Problemas com Improvisação

    Autor Mensagem
    pepomello
    Veterano
    # mai/11


    Eu gosto muito de improvisar na pentatonica e na diatonica, muitas vezes eu estou improvisando dentro da escala, mas parece que não existe uma musicalidade, e também parece que estou tocando um monte de notas sem sentido , o que eu faço? É normal no início parecer que não existe harmonia ou é impressão minha? Me ajudem por favor.

    Brown ardanuy
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    velho , eu nao manjo mt não mas eu sei que vc tem que aprender o nome das notas no braço pra poder parar em cima de uma nota que esteja dentro do acorde, tipo assim, vc ta solando em C, ai tipo se vc for parar ou repousar alguma nota se o acorde for C, procura parar em cima ou de C, ou de E, ou de G, que são as notas que compõem o acorde, e éssa regra pros outros acordes, mas é so as notas de repouso, as de passagem pode ser "qualquer" uma DENTRO DA ESCALA, se eu tiver errado, me corrijam por favor!!!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    pepomello

    Há quanto tempo você toca?

    Bereta
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    pepomello

    Problemas com Improvisação

    Leva num Luthier =)

    Eu gosto muito de improvisar na pentatonica

    Vc e 99% dos guitarristas do mundo =)))

    muitas vezes eu estou improvisando dentro da escala, mas parece que não existe uma musicalidade, e também parece que estou tocando um monte de notas sem sentido , o que eu faço? É normal no início parecer que não existe harmonia ou é impressão minha? Me ajudem por favor.

    Cara, improvisação é prática! Ouvir e tirar boas músicas, tentando analisar o raciocínio do cara que compôs é um ótimo exercício tb. No mais, vc tem que tentar praticar e ir buscando frases interessantes que soem agradáveis. Outro exercício que gosto de fazer e brincar fazendo sons com a boca, depois ir tirando na guitarra =) Doideira, mas é muito bacana pra criar melodias interessantes.

    Bom estudo!

    pepomello
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sir.Paulo

    Eu toco a meio ano.

    Brown ardanuy
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Bereta

    caramba brother, custa ser um pouquinho mais atencioso?

    Leorochadf
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    velho, começe a participar das Jams aqui do forum
    acho que isso pode te ajudar bastante
    o Bereta tambem te deu boas dicas !!

    abraços

    Bereta
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Brown ardanuy

    caramba brother, custa ser um pouquinho mais atencioso?


    Caramba, Brother, custa vc ler o meu post todo???????

    Brown ardanuy
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    BeretaEu ja tinha lído, td bem que vc ajudou o cara, mas judiou um pouco no começo kkkkk

    Loues
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    pepomello
    Que tipo de música tu gosta de ouvir?

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    pepomello

    Talvez vc esteja pensando muito em desenhos, shapes e fórmulas prontas. O resultado é que as idéias soam muito "escalares" e desconectadas.

    Minha sugestão é a seguinte:

    1. Trabalhe temas melódicos. Esqueça shapezinhos, licks copiados de fulano ou beltrano.

    2. Improvise sem o instrumento. Cante(pode ser mentalmente)um tema sobre a base que vc está ouvindo. Depois que tiver uma melodia agradável e cantável, tire-a na guitarra.

    3. Depois disso, desenvolva sobre o tema criado. Conte uma história com som e silêncio(música não é ficar subindo e descendo escalinha). O Instrumento tem que ser o canal de sua expressão.

    4.Faça embelezamentos, pense em repouso, tensão, etc...

    5. É interessante partir de um sentimento ou impressão, e a partir daí tentar criar tal clima com o instrumento. Por exemplo, vc ouve a base e decide que deseja passar um sentimento mais soturno, ou algo humorístico, estranho, etc...

    Pepe Le P
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    makumbator para o prêmio FCC 2011 de maior percentagem de postagens construtivas...


    pepomello
    Se você toca apenas a seis meses esse é um problema comum (eu tenho até hoje). Eu já acho bem positivo o fato de você já ter este tipo de percepção (muita gente com tempo de guitarra similar ao seu tem as mesmas dificuldades porém nem ao menos percebe).

    No mais você já tem um punhado de bons conselhos ae.

    pepomello
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tipo eu não fico descendo e subindo escalinhas, pode ficar tranquilo que eu não faço as notas na ordem da escala. Eu varia bastante pelo braço, é que o problema é que não parece uma música, parece uma secessão de notas tristes.

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    pepomello

    é que o problema é que não parece uma música, parece uma secessão de notas tristes.


    Mas isso também é subir e descer escalinha(não precisa ser na ordem para soar enfadonho). Se não parece música para vc, não tem valor artístico, logo, não passa de um exercício.

    Por isso minha sugestão é que vc pense em temas melódicos e não em posição no braço, escala, etc... essas coisas tem que estar introjetadas, serem naturais(o que se alcança com repetição e trabalho duro). Sabe aquela coisa de estudar escala e depois "esquecer" ? É justamente para não cair no erro de fazer temas "escalares", e sim fazer música.


    Pepe Le P


    makumbator para o prêmio FCC 2011 de maior percentagem de postagens construtivas...


    Hheheh...que nada!

    birometaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Cara quando eu comecei a toca tinha a mesma duvida, é comum, tente entender as ideias q os guitarristas q vc ouve usam tente encaixar as notas e fazer frases vc deve fritar muito por achar q suas notas ficam parecendo q nao tem musicalidade. Dica fritar só depois q a ideia do solo ja foi passada, ourtra dica pentatonica é boa pra pratica mais eu só apreendi a improvisa mesmo quando peguei escala maior, hj só uso lidio e mixolidio! kkkkk o vicio do Slash em pentatonica é o meu em mixolidio, acho q é pq ouso muito metallica e o kirk usa muito mixolidio! kkk

    Brown ardanuy
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    makumbator para o prêmio FCC 2011 de maior percentagem de postagens construtivas...²

    guizimm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Brown ardanuy
    nada a ve,vc pode tocar qualquer nota da pentatonica desde q seja a pentatonica correta,n precisa se preocupar se a nota esta no acorde ou n

    birometaleiro
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    guizimm

    na verdade a nota que esta no acorde da uma sonoridade diferente mais isso é pra outra aula!kkkkk
    mais tem fundamento sim cara embora qualquer nota sirva o discernimento de escolher qual fica melhor é oq diferencia um bom musico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com Improvisação