Volume em proporção ideal entre os intrumentos da banda

    Autor Mensagem
    Naloxone
    Veterano
    # jul/11


    Pessoal, temos tido problemas com a dosagem de volume ideal para cada instrumento em nossos ensaios e shows. Cada estúdio tem sua acústica e cada palco a sua. Como dosar em proporção correta o volume de cada instrumento profissionalmente falando? Que critérios ou técnicas devemos usar para fazer isso da forma correta?
    Tocamos com um vocal, um baixo, duas guitarras e um tecladista, além do baterista.

    Abraços!

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Naloxone

    Pô, velho!! Acho que vc nao vai obter um resposta que lhe satisfaça, hehe!! Pois como vc mesmo disse, cada lugar/espaço/acustica responde de uma forma ao som...

    Acho que a disposição dos amps e baterista pode influenciar bastante tb, talvez nem seja problema de volume, num lugar especific,o mais sim de disposição dos amps e etc...

    Mas de qualquer forma, vou acompanhar aqui pra ver se existe alguma regra que possa servir de base e etc...

    Doggy
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Naloxone

    Então cara, o lance é o seguinte:

    Adequem-se ao volume do baterista, mas ao mesmo tempo, tenha em mente que a pegada do baterista faz toda a diferença no volume em que ele toca.

    Vi um vídeo que o MauricioBahia me recomendou que falava sobre isso, infelizmente não achei mais ele...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Doggy

    esse?



    Boggione
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MauricioBahia

    Vixi, hehe, na hora pensei nesse video, e muito bom.

    aendereng
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Estou com um problema parecido.Bom ,estou tocando guitarra em uma banda que antes tinha como base exclusivamente um violão o som da banda antes era bem Light mesmo. Está acontecendo o seguinte, o pessoal não é acostumado com guitarra, estão reclamando que o volume da Guita está sempre alto, incomodando etc , mas quando abaixo o volume o instrumento perde o brilho , fica aquele som xôxo, sem vida , sem definição e abafado, o som da guitarra é completamente encoberto pelo pelos demais instrumentos de modo que até o som do violão soa melhor, mas se eu aumentar o volume reclamam de novo .A dúvida é a seguinte, devido as característica do instrumento a guitarra deve ficar com um som mais alto mesmo, um volume que permita definir melhor o som e o timbre , mesmo que fique um pouco mais alto do que o volume que o pessoal está acostumado ? O pessoal está reclamando porque não estão acostumados com o instrumento ou é problema de timbre equalização etc ?

    juninholiveira
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aendereng

    vc esta abaixando o volume da sua guitarra pelo pot de volume na guita? se sim isso abafa o som tb, pode estar ajudando o problema. O jeito é instalar um capacitor não me lembro qual, acho que é 0.100uf ou 0.001uf, não lembro, mas instalar no pot de volume.

    Outra solução é a equalização, sua guitarra está sem brilho ou não está aparecendo perto da frequencia dos outros intrumentos? Vai procurando equalizar até melhorar, aumentar as frequencias médias pode ajudar a fazer sua guitarra aparecer, mas não é pra tacar no talo tb se não fica desequilibrado. Almenta os agudos pra dar mais brilho, mas sempre pense nos outros instrumentos, procure uma frequencia que a sua guitarra cubra e que ela não brigue com outro instrumento, não adiantar deixar sua guitarra grave pra fugir do violão e começar a brigar com o baixo e o bumbo.

    O jeito é ir testando, testa Volume, testa equalização, ou então conversa co os cara aí pra vcs tentarem chegar a um acordo ou a uma solução.

    joao b.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aendereng

    Ja tive um problema parecido. Todo mundo dizia que eu tocava alto demais e tals... Daí passei a gravar os ensaios e apresentações e ouvir junto com o pessoal... A primeira coisa que percebemos é que os mais barulhentos da banda eram baterista e violonista... No fim, foi bom pra todo mundo, pois, a partir de então começamos a observar mais essa questão...

    Fica a dica, grave os ensaios e ouça junto com o pessoal. Vocês vão se surpreender!

    Obs. 1: A forma de gravar também pode influenciar no resultado (equipamento usado pra gravar... E também o posicionamento do mesmo na hora da gravação...).

    No meu caso, eu usava/uso uma camera digital simples, e pedia pro camera-man ficar no fundo da sala, na posição central, foi o melhor angulo que consegui.

    Obs. 2: Não grave apenas uma vez, faça isso muitas vezes!



