Timbres Específicos de Cada Gênero do Rock - Quais são?

    Autor Mensagem
    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Del-Rei


    Fala, people.

    Talvez achem esse tópico idiota.

    Mas eu confesso que tenho uma certa dificuldade de definir alguns timbres de Classic Rock, Vintage, Hard Rock, Rock N' Roll, Blues, Blues-Rock, British, American... etc...

    Minha dúvida é, em especial, com Classic Rock, Vintage, Rock N' Roll e Blues Rock, Rockabilly... Realmente não sei diferenciar.

    Será que a diferença seja mais no estilo de música do que no timbre em si...?

    E sei que muita gente não sabe também, porque tem vários tópicos em que pedem ajuda na compra de equipos, e dizem que suas influências são Classic Rock, e citam ACDC como referência...

    Então não sou só eu que viajo na maionese... hehe.

    Não sei exatamente quais são eles.
    E quais amps seriam mais indicados para cada timpo de som...?

    Gostaria, se possível de formar organizada, alguém (ou alguéns, hehe) postasse referências de timbres citando bandas, músicas e até vídeos no Youtube.... E o equipo pra chegar a esse tipo de som.

    Por exemplo, creio que o timbre Vintage seja relacionado ao Led, como na musica Tea For One, na guitarra da intro... E qual equipo ele usa pra esse tipo de timbre...? Só LP + Marshall...?

    Bom, se quiserem ajudar eu agradeço bastante.

    Um aceno de longe!!!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei
    Ô, parceiro! Que tópico idiota, que nada! Isso vai ser é complicado prá dizer quem é quem!

    Por exemplo: considerando que AC/DC é classic rock, mas Foreigner também é, assim como Eagles, Grand Funk Railroad, Blue Cheer, Foghat e mais uma penca, cada um tem um timbre diferente, doido!

    Sinceramente, eu não consigo ser versátil a ponto de reproduzir o timbre de cada uma dessas bandas aí. Em shows com a minha banda, que é de covers de classic rock / blues dos anos 60 e 70, a gente se vira como pode, tentando chegar perto dos timbres, mas sem a pretensão de soar igual aos originais.

    Sabe por que? Na minha cabeça, eu precisaria de um monte de equipamentos diferentes, ou sair ajustando tudo diferente nos meus equipamentos, a cada música.

    Explicando na prática: para chegar ao timbre do AC/DC, eu uso um BD-2 com o ganho um pouco antes do meio, e tom um pouco depois.

    Prá tocar Grand Funk, já uso um DS-1 com pouco ganho.

    Prá tocar Bachman Turner Overdrive, vou de BBE Greenscreamer.

    Pink Floyd ( o solo de Time ) requer o SD-1 empurrando o Greenscreamer e mais um delay...

    Creedence pede um trêmolo Electro Harmonix mais o DS-1...

    Bicho, é uma zona do caráio. Ainda levando em consideração que eu tenho uma Telecaster, uma Stratocaster, Uma LP e uma Nighthawk, eu desisti de ficar tentando chegar próximo ao timbre original. Eu nem sei as configurações dos originais !

    A única coisa mais ou menos frequente nos meus equipamentos é o amp De Luxe 112 plus. Coloco um reverbzinho nele e seja o que Deus quiser he he!

    Ou seja: escrevi prá caceta e não acrescentei nadinha ao seu tópico.

    Isso foi um desabafo!!

    Abraço!

    JJJ
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Cara, acho que o "timbre" que você se refere é mais uma "sonoridade" específica, não de cada estilo, mas de cada época e lugar.

    Se você pegar, por exemplo, os discos de blues americanos dos anos 50, sei lá, acho que todos vão ser parecidos por conta das mesmas técnicas de gravação, equipamento parecido, etc.

    Mas nada impede que você faça um solo com guitarra distorcida em uma base de samba (eu mesmo já fiz algo assim...).

    felipelfln
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Classic Rock - Timbre de ganho médio e ardido
    Rock N' Roll - Menos ganho e menos ardido que o classic rock
    Blues - Varia muito... De macio a ardido, de clean a médio-baixo ganho...
    Blues Rock - Timbre de Classic Rock.. Até um Gary Moore...
    Hard Rock - O som que a gente lembra quando ve um Stack!
    British - PRA MIM é aquele som de Vox com uns delays... Mas British se refere aos amps ingleses cheios de médios... Me lembra direto um AC-30, meu sonho de consumo.

