Músico Freelance ou ter uma Banda?

    Autor Mensagem
    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11


    Compensa mais ser músico free lance, ou ter uma banda? Porque penso assim, principalmente quem já passou por isso, já toquei em banda, e sempre rola conflitos, ou então dependendo da galera, podem até não levar tanto à sério, e se acontece esses acontecimentos, é difícil levar com a barriga até chegar ao sucesso(claro, tem exceções) . Você sendo músico free lance, você já tem em mente de que tem que fazer algo mais profissional e muito bem feito, pois está sendo pago pra isso. Mas sei la, é minha linha de raciocínio... E vc, o que acha?


    Abraço.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000

    Rapaz, se a sua intenção for viver disso, tanto faz. Se não, vai pelo o que você gostar mais.

    Eu já fiz gigs que chegava na hora e tocava, me apresentava para os músicos na passagem de som e pronto. Como se fosse uma put...

    Porém é uma vibe que eu não curto. Conheço gente que gosta.

    Eu acredito no meu trabalho, tanto que comecei uma banda em 2001, fizemos anos como cover do Dream Theater, e desde 2006 estamos compondo (temos bastante coisa) e vamos lançar. Se der certo, beleza, se não, beleza também. É uma realização nossa. Se vier reconhecimento, melhor ainda.

    Sendo que tanto em banda quando sendo free, você pode ser profissional.

    Abraços.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000
    Existe um mundo de possibilidades quando se fala em viver de música. Estes são apenas dois dos caminhos.

    abfaria83
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000
    cara, nao acho q exista um caminho melhor ou mais facil. das duas formas a estrada é longa e complicada... acho q compensa mais buscar aquilo q mais te agrada.

    e como disse o erico.ascencao, as possibilidades ainda vao alem.

    eu particularmente prefiro tentar achar os caras certo pra uma banda. nos ensaios a criatividade brota e eh um tesao compor... só q vc vai sempre sofrer com conflitos e horarios pq lidar com gente é assim memo.

    qdo vc ta sozinho vc tem q se virar pra fazer tudo, e as vezes fica chato e o trabalho parece nao compensar...

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000
    e se acontece esses acontecimentos
    hehehehe... se acontecer esse acontecimento é como subir pra cima...

    Agora, sobre ser freelancer, eu acho que é como disse o Alan Domingues, deve ser estranho chegar lá e tocar e só.
    Banda é mais legal, mas tem que ser uma parada bem desencanada... se bitolar muito acaba a diversão e aí fodeu geral!!!

    ogner
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000

    Pra vc ser um freela bom e ganhar a vida com isso, de verdade, vc vai ter que ser bom de verdade...Vai ter que estudar bastante e dominar tecnica e teoria MUITO bem...

    Eu gostaria muito de ter todo esse conhecimenteo e ser musico bem requisitado pra estudio...Acho que eu nao teria crise existencial não!!

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Will Bejar

    Saquei. Mas quando me referi à um músico freelance, seria no caso um cara contratado por uma banda, tipo pra uma dupla sertaneja, grupo de axé, gravar em estúdio ou etc....


    Mas no geral, é verdade mesmo. Tem que estudar, ralar mesmo, não só para uma vida bem sucedida profissionalmente mas como pessoal. Afinal, quem é que não quer tocar bem??? : )

    abfaria83
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000

    Mas no geral, é verdade mesmo. Tem que estudar, ralar mesmo, não só para uma vida bem sucedida profissionalmente mas como pessoal. Afinal, quem é que não quer tocar bem??? : )

    esse lance de "tocar bem pra ser bem sucedido" é relativo. de fato, se vc quer ser free lance, vc tem q manjar muito. o trabalho exige isso de vc. mas kurt cobain tocava mal pra caralho, ao vivo era pessimo. mas era criativo e sabia usar mto bem a pouca "tecnica" q tinha. smells like teen spirit foi o hino do rock. O sex pistols lançaram o punk rock pra historia e nem sabiam tocar guitarra direito.

    trabalhos diferentes, perfis diferentes.

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000
    Saquei. Mas quando me referi à um músico freelance, seria no caso um cara contratado por uma banda, tipo pra uma dupla sertaneja, grupo de axé, gravar em estúdio ou etc....
    Mas mesmo assim!!! Eu vejo que deve ser esquisito ir e vir assim... mas acho que o momento do palco é mágico, tipo, vc se diverte naquele momento!!!

    abfaria83
    mas kurt cobain tocava mal pra caralho, ao vivo era pessimo. mas era criativo e sabia usar mto bem a pouca "tecnica" q tinha
    PQP!!! Finalmente alguém pensa igual eu...

    lucsiqueira
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O Kurt não era muito técnico, mas era bom em criar toques na guitarra sim!!!

    e ao vivo ele era bom também pow, nunca viu o live at reading ou o mtv unplugged?

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000
    Se vc tiver pensando pelo lado profissional, pra ser músico freelancer exige um preparo mt maior do q como músico de banda, dependendo do estilo da mesma, como freelancer vc tem q dominar vários estilos musicais e saber pelo menos o básico de teoria musical, pra saber se virar quando necessário, no mais é isso, escolhe aí e vai na fé.

    Guardião Washburn
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    a banda vai bem até a mulher de um dos integrantes embaçar...

    Das Pedras
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000
    Porque penso assim, principalmente quem já passou por isso, já toquei em banda, e sempre rola conflitos

    Cara, como musico freelancer eh pior!!! Se vc não gostar de alguma coisa problema seu!!!! O musico ou a banda que te contratarem podem cagar pra vc! E ai, vai fazer o q.....