    Uma pergunta: Que amp você usa?


    Não é grande coisa, mas espero ter ajudado!

    Abç.

    aendereng
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    juninholiveira
    Valeu pela ajuda cara. Então, eu estou controlando o volume mais no cubo do que no Potenciômetro , em relação aos agudos e médios até está legal.O timbre até está legal ,quando estou tocando sozinho o timbre fica maravilho e limpo , mas quando entra os outros instrumentos a guitarra fica praticamente imperceptível, som xoxo, e indefinido, até o violão fica melhor , para manter o timbre só aumentando o volume mas aí o pessoal enche o saco esse é o problema , dizem que está muito alto mas pra mim não está , ontem mesmo eu tinha que fazer um pequeno solo e não ouvi absolutamente nada.Pode ser o posicionamento errado do cubo também, mas não sei se é realmente eu que não estou sabendo equalizar e timbrar ou se realmente é o pessoal que não está acostumado com a guitarra e está reclamando demais. Valeu Brother.

    aendereng
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: aendereng
    · votar


    joao b.
    Valeu rapaz. Pois é, essa dica é boa cara, nada melhor que tirar a prova mesmo para saber se a guitarra está com o volume alto ou se é o pessoal que está reclamando a toa. No próximo ensaio vou levar meu Note , vou usar o SoundForge e gravar .Isso aí vai ser bom porque eu não sei como o som está sendo percebido pelo público, só ouço o retorno que pra mim está baixo.Ah, meu Amp é um Condor 65w Falante Fender, não é top mas como eu uso pedaleira pra mim o volume é o que mais importa.
    Valeu Brother, grande abraço.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Já tive esse problema, até reparar que quem reclamava estava sempre na direção do amplificador (um Laney LV 300 Twin) tem esse tipo de detalhe, enquanto um reclamava que estava "alto" outros reclamavam que quase não me ouviam, a dica do joao b. é ótima, e vale também para ver a altura dos outros instrumentos, voz, etc, porque é bem difícil saber como o som vai chegar no público.

    aendereng
    mas não sei se é realmente eu que não estou sabendo equalizar e timbrar ou se realmente é o pessoal que não está acostumado com a guitarra e está reclamando demais. Valeu Brother.

    Cara, o timbre é seu, é algo meio particular, que te agrade, sabe, claro que não se usa o mesmo timbre sempre e em todas as músicas, tem que se adequar ao repertório também, bem provável é que não estejam acostumados e reclamem, quando comecei a tocar guitarra no lugar de violão sempre reclamavam que estava alto, porém eu nunca escutava direito, parecia sempre sem brilho e xoxo, era falta de costume mesmo...

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aendereng
    Já passei por isso, e aprendi uma coisa importante: o timbre pra tocar sozinho, com backing track, em casa é um, e pra trocar ao vivo é outro.

    Não é uma verdade absoluta, mas é algo que funciona 100% pra mim.
    Toda vez, ensaiando sozinho, eu regulava os equipamentos e timbrava do jeito que queria, mas ai na hora de ensaiar com toda banda, sempre faltava "presença", volume e definição.
    A solução foi timbrar com uma ajuda dos parceiros de banda. Ia tocando, fazendo uma jam com eles, e ai regulava novamente. O resultado era muito melhor!
    Porém, se eu usasse aquele timbre do "ao vivo" para tocar sozinho, achava insuportável, pois ficava muito alto e agudo.

    Tenta fazer isso!

    Abs

    aendereng
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa Pois é cara, acho que realmente o cubo pode estar mal posicionado mesmo, daí eles podem estar ouvindo o instrumento melhor que eu. Mas tem o lance de não estarem acostumados também, quem só ouvia violão na banda e depois começa a ouvir uma guitarra pode estranhar mesmo e achar que está muito alto.Valeu Brother !!!

    aendereng
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    jonas.hetfield
    Cara, realmente acho que esse é um dos problemas que está ocorrendo, além do posicionalmente errado do cubo no palco. Eu timbro a Guita sem a presença de nenhum outro instrumento , pra mim fica um som lindo, mas quando vou tocar com grupo fica uma porcaria. Quando o violão entra fico até com vergonha pois o som do violão preenche muito mais sem estar alto, aí que a guitarra fica com o som aguado e xoxo.Talvez eu esteja querendo compensar a falta de definição elevando o volume , mas vou seguir sua dica, realmente timbrar com a galera pode ser melhor pois eu vou ter uma noção de como está meu instrumento no meio do conjunto.Por último , para tocar ao vivo você timbrava sua Guita priorizando os Médio e Agudos né para dar maior definição. Valeu Brother, grande abraço.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aendereng
    Sim cara, na hora dos solos é um festival de médios hehe