    Boggione
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Boggione
    · votar


    Se quer exemplos pra ficar mais facil:

    Classic Rock: AC/DC (Repare que eles utilizar pouco ganho, este proveniente de amplis Marshall com crunch de valvula)

    Hard Rock: Van Halen (Timbres mais pesados, com bastante distorcao, utilizando tambem Marshalls)

    Rock n Roll: Chuck Berry (Timbre bem clean, com raizes bem bluesisticas, utilizando o lindo clean proveniente de amplis Orange)

    Blues: BB King (Timbre bem gordo e limpo, nao sei quais os amplis que ele usa mais sei que ele tem uma bela guitarra signature dele da Gibson)

    Blues Rock: ZZ Top (A cada album uma surpresa diferente: Gretsch, Gibson, Fender, Marshall, Orange, Mesa Boogie, Crate, entre outros)


    E muito dificil definir esses nomes, mais cara, te dei informaçoes sobre os equipamentos, mais olha so, com um Marshall voce toca desde Motorhead a AC/DC, com um Orange desde Black Sabbath a Chuck Berry, com um Mesa Boogie deste Metallica a ZZ Top, mais escute essas bandas que eu citei, timbres bem caracteristicos dos estilos!

    Oque caracteriza pra mim e a pegada dos caras, ouvi Sharp Dressed Man e My Head in Mississipi do ZZ Top, cara, sao timbres totalmente diferentes, mais a pegada do Billy Gibbons o jeito do resto da banda tocar sao impressionantes, sempre soa meio blues-rock-country independente do equipamento.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Blues Rock: ZZ Top (A cada album uma surpresa diferente: Gretsch, Gibson, Fender, Marshall, Orange, Mesa Boogie, Crate, entre outros)

    Mas tem uma coisa legal nisso aí: se for avaliar o que é blues rock, ZZ Top é apenas uma das bandas. Nesse estilo tem ainda:
    Cactus, Blue Cheer, Grand Funk, Foghat, Savoy Brown, James Gang, Steppenwolf, Humble Pie, Free, Killing Flor, Black Cat Bones, Flamin Groovies, Frijid Pink, Taste...

    Aí é que complica a parada: cada banda dessas aí usa configuração diferente...

    Boggione
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Marcelo Bico

    Exato! E como eu disse, eu acho que oque catacteriza estes estilos e a pagada dos caras! Ja ouvi a maioria dessas bandas e elas soam parecidas mais com timbres diferentes!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Isso é a maior confusão. A questão é que toda hora tem uma classificação doida.

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Talves pq não tenha diferença, apenas o swing.

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Eu gostaria de saber quem é que define esses gêneros todos dentro do Rock. Inclusive algumas bandas nem sabem definir claramente qual é o seu próprio estilo, hehehe.

    Eu acho que essa variação toda de gêneros dentro do rock foi sendo criada ao longo do tempo por fãs, empresários, gravadoras, etc.

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Boggione
    Pois é, doido! Por isso o meu desabafo no post lá em cima. Quem toca cover tem que se basear em várias bandas diferentes. Mas nem quem toca tributo a uma banda só tá livre disso: olha a quantidade de álbuns do ZZ Top onde eles mudam os timbres. Mas sobre o ZZ Top dá prá desconfiar: O Billy Gibbons tem uma coleção imensa de guitas diferentes, o cara deve querer usar todas !

    MauricioBahia
    É isso, cara! As bandas mudam de classificação dependendo da época, dependendo do contexto... quem era hard rock nos anos 70 ( Deep Purple, Led ) hoje é classic rock. O heavy metal de antanho ( dá-lhe Camões! ) hoje é classic rock ( Black Sabbath ) ou então está perdido em uma das várias subdivisões do gênero, o que era rock pesadão eu já até ouvi em algumas estações "light FM"...

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    renatocaster
    Cara, essa multiplicação de subgêneros está ligada diretamente à velocidade de informação e quantidade de oferta de produto.
    Nos anos 60 ou voce era jovem, ou careta. Sendo jovem, ou era rebelde ( a maioria ) e amava os Beatles e os Rolling Stones , ou era um reacionário que ia contra isso.
    Hoje em dia o mundo está dividido em guetos e consequentemente as manifestações artísticas também. Por isso hoje a gente vê grupos de alternativos, emos, punks, headbangers, viad... ops, homoafetivos...
    Neste contexto, é improvável haver outro mito como as bandas dos anos 60 e 70...

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Marcelo Bico
    considerando que AC/DC é classic rock,

    Pois é... Acho que ACDC é Hard Rock, não é? Pelo menos eu sempre achei que fosse... hehe.


    Ou seja: escrevi prá caceta e não acrescentei nadinha ao seu tópico.

