usar aparelho de som como amplificador e usar pedal de distorçao funciona ?

    Autor Mensagem
    valadao32
    Veterano
    # jul/11


    eu toco minha guitarra em um aparelho de SOM ele tem uma entrada P10 q da pra por a guitarra e tocar de boa no alto falante.

    a duvida e da pra por um pedal de distorção e vai funcionar normal ???

    e uma pedaleira ???

    estraga a guitarra ou o SOM ???

    Overdrive CH
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara, se vc quer fazer, pode fazer, mas vc sabe que isso vai acabar com teu som né??

    Bog
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bog
    · votar


    valadao32

    Estraga o TIMBRE. Não vai quebrar a guitarra, e não deve quebrar o aparelho de som (editado: obviamente, em volumes moderados!).

    Explicação de sempre: amplificadores de guitarra não são "planos", eles realçam certas frequências e atenuam outras. Os falantes de amps de guitarra cortam completamente frequências muito agudas. Pedais de distorção produzem exatmante essas frequências.

    Uma guitarra ligada direto num aparelho de som soa murcha, sem brilho. Se você ligar um pedal de distorção, vai soar muito, muito, muito abelhudo.

    Você pode resolver isso usando uma pedaleira com simulação de amplificador e falantes, dessas que dá para usar com fones de ouvido. Funciona sem problemas ligada no aparelho de som, desde que você deixe ligadas as simulações de amp e falantes. Hoje em dia, mesmo os modelos mais baratos (ex: G1) têm esse tipo de simulação.

    celotoledo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    valadao32

    Para estourar as caixas de som é ótimo!!!

    Bog
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bog
    · votar


    Overdrive CH
    celotoledo

    Por que exatamente estragaria o som ou as caixas? (obviamente, exceto em casos de volume extremo e coisas do tipo)

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Overdrive CH
    celotoledo

    Estraga não. Durante um bom tempo eu usei um V-Amp II ligado no meu aparelho de som Phillips, desses estilo microsystem. E o sacana está lá até hoje, firme e forte!

    Usava direto, todos os dias. Na época estava sem amp. Não causou dano algum ao aparelho de som.

    EDIT: Agora, uma coisa é fato: Não espere obter um timbre de qualidade desta forma, mesmo usando simuladores, efeitos, compressor, etc. É apenas um quebra-galho!

    celotoledo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog

    Cara, eu já fiz isso e acredite, os falantes de um som não suportam as frequências da guitarra. Não leva um mês e estouram...pode acreditar.

    Estourei os falantes de um Phillips e um Aiwa....rs.

    Falante de guitarra é outra coisa.

    Zandor
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Estraga o zovido, ouve só como fica



    renatocaster
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    celotoledo

    Estourei os falantes de um Phillips

    Caraca, é mesmo? O meu é um Phillips tbm, e está 100% ainda!

    Tbm vc devia estar tocando nas alturas né, hehehe.

    Bruno_guitar123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    cara eu já testei um pedal de distorção ligado direto no som e fica muito abelhudo mesmo fica igual ligar a guitarra direto na mesa de som. O mais aconselhável serria usar uma pedaleira e com a simulação de ampflificador dela.

    celotoledo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    renatocaster

    Tbm vc devia estar tocando nas alturas né, hehehe.

    É lógico....colocava quase no talo para atormentar o vizinho, mas tinha apenas 16 anos na época....rs

    Overdrive CH
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    renatocaster
    Bog
    Cara, juro que é novidade pra mim, o meu não sobreviveu, e conheço muitos que tiveram o msm destino, se o de vcs aguentaram significa que existe um chance de aguentar, mas não descarte a possibilidade, tenho certeza de que tem gente aqui que já estourou os falante do som desse jeito.....

    felipelfln
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    valadao32

    Baixa Guitar Rig no pc, põe o pc perto do aparelho de som. Liga o line out (saída verde) do pc no Aux do som. Deixa o som flat e equaliza pelo guitar rig. Fica ótimo. Eu uso assim. Mas o som que eu uso é beem velho, tem até toca disco, nem tem CD... Ms não da atraso. O moderno que eu tentei deu mó atraso...
    Mas fica muuito bom. Melhor ainda que meu pai sabe mexer com som aí aqui ta com 4 caixas médias e uma antigona com falante grande...

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Overdrive CH

    Cara, não é uma coisa recomendável a se fazer. Como eu falei antes, eu usava apenas como quebra-galho. Na época eu tinha deixado meu amp no studio do meu amigo e fiquei sem nenhum em casa.

    Só que eu evitava de colocar muito alto, até pq se aumentar muito o som fica horroso, abafado, distorcido e sem brilho algum. Por isso colocava num volume razoável, até mesmo pra não danificar o aparelho tbm, já que o próposito dele não é esse.

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Overdrive CH
    celotoledo
    os falantes de um som não suportam as frequências da guitarra

    O problema não tem a ver com frequência. Uma guitarra não produz nenhuma frequência que uma gravação de guitarra não teria, ainda mais com um simulador de amp. Se uma guitarra estragasse o aparelho de som, um CD com músicas de guitarra também estragaria.

    O problema é outro: picos de volume. Em especial, gravações comerciais usam bastante compressão, o que reduz o alcance dinâmico do sinal. Na prática, você consegue uma sensação maior de volume com picos e vales "achatados". A guitarra "crua" não tem isso. Aí o guri vai lá e aumenta o volume do aparelho de som nas alturas, para ter o mesmo volume que ele teria no CD. Na média, o volume percebido é o mesmo, mas os picos e vales estão muito, muito mais acentuados. Adivinha o que esses picos com amplitude grande fazem com o falante?

    Enfim, não tem problema pegar uma pedaleira com simulação de amp e ligar no aparelho de som. As frequências não têm nada de diferente do que um aparelho de CD produziria. O que estraga o aparelho de som é exagerar no volume, tentando chegar no mesmo volume percebido do CD sem usar compressão, e deixando passar esses picos.

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog
    Pra cada palhetada fode mais um poco o som xD

    iam.Thaís
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: iam.Thaís
    · votar


    Se o aparelho de som for daqueles baratinhos é bem capaz que ele estrague ou estoure...as caixinhas deles não aguentam uma guitarra com volume alto, ainda mais com distorção. Agora, se for tipo um mini system, aí a coisa já muda...

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Magrinho123

    É, os picos são especialmente grandes no comecinho das notas. Quem mexe com gravação em PC sabe exatamente o que eu estou falando: esses picos fazem o sinal clipar ("estalar") na gravação, e em aparehos de som sem a devida proteção, podem sim estragar o falante.

    O ponto é que isso não é "culpa" da guitarra. Qualquer sinal que eu jogar no aparelho de som com esses picos de amplitude pode danificar o falante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a usar aparelho de som como amplificador e usar pedal de distorçao funciona ?