    Pode testar, a melhor forma de se destacar é atuando nas frequencias médias e agudas.
    Deixa bem grave e ouça o que acontece.. hehe

    aendereng
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    jonas.hetfield Pois é Brother, vou fazer isso então .Mas me diz o seguinte, pela sua experiência, timbrar com a Própria música no fundo não rola também não ? Tipo, nem sempre vou ter a banda a minha disposição para poder testar , se eu colocar a música no fundo e ir tentando adequar o volume, timbre, equalização etc, de acordo com a música será que dá certo também ? Não dá para reproduzir pelo menos um pouco o ambiente que eu teria ao Vivo para poder Timbrar adequadamente ? Muito Obrigado.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Pior que não! hehe
    Há uma baita diferença entre tocar com um CD no som de casa , e ao vivo com vários instrumentos em variados volumes tentando não serem encobertos pelo batera.

    Vai por mim, timbra no ensaio com a banda, e com o tempo você pega as manhas.
    E outra, se comunica com o pessoal também, isso é muito importante. Deixa clara tua dificuldade.


    Abs!

    aendereng
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: aendereng
    · votar


    jonas.hetfield Pôxa, tô vendo o vídeo que o MauricioBahia recomendou , peguei esse tópico de tabela e não tinha visto o vídeo ,mas é realmente o lance que vc falou, timbrar a guitarra com o grupo, vc timbra a guita sozinho e tem uma referência, mas quando entra o grupo fica uma porcaria e vc quer aumentar o volume de qualquer maneira para compensar o som xoxo e minguado rsrrs. Eh, realmente o caminho é por aí mesmo.Muito obrigado cara , suas dicas foram valiosas pra mim.
    Obrigado ao restante do pessoal também, Show de bola galera !!!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aendereng
    aí que a guitarra fica com o som aguado e xoxo.
    Cara, isso acontece comigo, pelo menos com o som clean, a minha solução é mudar o cap pro braço, se ficar na ponte fica muito agudo e xoxo, e um problema que enfrento é que eu toco em casa com um ampl pequeno da laney, e quando toco na igreja uso a mesa, ou seja, muda completamente, e acontece de que os efeitos com mais distorção e graves faz com que as caixas façam aquele barulho feio de quando ela vibra muito, pensei em tirar um pouco do grave do patch, só que não dá aquela presença que me agrada. Alguém pode me dar alguma dica sobre isso?

    joao b.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    cafe_com_leite

    toco em casa com um ampl pequeno da laney, e quando toco na igreja uso a mesa, ou seja, muda completamente, e acontece de que os efeitos com mais distorção e graves faz com que as caixas façam aquele barulho feio de quando ela vibra muito, pensei em tirar um pouco do grave do patch, só que não dá aquela presença que me agrada. Alguém pode me dar alguma dica sobre isso?


    No seu lugar, eu pensaria na possibilidade de usar o Laney e microfona-lo, além de tê-lo como retorno, seria mais fácil timbrar. Outra opção seria uma pedaleira que tenha simulação de gabinetes ou algo assim (não tenho muito conhecimento sobre essas pedaleiras), que segundo alguns colegas que usam pode dar bons resultados.


    Abç

    aendereng
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    cafe_com_leite
    Cara, eu já acho o contrário, deixando o som mais para os médios e agudos vc consegue melhor definição, lógico que não pode tirar completamente os graves né. Eu toco com pedaleira tb, na pedaleira deixo com bastante grave , mas no cubo só mecho nos Médios e Agudos, eu ligo o cubo (através da saída de linha ) na mesa, para distribuir melhor o som, mas seguindo o conselho do pessoal, vou tentar usar somente o cubo pois ele tem 65w . No mais ,assim como a galera sugeriu, tem que timbrar a Guitarra junto com a Banda e de acordo com o Estilo .Aliado a isso, posicionar o cubo de maneira correta no palco para ouvir bem o que está tocando.Eu vou tentar aplicar essas dicas para acabar de vez com o problema do som xoxo e sem vida quanto estou tocando minha Guitarra rsrs. Abraço.

