Review Epiphone Les Paul Standard

Autor Mensagem
Viics
Veterano
# mai/11


Olá pessoal! Tudo bom?

Bem, faz 1 ano e alguns meses que eu comprei uma Epiphone Les Paul Standard. Na época, inclusive, fiz um mini-review com primeiras impressões, e também dei o depoimento da compra pra vocês.
Hoje, 1 anos depois, tenho certeza que conheço a guitarra o suficiente para fazer um review mais detalhado e com fotos. Ai vai:

Acabamento: É muito impressionante como o acabamento de algumas Epiphones mais novas está ruim, porém, eu dei uma sorte enorme! A minha guitarra não tem imperfeição nenhuma no acabamento, realmente algo muito bem feito! A pintura não tem nenhuma marca, totalmente uniforme. O binding também foi muito bem feito. Tudo está perfeito, e realmente muito bem trabalhado.
É interessante como você pega Les Pauls de marcas inferiores e de preços inferiores e nota diferenças gritantes no acabamento.

Madeira: É em Mogno (não o mesmo das Gibsons, claro, mais é mogno). Não acho ela pesada, até porque, com o tamanho que eu tenho, falar que uma guitarra é pesada, é pedir pra levar na cara. Tem um som totalmente encorpado... é até difícil de expressar essa parte. Sabe aquele som de Les Paul que todo mundo procura? Pois bem, é esse o som.

Braço: Gordo e muito confortável, exatamente o que se espera de uma Les Paul. Marcações impecáveis e trastes muito bem colocados. Não senti nenhuma dificuldade no acesso ás últimas casas. Acredito que isso só aconteça quando o guitarrista tem a mão pequena, que, definitivamente, não é o meu caso.

Captadores: Ainda são os stocks, eu tenho idéia de troca-los por SD ou EMG, porém, até hoje não senti necessidade. O captador da ponte tem um ganho bem alto, harmônicos saem com muita facilidade e ele tem um "punsh" que me agradou e agrada muito. O captador do braço também não faz nada feio! É bem cheio e gordo, muito bom para som limpo até uma distorção pesada, porém, se a distorção for muito pesada, ele embola e fica ruim.

Hardware: As tarraxas são Grover, e para vocês entenderem bem, eu só trocaria por tarraxas top de linha da Gotoh. Elas seguram muito bem a afinação. Só perdem um pouco quando o encordoamento está velho, e eu estou falando de pelo menos 4 meses do mesmo encordoamento para as tarraxas perderem um pouco (isso falando de encordoamento Daddario, que o único que eu uso).
A ponte é Epiphone mesmo, não tenho certeza da marca exata. Nunca tive nenhum problema com ela, porém, como nunca toquei em uma guitarra com uma ponte "de nome" não vou entrar muito no assunto.
A chave de seleção dos captadores, é perfeita. Muitas pessoas reclamam que elas ficam "ruins" porém, a minha está perfeita.

Regulagens: Atualmente ela está regulada para uma ação média e com cordas do calibre 0.11. Minha intenção é, trocar para 0.12 e tentar abaixar a ação das cordas um pouco mais. Depois de algum tempo, vou subir para 0.13, tentar manter a ação das cordas e, passar as cordas por cima da ponte, pra poder tocar com mais facilidade mesmo se tratando de 0.13.

Fotos:
http://imageshack.us/g/708/dsc00776qo.jpg/

Bom pessoal, é isso, tentei mostrar o máximo possível dá guitarra. Sei que está longe de um review justo, até porque, eu gosto muito mesmo dessa guitarra, e é meio complicado falar de defeitos, quando a meus olhos (ênfase no MEUS OLHOS), defeitos só apareceriam quando comparada a uma Gibson da vida.

Desculpem pelas fotos com qualidade baixa, é que a câmera não é das melhores.

Obrigado!
Victor.

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


Bom review.

Parabéns pela aquisição.

Regulagens: Atualmente ela está regulada para uma ação média e com cordas do calibre 0.11. Minha intenção é, trocar para 0.12 e tentar abaixar a ação das cordas um pouco mais. Depois de algum tempo, vou subir para 0.13, tentar manter a ação das cordas e, passar as cordas por cima da ponte, pra poder tocar com mais facilidade mesmo se tratando de 0.13.

