[Duvida] Como montar DUETO em solos de guitarra

    Autor Mensagem
    LukzHenrike
    Veterano
    # jul/11


    Galera eu sei q tem um milhao de topicos jaa como esse. Mas nenhum me respondeu direito. Eu não consegui entender m%¨¨%& nenhuma. Queria montar um solo dueto akii. Mas como montar?? Por exemplo, se o tom for B. Tenho que usar a terça?? DObrar terça?? Quarta?? Não consigo entender. ALguem dá uma resposta descente ai por favor. Agradeço desde já pessoal.

    Carregando
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Carregando
    · votar


    LukzHenrike


    se um solo tem as notas

    saco?

    Lê o post la embaixo.

    Jube
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu humildemente acho bonito com as terças ou as oitavas.

    Jawbreaker
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    LukzHenrike
    Realmente são as terças, mas elas variam de acordo com a escala/modo da música.

    LukzHenrike
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    hmm. acho q entendi agora . entao monto um solo normal, com as notas da escala. e monto outro solo usando as terças do primeiro solo, e junto os dois?

    leo-guitar94
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: leo-guitar94
    · votar


    LukzHenrike
    Sim, mas teste outros intervalos tambem e veja qual soa melhor, as terças sao os mais classicos

    EDIT: acho que com oitavas nao cria muito bem o efeito que voce pretende, terças e quintas soam "mais" duetos que com oitavas

    Jawbreaker
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    LukzHenrike
    O mais comum é usar terças, mas tem que use quintas e oitavas.

    felipelfln
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    LukzHenrike

    Não é bem um padrao. Acho que dependendo de como vc quer que saia a nota vc escolhe um grau ai da escala. Ve as tabs do Iron Maiden.

    LukzHenrike
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    VLw pessoal. Consegui entender. OBG mesmo! :)

    Jg Destroyer
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    LukzHenrike
    Terças, quintas ou oitavas. Cuidado com as quartas (tem gente que usa, mas acho pra fazer casar com a harmonia fica muito mais difícil), porque se for um C, com quarta faz C + F, o que é F + sua terça. Enfim =)

    De Ros
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carregando

    Não é querer ser chato, mas teu exemplo está bem estranho.

    Tu vai harmonizar só com terças maiores?
    Numa composição em tons inteiros, vai soar legal. Se for uma composição diatônica, vai ficar bem ruim...

    De Ros
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Jg Destroyer

    "porque se for um C, com quarta faz C + F, o que é F + sua terça. Enfim =)"

    Não entendi.

    Carregando
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    De Ros


    eu não entendo muito bem disso, na verdade eu expliquei o que me falaram, hehe...

    tem que ser as terças dentro do campo harmônico, certo?



    lá encima eu nem pensei em campo harmônico nem nada, só mostrei como fazer com as terças...

    De Ros
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carregando

    Justamente! Olha o teu exemplo:

    Melodia: C - A - B - G
    Dueto : E - C#- D#- B

    Quando tu tocar a segunda nota do dueto: C#, vai soar tri estranho, pois a primeira nota da melodia foi um C.

    Por isso os excelentes tópicos sobre harmonia são mais chatos, tem que ler e entender, e não é algo tão simples.

    A pergunta do LukzHenrike não pode ser repondida de forma simples. Para saber fazer duetos simples, é preciso saber o básico de harmonia.

    Para fazer duetos mais complexos, tem que saber o básico de contraponto.

    É mais ou menos, guardadas as devidas proporções, que um leigo perguntasse:


    "Galera eu sei q tem um milhao de topicos jaa como esse. Mas nenhum me respondeu direito. Eu não consegui entender m%¨¨%& nenhuma. Queria fazer um tranplante de rim no meu cachorro. Mas como fazerr?? Por exemplo, se eu corto o abdomem dele, sai um monte de sangue e ele fica brabo!. Tenho que usar anestesia?? Onde eu compro?? Quanto eu dou?? E um rim novo, tem na farmácia?. ALguem dá uma resposta descente ai por favor. (não valem respostas subentes) Agradeço desde já pessoal.


    Guardadas as devidas proporções, lógico!

    LukzHenrike

    Para entender um pouco disso, não tem jeito, vai ter que ler e gastar alguns neurônios, não tem respostas simples. Bom, até tem, como a do Carregando, mas elas estão erradas, hehehe!

    Comece entendendo intervalos. Se tiver dúvidas, pergunte no tópico apropriado.

    Depois, formação de acordes. Se tiver dúvidas, pergunte no tópico apropriado.

    Depois, Campo Harmônico. Se tiver dúvidas, pergunte no tópico apropriado.

    Tu vai ver que nem é tão dificil!!

    E, se rolar um "valeu De Ros" aqui, posso até te ajudar, no tópico apropriado, naturalmente!!

    Abraço!!

    Carregando
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    De Ros


    obrigado pela correção cara. Tenho que aprender a dar pitaco nos assuntos que entendo com certeza hehehe;;

    editei lá encima, provavelmente alguém com preguiça pode entrar aqui e só ler por cima, ficar com preguiça de ler teu post por parecer grande, e acabar aprendendo errado, com oque postei hehe.



    e po... eu acabei de tirar Portobello do Bravura hehehe... acho que hoje ainda eu vou posta aqui no forum prati ouvir.

    abraço!

    De Ros
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carregando

    Se alguém tiver preguiça de ler o meu post por ser grande, essa pessoa não merece entender harmonia, hehehe!!

    Tirou a Portobello? Putz!! Velho, que honra!!!

    Posta aí sim!! Vou ficar super feliz!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Duvida] Como montar DUETO em solos de guitarra