>>> Dicas para treino de Técnica! <<<

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# jul/11 · Editado por: Pepe Le P


Novamente motivado por um tópico do colega Drive30, venho postar algumas pequenas dicas que tem me auxiliado no estudo de técnica. Gostaria de ressaltar que estas não são ideias exclusivamente minhas, a maioria foi retirada (ou adaptada) de livros e video-aulas de guitarristas conseituados como Troy Stetina, Paul Gilbert e John Petrucci.

Eu não sou um exemplo de técnica apurada, mas estas dicas tem me ajudado bastante a aproveitar melhor (a qualificar) meu escasso tempo de estudo, pois talvez mais importante do o que se estuda é o como se estuda...

Espero que seja útil!

1- Isole a dificuldade:
É muito importante estar atento aos pontos a serem aperfeiçoados, então quando estamos tocando é importante definirmos não somente em qual trecho específico estamos tendo problemas, mas qual a causa do problema. No caso do Drive30 ele considerou o trecho dos saltos com tapping e conseguiu identificar o ataque com o indicador (sem palhetar) numa nova corda como o problema central. Coloque foco nessa parte. Uma coisa que ele cita e que eu particularmente ainda não coloquei em prática (talvez por isso ainda tenha alguns problemas de sincronia na execução de algusn trechos) é isolar a parte das duas mãos: você deve ser capaz de executar ambas isoladamente.

2- Crie variações sobre a sua dificuldade: Crie outros exercícios ou frases que utilizam o mesmo ponto em questão. De preferência tente criar algo musical, que não seja enfadonho de praticar.

3- Diminua o "tempo de transição": Existe uma diferença de milisegundos entre a mão da escala pressionar uma nota e o ataque da palheta. Treine devagar fazendo com que seus dedos da mão da escala só se movam "microinstantes" antes do ataque com a palheta. Evite "pré-posicionar" os dedos da escala antecipando o ataque. Essa prática tem me rendido bons resultados. É importante treinar bem lento com metronomo.