>>> Dicas para treino de Técnica! <<<

Autor Mensagem
Pepe Le P
Veterano
# jul/11 · Editado por: Pepe Le P


Novamente motivado por um tópico do colega Drive30, venho postar algumas pequenas dicas que tem me auxiliado no estudo de técnica. Gostaria de ressaltar que estas não são ideias exclusivamente minhas, a maioria foi retirada (ou adaptada) de livros e video-aulas de guitarristas conseituados como Troy Stetina, Paul Gilbert e John Petrucci.

Eu não sou um exemplo de técnica apurada, mas estas dicas tem me ajudado bastante a aproveitar melhor (a qualificar) meu escasso tempo de estudo, pois talvez mais importante do o que se estuda é o como se estuda...

Espero que seja útil!

1- Isole a dificuldade:
É muito importante estar atento aos pontos a serem aperfeiçoados, então quando estamos tocando é importante definirmos não somente em qual trecho específico estamos tendo problemas, mas qual a causa do problema. No caso do Drive30 ele considerou o trecho dos saltos com tapping e conseguiu identificar o ataque com o indicador (sem palhetar) numa nova corda como o problema central. Coloque foco nessa parte. Uma coisa que ele cita e que eu particularmente ainda não coloquei em prática (talvez por isso ainda tenha alguns problemas de sincronia na execução de algusn trechos) é isolar a parte das duas mãos: você deve ser capaz de executar ambas isoladamente.

2- Crie variações sobre a sua dificuldade: Crie outros exercícios ou frases que utilizam o mesmo ponto em questão. De preferência tente criar algo musical, que não seja enfadonho de praticar.

3- Diminua o "tempo de transição": Existe uma diferença de milisegundos entre a mão da escala pressionar uma nota e o ataque da palheta. Treine devagar fazendo com que seus dedos da mão da escala só se movam "microinstantes" antes do ataque com a palheta. Evite "pré-posicionar" os dedos da escala antecipando o ataque. Essa prática tem me rendido bons resultados. É importante treinar bem lento com metronomo.

4- Pratica "explosiva": Esse ponto tem se mostrado muito eficiente nos meus treinos, principalmente isolando/transformando pequenos trechos de frases em exercícios repetitivos. Consiste basicamente em acelerar abruptamente a velocidade de execução apenas por alguns instantes, retornando a velocidade original sem perder a fluência na execução. Eu faço assim: digamos que eu esteja treinando 4 notas 5-7 (corda D) seguido de 5-7 (G), o que obviamente é um exemplo muito simples. Eu coloco o metronomo digamos em 180bpm (geralmente começo mais lento) e começo a tocar duas notas por pulsação de maneira precisa e consistente. Porém de vez em quando eu alterno a execução para 4 notas por tempo apenas por duas ou três pulsações e retorno as colcheias (duas por tempo), tentando nunca atrasar ou adiantar em relação ao metronomo. Quando estamos trabalhando próximos ao nosso limite de velocidade não conseguimos sustentar a execução por muitas pulsações, mas esta prática faz com que, aos poucos, nossos cérebros e mãos vão se acostumando a nova velocidade, mantendo a precisão e permitindo com que, aos poucos, consigamos aumentar a velocidade do trecho em questão, mantendo a precisão.

5- Variações de dinâmica:
Uma coisa que alguns guitarrista, como o Paul Gilbert, citam é que a variação de dinâmica na execução propicia um maior controle na execução. Eu ressalto também a importância de acentuar diferente notas. No meu caso em dei conta que o velho "1234" executado com ligados não estava saindo lá muito limpo. Me dei conta que a independencia dos meus dedos 2 e 3 precisava ser melhorada (eles as vezes se moviam meio "em bloco" em velocidade muito altas). Um dos exercíciso que tem me ajudado a melhorar isso é justamente acentuar nas notas correspondentes a estes dedos e também "freiar" bruscamente a execução nos diferentes dedos (faça o teste e veja se você tem esse controle quando tocando rápido).