    diego_guitar06
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Uma coisa q eu faco bastante é deixar a minha caixa de som em flat e equalizando pela pedaleira, pois se caso algum dia eu nao tenha o meu amp por perto nao vou ter tanta dor de cabeça na hora de "re-timbrar"...
    O q o pessoal falou está certo, nao deixe o instrumento muito grave e priorize os medios e agudos, que vao abrir o som da sua guitarra e fazê-la aparecer!
    Uma coisa muito importante tbm é a posição da caixa.
    Se vc toca com ela no chao, o som nao fica legal, vc nao ouve direito e manda uma tremenda potencia pro ouvido de quem ta na frente... Se esse for o teu caso, tenta arrumar um pedestal ou uma cadeira só pra elevar a caixa... Isso dá uma enorme diferença no som, alem de exigir menos do amp! E sempre fique do lado do falante, nao na frente, na hora de timbrar. Pois esse é o som mais parecido com o que as pessoas ao seu lado estao ouvindo. Se vc ficar na frente do amp só vai ouvir agudos praticamente e vai sair irritado do ensaio rs.
    Qual é a sua pedaleira? Pq dependendo de qual for eu posso te dar umas dicas...

    aendereng
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    diego_guitar06
    Brother blz ? Pegando carona na sua msg, gostaria de perguntar se deixar o cubo um pouco inclinado não daria certo também, em vez de coloca-lo em um suporte mais elevado .O lance é ficar de lado do Amp então né, ao mesmo tempo aponta-lo para a plateia. Vc tem algumas dicas para timbrar uma Guita com a Zoom G2 ? Principalmente um timbre para base, um Over Driver leve mesmo ,onde fosse possível fazer até acorde abertos sem perder a definição da nota ?Como eu disse nas outras mensagens, eu estava timbrando sem o resto da banda e ficava ótimo, mas quando começava a tocar com o grupo ficava terrível , sem definição nenhuma.
    Grande abraço e obrigado.

