Fender MIM. Até que ponto são inferiores às MIA?

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


JJJ
de cara, as diferenças:
Standard Series (Mexico)
Body: 5 to 7-piece alder with maple or birch veneer. Sunburst models have maple veneer Note: due to periodic material availability issues, alder cores are sometimes used

American Series (U.S)
Body: Current specs: 3-piece alder for solid colours and 3-tone sunburst. White blonde and natural are 2 or 3-piece ash (Non-Veneered)

Standard Series
Body Routing: 1-humbucking, 2-single coil
American Series
Body Routing: Current specs: 3-cavity universal rout(hum/sing/hum). Older models have the "swimming pool" rout

Standard Series
Body Finish: Polyester (finished in Mexico)
American Series
Body Finish: Polyurethane (finished in USA)

Standard Series
Neck: 1-piece maple milled in the Corona plant
American Series
Neck: 1-piece maple milled in the Corona plant

Standard Series
Truss Rod: Standard headstock adjust (single rod).Relies on string tension for concave adjustment
American Series
Truss Rod: Bi-Flex headstock adjust. Allows for true concave and convex adjustment

Standard Series
Neck Finish: Polyurethane
American Series
Neck Finish: Polyurethane

Standard Series
Frets: 21 standard frets (small)
American Series
Frets: 22 highly detailed Medium Jumbo frets

Standard Series
Machine Heads: Imported cast/sealed
American Series
Machine Heads: Fender/Schaller cast/sealed

Standard Series
Logo: Silver transition logo
American Series
Logo: Vintage spaghetti logo

Standard Series
String Tree: 1-standard butterfly
American Series
String Tree: 1-hardened steel "Easy Glider." Reduces friction thus improving tuning stability.

Standard Series
Neck Attachment: Standard 4-bolt
American Series
Neck Attachment: 4-bolt "Micro-Tilt." Allows instant string "action" adjustments

Standard Series
Pickups: MIM standard single coils with slug pole-pieces and ceramic magnet on bottom of coil. Mid pickup is reverse wound/reverse polarity Pickups:
American Series
Pickups: MIA single coils with alnico magnets. Middle pickup is reverse wound/reverse polarity

Standard Series
Electronics: CTS Pots, Grigsby switch
American Series
Electronics: CTS Pots, Grigsby switch

Standard Series
Wiring: Original (no tone control for bridge pickup)
American Series
Wiring: "No Load" tone control on Bridge & Mid pickup. Standard 250k tone control (neck pickup)

Standard Series
Bridge: Imported standard Synchronized tremolo. 6-mounting screws; stamped saddles
American Series
Bridge: MIA 2-Point Synchronized tremolo â€"mounting screws; hardened stainless steel saddles.

Standard Series
Strap Buttons: Vintage style
American Series
Strap Buttons: Schaller straplock ready (straplocks & embroidered strap included)

Standard Series
Case: Optional SKB molded case (guitar can be ordered with case)
American Series
Case: SKB standard molded case

Standard Series
Assembly/Tune/Test: Mexico
American Series
Assembly/Tune/Test: U.S.A.
http://www.guitargeek.com/chat/guitars-6/fender-american-mia-vs-fender -mexican-mim-dummies-guide-73845/

fora isso:
First, the neck wood density on the US models seams to be tighter, more dense, harder. The fret board edge is more rounded on the US models and therefore is more comfortable. The neck to body pocket on the US models is tighter and more precise. The inlay channel for the truss rod on the US model is a hardwood, and black plastic for the MIM model. Depending on which model, there can be a huge difference in pickup quality and sound. I have gone to Duncans on all but my Strat. (....) The bridge hardware on US models appear to be slightly better machined. I think some saddles on MIM models are made of zinc, which isn't ideal, but gets the job done. Steel and brass are best. I haven't seem much differences in the bodies. Perhaps a bit more poly is applied to the MIM models.

Se tiver necessidade, eu traduzo ou faço uma tavela um dia desses.

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


T-Rodman

Bacana!!

MMJr
Veterano
# jun/11 · Editado por: MMJr
· votar


Porque e tao dificil entender....???

Mexicana = Mao-de-obra mais barata e componentes com qualidade inferior - Quando digo inferior nao quero dizer ruim...
Publico alvo = De iniciantes a profissionais que nao tem dinheiro ou nao querem (por razoes pessoais) gastar tanto para comprar uma guitarra...


Americana = Nao-de-obra mais cara com componentes de melhor qualidade...
E o principal = Orgulho de ser Americana....(coisa de americano que os brasileiros incorporam com certa naturalidade)...
Publico Alvo = qualquer pessoa que tiver sonho, desejo e dinheiro para comprar...


Em termos de sonoridade e tocabilidade; isso e subjetivo...

Obs.
Componentes = Me refiro a tudo, exatamente tudo, que e utilizado na fabricacao de uma guitarra....


Nada mais....

Valeu...

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


T-Rodman: http://www.guitargeek.com/chat/guitars-6/fender-american-mia-vs-fender -mexican-mim-dummies-guide-73845/

Só lembrando que o assunto foi discutido há 5 anos atrás... (11/04/06)! Será que nada mudou?

