iPlugPlay Pro: interface para tocar guitarra com iPhone, iPad e Mac

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mai/11


http://blogdoiphone.com/2011/05/iplugplay-pro-conecta-seu-instrumento- musical-ao-ipad-iphone-e-ipod-touch/

Interessante. É uma alternativa ao iRig, porém produzido no Brasil. Funciona com GarageBand e Amplitube.

Del-Rei
Veterano
# mai/11
· votar


erico.ascencao
Fala, cara... Até tinha me interessado.
Mas na verdade não é uma interface.... É só um cabo adaptador!

Acho que de PRO não tem muita coisa.
E também não é produzido pela Apple... Fiquei com o pé atrás...

Um aceno de longe!!!

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


erico.ascencao

Cara, acho uma excelente opção aqui em nossa terra onde os importados, como o iRig, custam muito caro. O meu eu paguei perto de 35 dólares nos EUA, mas aqui sem nenhuma dúvida compraria esse. Na verdade se trata só de um cabinho adaptador mesmo e não vale 169 reais como é vendido por aqui.

Jandira
Veterano
# mai/11
· votar


MMI

o iRig também é só um cabinho? quando vi o produto deu a impressão que poderia haver uns circuitos ou qualquer coisa dessa parafernália eletrônica..

Acabei de comprar o meu iPlugPlay, vamos ver se é bom mesmo...

PS.: Acabei de descobrir que o cara mora na mesma cidade que eu... to indo lá pegar... fui!

MMI
Veterano
# mai/11
· votar


Jandira

Sim. Menor que esse que você comprou. Olha só o preço dele, acha que tem altas eletrônicas nele? rsrsrsrssrs
WTF! Neguinho acha que porque não é Apple é vagabundo... O fone de ouvido da Apple é extremamente vagabundo!

SmugShooter
Veterano
# mai/11 · Editado por: SmugShooter
· votar


No site deles fala que a diferença é que o iRig tem pre-amplificador ja o iPlugPlay não tem pre-amplificador.

http://www.iplugplay.com.br/

Sera que isso realmente vale apena, ou é só um "adaptador"?

-----------------------

Olha uma parte das "perguntas frequentes do site":

Pergunta: Qual a diferença do iPlugPlay para o PRS GuitarBud ou GuitarConnect?

Resposta: Nenhuma, todos são cabos de breakout sem pre-amplificador. O PRS GuitarBud e GuitarConnect possuem um plug P10 macho que liga diretamente na guitarra limitado ao tamanho do cabo. O iPlugPlay possui um plug P10 fêmea, para você utilizar o seu cabo de guitarra favorito.

-----------------------

Meu medo é que isso não melhore em nada em relação a ruido, outro problema é que aparentemente é destinado apenas a Apple.

Jandira
Veterano
# mai/11
· votar


Bom fui lá e peguei o cabo, parece ser bem feito, o que o rapaz me disse foi o que você leu o iRig e a solução da Peavey são diferentes da solução do iPlugPlay, GuitarConnect e o PRS GuitarBud. Elas tem uma espécie de pré-amplificador, inclusive a solução da Peavey (esqueci o nome do produto) requer o uso de bateria/pilha (também não lembro).

Bom vou testar e ver a questão de ruídos, qualidade, etc... Enfim vou brincar um pouco...

SmugShooter

Cara esse produto é somente um adaptador, o legal é que ele é industrializado então não tem gambiarra, o cabo é de uma bitola maior e outras coisas... Parece ser interessante, vou testar e passar minhas impressões mais tarde...

maspn
Veterano
# mai/11
· votar


Aff... já criei um desses... mudou em nada

Bomber Man
Veterano
# mai/11
· votar


Eu usava o irig mais chiava de mais tanto no fone quanto ligado em um amp de 5w, talvez pelo pré, vo compra esse e ver se o problema continua, se não chiar ai eu levo minha guita pra todo lugar ahahahhaaha.

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Estes bagulhos também devem converter a saída de fone de ouvido numa entrada pra guitarra. Afinal, se você espetar a guitarra direto na saída de fone de ouvido não vai acontecer nada...

SmugShooter
Veterano
# mai/11 · Editado por: SmugShooter
· votar


erico.ascencao

Estes bagulhos também devem converter a saída de fone de ouvido numa entrada pra guitarra.

---------

É que os produtos mais recentes da apple servem tanto de entrada como saida. Não é apenas um recurso desse adaptador.

Eu vi um iPod que voce podia usar o fone pra ouvir a musica e tambem podia falar no proprio fone como se fosse um microfone.

O pino deles deve ser diferente, por isso eles não funcionam em produtos que não sejam da apple.