    Não sei qual eh o melhor ou o pior, mas sempre vai ter desentendimentos!!! O negocio eh saber lidar com isso!!!

    abfaria83
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    lucsiqueira
    cara, acho duas performances bem feitas nao sao suficientes pra contar a historia de toneladas de shows... eu nao to crucificando o kurt, eu sou fã! mas q ele tocava tudo torto ao vivo é fato!

    agora pega o daniel johns, q teve a influencia dele no inico da carreira e compara a habilidade dele ao vivo com a do kurt...

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    abfaria83
    eu sou fã! mas q ele tocava tudo torto ao vivo é fato!
    Ao vivo era uma bosta mesmo.

    agora pega o daniel johns, q teve a influencia dele no inico da carreira e compara a habilidade dele ao vivo com a do kurt...
    Eu não vi muita coisa do Silverchair ao vivo, mas o que eu vi foi muito boa a banda toda.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    uP!



    (mais alguém pra incrementar o tópico?)

    Drinho
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000
    já toquei em banda, e sempre rola conflitos


    Olha cara por todas as bandas que eu passei sempre rolou tudo bem, o pessoal se respeitava, as idéias fluiam e etc....
    Quando eu fui acompanhar um cantor foi uma merda eu o baixista e o tecladista nos desentendemos com o cara, foi uma palhaçada total, eu sempre estudei guitarra com muita dedicação e antigamente passava pela minha cabeça sim em trabalhar com isso, hoje eu perdi a coragem e admiro muito quem tem e vai atrás porque realmente o negócio não é fácil, hoje me dedico a outras coisas, evidente que vou estudar guitarra pra sempre porque é minha paixão mas já me convenci que no meu caso vai ser pra sempre um hobbie.

    Então eu acho que assim não existe regra, você pode se dar bem com banda, como freela, como professor, seja lá o que for, tem que ver primeiro o que você busca pra você se é seguir nesse ramo, se é tocar como hobbie, porque dinheiro na minha concepção não aceita desaforo principalmente de quem está começando, quando você cresce um pouco na sua carreira acho que você pode se dar ao luxo de escolher o que é mais conveniente e tal, mas no começo se a sua vontade é tocar o que tiver na sua frente você pega porque entrando no meio e batalhando as coisas vão acontecendo a seu favor.
    Quando comecei a me apresentar em bares aqui no abc com mais ou menos 16 anos a gente ganhava 200 reais pra dividir em 6 e olhe lá, mas pra nós era tudo festa, dai o tempo passou as contas começaram a vir e minha coragem foi embora hehehe, mas é isso o que você puder pegar você abraça, tudo acrescenta, só estudar em casa não é suficiente, é legal conhecer pessoas, culturas, aprender a conviver, criticar, admirar, respeitar, ser humilde, tocar pras pessoas te ouvirem, um capítulo de sistema modal não te ensina isso que talvez seja a maior das bagagens que um músico pode ter.

    Abraço.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Drinho

    Palavras sábias meu caro! Parabéns, sério mesmo. Interessante sua experiência como músico, e o que você tirou dela.

    Drinho
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    geracaoanos2000
    Vixe cara, nem considero a minha experiência das mais vastas, aqui tem uns caras que conhecem muito, eu lembro quando eu comecei a frequentar esse fórum lá pra 2003 quando eu era iniciante ainda com nem 3 anos de guitarra e já tinha o Alan_Domingues que era referência pro pessoal, já quebrava tudo e hoje nem se fala e muitos outros e você nunca via esses caras falando, ah fulano é uma merda, ciclano é prego, sempre contribuiam com o fórum de forma saudável, extremamente respeitosos e o cara mesmo fala que tá tentando até hoje com a música e isso é muito legal. É um tipo de personalidade que me admira muito.
    Quanto mais você aprende mais você vê que não sabe nada e que não vai ter tempo pra saber tudo.
    Se você curte tocar e quer seguir .... abraça cara não seja covarde que nem eu fui porque as vezes me bate um arrependimento do cão de não ter continuado com banda, ou fazendo trampo na área, por mais que fosse difícil dá, tudo dá e eu sei que por mais que eu tomasse no cú uma hora eu ia conseguir alcançar com meu esforço. É gratificante quando você é reconhecido pelo seu trabalho e dedicação.. vale a pena!

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Drinho

    Eu já frequentava esse fórum muito antes de me cadastrar, e é realmente perceptível essas mudanças, diríamos de funcionamento do mesmo, não que eu queira generalizar uma discussão e tomar outros rumos para o título do tópico, mas parece que a coisa antes era levada mais à sério, profissional, ou de forma mais contribuinte entre os cadastrados. Enfim, mas curti a sua história, mas acho que se você já toca há um bom tempo, já teve experiência, deveria tentar de novo, mesmo como freela....Não é porque você teve o azar de achar um tecladista "pedra no sapato", que irá achar outro de novo. Não deve desistir tão fácil, por pouca merd* cara. Por isso que gosto de música, acho que o mais legal dessa arte é o desafio, de saber se relacionar com pessoas de mais variadas personalidades e gostos, saber se virar com uma partitura a primeira vista(se for o caso), quebrar cabeça com escalas, e etc....



    Abraço pra vc, e sucesso para todos nós!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Músico Freelance ou ter uma Banda?