Orras, .013 é pedreira hein?

Viics
Veterano
# mai/11
· votar


LipeGuitarrero
Obrigado cara!
Na minha época de strat, quando fui de 0.9 a 0.10 foi muito bom! Quando fui de 0.10 pra 0.11, na Les Paul, foi perfeito!
Agora é só esperar que da 0.11 para 0.12 e depois 0.13 seja ótimo também!
Ficar mais difícil fazer bends e vibratos não é problema se o som ficar muito bom né?

Abraços!

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


Viics
Bacana, cara!
Tenho uma dessas, comprei em 2001. Adoro MUITO ela.
Acabamento impecável a minha também.

A sua tá com StrapLock, ou o parafuso da correia é grande assim mesmo??



Na minha época de strat, quando fui de 0.9 a 0.10 foi muito bom! Quando fui de 0.10 pra 0.11, na Les Paul, foi perfeito!
Agora é só esperar que da 0.11 para 0.12 e depois 0.13 seja ótimo também!
Ficar mais difícil fazer bends e vibratos não é problema se o som ficar muito bom né?



Cara... Haja dedos!!!

Um aceno de longe!!!

Lucasjld
Veterano
# mai/11
· votar


Regulagens: Atualmente ela está regulada para uma ação média e com cordas do calibre 0.11. Minha intenção é, trocar para 0.12 e tentar abaixar a ação das cordas um pouco mais. Depois de algum tempo, vou subir para 0.13, tentar manter a ação das cordas e, passar as cordas por cima da ponte, pra poder tocar com mais facilidade mesmo se tratando de 0.13.

Como diria Luisa Marilac: Porraann
Eu uso 0.11 na Epi SG/EMG afinada em Drop B. Camarada meu usava 0.13 pra tocar Drop A o.O

GustGuitar
Veterano
# mai/11
· votar


Esse lance do 0.013 acho que não é uma boa em, cara.
O timbre deve ficar MUITO foda, mas a tocabilidade vai ficar duríssima.
Po, eu uso 0.011 na minha les paul, e pra mim ta perfeito, é um equilibrio entre timbre e tocabilidade.

Viics
Veterano
# mai/11
· votar


Del-Rei
Obrigado cara!
É um straplock mesmo, não gosto de correr riscos KKKKK

Lucasjld
Eu uso .011 em standard e já toquei em .012 standard, foi tranquilo, não senti nenhuma dificuldade que comprometesse a tocabilidade.

GustGuitar
Então, eu vou subir pra .012 primeiro pra ver como fica, se ficar duro ou qualquer coisa do tipo, eu não coloco a .013

Overdriver
Veterano
# mai/11 · Editado por: Overdriver
· votar


Depois de algum tempo, vou subir para 0.13

Tem certeza que essa mudança é necessária? Vejo muito gente exaltar cordas de calibres maiores mas acho isso um pouco de exagero. A guitarra "moderna" e esse moderno qu eu digo é de início dos anos 60 pra cá, exige cordas abaixo de 0.11 prar que vc tenha um bom desempenho. Já lí em sites gringos que antigamente vc só tinha cordas 0.12(padrão) e 0.13, com a corda "G" revestida. Depois que lançaram cordas leves todos migraram para 0.8 ou 0.10 e bends começaram a se popularizar e o modo como se toca guitarra hoje em dia surgiu. Resumindo, 0.13 só para jazz clássico e ainda assim lisas e com a "G" revestida, se vc toca jazz tudo ok. Agora se toca rock, esqueça as 0.13 ou 0.12 se quiser fazer bends e ter dedo pra tocar no outro dia.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Viics

Bacana!!!

Depois de algum tempo, vou subir para 0.13

E voltar pra 011! :P

Parabéns pela aquisição!

Viics
Veterano
# mai/11
· votar


Overdriver
A questão, não é ser necessária a mudança, se a .010 possui um som muito melhor que uma .08, por exemplo, a .013 vai ter um som muito melhor em relação a .011. É bem simples. Se ficar ruim, é só voltar pra .012/.011.
Eu sempre pensei nesse tipo de coisa, mais cara, com a tecnologia que temos hoje em dia, sei lá, eu acho que isso é o de menos.