Jandira
Veterano
# mai/11 · Editado por: Jandira
· votar


erico.ascencao e SmugShooter
O plug do fone de ouvido do iphone é assim:

http://www.buyncell.ca/product_images/q/983/headphone1__28734_zoom.jpg

Se você perceber o plug dele tem uma linha a mais em comparação aos fones estéreos que você geralmente vê por aí, cada linha dessa divide um "canal". Desse jeito: FONE L + FONE R + MICROFONE.

Não é mágica, "informágica", nada disso, simplesmente botaram o plug do microfone junto com o fone de ouvido.

EDIT.: esse tipo de plug não é exclusivo do iPhone não, vários celulares (os mais novos) estão utilizando isso.

Jandira
Veterano
# mai/11
· votar


A diferença do iRig e o AmpKit (Peavey) é o pré-amplificador. No iRig existe sim um circuito dentro dele (por incrivel que pareça)

http://www.soundside.de/tmp/irig.jpg

augustoccm
Veterano
# mai/11
· votar


E ai, alguém já testou? Da para usar ou fica com muito atraso na saida do som?

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


Jandira
SmugShooter
Bem, lembrado, tinha esquecido do terceiro sinal do plug P2. Este terceiro sinal de fato é uma entrada, que no fone de ouvido original é o comando de aumentar ou diminuir o volume.

Jandira
Veterano
# mai/11
· votar


augustoccm
Cara, o atraso é praticamente ZERO, não dá pra perceber, é pra usar normalmente.

O único problema que estou tendo no momento é "domar" o ruído, dependendo da forma que eu toco acaba gerando uma distorção meio estranha. Já consegui diminuir muito esse ruído fuçando um pouco no volume de Saída e Entrada.

Outra forma que está me trazendo ruído é no pot de volume, não dá pra mexer, só dá pra tocar no 10.

Jandira
Veterano
# mai/11
· votar


Quando fui lá pegar o iPlugPlay, conversei com o Harley, que a pessoa que está fazendo o iPlugPlay e ele disse que havia um vídeo da 1ª versão do cabo de quando o processo ainda era artesanal, a qualidade do audio não tá boa, mas dá pra ter uma idéia...



JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


Eu comprei o iRig para o iPad e testei no Amplitube e no GarageBand. Funciona muito bem e o atraso é pequeno, surpreendentemente para um dispositivo com um processador relativamente modesto. Estou impressionado com as possibilidades musicais do iPad. Nem comprei pra isso, mas estou "brincando" direto com os apps musicais!

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


Revivendo aqui!!

JJJ
Jandira
Então, depois de um tempo de uso, o que acharam?!

Entre o iRig e o iPlugPlay, a diferença é significativa??

Pelo que entendi, o iPlugPlay tem saida de fone no próprio cabo, enquanto o iRig é só entrada de guitarra, certo?!

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei

Eu não conheço o iPlugPlay, mas, pelo que entendi, ele é uma entrada direta, sem nenhuma preocupação de casamento de impedância e coisas assim. Então, se for assim mesmo, seria a diferença entre uma entrada do tipo Hi-Z (instrumento) no iRig e uma entrada do tipo "Mic" comum no iPlugPlay. Mas eu não tenho certeza disso.

O iRig tem saída de fone sim (senão nem daria pra ouvir, porque ele "mata" o falante do iPad).

Quanto ao uso do iRig, acho muito bom. Continuo impressionado com a capacidade de fazer coisas musicais no iPad (e o meu ainda é o 1). Estou pensando em participar de alguma "jam" de guitarra só usando o iPad, sem fazer nada no desktop. Se eu fizer isso, aviso aqui.

Agora saiu outro dispositivo (não lembro o nome) que pode ser usado para ligar instrumentos, mas pela entrada digital (a do carregador), então ele já faz a conversão AD antes de entrar no iPad. Mas não usei também.

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


JJJ
Opa! Tem razão!!
Peguei outras fotos agora na net, o iRig tem saída pra fone sim. Achei que tivesse que conectar o fone na saída do iPad.

Valeu pelo esclarecimento.

Procurei algumas comparações na net, e o Baixaki (acho) comparou o iRig com o AmpKit... O AmpKit levou a melhor. Pelo que entendi, o ruído é algo que atrapalha um pouco, né? Vc tem tido problema com isso?

Não tenho iPad, mas pelo visto é um equipamento e tanto, né!

Por acaso vc faz gravações com ele? Usa algum tipo de DAW (ele permite isso)?

Dei uma sondada nos valores dos Apps pra iPad, e nem achei tão caros... O Garageband é uns 5 dólares, né?

:D

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei

O preço da maioria dos aplicativos é baixíssimo, em parte porque acho que é política da Apple para reduzir pirataria (não faz sentido piratear quando o original é barato) e também porque é preço de fora (direto em US$), portanto sem os malditos impostos que jogam tudo lá pra cima aqui no Brasil sil sil - se bem que tem que pagar IOF no cartão, acho eu (mas é pouco, comparado ao lucro extorsivo das lojas normais e outros impostos que incidem em outros produtos).