    diego_guitar06
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aendereng
    Po cara, o bom seria vc elevar e angular a caixa (qualquer cadeira, banquinhos e etc servem pra quebrar o galho e se a cadeira tiver encosto vc deixa ela "travada" na diagonal), é isso o que eu faço com a minha!
    Eu comprei um suporte pro meu amp q eleva e angula ao msm tempo. Uma versao mais simples desse: http://i.novobuscar.com/index.aspx?p=%2FPic%2Fbr%2F2012%2F10%2F27%2Fbb 41202f-d6f3-4653-b580-4a3a0118920c.jpg&w=300
    Lembro que uma vez eu fui tocar com minha banda e meu irmao tava na frente da caixa de som e ele nao tava aguentando o barulho no ouvido dele (e eu morrendo de rir enquanto o timpano dele estourava kkkk), enquanto eu estava do lado da caixa e tava de boa hehe.
    A sua pedaleira eu realmente nao sei como regular, pq a unica zoom q eu tive foi uma 505II ha um certo tempo, e a minha vontade era de joga-la de um penhasco rsrs..
    Brincadeiras a parte, uma outra coisa q vc pode adquirir é um pedal de expressao pra colocar junto pra controlar o volume geral no pé! Tem gente que usa o fcv100 da behringer e dizem q usando um cabo estereo ele combina mto bem, mas fui usar na minha pod hd500 e nao gostei mto do resultado nao. Da até pra usar, mas nao era o que eu esperava! Aí em certas partes da musica vc deixa um volume mais brando, mais no fundo msm e na hora do solo tu larga o aço e teu som enche de vida!
    A minha dica é vc explorar bem os recursos dela, sabe? Por exemplo, um efeito q vc nao gostou de inicio e vc para pra trabalhar em cima dele.. Aí vc descobre as manhas dele e acaba gostando, entendeu?
    Nao vou dizer que é facil timbrar com banda. Realmente requer um trabalho a mais.
    Ou entao, se vc tem algum smartphone, baixa um decibelimetro e timbra no seu quarto com uma altura de 85db em media, pq é um meio termo entre seu quarto e a banda! Eu faço isso em casa e na hora do ensaio só dou um ajuste ou outro pra ficar legal! Tenta deixar os parametros de equalização com uma certa folguinha tanto pra mais quanto pra menos, caso no ensaio esteja agudo demais pra vc poder diminuir essa frequencia, ou o contrario, por exemplo...
    No meu caso, qndo eu timbro em casa eu deixo um pouco mais agudo (nao exagerado, só até dar um estalinho chato no ouvido) pq qndo eu toco com a banda parece q esses agudos somem, mas pode ser que com vc seja o contrario...
    Eu diria que os medios servem pra caracterizar o seu timbre! Confesso q adoro tacar médio nas minhas distorçoes e overdrives, mas tem que tomar muito cuidado pra nao deixar o seu drive rispido ou duro demais, sabe? Sem dinamica, sem flexibilidade... Pq médio demais acaba meio que tirando o "chiado" da distorção, o som fica mais uniforme e nao fica legal! Tenta experimentar pra vc ver! E vc usando de menos a sua distorção simplesmente some e, na minha opniao, acaba ficando um som chato e irritante! Parece que tem um som no fundo que te irrita e vc quer acabar logo com ele rs.
    Em relaçao aos graves vc coloca até eles ficarem firmes, senao vc encobre o contrabaixo e a impressao que fica é que vc nao sabe timbrar o seu equipamento hehe... Nao deixe graves de menos senao vc tbm perde uma certa dinamica e sua pegada no instrumento fica prejudicada! Mas tente achar o ponto ideal, onde vc consegue uma pegada firme sem atrapalhar o contrabaixo!
    Em relaçao a quantidade de drive... É uma das partes mais delicadas, pq drive demais embola o teu som, da microfonia e parece que liberaram um enxame de abelhas! A dica q eu tenho pra dar é vc zerar o drive e ir aumentando até o minimo que voce possa fazer uma base! Depois disso vc tira uns hamonicos artificiais e testa o sustain! Se a tua guitarra nao tiver sustain, vc aumenta mais um pouquinho e vai vendo como fica! Caso a "ardida" da distorçao aumente muito pra vc conseguir um sustain, experimente abaixar mais o drive e poe um compressor de leve e tenta ir equilibrando os dois! Da um efeito muito bacana! Tenta usar um noise reductor de leve até vc parar de sentir que sua guitarra vai sair gritando que nem uma doida qndo vc tirar a mao da corda! Nao esqueca que noise reductor come teu sustain, entao tenta buscar um equilibrio!
    Uma dica pra sua pedaleira tbm na hora do overdrive é vc brincar com o controle de volume da propria guitarra! Mas como assim?
    Tipo, vc cria um overdrive legal pra fazer umas bases com as notas embolando um pouquinho só! Tipo um power chord mais fraco... E quanto vc quiser fazer algo com as notas mais abertas vc simplesmente abaixa o pot de volume da guitarra! Ele nao abaixa o seu volume geral, mas faz com que o som sature menos e vc tenha uma flexibilidade maior no teu som! Entao nao faça como muita gente aqui no forum que eu vi falando que o potenciometro de volume da guitarra nao serve pra nada, que é pra deixar tudo no talo e etc... Explore sua guitarra tbm (por falar nisso, qual é o modelo da sua? Vai que por alguma coincidencia eu conheca rsrs), vai trocando a posição dos captadores, mexe no tone...
    Aí assim vc consegue timbrar legal teu equipamento pra tocar com a banda!
    Essa nao é uma dica só pra sua pedaleira, mas é para todas de uma forma geral! Só aprendi a mexer com isso mesmo depois da minha ultima aquisição, q realmente parece q eu to tocando com um conjunto de amps, pedais e etc. Vc nao sabe a dor de cabeça q eu tive até aprender a mexer legal nela hehe!
    E tenta fazer isso com o teu amp em flat! Geralmente é colocando os pots de graves, medios e agudos no meio. No caso o que eu fiz foi colocando o meu mp3 player no input do amp e o meu fone de ouvido na saida de fones da caixa! Quando vc ouvir o msm som, ou proximo disso, é pq o teu amp ta em flat! Vc vai conseguir isso colocando tudo em 5 msm, mas no meu caso acabou ficando tudo em 6, mas aí vai da caracteristica do amp!
    Caso vc tenha qualquer outra duvida, posta aqui q se eu souber eu te respondo!
    Abração!

    ácido francis
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ácido francis
    · votar


    Naloxone

    Nas bandas das quais toco, sempre tento propor o seguinte:


    1° - Ensaio Comum

    Nesses tipos de ensaio, o mais importante é a inteligibilidade musical. Ou seja, é tocado bem baixo, pra que haja uma melhor comunicação entre os músicos, para que todos se percebam. A equalização usada é flat, todo mundo igual, não há destaque pra ninguém.

    O maior desafio está na bateria, como no nosso caso temos uma bateria especifica para ensaio, fica fácil preencher ela com abafadores (almofadas e etc).

