Entrar numa banda tocando outro instrumento. Vale a pena?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/11


E aí galera?

Seguinte: depois de anos sem banda, mas sempre tocando, recebi uma proposta de formar uma banda. O detalhe é que me chamaram para tocar baixo e, como alguns colegas de fórum já sabem, o que eu toco mesmo é guitarra...

Até tenho um baixo (na verdade, dois) e consigo levar "direitinho". E não parece ser nada muito profissa, de qualquer forma.

Em princípio, topei. Mais pela coisa de banda, ensaio, estúdio, essas coisas, que eu curto muito.

Não que eu ache que isso vá mudar minha decisão, mas... gostaria de ouvir as opiniões dos caros colegas sobre o tema.

jameshetifield
Veterano
# mai/11
· votar


Acho o que vale e diversão.. se for uma galera legal, vai fundo, eu particulamente tenho medo, posso perder a tecnca da guitarra sei lá... acho que é coisa da minha cabeça...

erico.ascencao
Veterano
# mai/11 · Editado por: erico.ascencao
· votar


JJJ
Acho que vale a pena. Com o tempo você vai vendo se continua com tesão pela coisa. O legal de tocar baixo é que, no geral, é mais sossegado, não te contamina tanto com nóias de equipamento, você sente mais o ritmo da música...

Eu já tive uma fase em que gostava de tocar de tudo e até toparia tocar baixo numa banda, mas hoje eu talvez não toparia porque acho mais legal é tocar guitarra.

Pepe Le P
Veterano
# mai/11
· votar


JJJ
Se eu tivesse um mínimo de fluência no instrumento e curtisse toca-lo eu toparia sim!

Inclusive nossa banda esta sem baixista e eu me vejo obrigado a toca-lo em algumas músicas. Só não proponho de me tornar baixista da banda porque toco baixo muito mal (bem pior que guitarra) e não tenho nem baixo para praticar. Fora isso é um instrumento que eu curto muito.

Como você citou se o nível da banda não exige um nível muito profissional eu consideraria válida a tentativa, pelos motivos que tu mesmo citaste de curtir tocar com banda e tal.

bubinga
Veterano
# mai/11
· votar


To achando que você vai ficar querendo furar o olho do gutarrista.

JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


bubinga
To achando que você vai ficar querendo furar o olho do gutarrista

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que vai dar pra revezar... E, como tem teclado, eu posso pegar a guitarra e o tecladista jogar um "baixo" de órgão de vez em quando.

joaormrt
Veterano
# mai/11
· votar


JJJ
Legal cara!

Eu tocaria baixo em uma banda tranquilamente (se dependesse da minha vontade é claro, pq não toco baixo muito bem)...acho um instrumento fodástico.

Como disseram, se a galera é parceria, e você se diverte tocando baixo com eles, vai fundo!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


JJJ

Eu não tocaria baixo numa banda, só se fosse pra sobreviver. Eu gosto muito desse instrumento, tenho um, mas não é e nunca foi minha praia.

Enfim, se vc gosta, vai fundo!

Abs

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mai/11
· votar


JJJ
Acho q vale a pena sim, se vc gosta de música, e n só de guitarra, acho super válido.

Victor Fossi
Veterano
# mai/11
· votar


brunoepronto

"Acho q vale a pena sim, se vc gosta de música, e n só de guitarra, acho super válido."


[2]

Tivertimailaif
Veterano
# mai/11
· votar


Eu só tocaria baixo numa banda, se fosse pra fazer cover do Maiden \o/

Del-Rei
Veterano
# mai/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


JJJ

Cara, se vc estiver se divertindo, claro que vale.


OBS: Só tente não mandar um Eruption quando pegar a guitarra emprestada entre uma música e eoutra no ensaio.

Isso seria mesmo furar olho... hehe

Um aceno de longe!!!

EDIT:
Foi brincadeira!
:)

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


JJJ

Eu acho que vale super a pena. Isso permite a vc inclusive experimentar coisas novas, e dá uma gama maior de possibilidades na hora de compor, já que vc conhece um pouco de outro instrumento.

E cá pra nós, né. Umas linhas de baixo bem tocadas é coisa de outro mundo, né não?

JJJ
Veterano
# mai/11 · Editado por: JJJ
· votar


Tô me divertindo muito com as respostas! Valeu, galera.

Mas parece que não vai rolar... Acho que os caras tão mais a fim de montar banda de "baile" do que simplesmente tocar (que era mais a minha pretensão). Não tenho a menor vontade de tocar músicas que não curto, só pra agradar o público...

doido2
Veterano
# mai/11
· votar


E acho q vc poderia tentar tocar com a banda, e ver oque vc gosta mais, ai vai da sua opnião se vc tiver gostando fique! Do contrário saia e volte pra guitarra!