Quanto ao ruído... eu não senti nada de mais, mas não gravei nada muito atentamente ainda. Quando fizer uma jam vou ter mais condição de te dizer.

DAWs existem. Hokusai é uma delas. O próprio GarageBand dá pra fazer uma comparação com DAW. Mas são bem diferentes das DAWs tradicionais de desktop (sonar, cubase, FL, Pro Tools, etc.), tem muito menos recursos e tal. Mas as possibilidades da tela touch-screen trazem algumas vantagens, como tocar piano direto na tela no GarageBand, por exemplo.

Enfim, como sempre dissemos, tablet é outro "bicho". Não é desktop, nem notebook, nem celular metido a besta. É outra coisa, que tem seus usos específicos.

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


JJJ
Pô, valeu pelo help, cara!
Estou dando uma pesquisada nesses acessórios pra iPad, iPhone, etc.

Sobre os preços, a Apple sempre foi mais em conta que a Microsof. O sistema operacional é bem mais barato, assim como outros programas.
Ainda bem, porque migrei de vez pro Mac, hehe.

Pelo que percebi, entre o iPad 1 e o 2, nem há tanta diferença, né?

Valeu pela ajuda, cara!!

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei
Apple sempre foi mais em conta que a Microsof. O sistema operacional é bem mais barato, assim como outros programas.

Em termos de software pode ser, mas em hardware é o oposto!

Pelo que percebi, entre o iPad 1 e o 2, nem há tanta diferença, né?

Tem as câmeras (bobagem, pra mim), a capinha (idem), um pouco mais leve e tal. Mesma resolução, mesmo tamanho de tela, mesmo S.O., etc. A única coisa que realmente dizem fazer alguma diferença é o processador, que embora tenha a mesma velocidade, é de 2 núcleos, o que acelera algumas coisas (no nosso caso, pode melhorar a latência, entre outras coisas). Mas, no que eu fiz, não senti nenhuma lentidão exagerada e, quanto à latência, só nos aplicativos mais vagabas (geralmente free) é que notei problemas. No amplitube, garageband e muitos outros a latência é praticamente imperceptível.

Btardelli
Veterano
# out/11
· votar


Del-Rei
JJJ

caras, e montei um "iRig" aqui e funcionou perfeitamente...

nesse tópico eu mostrei como eu fiz só com adaptadores, porém tinha um pouco de ruido... então peguei um esquema da net (usei 3 componentes) que dizia "casar" a inpedancia de entrada e tal... agora o ruido é 0!

abç

Btardelli
Veterano
# out/11
· votar


JJJ

você axa que vale o "up" do itouch para o iPad? o meu é o 2G e esta meio surradão o coitado... ia trazer o 4 dos EUA mais ando pensando no iPad, o que você axa?

abç

JJJ
Veterano
# out/11
· votar


Btardelli

Cara, não faço ideia... Nunca usei nada desse tipo antes, fui direto pro iPad, meu primeiro produto Apple... (sem contar um "clone" de Apple ][ do milênio passado! hehe)

Btardelli
Veterano
# out/11 · Editado por: Btardelli
· votar


JJJ

Saquei... meu primeiro produto foi o iPod também, o iPhone veio esses dias...

como fica a bateria do iPad? do meu iPod eu carrego todo o dia, dependendo 2x por dia (não dura nada, umas 2 horas de internet, uma hora e meia de jogo...) a do iPhone dura um puco mais, uns 3 dias usando direto... ouvi falar que a do iPad durava bem mais, isso procede? eu não uso muito para jogos, um pouco de internet e musica o dia todo...

abç

Del-Rei
Veterano
# out/11 · Editado por: Del-Rei
· votar


EDITADO:
Caraca, estranho, fiz o log in aqui no trabalho e automaticamente foi postado aqui a mesma mensagem que mandei lá em cima:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/260008/#7909016

===========
JJJ
Pois é... Não sei se a Apple ter lançado esse iPad 2 foi algo tão necessário. Poderiam ter adicionado uma portinha USB, uma entrada pra cartões, etc... Os concorrentes pensaram nisso.
Enfim....

Btardelli
Quando eu chegar em casa vejo seu tutorial... Aqui não abrem esses sites, mas pelo que percebi, foi uma boa sacada!!!
Valeu!!!
:)

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# out/11
· votar


Btardelli
Cara, nos anúncios dizem que o iPad duram até 10h.... Mas provavelmente só vai durar isso tudo mesmo se vc estiver fazendo coisas sem muita exigência do processador, né?

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a iPlugPlay Pro: interface para tocar guitarra com iPhone, iPad e Mac