    Valeu pelo texto!! Deu dicas de timbres!!!
    :)

    JJJ
    Se você pegar, por exemplo, os discos de blues americanos dos anos 50, sei lá, acho que todos vão ser parecidos por conta das mesmas técnicas de gravação, equipamento parecido, etc.

    Cara, acho que seriam parecidos mais por serem o mesmo estilo (blues americanos dos anos 50) do que pelas técnicas de gravações e equipamentos, até porque vc tem Elvis nos anos 50 que sonoramente era diferente por ser outro estilo.... né?


    felipelfln
    Valeu pelas especificações...
    :)


    Boggione
    Classic Rock: AC/DC

    Será que ACDC não é mais Hard do que Classic...?
    Valeu pelo post, cara!!!!


    MauricioBahia
    Isso é a maior confusão. A questão é que toda hora tem uma classificação doida.

    É! Tem razão....
    Mas eu criei o tópico mais pra saber dos gêneros antigos mesmo, que é o que me interesso e me confundo um pouco!


    renatocaster
    Inclusive algumas bandas nem sabem definir claramente qual é o seu próprio estilo, hehehe.

    A minha!!!
    Hahaha...


    Um aceno de longe!!!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei
    Pois é o que a gente comentou nos posts :
    AC/DC na década de 70 era hard rock, hoje é classic rock...
    Slade na década de 70 era glam rock, hoje é classic rock...
    Jethro Tull era progressivo na década de 70, hoje é folk rock...
    Rod Stewart era um roqueirão no Faces, hoje é um chato de galochas...

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Marcelo Bico
    Hum... Mas o que gera essa mudança de gênero..?
    Amadurecimento da banda...? Mudança de sonoridade/estilo da banda...?

    Por que consideram ACDC como Classic hoje...?

    Um aceno de longe!!!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei
    Cara, eu acho que o que muda a classificação da banda é o contexto cultural.
    Quando o rock era contracultura o The Who era o calo do Reino Unido pelas letras ácidas. Os Stones idem, pelo comportamento e caras de selvagens. Hoje as duas bandas são classic rock.
    Se o termo "classic" dá a idéia de algo calmo, ou no mínimo pomposo, ou elevado a um nível superior, representa o que essas bandas são hoje, e que não eram há 40 anos. Aliás, há 40 anos o que era classic nem era rock.
    No caso do AC/DC, eles surgiram fazendo músicas mais "ardidas", mais básicas e mais altas do que o Led Zeppelin fazia na época. Na ocasião, eles eram hard rock porque talvez não existisse melhor classificação. Hoje é uma banda que já conquistou o espaço, vende muito mais ingresso do que qualquer banda recente ( entenda-se anos 80 prá cá ) e por isso podem ser compreendidos como clássicos.
    Bem, isso é o que eu acho, né?

    renatocaster
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei

    Por que consideram ACDC como Classic hoje...?

    Acredito que isso não tenha nada a ver com a sonoridade da banda.

    Acho que tem mais a ver com o histórico da banda, os muitos anos de estrada, dinossauros do rock, essas coisas. O que é antigo se torna "Classic", hehehe. É só um nome chique pra não ter que chamar de velho ou ultrapassado, hehehe.

    É mais rotulação do que tudo.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Del-Rei: Mas eu criei o tópico mais pra saber dos gêneros antigos mesmo, que é o que me interesso e me confundo um pouco!

    Qual a classificação pro Supertramp? Eu digo que é Rock, mas não tem quase guitarra e muito instrumental! Seria Progressivo, Pop?

    Olha, quando começo a raciocinar sobre essas nomenclaturas dá um nó na minha cabeça pois o que existe é uma fusão de um monte de sonoridades, ritmos e até atitudes. Hoje até a cor roupa ou religião virou estilo musical, o que acho errado. Enfim...

    Prefiro esquecer essas classificações senão acabo pirando! :)

    Abs

    Marcelo Bico
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MauricioBahia
    Supertramp é uma das bandas que mudaram radicalmente de classificação. Em 1975 eu lembro que era considerada progressivo e tocavam na saudosa EldoPop.
    Depois até tocaram em programa de músicas românticas na 98FM.
    Aí não dá prá classificar mesmo !

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    renatocaster
    MauricioBahia
    Marcelo Bico

    É, galera... vocês têm razão.
    A definição é algo complexo e mutável....

    Mas acho que eu mesmo acabei dando uma desvirtuada da idéia principal (título).

    Qual a diferença entre os timbres...? Existe diferença?
    Todos os gêneros podem ter os mesmos timbres...?
    Timbre caracteriza algum gênero/época?

