Técnicas de Guitarra e Violão

    Autor Mensagem
    Kingeer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Kingeer


    Galera, procurei bastante, achei tópicos similiares ao meu, mas nada conclusivo e muito bagunçado, então resolvi criar este tópico com as técnicas de guitarra e coloquei de violão também, pois a maioria pode ser executada no violão, menos as de alavanca.

    Então lá vai:

    Bend

    Existem 5 formas diferentes de fazer o Bend, ou seja 5 modos.

    Bend Comum: Dentre todos é o mais corriqueiro e mais usado, consiste em tocar a nota e puxar ou levantar a corda a fim de conseguir atingir outros tons ou commas.

    Bend Realese: Esse tipo de Bend é bem parecido com o comum, mas ao invés de apenas levantar a corda, também deverá abaixá-la novamente até o ponto em que ela se encontrava antes.

    Bend Realese Bend: Faça a mesma coisa que o Bend Realese, suba a corda desça-a e agora terá que puxála e levantá-la novamente, ou seja esse bend seria mais ou menos assim: /\/.

    PreBend: Essa técnica de Bend, ao invés de tocar e depois puxar a corda, deverá primeiro levantar a corda, para depois tocá-la.

    PreBend Realese: Deverá fazer a mesma coisa que o PreBend, mas agora deverá também descer a corda até que ela chegue novamente ao ponto que estava antes.

    Ligados

    Existem 5 categorias de ligados, que são técnicas que permitem que o instrumentista ligue notas entre si, para que o tempo entre 1 nota e outra seja menor.

    Hammer On: Consiste em tocar uma nota, por exemplo, tocar na 5ª casa e "martelar" a casa nove (Por favor, não pegue um martelo e bata na escala da sua guitarra) martelar no sentido de tocar uma casa normalmente e ao invés de tocar a próxima, de certa forma "ligá-la" a outra nota.

    Pull Off : Esta técnica é a mesma coisa que o Hammer On, mas agora ao invés de "martelar" notas para frente, esta é para trás, por exemplo: Da casa 3 à casa 1.

    Tapping: Técnica popularizada por Van Hallen, não é necessariamente um ligado, mas pode ser tocado como um, consiste em ao invés de tocar uma nota normalmente, deverá tocá-la com os dedos da mão direita ou esquerda e não palhetar podendo assim unir notas ligando-as através do tapping, por exemplo: começar o tapping na casa 7 com um dedo da mão esquerda e terminá-lo na casa 10 com um dedo da mão direita.
    Pode ser tocada notas separadas com apenas a casa 8 com um dedo de qualquer mão desde que não seja palhetada.

    Slide: Permite ao guitarrista ligar notas "deslizando" pela escala da guitarra, como por exemplo: tocar a casa dois e deslizar até a casa 7 palhetando uma única vez e tocando duas ou mais notas de.

    Legato Slide: Esta técnica eu considero-a a mais difícil, consiste em fazer um slide e um Hammer on ou Pull Off ao mesmo tempo.

    Trill: É uma junção do Hammer On e do Pull Off, um exemplo é executar um Hammer On da casa 4 à 5 e fazer um Pull off da 5 à 4 novamente, geralmente é executada rapidamente e várias vezes.

    Vibratos

    Existem quatro tipos de Vibratos.

    Vibrato comum: Tem uma duração de tempo maior que o Wide Vibrato e o guitarrista deve tocar a nota quase como um Bend, mas deve fazer a corda ficar subindo e descendo com uma distância bem mais curta que o Bend e mais rápido.

    Wide Vibrato: É a mesma coisa que o Vibrato Comum, mas este é mais curto e deve apresentar um som mais "encorpado".

    Tremolo Vibrato: Pode ser feito apenas em guitarras com Ponte de alavanca, consiste apenas em tocar a nota e usar a alavanca.

    Dive Bomb: Técnica utilizada por Van Hallen e geralmente funciona melhor em guitarras com ponte Floyd Rose, consiste em puxar a alavanca e só depois tocar a nota e soltar a alavanca lentamente.

