Direitos! Vizinhos reclamando!

Autor Mensagem
Luke Strat
Veterano
# mai/11


Olá amigos, estou aqui para ressaltar um problema que creio eu, que muitos vivem tbém.
Tenho um vizinho aqui no prédio que reclama demais do som da guitarra, até onde eu sei eu posso tocar das 10:00 as 22:00 conforme à ata do condomínio, mas ele insiste em reclamar e ameaça entrar com ação na justiça. Agora ele virou um dos síndicos, e talvez ele possa criar mais confusão.... Nunca ultrapasso os horários e tenho um amp valvulado de 15 watts no qual nunca passo volume 2,5 (dois e meio). Gostaria de saber até onde tenho direitos e até onde ele têm direito de tirar minha liberdade dentro do meu próprio apartamento. Fiz uma espécie de isolamento acústico aqui, que resolveu cerca de 50% do problema (não tive muita verba para investir mais pesado) e ele continua a reclamar, quer silêncio absoluto.... Estou pensando até entrar em contato com um advogado para saber dos meus direitos e enviar uma notificação a ele informando desses direitos que tenho.
Se alguém puder me ajudar agradeço bastante
Abs

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Luke Strat

Eu quero que os vizinhos se foda, quero é fazer meu som.
E se ele colocar som alto la, eu aumento mais o meu.

Curly
Veterano
# mai/11
· votar


Luke Strat

esquece por um momento a questão legal. o ponto é: vc se sente bem sabendo que está incomodando os outros ? fica um pouco difícil criar arte assim não ? essas coisas se resolvem conversando. mostre respeito pelo seu vizinho e chegue em um acordo com ele, selecionando horários, usando fones, sei lá... a justiça já esta entulhada de processos sem fim, para que mais um ? quem trabalha o dia inteiro tem todo o direito de ter um pouco de descanso quando chega em casa...

Doggy
Veterano
# mai/11
· votar


Tenta conversar mais com ele, aqui sempre foi de boa, eu faço barulho (moro no sexto andar, e nego no primeiro disse que dava de me ouvir, rs) e ninguém reclama, mas quando alguém mais faz barulho eu não reclamo também!

Mas isso não te ajuda em nada, rs.

Acho que o certo mesmo é isso que vc pensa em fazer, procurar um advogado.

Abç

Luke Strat
Veterano
# mai/11
· votar


LipeGuitarrero

Cara, tem horas que dá vontade mesmo de fazer isso, mas eu não quero problemas

Curly
Então cara, ele não trabalha, fica o dia inteiro em casa e não têm o q fazer, estou compondo material para lançar meu primeiro disco e isso têm me atrapalhado muito. Já tentei conversar com ele, mas o cara é meio ignorante, eu trabalho com música apenas, dou aulas, faço gravações e inevitável sentir meu trabalho ameaçado por um desocupado que fica implicando não só comigo, mas com outros vizinhos tbém por pouca coisa...

Doggy
Pois é, vou tentar conversar com ele mais uma vez, aqui no meu prédio tem um vizinho que tem 6 poodles e sempre nos demos bem, tem uma moça que toca piano, mas é no outro bloco e nunca teve problemas, aliás, moro aqui a mais de 20 anos e nunca tive problemas com ninguém, foi esse cara chegar e pronto, acabar com a minha liberdade e a de outros moradores tbém.


Valeu a todos, continuem postando, quanto mais opiniões, melhor posso chegar em um consenso de como proceder com atual situação.

abs

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Luke Strat: estou compondo material para lançar meu primeiro disco e isso têm me atrapalhado muito.

Não dá pra compor usando um fone?

Sobre o assunto, tem um bom tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/199728/

Abs

maspn
Veterano
# mai/11
· votar


bom, eu nao sei... prédio só de andar, arrasta alguma coisa, os vizinhos já escutam...

makumbator
Moderador
# mai/11
· votar


Luke Strat
até onde eu sei eu posso tocar das 10:00 as 22:00 conforme à ata do condomínio

A legislação não permite que se ultrapasse certos limites de volume, independente do horário(não tem essa de entre 10h e 22h poder fazer o que se quiser). Não tem jeito, condomínio exige a convivência entre muita gente, o que muitas vezes causa problemas.