    2° - Ensaio Geral

    Esse tipo de ensaio é o ensaio para show, aquele que você faz como se já "estivesse valendo". Ensaia-se as músicas na ordem e etc. Aqui a equalização, timbragem e tudo mais já é usada. Não existe um padrão para lhe passar, pois cada banda e cada estilo possui nuances diferentes, o único caminho que conhece está em aprender a ouvir a banda.

    Geralmente, alguém da banda vai para longe da grupo (outro comodo, talvez) e a ouve, ou amigos músicos ajudam nesse processo.

    3° - Bares e Casas de Shows

    É aqui que mora o maior problema, e justamente aqui que vejo a maior parte das bandas pecarem. Algo que demorei muito a aprender é o seguinte, respeite o ambiente (em questão de capacidade de decibéis) que você toca.

    Essa é a regra número 1, em minha opinião. Vejo muitas bandas tentarem dar uma "esquentada" em seus shows colocando seus amps no volume máximo e etc... Okay, eu entendo o tesão de se tocar alto, e que rock é pra se tocar alto, mas existe um limite suportável para cada ambiente, passando desse limite o som irá distorcer e ninguém conseguirá entender nada do que a banda quer mostrar.

    Acredito que o ideal seja entre -2db à +2db (esse número é simbólico) de cada ambiente. Se faz pop, rock alternatico, enfim, algo que preze melodias e tudo mais, deve-se tocar um pouco abaixo do volume suportável pelo lugar. Se tocar algo mais porrada, algo que preze mais a parte rítmica, por exemplo, pode subir um pouco (pouca coisa mesmo) acima do limite. Porque pouca coisa acima do limite? Porque esse "pouquinho" já irá trazer a sensação de "casa cheia", "som incorpado" e tal... passar muito do limite não vai fazer sua banda ser tão legal quanto o Motorhead, pelo contrário, fará vocês soarem amadores.

    Não existe formúla mágica, o jeito é ouvir e ouvir!

    Espere ter ajudado, abraxx

    diego_guitar06
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ácido francis
    Falou tudo

    aendereng
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    diego_guitar06
    Muito obrigado cara, suas dicas me ajudaram bastante. Tô começando ainda na guitarra e dicas como essa são importantes pra mim .Cara eu nem sabia desse lance do suporte , realmente faz toda diferença e é barato , vou adquirir um, fica até mais cômodo para ajustar os controles do cubo sem necessidade de ter que entortar a coluna rsrs . Está sendo um problema Timbrar a guitarra sem sentir a necessidade de elevar o volume ,o lance do Over drive já vou fazer aqui , pra mim o mais difícil está sendo ele porque fica um meio termo entre uma distorção e um Clean .Vejo que isso leva um certo tempo mesmo né, o negocio é ir explorando as possibilidade da pedaleira, do cubo e da guitarra e ir tentando achar um timbre bacana.
    Cara, muito obrigado pelas dicas ,valeu mesmo Brother, um grande abraço.

    diego_guitar06
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aendereng
    Por nada, cara!
    Qualquer coisa a mais q vc tiver duvida pode me perguntar aqui q se eu souber te respondo sem problemas!
    Eu ouvi dizer q pra tocar ao vivo é melhor vc desligar as simulaçoes de cabinet e usar o eq de 6 bandas q o som fica melhor... Tenta ver aí!

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    aendereng
    Eu timbro a Guita sem a presença de nenhum outro instrumento , pra mim fica um som lindo, mas quando vou tocar com grupo fica uma porcaria.
    Cara, acho isso meio relativo, eu nunca tive esse problema, eu faço como disseram aí, deixo o cubo em flat, uso a saída de fones da pedaleira e equalizo tudo nela, dá ligar em qualquer coisa que fica bem parecido, enfim, quando eu comprei minha guitarra, até então eu só tocava violão, e todo mundo reclamava que estava alto, que era estridente, e eu era o único que não achava isso, eu usava(ainda uso) um amplificador de 15 w, deixava o volume no 1, e ainda reclamavam, falavam que o drive ficava estridente e blábláblá, sendo que eu usava o som quase que flat, e o drive eu colocava com o ganho bem moderado, entre em medium gain e um low, mas mesmo assim reclamavam, só depois eu fui perceber que era falta de costume mesmo, que equipamento você tem ?
    As vezes esse som "xoxo" com a banda é por falta de volume, não estão acostumados e te repreendem por estar tocando muito "alto", ou talvez essa maravilha que você ouve não é tão maravilhosa quanto parece...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Volume em proporção ideal entre os intrumentos da banda