MauricioBahia
Será mesmo? Toquei em .012 com afinação standard e não senti muita diferença no toque, em relação á .011.


Acho que vocês estão exagerando muito sobre essa questão do calibre das cordas. Alguém que aqui está falando que eu não vou conseguir tocar .013, já tocou em uma guitarra com .013? Acho que não né? porque se já tivessem, teriam comentado sobre a sua experiência.

Abraços!

Spect
Veterano
# mai/11
· votar


Viics
A questão, não é ser necessária a mudança, se a .010 possui um som muito melhor que uma .08, por exemplo, a .013 vai ter um som muito melhor em relação a .011. É bem simples. Se ficar ruim, é só voltar pra .012/.011.

Mas é muito melhor por qual motivo? Por ser mais gordo, mais cheio? A questão é: será que você REALMENTE precisa disso a mais?

maspn
Veterano
# mai/11
· votar


trocar a captação da epiphone por seth o lover ou gibson burstbucker, faz ela se apoximar a uma gibson?

Spect
Veterano
# mai/11
· votar


maspn
trocar a captação da epiphone por seth o lover ou gibson burstbucker, faz ela se apoximar a uma gibson?

Não. Faz ela se aproximar de uma Epiphone com Seth Lover ou Gibson Burstbucker.

maspn
Veterano
# mai/11
· votar


Spect

pode crer,
já toquei numa gibson studio e numa prs mark tremonti, não notei tamanha diferença.

Viics
Veterano
# mai/11
· votar


Spect
É muito melhor porque é um som "mais completo", mais encorpado e etc.
Cara, a questão não é se eu realmente preciso, a questão é: Eu consigo tocar com a .013? O som ficaria do jeito que eu gosto com a .013?
Vou trocar pra ver como fica, e se ficar ruim eu volto, igual eu falei no outro post.

guitarbeginner
Veterano
# mai/11
· votar


Eu queria realmente comprar uma Les Paul da Epiphone mas os preços são absurdos, há Les Pauls que com uma troca de captadores ficam mais barata que a Les Paul da Epiphone e com um timbre mais agradável.
Olha que situação legal:

Eu:-Pai eu achei aqui no ML uma Gibson Estúdio Tribute 50's fodástica.
Ele: -E?
Eu: -Quais são as chances de você comprar ela pra mim FDS que vem (qdo vou trocar o equipo)?
Ele: -Nenhuma.
Eu: *CRY*

Por essas e por outras tenho medo de pedir guitas acima de 2 mil pra ele.

Viics
Veterano
# mai/11
· votar


guitarbeginner
Ah cara, diga-se de passagem que eu também demorei bastante pra comprar ela, não foi de uma hora para outra.
É claro que uma guitarra mais barata com captadores tops, fica melhor que a Epiphone, porém, coloque esses mesmos captadores na Epiphone, e não vai ter mais conversa pra outra guitarra.

Leo-RJ
Veterano
# mai/11
· votar


Viics

Cara, eu já toquei uma Ltd Les Paul com 0.13 e, sinceramente, não achei muita diferença com relação a 0.11. Fora que as cordas tiveram de ficar muito altas porque trastejava a toa quando estavam baixas, de modo que achei mesmo desconfortável. Inclusive o dono desta Ltd - amigo meu - também voltou para cordas 0.11 pelo conforto e por preferir que as cordas ficassem mais baixas.

Abç!

Viics
Veterano
# mai/11
· votar


Leo-RJ
Po cara, obrigado mesmo!
Isso sim é um comentário construtivo e com utilidade.

Ficou muito difícil fazer bends e vibratos?

Abraços!

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


Viics

É muito melhor porque é um som "mais completo", mais encorpado e etc.
Cara, a questão não é se eu realmente preciso, a questão é: Eu consigo tocar com a .013? O som ficaria do jeito que eu gosto com a .013?
Vou trocar pra ver como fica, e se ficar ruim eu volto, igual eu falei no outro post.


Sei lá, acho muito subjetivo isso. Acredito que usar cordas com bitolas maiores é bom pra quem usa afinações muito baixas ou tem pegada muito visceral, como o nosso saudoso SRV.

