguido pegar, senão, me dá seu mail que eu te envio
    vhnr
    obrigado por ajudar nosso amigo ai em cima

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pq a dificuldade em localizar a nota no braço