Opção: Trocar os Trastes Ou Comprar Nova Guitarra?

    Autor Mensagem
    Insomniac_
    Veterano
    # mai/11


    Fala, galera!
    Tô numa dúvida cruel... tenho minha memphis legalzinha aqui. Curto ela, mas tá na hora de trocar os trastes, pois a tocabilidade se tornou horrível. Tô na dúvida entre colocar mais um cap duplo no braço, trocar os trastes e talvez as tarraxas.
    Mas preciso de opniões... o que seria mais vantagem? Comprar uma Shelter Les Paul ou trocar os trastes da guitarra que eu já tenho/gosto?
    Valeus \o/

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Insomniac_
    entao cara, depende, c vc gosta taanto quanto diz, vale a pena a troca dos trastes, se colocados corretamente e trocados por trastes de qualidade, altera consideravelmente a pegada/ tocabilidade...
    colocar um cap duplo na guitarra vai depender de sua nescessidades musicais (faz falta????) alem de que vc ira gastar uma graninha a mais na troca de potenciometros (500k) vai da sua escolha, tambem é valido testar uma shelter pra ver, as vezes vc curte ela mais que a memphis, ou nao, mas pelo menos nao vai ficar com peso na consciencia...
    abraço cara

    Demolisher
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Se vc gosta, arruma...
    Se quer trocar, troca...
    Mais vale um gosto...

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    se eu fosse vc,eu testava a shelter,e se achasse melhor q a menphis ou q valesse a pena,eu trocava
    muito provavelmente eu trocaria

    jameshetifield
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    dependendo do valor da guitarra, é melhor comprar outra mesmo, a nao ser que ela tenha um valor sentimental pra vc!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Insomniac_
    Se você gosta meeeeesmo desta guitarra, troca os trastes. Mas tenha certeza que este investimento não terá retorno caso você venha a querer vendê-la no futuro. Se você comprar outra guitarra, pelo visto comprará outra guitarra popular (ou seja, menos de R$1000), que mais cedo ou mais tarde apresentará ferrugem nos trastes e vai começar a ficar com a tocabilidade ruim. É óbvio que se você estiver disposto a investir numa guitarra mais legal o investimento valeria a pena, mas talvez não seja o caso né?

    Ramsay
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Insomniac_

    Pra trocar os trastes tão cobrando uns 250/300 Reais, o que não fica muito longe do preço da guitarra!!
    A meu ver, não vale a pena.

    fconde77
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: fconde77
    · votar


    Eu sou mais pragmático, colacaria na balança o valor do investimento e o amor pelo instrumento.

    Troca de trastes: +- R$ 200,00
    Potenciometro: +- R$ 10,00
    Captador Traditional HB: +- R$70,00
    Instalação elétrica: +- R$40,00
    Tarraxas: +- R$50,00
    TOTAL:-----------------R$ 370,00

    A sua guitarra se for a MG32 vale +- R$ 180,00 pelo que vi no ML usada, ou seja o investimento no que vc quer mudar daria mais que o dobro do valor...

    Já uma Shelter Les Paul vc compra nova por +- R$ 470,00 e mais a regulagem parcelando e seria mais seu estilo(estou deduzindo)

    Tá certo que o amor custa caro mas não é pra tanto, eu venderia a Memphis e pegaria a Shelter, mas tem que testar e gostar, vai q vc paga R$ 470,00 e fica pensando em upgrades de captador, tarraxa etc...

    Mas na dúvida leve-a no luthier peça um orçamento e também a opinião dele se for confiável.

    P.S.: Não compro instrumentos pela WEB, pesquiso muito sobre eles na net, ligo pra loja avisando do interesse e que estou indo dia tal ou tal hora, vou até a loja procuro o vendedor que falei e testo, barganho preço,pagamento, e aviso que quero o instrumento com cordas novas e regulado (afinal quando vc compra um carro ele não sai da concessionária desregulado e com pneu careca).

    Tá certo que nem sempre consigo tudo, mas perturbo pra ver se pelo menos ganho pelo cansaço! rssss


    Konrad
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Insomniac_
    Comprar uma Shelter Les Paul

    Eu faria isso.

    Depois ajeitava a Memphis tão querida e fiel.

    caiodorn
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    O problema vai ser achar que alguém que faça a troca de trastes com QUALIDADE... aqui em Porto Alegre já fiz algumas em locais diferentes e sempre ficou algo a desejar... às vezes mais, às vezes menos. Vai depender das guitas que tu tiver como referência e do teu nível de exigência tb...

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    junta mais um tempo pra vc compra uma guita mais daora

    Frankie
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Les Paul na veia, caralho!

