Onde esta o problema? Problema com equipamentos

Autor Mensagem
DecPeople
Veterano
# jul/11


Comprei recentemente os seguintes equipamentos:

Jackson dx10d - Captadores Seymor Duncan

Amplificador Marshall Class 5, valvulado.

E comprei um pedal Overdrive/Distortion 0s-2 da Boss para conseguir a distorção sem precisar por o amp no volume 10..

A banda que mais gosto de tocar é Metallica e ai que esta o problema, não consigo chegar nem perto... O problema é a guitarra, amp, captadores, pedal ou eu mesmo? Sempre parece algo faltando, sinto o som muito "sujo" com a distorção sendo arrastada, não fica aquele som pesado e limpo do Metallica..

strinbergshredder
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople
POSSIVELMENTE esse pedal pode ser fraco para tocar metallica.
podia experimentar o Digitech metal master, ou metalzone, etc...
alem disso , os captadores SD são bons, mas existem diferentes tipos de captadores para diferentes tipos de som, alem de que humbuckers fazem uma enorme diferença no som e na qualidade da distorção..

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople

Ah, cara, vc tem um equip legal. Num fica perseguindo o timbre dos caras, vc tem como criar ótimos timbres seus. Lembra dos guitarristas consagrados pelos seus timbres únicos e ótimos (isso é mais relativo, né).

Rodrigo_30horas
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople

Eu acho que a guitarra do Metallica vai em outra pegada que a tua...

Os caras usam ESP's Explorer series (base) com EMG's (geralmente 81 e 85) ativos, e captador ativo muda toda a história...

Acho que o ampl não é o problema at all. talvez os pedais, já que o metallica usa muito wah wah, e uns efeitos de fade in/out e outras coisas assim... Nunca é só over. e dist.

Mas o que achei mais sensato nas respostas foi o colega:

felipelfln
vc tem um equip legal. Num fica perseguindo o timbre dos caras
Se inspirar sempre, querer o mesmo som... Sai dessa... :-)

Doggy
Veterano
# jul/11
· votar


Cara, você tá com um pedal de "ganho médio" com o drive no talo! Isso não tá certo!!! rs...

Você pode usar um booter ou comprar outro pedal com uma distorção High-gain.

Se ter muito dinheiro sobrando: Um Mesa/Boogie Triaxis, rs...

celotoledo
Veterano
# jul/11 · Editado por: celotoledo
· votar


DecPeople

Pergunto, toca a quanto tempo?

Muitas vezes, no começo principalmente, procuramos nos equipamentos as soluções para nossas próprias deficiências....

Joel_ESP
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople
Devem ser os captadores mesmo. Geralmente captadores que são passivos e cerâmicos tem muito ganho, mas não tanta limpeza, e é isso que os EMG proporcionam, alta saída e som bem nítido.

Ah ia esquecendo:
A banda que mais gosto de tocar é Metallica
Eu também \O/ *-*
Abç.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople
Se tu quizer tocar com todo aquele peso, vai precisar de um par de EMGs, um "pedal de homem".

E treinar pra caralho tbm né! Por que boa parte do peso e nitidez nas músicas em geral no metal vem no jeito de como você "senta a mão" pra tocar um power chord, ou no jeito que tu abafa as cordas num riff, etc...

Tem saber abafar bem, na hora certa, e não pode tocar como uma fresca, senta o baraio, se tua mão não ficou vermelha depois que tu tocou é proque não tocou bem, entende?

makumbator
Moderador
# jul/11 · Editado por: makumbator
· votar


Joel_ESP

Seymour Duncan não é mais uma boa marca? Não precisa de captador ativo para tocar metal(muitos guitarristas de metal NÃO usam captadores ativos). Há vários captadores da SD que mesmo sendo passivos, tem saída alta.

O primeiro álbum do Metallica, por exemplo, NÃO foi feito com EMG ativo.

Viciado em Guarana
Se tu quizer tocar com todo aquele peso, vai precisar de um par de EMGs, um "pedal de homem".