Talvez vc possa estabelecer com ele alguns horários nos fins de semana para tocar mais forte, e no meio da semana vc manera ou toca apenas com headphone. Ofereça algo em troca para ele: não tocar com o volume atual no meio da semana, caso permitam fazer isso no fim de semana.

Uma opção mais cara é apelar para isolamento sonoro no quarto em que fica o amp.

SmugShooter
Veterano
# mai/11
· votar


Olha cara tem os 2 lados da moeda.

Sim voce tem o direito de tocar nesses horarios, mas tenha em mente que é uma coisa que irrita as outras pessoas, principalmente se elas não gostam do tipo de musica que voce toca, ficar ouvindo os outros fazerem exercicios tambem é chato...

Eu toco guitarra, mas eu fico extremamente incomodado com o guitarrista da igreja aqui na frente, eu tenho que ouvir ele tocar as mesma musicas 3ª feira - 4ª - 5ª e aos DOMINGOS durante 2 horas. (com pequenas pausas é logico)

Tenha conciencia que mesmo estando no seu direito voce precisa se por no lugar dos outros, o meu pai por exemplo tem mania de ficar apertando sem parar essas canetas que tem botão pra guardar a ponta, aquele click click click click click click click interminavel me da vontade quebrar a caneta, mas pra ele é algo normal e os outros estão sendo chatos reclamando.

Como eu moro em apartamento, amp em volume baixo não me agrada, então pra resolver eu quebro o galho ligando a guitarra no pc e posso estourar meus timpanos usando o headphone no volume que eu quiser.

Drinho
Veterano
# mai/11
· votar


Luke Strat

Exatamente, como disse nosso colega makumbator, existe o horario para o barulho mas nao é sinonimo de contratar o motorhead pra tocar no apartamento.

abraço

iurycaculla44
Veterano
# mai/11
· votar


anjinho:
cara conversa com o cara e ve um horario bom pra vcs 2 q num encomode nenhum dos dois.

diabinho:
manda esse cara da meia hora de c.. de relogio parado tu tah tocando no horario permitido ele q c f....

ve ai q q tu faz !

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Eu não consigo relaxar sabendo que posso estar incomodando. Prefiro usar um fone e acabou o problema!!! Ainda mais pra compor... Aliás, pra isso, um violão basta numa boa. Pelo menos, pra mim. :)

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Fones de ouvido pra valvulado? Isso dá certo? Não da uma boa matada no som não?

SmugShooter
o meu pai por exemplo tem mania de ficar apertando sem parar essas canetas que tem botão pra guardar a ponta, aquele click click click click click click click
hehehehehe! eu também tenho essa mania! É mó legal quando não tem nada pra fazer! Experimenta fazer isso tbm.

Luke Strat
Cara, isolamento acústico procê! Infelizmente a justiça apoia esses FDPs-zé povinho-ranzinzas-mau-amados que só sabem caçar encrenca e atrapalhar a vida dos outros.


Caixa de ovo num funciona não (pra isolamento acústico)?

leticia123
Veterano
# mai/11 · Editado por: leticia123
· votar


Luke Strat
Moro em ap tambem
mas ainda bem que ninguem nunca reclamou,
eu toco bem baixo, só aumento nos finais de semana
sei lá cara, tenta conversar com o seu vizinho e tenta cooperar tambem tocando mais baixo
tem dias que nem eu agueto os exercicios aqui, imagina os vizinhos :P
abç

kiki
Moderador
# mai/11
· votar


Viciado em Guarana
Caixa de ovo num funciona não (pra isolamento acústico)?
NAO, MIL VEZES NAO!!!!!!

(ate violei as regras)

use a busca pra entender por que, fechei um tópico hoje que eprguntava isso, por que ja foi debatido mil vezes.

esse é outro mito que nunca vai sumir da internet...

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Viciado em Guarana: Fones de ouvido pra valvulado? Isso dá certo? Não da uma boa matada no som não?