    Técnicas de Palhetada, Harmônicos e Mutes

    Existem seis técnicas no total englobando essas três categorias.

    Palm Mute: Essa técnica consiste em tocar a nota e depois abafá-la perto da ponte com a mão direita.

    Nota Morta ou Death Note: A mesma coisa que o Pam Mute, mas agora ao invés de tocar a nota e depos abafá-la, ela já deve ser tocada abafada.

    Nota Fantasma ou Gosth Note: Deve-se tocar a nota de uma forma quase que igual à Nota Morta, mas não se dever abafar, ela deve aparecer mas muito fraca, para realizá-la deve ao invés de tocar a nota normal, encostar de leve em cima da corda no rumo do traste desejado e tocá-la quase que um harmônico, mas com u som fraco.

    Tremolo Picking: Para fazer esta técnica deve tocar a nota muitas vezes consecutivas e rapidamente que é melhor realizada com palhetada alteranda, lembra um pouco o estilo das músicas espanholas.

    Grace Note: É na verdade um harmônico de uma nota, por exemplo, se na tablatura vier para tocar a casa 15 e antes desse 15 vier um 15 bem pequeno é um Grace note, ou seja, um harmônico da mesma nota que será executada posteriormente.

    Harmônico Natural: Consiste em tocar a nota desejada encostando de leve sobre a corda no rumo do traste, não apertando a nota, apenas esfolando o dedo.

    Harmônico Artificial: Consiste em fazer um Harmônico com a palheta, deve se manter o dedão da mão direita bem junto à ponta da palheta, e quando tocar a nota com a palheta rapidamente esfolar o dedo na corda.

    Nota acentuada : Consiste em tocar uma nota para que ela saia mais forte, com mais ênfase.

    Nota muito Acentuada: A mesma coisa que a nota acentuda, mas deve ser mais forte ainda.

    Bom Galera, tomara que eu tenha contribuído para os que não sabiam destas técnicas e ao mesmo tempo ajudar os novatos na guitarra.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Kingeer

    Galera, procurei bastante, achei tópicos similiares ao meu, mas nada conclusivo e muito bagunçado

    Legal, cara. Mas eu acho que este tópico oficial aqui é bem organizado.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124871/

    Vc viu lá tbm? Ele é completão...

    PeedroArcuri
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Só uma correção mínima.
    Pelo que eu sei, Van Halen não inventou o Two hands, e sim popularizou isso.
    Enfim, legal o tópico cara, vai ajudar a galera que ta começando.

    Kingeer
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Kingeer
    · votar


    É cara eu procurei e não achei, mas mesmo assim ta aí pra quem quiser, essas técnicas eu me baseei nas técnicas mais profundas e pouco conhecidas de Partituras além das mais usadas nas Tablaturas.

    E PeedroArcuri, me desculpe por ter colocado isso que o Van Hallen criou mas eu achei que fosse mas mesmo assim valeu pelo toque, acabei de corrigir aqui no tópico.

    Musicoo
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Musicoo
    · votar


    Meu tópico foi fechado, por isso estou upando aqui!!!


    Há alguns dias fizeram um limpa aqui em casa, e levaram minha guita e meus dois violões.. Como eu sou estudante de violão dei prioridade de comprar um violão de nylon, comprei um yamaha c70.. Comecei a estudar também algumas tecnicas de guitarra para não inferrujar, to estudando palhetada alternada e Sweep com arpejos, tudo no metronomo, to pegando firme, algumas horas por dia. Queria a opnião de vcs, se ta valendo o trampo e quando eu pegar numa guita vai dar o mesmo efeito como se eu tivesse treinando na guita..

    Valeus, abç!

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Aproveitando o gancho... alguem manja de Chicken Picking? nunca entendi mto bem... já sei q nao é palhetar a guitarra com um frango... ahuahuah

    Musicoo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    upando aqui

    Musicoo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    nada?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas de Guitarra e Violão