Como sair da pentatonica?

Autor Mensagem
erickx
Veterano
# jun/11


Toda vez que eu vou improvisar eu só uso a pentatonica, e a de Am, já se tornou um vicio, eu até sei outras escalas, mas eu passo para elas e sempre volto pra penta, quero enrriquecer também minhas idéas melódicas.

Ajuda?

Valeu, abração!

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Cara isso é uma tremenda balela, sinceramente oq vc nao deve saber é explorar a pantatonica e suas pqnas nuaces...Blues notes, M6 e etc...

Da pra se ter um fraseado "plural" ( CLARO que só pentatonica não resolve) somente pensando em pentatonica ou pelo menos partido dela pra se chegar a outras sonoridades, mas sempre tendo a penta como referencia...Sem querer me gabar, mas olha esse meu video..Ele tem muitas referencias cromatismos e notinhas "extras" e eu SEMPRE penso em penta pra tocar...




Tenho alguns outros sons mais "nervosos" tb, mas sempre nessa....recomendo estudar..mais, mais e mais, e escutar boa musica pra ter referencias....Existem muta tecnica e muita escala que vc pode usar estudando e sendo mais tecnico tb, e com estudo vc chega lá...

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


ogner

Valeu cara, mas eu to meio "viciado", só faço a mesma coisa, mesmo movendo a penta, e eu só to usando Am, eu saio da que começa na 5 casa E'zona, e passo para a da 12 casa A, andando pelo braço, mesmo assim não me satisfaço com meu som, eu tenho que aprimorar meu improviso.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

É, velho...Vc mesmo sabe oq esta fazendo de errado....Arruma isso...

Só quis dar meu pitaco que vc não precisa sair da penta pra ser expressivo ou solar melhor ou ter um super vocabulario..Sabendo bem a penta ( nao é o meu caso, sou apenas esforçado, hehe) vc ja faz um estrago...

Tente fazer runs...Ligue o shape da 5 casa ate o da 12..não pule apenas...improvise usando a penta somente numa corda...tem que exercitar essa cachola ae!!!

Abço

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


É, velho...Vc mesmo sabe oq esta fazendo de errado....Arruma isso...

Sei não.

Valeu

pulgadopc
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

se você não quiser não precisa sair da penta, tente explorar ela ao máximo, pare de ficar subindo e descendo escalas e use o seu ouvido para ver quais notas se encaixam melhor, pare de pensar em escalas e pense só melodicamente, acho que eu falei merda, enfim...


ogner


caramba! que sonzão meu velho.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Tem algum improviso seu gravado postado aqui no FCC ou outro lugar??

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
Ah, vi seu video, tá bem plural, parabéns

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


ogner
Não, vou gravar uma agora, no seco da minha batera da pedaleira!

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Naahhh..coloca uma BT.....

Ah, vi seu video, tá bem plural, parabéns
Ahh, muito obrigado, plural é bacana!!
hehe

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Naahhh..coloca uma BT.....

Naah, se eu ligar a quita no pc dá choque.

Aqui:

http://www.4shared.com/audio/T6egDOy9/impro_lamenor.html

ogner
Veterano
# jun/11 · Editado por: ogner
· votar


erickx

Bacana fazer com a batera..isso vai te dar timming, grovve, tempo...

Ouvi aqui, mas no seu nivel, vc precisa de uma BT, uma harmonia pra te aguçar.
Parece que vc não toca a muito tempo, certo?? Ta bem, simples e sem fluencia, vc não ta com agilidade e velocidade tb, isso ajuda no fraseado...Tem que estudar e ouvir musica boa velho...Tempo e dedicação...nãm tem magica!!

pulgadopc
Valeu, velho!!!

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


ogner

Toco a pouco tempo mas já toco uns covers mas "avançados".

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Cover é cover, impro é impro..Conheço alguns varios guitarristas que tiram musicas impossiveis, tocam pra dedéu, Tappipng, slide, bend pra todo lado, e na hora de criar, improvisar não sai nada!! São duas coisas diferentes, se complementam é verdade, mas não tem muito a ver vc ja tocar covers avançados com o assunto aqui!! sacaste!?