Não dá certo... A questão é usar ou não o amp! Esse é um assunto super complicado. Eu uso um atenuador, mas o bom é ouvir alto né? hehe

Abs

Paulo Heineken
Veterano
# mai/11
· votar


experiência de quem já foi um puta dum belo de um revoltado, kkkkkkkk
Quem faz o barulho é sempre o vilão!


olha cara, o melhor que vc tem a fazer é tentar conversar com ele, e entra num acordo

não adianta vc usar de seus direitos, mas estar ciente que está incomodando seu vizinho

da mesma maneira que vc acha ele um chato, ele pensa o mesmo de vc, mas muitas vezes é por falta de comunicação saudavel.

Mostre a ele que tu é um cara "porreta" e chama ele pra trocar uma idéia de como resolver esse problema sem que ambas as partes saiam prejudicadas!
abraços

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Luke Strat

O seu direito termina aonde começa o dele, e dos outros.

Eu não gosto de incomodar as pessoas. Se eu souber que o barulho da minha guitarra incomoda, eu paro.

Imagine você assistindo um filme e o barulhão atrapalhando. Ou imagine você gravando no pc, ouvindo baixinho a backtrack e o vizinho mandando um pancadão no seu ouvido... roubando sua inspiração.

É desagradável isso. Acho que você deve tomar algumas providências no sentido de minimizar o máximo possível o ruído que sai do seu apartamento.

Mesmo em volume baixo, a vibração pode passar pelo piso, pelas paredes. Você pode colocar a caixa sobre uma cadeira por exemplo; por um pequeno "biombo" em frente da caixa, colocar borracha de vedação nas portas e janelas e tocar num volume baixo e audível.

Se quiser fazer experiências com microfonias, sons psicodélicos, vá para um estúdio. Aliás, quantos músicos tem no prédio? Não seria interessante se organizar e fazer um quarto no térreo pra uma "garage band" por exemplo?

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


Paulo Heineken
é por isso que eu não moro em apartamentos, putz.
Eu não falo alto, mas só de ficar conversando com amigos em um ap, já ligaram em uma certa madrugada porque estava incomodando a conversa.

Em casa, eu escuto música a noite inteira em caixas de 100w.
Toco guitarra no quarto e canto durante a madrugada, pra gravar com condenser, sem barulhos externos.
Só hoje em dia que eu coloquei um pouco de espuma no quarto.
em 10 anos que moro nessa casa, nunca ligaram ou passaram na frente, isso que de vez em quando tem churrascos de 24h aqui em casa.

o ap do cara do tópico tem 20 anos, então nem deve ser aqueles aps ocos que o povo vem construindo nos últimos anos (drywall).
Morar em AP é fogo. Penso que só com bons fones que não apertam a cabeça e que dão uma acústica, pode ser a solução. Capaz que até goste de usá-los toda hora no final. Tem um monte de fone bom no mercado que faz esse serviço (certamente por mais de 100 R$).
Em tese 25% de 15w valvulados em casa não vaza por mais de 2 cômodos, ou seja, não atrapalha vizinho meu. Faço essas contas usando meus amps de 22w valvulados, que sempre funcionam nessa proporção.

No mais, os efeitos legais estão já mencionados nesse e no outro tópico que colaram aqui.

amplexos

T.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Aqui em casa eu sempre uso fones, uma porque meu amp é um mini amp baratinho, o som dele fica melhor com fone do que nos falantes mesmo.
E outra é porque da uma vergonha danada ficar tocando alto que a rua inteira possa ouvir (e como eu toco bem pra caramba...).

Luke Strat
Procure seus direitos e use o bom senso. Boa sorte!

pablogd
Veterano
# mai/11
· votar


Não use fones de ouvido, isso acaba com o seu ouvido.

Estão vendo, é por isso que a democracia é uma merda. Ora, se a pessoa tem o direito ao silêncio, por que você não tem o direito ao barulho? Isso acaba deixando de ser um direito pra ser uma obrigação.

Se você quizer, você pode discutir meios de melhorar as leis (que nunca vão agradar todo mundo), você pode discutir a forma como a sociedade vive, os prédios, o capitalismo que faz as empresas gastarem bem menos pra construir um prédio vagabundo que o mínimo barulho se escuta em todos os lugares, ou você pode mandar todo mundo se fuder. A música não tá aí pra sair agradando todo mundo e distribuir gentilezas, muito menos o rock'n roll.