6- Evite "bloqueios mentais":
É bem comum quando mergulhamos de cabeça em algum exercícios ou trecho musical que nossa execução "trave". Como se começassemos a errar e, mesmo repetindo loucamente, continuamos fazendo os mesmos erros. Nesse caso uma dica legal é tocar outra coisa, ou mesmo largar a guitarra por alguns instantes e posteriormente (sejam alguns minutos ou um dia depois) voltar para o trecho específico. Quando erramos temos uma tendência de nos pressionar para "fazer direito dessa vez" e isso geralmente só atrapalha mais. Melhor dar uma 'espraiada na mente" para imprimir no cérebro a prática correta.

Fora estas tem mais um zilhão de dicas úteis, listei apenas algumas que tem me ajudado nos últimos meses.

Obs: e não se esqueça, o treino não deve ser algo enfadonho! Se você não curte exercícios treine com trechos de músicas ou aperfeiçoando composições próprias!

Obs2: lembrando que não só de treino técnico vive um guitarrista ;P

Abraço!

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Seria interesante se mais gente (de preferência mais experiente que eu) pudesse contribuir com o tópico. Se rolasse de enriquecer legal a parada um dia podemos sintetizar num tópico fixo quem sabe...

Arimoxinga
Veterano
# jul/11 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Pepe Le P


vou ler o teu tópico mas, se te agradar cola esse link de um tópico que o marc snow traduziu uma materia em inglês aprendi muita coisa lendo o tópico merece ser lembrado!


Obs::. o texto tem duas partes dentro do tópico seria interessante tu copia-los para reunir as informações sem esquecer de creditar quem teve o trabalho de traduzir hehehe

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/226353/

Peace!!!

locaosks
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P

Valeu mano!

Vo usar todas as dicas, ta bem elaborado.

AbçOo!

Drive30
Veterano
# jul/11 · Editado por: Drive30
· votar


então quando estamos tocando é importante definirmos não somente em qual trecho específico estamos tendo problemas, mas qual a causa do problema.

é por isso que eu digo e nao me canso de repetir que nos comentarios das jams seria legal se as pessoas especificassem exatamente aonde ocorreu o erro.

Isso é importantissimo , pois uma unica nota executada errada pode fazer um solo soar extremamente estranho e feio e descaracterizar a musica, o que acontece bem claramente no sea of lies, por serem arpejos ciclicos.

a parte da dinamica é uma excelente dica, que eu ja praticava meio que incoscientemente hehe.

bom topico

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Arimoxinga
Muito legal estes textos traduzidos pelo Marc Snow! De fato tem muitas coisas em comum com o que escrevi aqui e outras mais! Além da escrita estar muito melhor sistematizada do que esse texto que fiz as pressas, hehehe.

Vou esperar se aparecem mais contribuições e, quem sabe, não formulamos um tópico definitivo (o que nãi significa imutável ou perfeito) para prática de guitarra!

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


locaosks
Drive30
Valeu gente boa!

Se tiverem algo para contribuir sintam-se a vontade!

Drive30
Veterano
# jul/11
· votar


Eu tenho mais um ponto aqui

Postura e conforto para tocar

A dica que eu dou é para sempre procurarem uma posicao tanto na mao/braço esquerdo como no direito que sintam confortáveis, você nao pode tocar limpo se faz um esforço extra normal na execução, procure posições de repouso / altura das mãos adequada a você, sem falar que voce pode ter problemas nas juntas, tendinite, etc, eu ja quase tive 1 vez. Não existe postura certa mas alguns vicios de postura podem não te atrapalhar na execucao de algo que voce consiga hoje, mas talvez algo que voce tente amanha por ser mais dificil

Magrinho123
Veterano
# jul/11
· votar


Sei não hein, eu acho que merece stick!

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Drive30
Boa lembrança! Será registrado aqui...

Magrinho123
Sei não hein, eu acho que merece stick!

Acho que o ideal é usarmos o tópico para juntarmos bastante informação e depois compliar tudo num texto único e colocar daí sim ver se rola de fixar...

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Subida matinal...

tomcykman
Veterano
# jul/11
· votar


vale um up!