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


JJJ
Pô, banda de baile é maneiro........... "At first I was afraid"... hehehe.
Eu gostaria muito de participar!

/ui

Um aceno de longe!!!

erickx
Veterano
# mai/11
· votar


JJJ

Se vc aceitar vai querer tomar o lugar do guitarrista!
Mata ele!

JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


jameshetifield
posso perder a tecnca da guitarra sei lá

Náááá... Isso não rola não...

erico.ascencao
O legal de tocar baixo é que, no geral, é mais sossegado

Com toda certeza. É só ver o Bill Wyman, o John Paul Jones, o John Deacon e outros tantos baixistas. Só na deles, lá, quase platéia! uahuhauhauahua

Pepe Le P
Se eu tivesse um mínimo de fluência no instrumento e curtisse toca-lo eu toparia sim

Não é muita, mas dá pro gasto!

joaormrt
acho um instrumento fodástico.

Concordo plenamente!

MauricioBahia
Eu não tocaria baixo numa banda, só se fosse pra sobreviver

Radical, hein? hehehe

brunoepronto
se vc gosta de música, e n só de guitarra, acho super válido.

Concordo plenamente!

Tivertimailaif
Eu só tocaria baixo numa banda, se fosse pra fazer cover do Maiden

???

Del-Rei
Só tente não mandar um Eruption quando pegar a guitarra emprestada entre uma música e eoutra no ensaio.

Esse risco não existe! Não toco Eruption!!! uhauhauhauh

renatocaster
Umas linhas de baixo bem tocadas é coisa de outro mundo, né não?

Concordo plenamente!

JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


doido2
Do contrário saia e volte pra guitarra!

Mas eu não vou "largar" a guitarra!

Del-Rei
Pô, banda de baile é maneiro..

Até o dia que o público te pedir pra tocar a última do Luan Santana...

erickx
Se vc aceitar vai querer tomar o lugar do guitarrista!
Mata ele!


Quebrar o braço já é suficiente... rsrsrs

g3g3
Veterano
# mai/11
· votar


se vc não se sentir bem com o instrumento que vc tá tocando, acho q vc tem todo o direito de trocar de profissaõ!!!!!!!!!!!rsrsrsrsrs

Tjex
Veterano
# mai/11
· votar


Po cara eu acho que vale apena... Fora da guitarra já toquei bateria, baixo e fiz vocal, mas nunca abandonei o PODER da Guitarra, é só conciliar ambos.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


Toquei numa banda durante muito tempo como baterista e achei mto válido pela experiência. Me ajudou a ter muita noção do instrumento e é mto útil quando eu quero compor músicas.

JJJ
Veterano
# ago/11 · Editado por: JJJ
· votar


Atualizando:

Entrei para a banda e estou adorando tocar baixo. Vocês não tem noção de como tocar outro instrumento "abre" nossa percepção para outros temas, outras perspectivas, tonalidades, etc.

Vou mais longe: todo mundo devia tentar essa experiência de vez em quando!

E não há o MENOR risco de "perder" a manha de guitarra (a menos que se deixe de usá-la...). Muito pelo contrário, a gente só ganha em musicalidade.

Kleber Blacklock
Veterano
# ago/11
· votar


JJJ

Cara, cada vez que ouço Rush percebo quão rico é o contra-baixo. Black Sabbath também tem uma linha de baixo maravilhosa, com volume no talo, acho muito legal.

Porém, sigo aqui a linha de pensamento dos tradicionalistas: baixo tem que ser esmirilhado com os dedos, não com palhetas.


Kleber Blacklock

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


Kleber Blacklock
ohhh velho...fala isso nao...na boa
Eu comecei a tocar baixo antes de tocar guitarra, no minino uns 4 anos antes, e ha certas bandas que eu nem sei tocar na guitarra, so no baixo mesmo, tipo iron e red hot.

Velho, acho q foi o baixo que me facilitou entrar no mundo da guitarra, nao pelas tecnicas, mas sim pela musicalidade.
O baixo é parecido com a guitarra, no sentido que, nao tem gambiarra, ou vc toca certo ou nao toca. Mas no baixo isso é ainda mais evidente, no meu ver.

Eu ando la pelo forum de baixo, so que o forum é triste, ninguem responde nada, passa dias sem alguem postar nada, ja mandei 3 covers la e somando tudo nao obtive 5 respostas.
Mas tive falando sobre isso com um amigo la.
Ele toca guitarra e entrou pra tocar baixo numa banda.
Tinha neguin falando que baixo era facil, que era so seguir o bumbo.
Tinha gente falando que era so ficar nas tonicas, acentuando as mudancas de acorde.
Poxa, tive que defender de todo jeito hehehehehe.