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


pablogd
depende do fone Pablo. Tem muito fone bom no mercado que não aperta a cabeça e que não faz zunido, mostrando sons com bastante espaço e veludo. Também não precisa ser 'in ear' pra entrar dentro do seu timpado e te ensurdecer, mas no mercado hoje temos bons fones de ouvido que são mais do que adequados para músicos.
E músicos utilizam fones de ouvido, principalmente na hora de se gravar com microfones condensers, na hora de se mixar, etc.
Por que pra tocar guitarra, um bom fone não serve?

celotoledo
Veterano
# mai/11
· votar


Luke Strat

Sou formado em Direito, não atuo nessa área, mas posso te dizer o seguinte:

A Ata de Assembléia do Condomínio é soberana e deve ser cumprida. Se nela não constar limites de horários para barulhos, use o bom senso e as demais disposições para saber até onde pode ir.

Exemplo: Se tiver um artigo que trate de horários para a realização de mudanças ou realizações de obras, garanto que pode "legalmente" utilizar esses horários para tocar tranquilo. Afinal dificilmente uma guitarra, nas condições que diz utilizar, faz um som pior do que um pedreiro arrebentando um piso ou de um armário sendo desmontado.

Mas fique atento, você tem o direito de utilizar sua unidade autônoma, o apartamento, somente para os fins a que se destina, ou seja, a moradia. O que quero dizer é que não pode montar um estúdio de ensaio, ou dizer que toca porque está trabalhando em composições, já que essa é sua profissão. Para isso precisa de local comercial próprio.

Para ilustrar: Não pode um empresário utilizar um dos quartos do apartamento de onde mora como local de estoque de seus produtos.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa estamos aí...

Boa sorte.

has4
Veterano
# mai/11
· votar


o cara é meio ignorante
um desocupado que fica implicando não só comigo
Mas é o síndico. Bicho... detesto apartamento por diversas razões, dentre elas, essa aí. Chatices como reuniões, taxas, não poder fazer um churrasco decente, um som decente (barulho), não ter privacidade, e outras.

Sim... curtimos som em alto volume, mas, como já foi dito:

(não tem essa de entre 10h e 22h poder fazer o que se quiser)
makumbator

Quem faz o barulho é sempre o vilão!
Paulo Heineken

O seu direito termina aonde começa o dele, e dos outros
LeandroP

Arranje um local para topar o volume e arrancar um som!

edalko
Veterano
# mai/11
· votar


Olha... vou te dizer uma coisa, muito embora a legislação permita barulho até as 22:00, a pessoa tem que ter desconfiômetro.

Hoje que sou pai e tenho filhos pequenos, sei que qualquer barulho mais excessivo depois das 20:00 já atrapalha pra caramba.

Imagino vc num apartamento, e as 21:45 um Zé Roela começa a usar uma serra circular...!
Ora ele tá no direito dele, mas tem proporção e razoabilidade na sua atitude???

Eu acho que barulhos extremos devem ser utilizados até umas 19:00 horas, porque pessoal chega do trabalho já cansado e, qualquer barulho masi agressivo (volume) irrita.

Se eu fosse vc usaria um phone à noite, e mandaria um som legal com volume do amp apenas de dia.

renatocaster
Moderador
# mai/11
· votar


Esse negocio de viver em coletividade é uma merda. Espero nunca precisar morar em condomínios.

Tu não pode nem peidar direito que o síndico já vem querendo te multar.

Mas não tem jeito cara, se esse é o seu caso, vc tem que recorrer para o fone de ouvido.

Evite desgastes com esse povo, eles são chatos pra caramba, e se for pra te fuder eles vão até o fim.

SmugShooter
Veterano
# mai/11 · Editado por: SmugShooter
· votar


pablogd

Fones não acabam com o ouvido, depende da qualidade dele e depende do volume que voce ouve.

Desde os 13 anos eu uso headphone praticamente e até hoje não tive perda nenhuma de audição, estou com 20 hoje.