Abs

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

eese assunto é infinito...No Strat-Talk todo dia um NOVATO abre um topico sobre isso..Aqui nao é diferente...

Valvula e SS tb rola lá!!! hehehehehe

JoaoKorb
Veterano
# jun/11
· votar


Mudou tudo. Obviamente. As linhas TOP das mexicanas estão excelentes, pegue por exemplo as Classic Players 50 e 60, que são "Custom Shop Designed", hardware todo americano. Dá até pra se comparar com a linha de entrada americana hoje, que é a Highway One, preço muito parecido, na CP50/60 você tem hardware e captação top, mas trabalho em madeira mexicana, na highway você tem o contrário, hardware mexicano e trabalho em madeira americano. Já tive Fender Stratocaster Mexicana, Japonesa, Brasileira, hoje tenho duas Americanas, uma FSR Limited e uma Highway One.

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


ogner: eese assunto é infinito...

Eu não tô falando do assunto em si, mas da data do comparativo que o T-Rodman postou. Em 5 anos, muita coisa muda nesse mundo frenético-china-in-box!

Abs

ogner
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia

Ahhh, sim!!!

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


MauricioBahia
O texto é antigo, mas pelo menos nas guitarras 'standard' que eu vi e testei em loja, e comparando com o que tenho em casa, é ainda bem isso mesmo.
Fora isso, geralmente, por causa das curvas a mais nos modelos americanos, a mexicana é mais pesada.

Sim, tem exceções, como as séries deluxe mexicanas, como citaram.
Eu mesmo gostaria de ter uma mexicana com azul translúcido que eu vi um tempo atrás e ainda estou paquerando-a.

Eu estava procurando por uma tabela atualizada, mas o comment do fórum da Fender que mais me chamou a atenção foi esse que postei depois:

First, the neck wood density on the US models seams to be tighter, more dense, harder. The fret board edge is more rounded on the US models and therefore is more comfortable. The neck to body pocket on the US models is tighter and more precise. The inlay channel for the truss rod on the US model is a hardwood, and black plastic for the MIM model. Depending on which model, there can be a huge difference in pickup quality and sound. (....) The bridge hardware on US models appear to be slightly better machined. I think some saddles on MIM models are made of zinc, which isn't ideal, but gets the job done. Steel and brass are best. I haven't seem much differences in the bodies. Perhaps a bit more poly is applied to the MIM models.

guizimm
Veterano
# jun/11
· votar


tanto faiz,eu vo fze sucesso e te uma fender e uma gibson signature

derek_70
Veterano
# jun/11 · Editado por: derek_70
· votar


Quer saber, nunca se chegará a uma conclusão, pois é isto mesmo que quer a fabricante quer, e isto vale para todos as areas de bens de consumo. Você sempre terá alguns modelos Mexicanos melhor que algumas americanas, algumas Squiers melhores que Fender MIM e assim por diante...

MMonks
Veterano
# jun/11
· votar


Voltando à história da tal cavidade. As American Special possuem. Já experimentei uma.

Ryan Sambora
Veterano
# jun/11
· votar


JJJ
Ryan Sambora
Fisherman
Digosambora

Pô, mas essas não são Am Std...

As American Standard também tem essa curvinha aí?

Porque aí não vale a comparação...

Estou me referindo à MIM Std vs MIA Std. Se começar a colocar modelos especiais, aí a comparação perde o sentido.




O que pra mim ta sem sentido é o que vc escreve e/ou deixa de escrever!

AGORA vc pode estar se referindo às Standard, antes do meu post voce estava tentando se esclarecer sobre a guitarra do Marcelo Bico, que é uma Am Deluxe.

Veja bem, o desentendimento, não foi nosso!

Abraço!

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Um outro detalhe que já pude comparar entre as pontes vintage,mexico e uma ponte american.Seria a expessura do bloco das pontes.Nas xicanas os blocos são mais finos.Já nas americanas,elas trazem expessura de bloco maior.Oferecendo assim,um maior sustein !!

EDIT Uma ponte vintage american,pesa algo em torno de 300 gramas !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
agora tem mexicana com big block também,
inclusive estou esperando chegar uma..
pra blackstrat replica.
não se é do tamanho do bloco da ponte americana
mas já é um aumento considerável e o sustain deve ser outro..

http://cgi.ebay.com/FENDER-ORIGINAL-VINTAGE-STYLE-STRAT-TREMOLO-BRIDGE -MIM-/360347021160?pt=Guitar_Accessories&hash=item53e65b2f68

vlws

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


theblackstrat
buddy guy
agora tem mexicana com big block também,
inclusive estou esperando chegar uma..
pra blackstrat replica.
não se é do tamanho do bloco da ponte americana
mas já é um aumento considerável e o sustain deve ser outro..

http://cgi.ebay.com/FENDER-ORIGINAL-VINTAGE-STYLE-STRAT-TREMOLO-BRIDGE -MIM-/360347021160?pt=Guitar_Accessories&hash=item53e65b2f68

vlws




Pois é,isto eu já desconhecia.Sempre soube desta diferença entre as pontes american e xicanas.Pelo visto os caras andaram melhorando este ponto!! Ou então estas pontes xicanas de bloco mais grosso,sai nas edições mais caras de mexico,né?