Começa a pegar umas BTs de varios tons e improvisar em cima...Participa das jams aqui do FCC tb..Nao sei se participa..

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Participa das jams aqui do FCC tb.


Eu queria muito mas não é possivel

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Pô nesse esquema que vc fez de microfonar já rola ué?! Pq não!?

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Pô nesse esquema que vc fez de microfonar já rola ué?! Pq não!?


Rola? Como? Eu sempre quis essa alternativa

Gareth
Veterano
# jun/11 · Editado por: Gareth
· votar


Já eu sou o contrário do erickx, prefiro improvisar a tirar covers, me sinto mais "livre" tocando do meu jeito do que ter de me limitar notas X em tempo X, mas muita coisa se aprende com cover tbm =)

Bom, eu já acho que "fugir" de escalas é um tanto quanto impossível, pq querendo ou não vc vai estar usando, mas a diferença é quando vc toca na ordem C D E F G A B ou se vc mescla criando uma sonoridade propria tipo C G D E F B A, eu mesmo percebia que, mesmo tocando em varias cordas, meus improvisos saiam parecidos pq eu sem querer acaba seguindo a sonoridade da escala em si, acho que aí que ta o caso, vc ja tem a sonoridade na cabeça e a tendência é repetir.

Acho que é isso =)

Abraços!



Edit: @Ogner
Que sonzeira hein brother!? Parabens!

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Poxa...pega o Reaper ( procura aqui no FCC ) baixa a BT da Jam...

Cola ela numa trilha do Reaper,..Abre outra trilha e prepara ela pra gravar sua guitarra, usando sua placa de som e seu microfone...E pronto...

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Já eu sou o contrário do erickx, prefiro improvisar a tirar covers

Prefiro não!

ogner

Po cara então me ajudae? Eu já tenho o reaper mas não sei fazer nada disso ai.

Ikaruz
Veterano
# jun/11
· votar


ogner

Uau!!!


Parabéns...

...ele é muito bonito. Macho? Eu tenho uma lab branquinha e menos peluda. Na minha opinião (racista) labrador é o melhor.

Ele devolve a bolinha?

celotoledo
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Tô tentando a mesma coisa, sair das pentas, mas quer saber. Acho que não precisa não. Basta ser criativo com elas.....pegue uns lick e padrões para estudar que ajuda.

Esse solo que gravou só com bateria é ruim para improvisar tenta algo com hamonia junto.

Não gostei do timbre, tem como melhorar. Te achei um pouco afobado em alguns momentos...tentando tocar rápido, fazendo uns tremo picks que não ficaram legais não. Vai com calma.

Quanto mais rápido quiser ser mais tempo vai demorar para ser....

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


celotoledo

Valeu, se eu conseguir me entender com o reaper eu gravo!

celotoledo
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Eu gravo só usando o guitar Rig. Tem dois "tapes decks" um coloco a BT e no outro dou o REC, aí grava com a BT....

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Só microfonando

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


erickx

Cara entra no topico sobre o reaper...vc vai aprender...

Vc gravou esse som ae microfonando??

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Vc gravou esse som ae microfonando??

Foi!

Tópico do reaper?
Ah não!

Valeu

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


Ikaruz

Não sei se seu post é uma sacanagem mas vou responder mesmo assim, ahuehuahue

Sim é macho!! Willy Wonka o nome dele!! Lab é melhor pq deve dar menos trabalho..tiro um cachorro por dia na minha casa só de pelo!!!
hehehe!!!

Ele devolve a bolinha só quando quer...Safado pra dedéu!!

Uau!!!
Se isso foi pelo video, valeu!!
hehe

Jube
Veterano
# jun/11
· votar


erickx
Tópico do reaper?
Ah não!

Cedo ou tarde você vai ter que encarar.

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Jube

Valeu pelo up!

Acho que é mais cedo, vou procurar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como sair da pentatonica?