Mas é isso ai. Tocar um outro instrumento, qualquer q seja, te abre a mente para a musica, e nao te prende so na guitarra.
O baixo por exemplo, te da oportunidade de escutar a bateria, a guitarra e ate o vocal, porque é o baixista que tem q fazer a ligacao de todos eles, como um amarrador de musica, o cara que liga a batera a guitarra, o cara que faz a chao pro guitarrista solar, o cara que poe notas musicais na batera, emfim, é o que há na minha opiniao.

ps: eu so toco manowar de palheta...ja tentou tocar sting of the bumblebee no baixo so com o dedao???






EDIT: cara, nao se ofenda, nao vo contra seu pensamento, essa é so minha opiniao, valeu?

o/

JJJ
Parabens, nao largue a guitarra cara, pq ela te da uma infinita possibilidade de arranjos, timbres e tecnica. Muitos baixistas so sao bons porque tb tocam guitarra razoavelmente. Mas tb continua no baixo, aprende tecnicas novas, Arrisca um tapping, aprende uns bons slap, troque um pouquinho de estilo. VOce vai ver a diferença quando pegar na guitarra. Experiencia propria.

Essa maxima de "baixista é um guitarrista frustrado", comigo nao pega nem a pau.


o/

Will Bejar
Veterano
# ago/11
· votar


Sim!

Kleber Blacklock
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Cara, fica tranquilo, entendo perfeitamente seu pensamento, hehe. Também peço que não se ofenda, adoro Manowar, músicas como Guyana, Mountains, e as mais mela cueca como Fighting in the World e Kings of Metal, porém, para MEU GOSTO, o que o DeMaio faz não é tocar baixo nem aqui e nem na China. Ele toca guitarra num baixo. Para MEU GOSTO tocar baixo é fazer o que o Steve Harris faz.

Mas respeito sua opinião com toda a certeza.

Abraço!


Kleber Blacklock

Buja
Veterano
# ago/11 · Editado por: Buja
· votar


Kleber Blacklock
isso dai é mesmo. Banda de metal com uma guitarra so é foda. O baixista tem que mandar fazer um baixo com as cordas mais juntinhas, pegar uma palheta 1,5mm, botar dist no baixo e descer a lenha. Tipo o deMaio mesmo. Mas ele é poser ne.
Acorda de manha, abre uma cerveja, pega uma garota, liga o heavy metal no talo. Depois liga sua harley davidson "horse of steel", sai a 200 por hora como um "outlaw", encontra com outros manos de guerra "manowars", pega outra cerveja "one more beer", pega outra garota, sua "plasure slave", liga o true metal no volume 10 "all men play on 10" e curte o dia "one more beer and heavy metal and I'm just fine".
De noite sai a caça, como um legitimo "warrior of the world", pede a protecao dos "gods of the kings", bota sua armadura "of steel", se sente repleto de "courage" com seu "heart of steel" palpitando no seu peito, mata uns inimigos ("kill with power") pra beber "the blood of my enemies", mata todos com "Violence And Bloodshed" e sauda sua vitoria com brados "hail, hail and kill".
Depois de ter "fighting the world", volta pra casa, abre os "gates of valhalla", liga outro metal no talo (pq "the gods made heavy metal" ne), se sente o "Number 1", e vai dormir ao som de "Achilles, Agony, and Ecstasy".

E assim a jornada recomeça.
Claro, um cara desses nao toca baixo nao. kkkkkkk
Steve harris sim, toca baixo. Up the irons



edit: existe cara mais poser que isso???
Joey deMaio
o/

Kleber Blacklock
Veterano
# ago/11
· votar


Buja

Cara, isso sim é discussão sadia! Positivei por dois motivos: pelo trampo que teve para usar tudo isso de nome de música do Manowar em seu relato e por entender meu ponto de vista, mesmo que não concorde, hehe.

OBS.: só não positivo de novo porque faltou uma música que, em minha opinião, é maravilhosa: The Crowd and the Ring

Abraço!


Kleber Blacklock

Buja
Veterano
# ago/11
· votar


Kleber Blacklock
kkkkkkkkkkkkkk
isso é pra depois q ele morrer "die with honor", "fight until we die", em um dia glorioso "today is a good day to die" ele vai atravessar a "bridge of death", criar seu "kingdom come", se tornar o "master of the wind", reinar com o "power of thy sword" sobre seus "brothers of metal" com "glory, magesty and unity" e ai sim ele vai levantar sua "hand of doom" e se triunfar usando seu "the crown and the ring", se tornando assim o supremo "king of the kings", reinando ao lado de "odin", "loki god of fire" e "thor, the power head". Seus suditos iram todo dia bradar o "hymn of the immortal warriors" e serão para sempre os "Manowar"


kkkkkk.ja to viajhando d+...logo logo crio um livro da vida do joey deMaio...kkkkkk

Valeu velhao


o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrar numa banda tocando outro instrumento. Vale a pena?