Guarana - Bluezinho improvisado >>>Audio<<<

    Autor Mensagem
    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11


    Hoje cheguei do colégio triste e com vontade de chutar o balde da vida devido a uns problemas, então gravei um bluezinho em E, coisa simples, minha primeira gravação desse gênero.
    Tudo na pentatônica!

    Eu fiz a base tbm.

    Avaliem a execução (entre 1:03 e 1:07 vi que dei uma errada feia numa parte que era pra ser mais rápida, então ignorem essa partezinha, ok), o timbre (eu particularmente gostei do timbre que usei no solo), a criativdade (como se eu tivesse alguma xD )... o que puderem.

    Ouçam-me!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Nada disso! Eu não vou ser ignorado!
    Não dessa vez!
    UP!

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: rocknroll1234
    · votar


    seus bends estão um pouco exagerados...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rocknroll1234
    Como assim? Desafinados?

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    um pouco.

    ah,tente tambem começar devagar no começo,e faça com que a base fique mais forte que o solo.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rocknroll1234
    ah,tente tambem começar devagar no começo,e faça com que a base fique mais forte que o solo.
    Como assim? Não é pro solo aparecer um pouco mais que a base? Se a base ficar mais forte, num vai encobrir o solo?

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    acho que não me experssei direito,ajuste os captadores para tentar tirar o mesmo som da base...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    rocknroll1234
    Mas essa foi a idéia, fazer o solo com o mesmo tom, mas o timbre diferente da base!

    Na base eu usei o humbucker da ponte com um pouco de distorção e no solo o captador do braço num timbre bem suave e encorpado
    São 2 timbres totalmente diferentes.

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    então deixa o som mais cristalino.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rocknroll1234
    o da base? Pois eu tentei deixar ela com um timbre mais suave, mas ficou totalmente abafada e quase nem apareceu, tive que por uma distorção mesmo pra ela aparecer um pouco.

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: rocknroll1234
    · votar


    Viciado em Guarana
    então problema resolvido!
    bota distorção no solo tambem.

    dá pra acredita?
    toco a um ano e só agora percebi que quando a base ta distorcida,o solo tambem tem que estar ...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rocknroll1234
    Ah, não! Eu me amarrei no timbre do solo.

    Mas eu gravei em 2 takes pra parecer que foi tipo um dueto (meio dificil dueto em blues), como se tivesse uma pessoa tocando a base, e outra solando por cima, com timbres totalmente diferentes.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rocknroll1234
    toco a um ano e só agora percebi que quando a base ta distorcida,o solo tambem tem que estar ...
    hum... não necessariamente, hein.

    Mas a base ta levemente distorcida, pois queria um som mais vintage, aí o humbucker ja fez o serviço, mas o timbre da base não me agradou muito porque eu queria mais definição nela (como um violão de aço levemente distorcido).

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rocknroll1234
    toco a um ano e só agora percebi que quando a base ta distorcida,o solo tambem tem que estar ...
    Viajou, cara... não tem regra pra isso... é só ouvir Yes com Siberian Kathru ou Red Hot Chili Peppers com Get on Top.

    Viciado em Guarana
    Eu achei legal a base, mas no solo vc tava muito travado... talvez a intenção fosse um solo intimista, mas faltou uma pegada que faz do solo um momento mágico!!!

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana


    a mix ficou um pouco confusa! a guitarra base ficou um pouco mais alta que o solo mas, deu para perceber tua intenção porém o solo ficou perdido tipo notas ao ar! o ideal seria tu ligar as ideais umas as outras colocando as frases mais bacanas que tu tem na manga nas horas de subida total! pega uns solos lá do gilmor (não sei como escreve) e tenta detectar essas paradas.

    tu tem estilo para particpar dessa jam aqui http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261586/

    kkkk

    Peace!!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Will Bejar
    Travado é pouco, não faz muito tempo que eu venho tentando tirar um improvisos de blues (comecei essa semana).
    Ainda mais que esse não usei nenhum tema mesmo.

    Valeu por comentar!

    Arimoxinga
    O solo ainda é um problema, isso porque eu não tenho nenhuma frase na manga pra ligar as idéias.
    Vou ver se participo da Jam!

    Valeu por comentar!

    Peace!!

    ogner
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana

    Ta indo, cabeludo!! o/ hehehe

    Nao fica decorando só um shape da penta não ( fica repetitivo e chato), vai te prejudicar no futuro...aprenda todos os shapes ( molezinha ) e vai treinando interliga-los, fazça runs entre eles..3 notas por corda, 4... Ate conseguir visualizar as notas e não o shape, vai te dar mais liberdade, mais criartividade, mais timbres diferentes...Leva um tempo mas valhe a pena...