Eddie Van Hallen
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P
Excelente tópico!
Muito legal a sua iniciativa brother, mas acho que faltou um dos pontos mais importantes, tocar com metronomo.
Abraço

2Humbucker
Veterano
# jul/11
· votar


Opa, material pra estudo detected!

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P
Muito legal fera, vou por tudo em pratica. A proposito, o video explicando os arpejos com salto ficou show de bola! (y)



Vlw cumpade!

sidguitar1
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P
parabens, vo dar um up q o topico ta massa e merece,abraço brother

rafael_cpu
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P

POSITIVADO!

Parabéns, belo tópico.
T+

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


tomcykman
Eddie Van Hallen
2Humbucker
lindoso
sidguitar1
rafael_cpu

Valeu gente boa! O objetivo inicial do tópico é juntar mais dicas e depois compilar tudo numa única postagem (escrita de forma mais organizada).

Acho que muitas vezes são dicas simples que podem nos guiar a um progresso mais rápido e consistente. Eu mantive "maus hábitos" de treino de técnica por 9 anos e, desde o ano passado, quando começei a atentar para alguns destes pontos, notei uma melhora absurda (mesmo que ainda esteja longe dos meus objetivos). Tenho certeza que ainda tem "muitas fichas para cair" que me possibilitarão continuar evoluindo (fora ter tempo pra praticar...hehehe)!

Eddie Van Hallen
mas acho que faltou um dos pontos mais importantes, tocar com metronomo.
Ele está citado mais de uma vez dentre os itens, mas também acho que vale uma citação especial. De qualquer maneira ainda pretendo organizar um texto compilando as informações do tópico.

Continuem mandando contribuições!

Caike_bend
Veterano
# jul/11
· votar


Nice topico.

Alan_Domingues
Veterano
# jul/11
· votar


Boas idéias.

Faltou apenas uma informação!

Utilize SEMPRE o metrônomo. E o melhor amigo de um músico na hora do estudo.

Abraços.

celotoledo
Veterano
# jul/11
· votar


Minha dica por experiência própria. Nunca fiz aulas, mas pra mim funcionou....rs. Se estou falando bobagem, me avisem que edito.


Não olhe para as mãos
Quando praticar exercícios com metrônomo, para melhor independência dos movimentos, não olhe para mãos. Fixe o olhar no metrônomo ou em qualquer outro ponto. Se está acustumado a tocar olhando a mão da escala, vai sentir a dificuldade. Mas, após um tempo de prática vai sentir a melhora considerável na precisão, independência e sincronia dos movimentos.

Eddie Van Hallen
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P
Brother eu nunca tinha ouvido falar sobre fazer essa "Prática explosiva", mas tentei fazê-la hoje e percebi que ficou mais fácil para aumentar a velocidade.
Muito boa a idéia, quem te falou dela??

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P
Resumindo, a prática explosiva seria aumentar de velocidade bruscamente e depois voltar a velocidade inicial?

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


Caike_bend
Valeu cara! Espero que seja útil, vamos ver se juntamos mais contribuições de gente boa ae pra fazer um tópico mais organizado!

Alan_Domingues
Com certeza, vou dedicar um item especial para ele quando for reformular este texto.

celotoledo
Eu acho que só melhoraria a precisão e sincronia caso a pessoa tenha dificuldade para se concentrar nas duas mãos ao mesmo tempo. Mas já li um material de um professor da Berklee que indicava alguns exercícios para aumentar a fluência no deslocamento horizontal no braço sem necessitar de contato visual 100% do tempo, nesse sentido acho que pode ajudar bastante.

Eddie Van Hallen
Eu li algo parecido no "Speed Mechanics For Lead Guitar" do Troy Stetina onde ele recomenda tentar tocar um pequeno trecho o mais rápido que você conseguir (com clareza) e ir adicionando notas aos poucos. A partir daí eu meio que fui fazendo testes por conta e vi que esse lance de alternar a velocidade por curtos períodos de tempo dava resultados surpreendentes (pelo menos pra mim). É importante já ter uma boa base motora para tirar proveito máximo desta prática.