EDIT-Olhando a foto,ela parece ser idêntica com a minha americana que peguei !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
se ela não for = é quase viu..
é bem diferente das outras fininhas não é?
vou colocar fotos lá do verniz da replica.
de sua opiniao lá..
vlws

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


theblackstrat

buddy guy
se ela não for = é quase viu..
é bem diferente das outras fininhas não é?
vou colocar fotos lá do verniz da replica.
de sua opiniao lá..
vlws



Foto do bloco da ponte vintage americana(FENDER)

http://imageshack.us/photo/my-images/259/imagem008my.jpg/




EDIT Medi com paquímetro e a expessura dá 12,7mm quase 13mm !

Já a altura do bloco,mede 43,5mm !!!!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
é...a antiga mexicana é fininha..
essa mais nova vai ficar show..
fraga o acabamento da replica da blackstrat lá e da
sua opinião velho..
vlw!

Paulo Heineken
Veterano
# jun/11
· votar


eu queria altas fender pra MIM
e se a MIA for gostosa, eu quero ela tb!

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


T-Rodman
Boa garoto... a minha USA é traditional, que na verdade,não passa de uma mexicana made in USA. ehehehehehehehehe

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


MIA fender,venha pra MIM..HAHHAAHA

Marcelo Bico
Veterano
# jun/11
· votar


Olha aí, galera!
Finalmente tive saco para abrir uma conta no rapidshare e agora posso também postar fotos!
Will Bejar
Obrigado pela dica ( isso tem uns quatro meses, cê até esqueceu ) !

Pessoal, coloquei umas fotos aí:
uma com as duas Fender de frente( a MIM é a preta, MIA sunburst );
uma mostrando a parte de trás da MIM, mostrando que não tem aquela cavidade para facilitar o acesso da mão;
uma mostrando o mesmo lugar na MIA, essa com a tal cavidade;
uma mostrando as duas meio de lado,só prá ver a diferença de altura das alavancas;
uma mostrando os dois headstock;
e uma , que não tem nada a ver com esse tópico, mostrando minhas outras guitarras: uma LP Studio ( fireburst ) e uma Nighthawk Special (preta). Só de curiosidade, se a galera quiser dar uma olhadinha na Nighthawk, que é 1994 e comprei zero km na época, tá comigo até hoje em excelente estado. Meu xodó!

https://rapidshare.com/files/2723113310/DSC01279.JPG
https://rapidshare.com/files/2756754891/DSC01281.JPG
https://rapidshare.com/files/896340132/DSC01286.JPG
https://rapidshare.com/files/2904191685/DSC01287.JPG
https://rapidshare.com/files/3476125927/DSC01288.JPG
https://rapidshare.com/files/2070201322/DSC01289.JPG

axleWs
Veterano
# jun/11
· votar


pqp, eu, joy, consegui sentir a diferença no vídeo acima da comparação. EU tenho salvação.

timbre do cap do braço da am, pqp, FO**

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Marcelo Bico
tem que ter conta nesse rapidshare pra ver essas fotos?
põe no imageshack qualquer coisa..
att

Philipi
Veterano
# jun/11
· votar


Marcelo Bico

Você poderia postar no Imageshack, no rapidshare tem que baixar.

Vlw.
Abçs.

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Marcelo Bico
Opa, que beleza... heheheh.. olha só, esses links tem que baixar, é ruim que só...rs... mas pelo menos umazinha eu vou ver.

Junior AJNB
Veterano
# jun/11
· votar


jigo__

sim cara isso eu sei mas tipo nos eua a fender méxico como se fosse a tagima special daki, isso que eu quis dizer

em questao de qualidade a fender bota pra fud*r na special

vlw

Drinho
Veterano
# jun/11 · Editado por: Drinho
· votar


depois que eu vi edu ardanuy tocando em uma memphis cheguei a conclusao que a memphis é a melhor guitarra do mundo e destrói qualquer fender.

MIM é inferior a MIUS em tese e em propaganda... pelas minhas experiências testando guitarras se eu falar que eu achei a mexicana inferior eu vou estar sendo o maior mentiroso daqui porque ela não perdeu em nada ná minha opiniao, otima de som, super confortavel, muito bem construida e melhor que a americana em preços.. ou seja MIM é melhor que MIA hehe

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


já perdi muito tempo me baseando em especificação e madeiramento...
não adianta ficar perdendo tempo com isso .. tem que testar a guitarra se a guitarra for boa de shape e for boa de som ponto final... não adianta vc comprar uma guitarra que é ótima te agrada em tudo pra depois o luthier abrir ela falar que é de basswood e vc deixar de gostar da guitarra pq vc viu que nao é de ash do norte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender MIM. Até que ponto são inferiores às MIA?