    Pepe Le P
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara, eu não escutei inteiro, mas pelos dois minutos que vi:

    É como o Arimoxinga, você ficou passeando pela escala e não desenvolveu ideias melódicas. Fora isso o solo está muito mecânico (sem técnicas de expressividade como vibratos) e ritmicamente desconexo com a base.

    A base está bem tranquila e com um timbre agradável.

    Minhas sugestões para você continuar melhorando:
    - Procure prestar atenção na harmonia da base. Fique brincando com algumas notas sem pretenção enquanto presta bastante atenção na evolução da progressão. Tente mudar de "shape" com um slide no mesmo momento que muda o acorde da progressão ou testar a sonoridade de bends em diferentes casas, enfim...experimente!

    - Não se pressione a ficar tocando um monte de notas! É bem comum, quando estamos iniciando na guita, ficar na neura de que temos que estar tocando notas a todo momento e isso acaba jogando contra a nossa musicalidade. Não tenha medo de ficar um compasso sem tocar nada, use o silêncio a seu favor. Imagine a sonoridade que a bt está pedindo (nota mais aguda, bend, ficar segurando uma nota, etc.) e tente realizar isso, te garanto que seu solo vai ficar bem mais interessante.

    - Treine técnicas de expressividades, principalmente bends, vibratos e slides.

    -

    ogner
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pepe Le P

    Boa, todas as dicas são boas!! Todas!!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ogner
    Valeu, tenho que decorar essas pentatônicas. Mesmo porque até agora só tenho familiaridade com 3 shapes.
    Vou continuar treinando, e vou ver se da pra por alguma escala modal pra conseguir algo mais rápido.

    Valeu por comentar.

    Pepe Le P
    Valeu pelas dicas de ouro, com certeza vou segui-las!
    Vou prestar atenção!

    Valeu por comentar.

    Pepe Le P
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    Espero que ajude!

    Faltou escrever ali a última dica (acabei enviando e não apareceu):

    Procure identificar quais notas de repouso caem legal sobre cada acorde. Dessa maneira num improviso você ao menos tem um noção de onde "pousar" pra fazer o solo soar legal. Repousar em uma nota "errada" é uma das coisas que saltam mais aos ouvidos num improviso.

    guizimm
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    parece q vc ta seoh em uma regiao do braço,e depois de um tempo fico repetitivo,mais tem uns licks legais ai,acho q vc devia se soltar mais
    e a base ta muito alta(ou a guitarra muito baixa)

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Pepe Le P
    Opa! Valeu pela dica, eu tbm notei isso, que no afobamento repousava nas notas erradas.

    guizimm
    A base ta muito alta. hehehe!
    Valeu por comentar!

    erickx
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Economizando palavras, faltou expressividade.

    Cara tente usar outros desenhos de penta-blues, viaje pelo braço da guitarra, ficou repetitivo.
    Não sei por que mas esta base não me é estranha.

    Embaixador da Etiopia
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    tá meio viciado em um shape só da penta hein ! Tenta aprender a tocar a escala em uma corda só, faça isso em todas as cordas, vai te "desviciar" de ficar tocando em um shape só.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    erickx
    Vou treinar pra dar uma variada e consiguir uma boa pegada!

    Valeu por comentar!

    Embaixador da Etiopia
    Gostei do nick! Valeu pela dica, vou fazer isso!

    Valeu por comentar!

    Jube
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom, o pessoal deu otimas dicas, então vo só falar da gravação. Achei na minha humilde opinião que clipou um pouco e a base ficou bem alta. No mais ta massa cara, aproveita e participa da jam que nosso amigo Arimoxinga e a outra que eu acho que é o Pablo que está fazendo.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Jube
    Sobre a gravação (além de abaixar a base) eu não sei o que fazer, pois gravei usando o Reaper e o Guitar Rig.

    Valeu pelo comentário, seu conseguir arrumar um tempo eu participo das jams.

    rocknroll1234
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    ah,vocÊ usa reaper e guitar rig?
    então não precisava de distorção!

    podia usar compressão.

    que quando não pode mais amplificar sem distorcer,você ainda pode "comprimir" o som para ficar mais forte,como num topico que vou fazer em breve.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guarana - Bluezinho improvisado >>>Audio<<<