Lorota pura! Não existe isso de "captação de homem"... e o peso da gravação vem de vários fatores(inclusive exteriores à parte de guitarra), e nenhum deles está relacionado a ser mais ou menos homem.

Doggy
Veterano
# jul/11
· votar


makumbator

Há vários captadores da SD que mesmo sendo passivos, tem saída alta.

Eu particularmente prefiro SD, os EMG quase não têm médios aparentes, sei lá, muito sem sal...

Sem falar que EMG + High Gain já virou clichê, sei lá, os timbres das bandas de metal atuais no fundo são parecidos.

Captador ativo e com um som legal que eu conheço são os Seymour Duncan do Dave Mustaine... Praticamente um JB TB-4 + Preamp - Ruído. Mas mesmo assim, ainda sou mais o JB, rs...


Lorota pura! Não existe isso de "captação de homem"... e o peso da gravação vem de vários fatores(inclusive exteriores à parte de guitarra), e nenhum deles está relacionado a ser mais ou menos homem.

O peso em sí está mais associado a Equalização do que qualquer coisa...


Abç!

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


makumbator
e o peso da gravação vem de vários fatores(inclusive exteriores à parte de guitarra), e nenhum deles está relacionado a ser mais ou menos homem.

Claro que tá relacionado!
Pra você conseguir um metal decente tu tem que ser macho igual esse cara aqui!

hehehehe!
O "pedal de homem" é zueira man! Apenas usei um termo chucro pra um "pedal de distorção com ganho bem alto"!

Geralmente o peso extremo vem de um bom conjunto guitarra (preferencialmente 2), baixo e batera, né (bem equalizados)?

Van_Lorien
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople
Por melhor que seja, o Marshall Class 5 definitivamente não foi concebido para Metallica e afins. Ele é um single ended de baixa potência com falante de 10", numa praia"little bluesbreaker", cheio de médios e com um overdrive que "fuzzeia" e comprime no final.

Quem sabe se usar ele clean/crunch com um pedal high gain scooped pode ser que se aproxime um pouco mais do que tu quer, mas mesmo assim já vai ficar longe. Peso e punch também depende muito da potência pois quanto mais potência, mais o falante é movimentado.

Abs

Doggy
Veterano
# jul/11
· votar


Geralmente o peso extremo vem de um bom conjunto guitarra (preferencialmente 2), baixo e batera, né?

Isso fez eu lembrar de quando eu tava gamado no timbre de uma música, e ia até o inferno pra conseguir ele... Era mágico, um power chord parecia um soco no estômago!

Aí descobri que o que fazia aquele som "mágico" era a guitarra em "conjunto" com o bumbo da batera (um pequeninho, não lembro exatamente o tamanho em polegadas).

Rs... Cada uma.

makumbator
Moderador
# jul/11
· votar


Viciado em Guarana
Pra você conseguir um metal decente tu tem que ser macho igual esse cara aqui!

Hhsahsasah! Exatamente! Viu só como não tem relação direta? Hhhsahsah!

O peso vem de tudo na gravação. Boa parte dele vem é do baixo e bumbo fundidos na guitarra base. Quando bem gravado e equalizado, isso sim é o maior responsável pelo peso geral.


Doggy
Eu particularmente prefiro SD

Eu também prefiro SD! Gosto de EMG no baixo(apesar que nele ainda prefiro Bartolini).

LUCAS BD GUITAR
Veterano
# jul/11
· votar


prefiro os captadores da gibson mas tbm gosto dos sd

Rodrigo_30horas
Veterano
# jul/11
· votar


makumbator e Doggy

Entendi o ponto de vocês, quanto as caps e talz, mas respondi baseado na explicação do que o DecPeople diz estar perseguindo, que é o timbre "Metallica".

Não entendam mal, porque acho que os SD's são ótimos, assim como os DiMarzzio e outros grandes, só que não vão fazer o timbre "Metallica". Só isso. Quem faz o timbre Metallica, de hoje, e dos shows (incluindo músicas dos discos antigos) que vemos, são os EMGs ativos e não adianta dizer que ativo não tem alma, que é tudo igual. É o timbre desejado pelo cara :-)

Se você DecPeople, procura o timbre "Metallica" e não vai relachar enquanto não chegar lá, vai -feliz ou infelizmente - precisar de EMG's 81 e 85 ativos. Não vai ter muita saída.