Agora, se vc tá encarando como um desafio conseguir tocar com cordas .013, vá em frente. Depois divulgue aqui pra gente as suas impressões.

Viics
Veterano
# mai/11
· votar


renatocaster
Pode-se dizer sim que também é um desafio.
Pode deixar que sempre que eu fizer uma mudança, vou mante-los informados.

Leo-RJ
Veterano
# mai/11
· votar


Viics

Ficou mais difícil - não absurdamente difícil, mas ficou sim. Além de deixar mais duro o dedilhado. Porém o que mais me incomodou foram as cordas mais altas para não trastejarem mesmo.

E até o dono da guitarra voltar às cordas 0.11, foi aquilo: levar no luthier para regular a guitarra para cordas 0.13, levar novamente para levantar as cordas para parar de trastejar, e levar novamente para regular para cordas 0.11 de novo.

Depois nos diga como ficou aí com as cordas.

Abç!!

dlmchmcr
Veterano
# jul/11 · Editado por: dlmchmcr
· votar


CARA!! Atua Guitah é igualzinha a que eu quero e teu amp é igual o meu hehe!! fico feliz em saber que não vai ser necessário trocar os capitadores hehe! e
guitarbegginer me identifico com tua história,he, seria difícil pedir uma guitarra de 5 mil pro meu pai, vou ficar com a epiphone mesmo. no ML te umas por 1500. Quero uma no meu niver de 15 aninhos ^^

Parceirokid
Veterano
# ago/11
· votar


guitarbeginner
Por essas e por outras tenho medo de pedir guitas acima de 2 mil pra ele.

dlmchmcr
seria difícil pedir uma guitarra de 5 mil pro meu pai

****lho, que realidade é essas que vocês vivem hein? Quero ver essa galera quando tiver trabalhando tirar 2 mil~5mil do bolso pra dar numa guitarra... Vamos manerar nessa punição dos pais pessoal.

Com relação ao tópico, valeu pelas informações Viics. Estou fazendo um estágio aqui na França e queria muito comprar uma Epiphone Les Paul Standard (Sunbrust ou Cherrybrust). Aqui ela custa aprox. €400, enquanto no ML eu teria que desembolsar R$ 2.000 + frete. O ruim é que minha bolsa é €417 (só ta dando certo porque tem umas familias que me hospedam) e não tenho papai e mamãe pra me mandar dinheiro todo mês como uma certa galera ai, ou seja, vou passar fome.

De toda forma, se conseguir comprar a minha, volto aqui pra postar um petit review, até porque na maioria das lojas elas são de fabricação chinesa, acho que o pessoal ta curioso pra saber sobre acabamento e parte elétrica.

Abraços e até mais.

Binohendrix
Veterano
# ago/11
· votar


Eu já postei em alguns tópicos antes sobre isso. Acho a Epiphone legal, ainda mais se forem as Custom. Mas no Brasil...furada. Lá você acha Epi STD, zerada, por 300! TREZENTOS! Já vi pra vender aqui de por até 4000! Absurdo! Você entra na loja lá e vai perto de onde estão as epis e só tem criança com os pais e inciantes olhando pra comprar. É coisa de iniciante mesmo. Agora , chega aqui no Brasil, tem vendedor que faz até cara feia se você pedir pra pegar a Epiphone pra testar . Tratam como se fossem uma Gibson mesmo. E outra, já vi guitarras LTD que são vendidas lá por até 1000 dólares, sendo vendidas aqui por 2300 reais. Como uma Epi de 300 ultrapassa a marca dos 3000? Tem alguém aí pagando pelo o que não vale...

De qualquer maneira, é uma guitarra massa mas, se o meu filho quisesse uma, iria lá nos EUA buscar. Ficaria o mesmo preço e ainda ganharia uma viagem.

Bog
Veterano
# ago/11 · Editado por: Bog
· votar


Binohendrix

Eu costumo falar isso também. Por aqui é a mesma coisa. Exceto pelas Elitist, Epiphone fica na seção de "guitarras boas para iniciantes", mesmo as Standard saem por 400 dólares ou coisa do tipo. Lembro que numa vez que estive nos EUA, vi uma propaganda da Epiphone na TV, e era obviamente voltada para a molecada que começou há pouco tempo ou está começando (bem, estava, em 2006, hehe). No Brasil, quando fui escolher a primeira guitarra do meu primo, um vendedor já disse (quando ele perguntou se não tinha uma melhor): "bom, aí tem a Epiphone, que já é mais profissional".