    Insomniac_
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Valeu pelas opniões aí!
    Vou pegar a Shelter mesmo, depois cuido da Memphis. Anyway, não pretendo vender minha guitarra nem agora nem depois, hahaha. Realmente gosto dela!
    Abçs

    Insomniac_
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    erico.ascencao
    Se você gosta meeeeesmo desta guitarra, troca os trastes. Mas tenha certeza que este investimento não terá retorno caso você venha a querer vendê-la no futuro. Se você comprar outra guitarra, pelo visto comprará outra guitarra popular (ou seja, menos de R$1000), que mais cedo ou mais tarde apresentará ferrugem nos trastes e vai começar a ficar com a tocabilidade ruim. É óbvio que se você estiver disposto a investir numa guitarra mais legal o investimento valeria a pena, mas talvez não seja o caso né?


    Curtir eu curto e muito! Não pretendo me desfazer dela nunca, hahaha.
    Eu quero guitarras de baixo custo, mas que sejam razoáveis (como é a memphis, e como é a shelter), pra colocar uns malagolis e brincar, até porque guitarra pra mim é só em horas muito restritas e a grana é curta, hahaha.
    Abç

    fconde77
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rapaz eu como não sou muito chegado a pegada do braço dessa sua guitarra sem falar que visualmente o head dela pra mim não me agrada nem um pouco (desculpa pelas duras palavras sobre o seu xodó). Já pensou em pegar um braço novo e colocar nela, dependendo do valor do serviço para a troca de trastes e a incerteza de um serviço bem feito essa seria uma opção que o preço talvez se equipare se pesar os "prós e contras".
    (Mas provavelmente vai ter que fazer a regulagem do braço com luthier)
    Quanto ao humbucker no braço se tiver paciência, coragem e um pequeno conhecimento em eletrônica (usar ferro de solda e ler um esquema de ligação na web) vc pode tentar fazer a instalação.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Insomniac_
    Se você pegar uma Shelter Nashville, SX GG1, Condor CLP2... todas elas vão começar a ter probleminhas nos trastes que vão atrapalhar no conforto. Os trastes de guitarras genéricas começam a manchar de ferrugem, o que atrapalha os bends e piora a tocabilidade. Pode ser que o da sua Menphis esteja tenebroso, muito pior do que só manchado, mas este problema que eu estou te apresentando aconteceu comigo e eu decidi trocar os trastes das minhas guitarras pra ver se elimino o problema.

    fconde77
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ""Os trastes de guitarras genéricas começam a manchar de ferrugem"

    Hã????

    Só de genéricas, então minha SX GG1 foi feita pela Gibsom, pq não tá assim não, o único cuidado que tenho e passar um pano nas cordas depois de tocar e de vez em quando um limpador...
    Uma vez por ano se estiver com paciência dou um trato maior (limpo e hidrato a escala e lustro os trastes com um pano velho e sujo com uma gota lustra metais)

    Só pra constar, a troca de trastes pelos de inox todo o luthier adora fazer rsrsrsrs. Pergunte ao Bertola quanto tempo ele levou pra concluir um serviço desse e como foi! rsrsrs

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    fconde77
    Já postei sobre este problema de machas/oxidação nos trastes neste tópico, e o Sir. Paulo postou fotos que mostram justamente o que acontece nas minhas guitarras.

    Desde o ano passado passei a adotar a prática de polir os trastes a cada troca de cordas (ou seja, a cada 4 meses). Comecei com Brasso, mas na última troca de cordas usei bom bril e o resultado foi legal: os trastes ficam bem polidos e facilitam mais os bends. Mesmo assim, após três ou quatro semanas as manchas de oxidação voltam a aparecer e os bends começam a dar uma enroscadinha. Pode ser muita exigência de conforto da minha parte, mas fato é que eu não ando gostando disso.

    Decidi então colocar trastes Dunlop - não de inox, porque sei que é chato pra cacete para limar. Toquei em algumas guitarras do meu professor que contam com tais trastes e fiquei impressionado com a tocabilidade. Conversei com o meu luthier e ele recomendou os Dunlop para resolver este problema. Logo, tenho a sperança que trastes bons sofram menos com estas manchas/oxidação.

    A conclusão que eu quero chegar é que uma troca de trastes pode valer a pena para uma guitarrinha barata. Considerando que os trastes custam uns R$30 (comprados no eBay) e o serviço deve ser uns R$150, acho um bom negócio. Mesmo se você for comprar uma guitarra asiática das melhores (as que eu citei aí), vai acabar gastando 1k e o problema dos trastes continuará.

    mvmarquezini
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    fconde77
    Já postei sobre este problema de machas/oxidação nos trastes neste tópico, e o Sir. Paulo postou fotos que mostram justamente o que acontece nas minhas guitarras.