    Pergunto isso porque eu tenho um ouvido com sensibilidade zero, praticamente todos os subgêneros do rock me soam bem parecidos... Tirando alguns sons característicos, geralmente das ditorções pesadas (from hell)...

    Um aceno de longe!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Só sei que, até onde sei, hehe, Helter Skelter foi o primeiro Rock "pesado" e mudou a história do Rock para sempre. *.*

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Acho essas classificações meio estranhas...
    Quando eu era moleque, havia apenas uma classificação: "Rock Pesado" que tinha como expoentes o Sabbath, Purple, Grand Funk, Alice Cooper, etc... O Led ficava meio à parte, pois nem sempre eles podiam ser "classificados" assim (mas geralmente eram!). "Progressivo" foi uma parada que surgiu depois, com o Yes, King Crimson, EL&P e Genesis (e mais uma pá de bandas, algumas muito doidas!).
    Naquela época ser roqueiro era uma atitude contextadora e até perigosa! Hoje, infelizmente, já não é mais, e pouquíssimas bandas podem ser comparadas (se é que isso é possível!) com as bandas dos anos 60/70; embora existem excelentes bandas hoje em dia (Gov't Mule, Muse, Porcupine Tree, Rammstein, Orange Goblin, Wolfmother, Clutch, etc).

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Observação para a moderação:
    Coloquei esse tópico no fórum de guitarra porque minha dúvida inicial é em relação ao timbre.
    Mas estava aqui eu pensando: O timbre final sobre influência tanto da guitarra quanto do amp, quanto dos pedais... e até do cabo para os puristas....
    Então, se a moderação achar necessário, pode mover o tópico pra outro local... Ou deletar, hehe.


    MauricioBahia
    Só sei que, até onde sei, hehe, Helter Skelter foi o primeiro Rock "pesado" e mudou a história do Rock para sempre. *.*

    É, cara.... Não existe solução!! Hehehe.


    Mauricio Luiz Bertola
    Pelo que parece, sempre pode existir algo mais ''pesado'' do que o pesado atual... E o pesado do passado, já não é mais tão pesado assim...
    Oh, céus.....

    Um aceno de longe!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei
    O problema cara, é que ninguém antigamente estava lá muito interessado nisso...
    Se vc ler as pautas de gravações do Led, por exemplo, o Jimmy Page usava uma "muntueira" de guitarras, ligadas a inúmeros amps, mas o que ficou no "imaginário coletivo" da galera da inha época era as Les Pauls do filme "The song remains the same" (que, aliás, é todo editado e tem partes inteira regravadas em estúdio...).
    Se vc ver os clips dos programas daquela época, mormente o "Beat Club", onde muita coisa era "ao vivo", verá, por exemplo, o Paul Kossof, que geralmente usava Marsahall JMP, usando um Orange! E o som era... O do Paul Kossof....
    Quando se montava uma banda, ninguém sequer pensava em ter o som dos caras, pois isso era, materialmente impossível pra gente, assim, fazia-se do jeito que dava, usando a criatividade....
    Abç

    renansena777
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    esse negocio de rótulos é uma tremenda bagunça, por exemplo, ACDC pra mim é muito mais hard do que classic

    Mas a iniciativa do topico é muito boa pra ajudar a galera buscar os timbres de seus musicos prediletos.

    felipelfln
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Quando se montava uma banda, ninguém sequer pensava em ter o som dos caras, pois isso era, materialmente impossível pra gente, assim, fazia-se do jeito que dava, usando a criatividade....

    Tbm não entendo isso de perseguir o som de um cara... Eu tenho idolos que usam todos os tipos de amps e pedais, não vou ficar copiando cada um deles... Nem mesmo se eu tivesse uma POD eu tentaria... Faço MEUS timbres com o que tenho...

    Fidel Castro
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sei lá que gênero colocar isso aqui, mas adoro aquele som brutal do Blue Cheer, The Who ao vivo, Cream, Black Sabbath no começo, Led Zeppelin e Jimi Hendrix.

    São pancadas sônicas.

    Só pra ilustrar:













    Alemaocl
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Fidel Castro

    Você curte o mesmo tipo de som que eu, esse timbrão antigo, grave e abafado... é muito foda...

    salton
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: salton
    · votar


    Fidel Castro
    Opa, agora o tópico tem uma bela trilha sonora heheeh.
    Também vou dar uns pitacos...




    Jube
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Tem tantas classificações, que as vezes parece que existe um genero para cada banda. Pra mim rock é rock, como disse o Mauricio Luiz Bertola, rock pesado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbres Específicos de Cada Gênero do Rock - Quais são?