Não que profissionais não possam usar Epiphone, ou que seja uma guitarra ruim, mas o jeito que ela comercializada/anunciada é bem diferente. No Brasil, quase tudo custa mais, mas tem certas marcas superfaturadas que chegam a custar o triplo do preço do exterior: além da Epiphone, tem Gibson, Vox, Marshall...

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


Binohendrix
Tratam como se fossem uma Gibson mesmo. E outra, já vi guitarras LTD que são vendidas lá por até 1000 dólares, sendo vendidas aqui por 2300 reais. Como uma Epi de 300 ultrapassa a marca dos 3000? Tem alguém aí pagando pelo o que não vale..

Isso é que me deixa P da vida com os lojistas...Se eles tem impostos caros, taxas pra dedeu e ficam de chororo, pq fazem isso em relação a guitarras que tem o mesmo preço la fora e aqui colocam o preço da forma que querem...Ta, ok. Lei de mercado bla bla bla...Blz, lei de mercado pra mim agora é Ebay!! E se a Dilma nao surtar, vai ser durante MUITO tempo!!!

Duds McCready
Veterano
# ago/11
· votar


ogner
Blz, lei de mercado pra mim agora é Ebay!! E se a Dilma nao surtar, vai ser durante MUITO tempo!!!
Não tinha como ser melhor descrita essa lei!! Penso exatamente assim tbém... haha

Tabém possuo uma Epiphone Standard e gosto bastante dela, tanto do acabamento quanto dos componentes, mas após tocar com ela por uns 3 anos, senti que precisava mudar.. o timbre não me agradava mais, aí troquei os captadores, por um par de Symour Duncan Alnico II Pro, e tive que trocar as tarraxas (pelo mesmo modelo das que vem na guitarra - Grover Rotomatics 18:1), pq quebraram, por cag*da minha... heheh. Como acho bonito o visual dela com essas tarraxas e como elas mantém a afinação, peguei o msm modelo.

Do restante, só tenho elogios a fazer dessa guitarra... Exceto o preço msm, que como vcs disseram, é de doer o rim de ver na gringa e aqui... e dá-lhe imposto!!!

Abraços!!!

gucrispim
Veterano
# ago/11
· votar


ogner
O problema na questão de preço de instrumentos musicais no Brasil vai além do Custo-Brasil (p.e. um Big Mac aqui ser muito mais caro que o Big Mac nos EUA ou em qualquer outro lugar do mundo).

O mercado de instrumentos musicais brasileiro tem uma estrutura de oferta peculiar: existem muitas lojas (boas e ruins), a maior parte dos produtos são importados e a importação é feita por distribuidoras oficiais exclusivas (que na verdade, são essas que embutem um lucro exorbitante, além do custo-brasil, para si).

Para as lojas, de fato, existem poucas possibilidades e a margem é pequena pois compram de poucas distribuidoras oficias, que praticamente dominam o mercado.

Binohendrix
Veterano
# ago/11
· votar


ogner
Isso é que me deixa P da vida com os lojistas...Se eles tem impostos caros, taxas pra dedeu e ficam de chororo, pq fazem isso em relação a guitarras que tem o mesmo preço la fora e aqui colocam o preço da forma que querem...Ta, ok. Lei de mercado bla bla bla...Blz, lei de mercado pra mim agora é Ebay!!
Isso aê. Ebay na cabeça. E mais, eu agora estou cornetando dentro das lojas. Se eu escuto um vendendor contando historinha pra consumidor desinformado eu me intrometo e dou a real. Falo coisas do tipo: "Essa pedaleira não é tudo isso. Fora daqui na vale mais que 200 dólares." " Ibanez Gio não é uma Ibanez iguasi àquelas famosas. É de qualidade inferior, tem coisa mais acessível e de melhor qualidade no ML". " Epiphone não é Gibson, esse cata tá te enrolando..." O melhor é : " Compre na internet. Metade do preço daqui". Tem cara querendo me matar já...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Epiphone Les Paul Standard