    Desde o ano passado passei a adotar a prática de polir os trastes a cada troca de cordas (ou seja, a cada 4 meses). Comecei com Brasso, mas na última troca de cordas usei bom bril e o resultado foi legal: os trastes ficam bem polidos e facilitam mais os bends. Mesmo assim, após três ou quatro semanas as manchas de oxidação voltam a aparecer e os bends começam a dar uma enroscadinha. Pode ser muita exigência de conforto da minha parte, mas fato é que eu não ando gostando disso.

    Decidi então colocar trastes Dunlop - não de inox, porque sei que é chato pra cacete para limar. Toquei em algumas guitarras do meu professor que contam com tais trastes e fiquei impressionado com a tocabilidade. Conversei com o meu luthier e ele recomendou os Dunlop para resolver este problema. Logo, tenho a sperança que trastes bons sofram menos com estas manchas/oxidação.

    A conclusão que eu quero chegar é que uma troca de trastes pode valer a pena para uma guitarrinha barata. Considerando que os trastes custam uns R$30 (comprados no eBay) e o serviço deve ser uns R$150, acho um bom negócio. Mesmo se você for comprar uma guitarra asiática das melhores (as que eu citei aí), vai acabar gastando 1k e o problema dos trastes continuará.




    Me fala onde vc conseguiu esse preço de serviço para trocar os trastes????

    fconde77
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: fconde77
    · votar


    erico.ascencao

    Realmente traste de qualidade dá uma boa melhorada, citei o fato da minha pq estou tendo sorte, acho que não oxida tanto pq guardo com pacotes de sílica no bag e o fato de passar o limpador de cordas de vez em quando deve reduz essas manchas... os meus ficam opacos mas não sinto dificuldade com bends por exemplo, mesmo com cordas pesadas (0.12) afinal tenho as mãos grandes e "pesadas" sou meio Ogro, acho que até por isso nunca me adaptei as Ibanez com seus braços "delicados"! Meu dedo anelar iria tocar umas 2 codas.. quase uma pestana.. rsrsrs

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    fconde77
    A minha GBS Pro Double Neck, que tem a construção mais duvidosa, tem os trastes mais intactos. Realmente esta questão de padrão de qualidade baixo é aleatória, você pode ser "premiado" ou não.

    mvmarquezini: Me fala onde vc conseguiu esse preço de serviço para trocar os trastes????

    Estou chutando um valor que eu acho razoável. O meu luthier cobra uns R$250 para uma pintura, por exemplo. Acredito que uma troca de trastes seja mais barato que isso, não deve passar dos R$200.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Tenho uma condor RX-30,desde 2001. Os trastes estão bem gastos e passei pelo mesmo dilema do tópico. Acho que consigo vender ela por uns 150 na Teodoro. Sera que o custo da troca de trastes hoje é em torno de 200R$ ou 300R$? se for assim eu prefiro pegar uma nova por 500R$ e ficar mais 10 anos. vou usar só pra estudar em casa.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    up-----^

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Troca por de inox, e espera a morte hehe

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Às vezes os trastes ainda podem ser aproveitados fazendo retífica...

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Na minha opinião, ou sobe de nível, comprando uma guitarra de outra faixa de preço e qualidade ou dá um upgrade nessa, a começar pela troca de trastes.

    Vender por 150 pila e comprar outra de 300, na minha opinião é engatar uma marcha ré!

    Outra opção é você mesmo se aventurar na troca dos trastes.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/14 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Se vc gosta dessa guitarra, não vejo pq não investir na troca de trastes. Agora, se para vc ela não tem nada de especial, é só "mais uma", aí eu pensaria numa eventual troca de guitarra. Só que por 500 pilas dá pra pegar uma nova no máximo do mesmo nível dessa Condor, talvez um pouquinho melhor, mas nada muito significativo. Aí seria meio que trocar 6 por meia dúzia.

    clguitar
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Eu compraria um braço novo de primeira linha, tipo Warmoth ou mesmo Fender. Isso, é claro, se o braço couber na sua guitarra.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Valeu pela ajuda galera, essa guitarra não tem nada de especial, é só mais uma. Esta velha e arranhada e não vejo vantagem em reformar. Não me aventuro a fazer este serviço porque provavelmente vou estragar tudo ueheuheu

    Queria uma do mesmo nível dela quando nova, só não sei se o custo de trocar os trastes é perto do valor de uma nova do mesmo nivel desta condor. Se for compro outra.

    eu ja tenho uma fender, squier e quero uma baratinha só pra estudar e levar por ai.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opção: Trocar os Trastes Ou Comprar Nova Guitarra?