Pra você ter uma ideia: eu me lembro que estava tentando tirar um solo que tinha uma parte com ligados a 160bpm (semicolcheias) e eu estava com dificuldades de executar com som limpo a mais de 140bpm. utilizei essa técnica e consegui, em alguns minutos, elevar para 150bpm (tocando limpo) e, alguns dias depois, cheguei a 160bpm. Depois disso pareceia que não conseguia ir além.

Continuei treinando outras coisas e fui melhorando minha pegada e me ligando em pontos como relaxar a mão para tocar, economia de movimento, etc. Esses dias fui tentar tocar e saiu a quase 180bpm em alguns minutos de treino...

Não sei como é para outras pessoas, mas para as minhas "peculiaridades neurológicas" essa técnica de treino funciona muito bem, especialmente para movimentos com padrões repetitivos.

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


lindoso
Basicamente isso, mas é importante que você consiga manter a execução constante e fluída. O que eu utilizo como padrão é alternar entre 1, 2 e 4 notas por tempo em um mesmo andamento (ou 3 e 6 dependendo do exercício).

Por exemplo:
Digamos que você esteja treinando aquele exemplo bem simples 7-9 (corda D) seguido de 7-9 (corda G). Boto o metronomo em, digamos, 160bpm (vai depender do seu grau de desenvolvimento e do trecho a ser treinado em questão).

Começo tocando uma nota a cada "click" do metrônomo (de preferência cuidando bem a parte de tempo de transição descrita no item 3). Quando sentir que o cérebro "já está pegando" bem a mecanica da coisa alterno para duas notas por tempo. Em seguida, enquanto ainda toco duas notas por tempo, em momentos aleatórios, subo para 4 notas por tempo por, digamos um click do metronomo retornando para 2 notas por tempo em seguida sem perder a precisão com a marcação do metronomo! Aos poucos você vai aumentando o número de repetições seguidas em 4 notas por tempo para duas, três e assim por diante e, em algum tempo, você verá que já é capaz de executar aquele trecho com fluência por várias vezes consecutivas, sem errar.

Pretendo no futuro fazer uns vídeos sobre esses assuntos!

FAP
Veterano
# jul/11
· votar


Só pelos itens 4 e 5 já vale a pena ler o tópico. Costumo usar bastante essas técnicas e pra mim funcionam. Parabéns pela iniciativa.

Pepe Le P
Veterano
# jul/11
· votar


FAP
valeu cara! Não é por coincidência que são justamente estas práticas que aumentam o controle do guitarrista sobre o que está executando! Eu admito que tenho colocado pouco o item 5 em prática, mas já notei que ele é muito importante, assim como uma outra prática que venho desenvolvendo de tentar "parar" digitações rápidas e repetitivas em notas diferentes!

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P
Muuuuuito legal cara, agora saquei direitinho.


Agora uma coisa que vem me intrigado : deve se sempre utilizar Palm Mute ao praticar esses exercicios para velocidade ou é opcional?

Pepe Le P
Veterano
# jul/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


lindoso
Você se refere a tocar as notas abafadas? Se for isso eu diria que não há necessidade (inclusive pode não ser recomendado em algumas situações), embora em alguns casos possa vir a ser interessante. É bem comum utilizar algum grau de palm mute quando se toca rápido nas cordas graves pra dar aquele efeito "metralhadora", mas isso também não é uma regra.

Agora pode ser que você esteja se referindo a abafar as notas que não estão sendo tocadas (com as mãos direita e esquerda)... Nesse caso é geralmente interessante deixar soando apenas a corda que se está tocando e promover o rápido silenciamento de uma corda ao passar para outra.

Não sei se eu entendi direito a sua questão, mas taí o que penso. vale a pena esperar conselhos de gente com mais "nohall" também.

Alan_Domingues
Veterano
# jul/11
· votar


Pepe Le P

Todo exercício que se faça na guitarra é legal você praticar tanto com as notas soando "normais" quanto em um light pm.

Até para você ter controle de dinâmicas nas nodas e saber "domar" suas cordas. Uma grande dica para melhorar a famosa "pegada" nos guitarristas.

Vale a dica.

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a >>> Dicas para treino de Técnica! <<<