E a observação do Van_Lorien sobre o Marshall Class 5 deve ser considerada, apesar de eu não ter opinião formada sobre esse aí...

Calime
Veterano
# jul/11
· votar


Eu acredito que o que mais conta na questão "peso" de um riff vem da própria composição do riff em sí....que pode ser pesado, pouco pesado ou não. Mas isso é um lance bem relativo, podemos citar tbm a questão pegada do musico, equipamento, sendo que estes ultimos são tbm de vera importância.

felipelfln
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople

Vc pode comprar outro amp tbm. Um Randall...

makumbator
Moderador
# jul/11 · Editado por: makumbator
· votar


Rodrigo_30horas
Quem faz o timbre Metallica, de hoje, e dos shows (incluindo músicas dos discos antigos) que vemos, são os EMGs ativos

Não são os captadores os únicos elementos do timbre, seja do Metallica ou qualquer outro. Eles são UM dos itens que definem o timbre. Obviamente ainda há:

1. amp e falantes
2. guitarra (que vai além da captação)
3. pedais e efeitos usados
4. microfone de captação(seja ao vivo ou em gravação)
5. acústica do ambiente
6. palheta
7. O mais importante: a pegada e sonoridade do músico

E no estúdio ainda há mais:

efeitos e equalização tanto na mix quanto na master



Da maneira que vc relata, parece que os captadores definem tudo, quando para mim, são apenas mais um dos elementos do timbre.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


O mais engraçado é que o cara sequer voltou para falar um: "valeu"....rs

Leo-RJ
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople

Troque o pedal. Já que vc gastou uma boa grana em guitarra e amp, pegue um pedal modificado da Robert Keeley. Ali tem o que vc precisa (já que o dinheiro não é a questão, aparentemente).

http://www.robertkeeley.com/home.php

Abç!

DecPeople
Veterano
# jul/11
· votar


Muito obrigado a todos pelas respostas, consegui ter uma base ja do "problema" e como disseram ali pra cima, o ideal é só inspirar mesmo. Vou ver se consigo fazer uns testes com outros captadores e pedais e ver como fica o som..

Obrigado a todos!

DecPeople
Veterano
# jul/11
· votar


Van_lorien entendo, tem algum outro amp com preço equivalente que pode ser mais especifico para um som mais pesado?

Abraços

Van_Lorien
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople
Blackstar HT-5, mas também não vai dar o um "ultra peso" pela potência dele, porém ele já é mais high gain que o Class 5.

DecPeople
Veterano
# jul/11
· votar


Van_Lorien

Um pedal com mais gain não resolveria meu problema? É que o pedal da pra fazer uma venda ou troca rapida, com o amp já fica mais complicado...

Abraços!

PeedroArcuri
Veterano
# jul/11
· votar


James não usa, ou usava até recentemente, ele e o Kirk EMGs 81/60?

DecPeople
Veterano
# jul/11
· votar


PeedroArcuri

Sim, ainda usam..

Van_Lorien
Veterano
# jul/11
· votar


DecPeople
Pode ser que sim, o negócio é testar. Se com um pedal "hi gain" tu achar que o som tá legal já era. Agora, quanto a esse pedal, não sei o que recomendar, mas acho que algo na linha "rectifier-in-a-box" resolva os teus problemas.

Abs

DecPeople
Veterano
# jul/11
· votar


Van_Lorien

Valeu pelas informações!

Abraços

DecPeople
Veterano
# jul/11
· votar


Rodrigo_30horas


Dei uma analisada nos EMGS pelo youtube, comparativos e acho que você tem razão. Na comparação do EMG 81 com um SD blackout, o EMG saiu com um som muito mais limpo, o SD apesar de parecer mais 'pesado' saiu com um som abafado, o que é exatamente o meu problema!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Onde esta o problema? Problema com equipamentos