Acontece que a grande maioria usa fones vagabundos que não protegem sua orelha dos ruidos de fora, aí a pessoa acaba subindo o volume da musica ao poucos pra competir com os sons externos.

Tem varias matérias na TV que dizem que tantos % dos adolescentes tem problema de audição e blablabla, só que essas matérias quase sempre são sensacionalistas e eles só pegam o povão que usa fones de mp3 da china pra fazer testes...

No fim eles até chegam a dizer que voce pode usar os fones se manerar no volume, mas as pessoas que assistem acabam se assustando e achando que só de usar fone ja vão se dar mal, e isso não é verdade.

É só tomar cuidado com volume, eu vi um programa no Discovery Channel que disse que o ideal é que mesmo ouvindo musica voce consiga ouvir uma pessoa falando a 2 metros de voce.

ohm777
Veterano
# mai/11
· votar


Eu sou um cara bem desconfiado em relação a isso...
Moro em condomínio (não é prédio, são vários blocos de 2 andares) e nunca ninguém reclamou aqui, mas mesmo assim não gosto de fazer barulho.

Raramente toco em amp, pra mim não há nada mais confortável do que VSTs e um bom fone. Por quê? Porque como o MauricioBahia falou, não consigo relaxar sabendo que estou incomodando... inclusive não consigo relaxar sabendo que alguém estranho está ouvindo!
Valvulado então não funcionaria mesmo comigo, é um negócio que só compro quando tiver a minha casa, meu estúdio com isolamento, etc, para poder saturar o pré e power quando der vontade.

Marcosrcf
Veterano
# mai/11
· votar


pablogd
Ora, se a pessoa tem o direito ao silêncio, por que você não tem o direito ao barulho?

Simples, porque o silencio não incomoda.

Luke Strat
Como guitarrista, entendo seu lado. Mas sempre achei que apartamento não é lugar de amplificador, ainda mais um valvulado.
No fim do ano comprei um valvuladinho de 5w, é impossível usá-lo sem incomodar ninguém, mesmo sem ninguém ter reclamado eu sei que o bicho incomoda.

E como o MauricioBahia disse:
"Eu não consigo relaxar sabendo que posso estar incomodando."

Tenho 3 amplificadores, mas dificilmente eles são usados em casa, só o transistor pequeno, que as vezes eu uso, geralmente de domingo a tarde (horário que eu sei que o prédio tem pouquíssimas pessoas).


A minha saída foi comprar um fone bom e migrar para os VSTs em casa, dá pra ter vários timbres no volume que você quiser e sem incomodar ninguém.


Viciado em Guarana
Fones de ouvido pra valvulado? Isso dá certo? Não da uma boa matada no som não?

Não viu o timbrão que o Ogner fez no PC dele? (Aliás, preciso postar lá também)
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/259669/

Lucast
Veterano
# mai/11 · Editado por: Lucast
· votar


Aê, todo mundo crucificando vc pq você quer tocar em casa... Apartamento é realmente foda nesse aspecto. Se você estiver realmente tocando muito alto, então há razão dos vizinhos reclamarem, mas se você não está tocando tão alto assim, então esse vizinho só está enchendo o saco mesmo.

Converse com outros vizinhos e esteja pronto pra ouvir um "sim, está alto o suficiente para incomodar". Mas se não estiver alto assim, então o problema é só com esse vizinho que deve estar querendo descontar toda a frustração dele em cima de você.

Da mesma forma que você tem que entender o lado dele, ele tem que entender o seu lado.

Quanto aos horários, isso sim você tem que levar mais em consideração. Durante a manhã e a tarde, a cidade por si só já é bem barulhenta, então quando você tocar, provavelmente ninguém vai perceber. Mas a noite já dá uma atenuada nisso, então você pode abaixar o volume também de modo que você possa escutar bem o seu som, e não ficar alto o suficiente para atrapalhar a tv do vizinho, ou mesmo a da sala de sua casa.

Eu faço assim, sempre que toco à noite, seja violão sem ligar em ampli, ou a guitarra com o ampli, toco com um volume baixo pra não atrapalhar nem meus pais que tão em casa tb. Já no fds, eu já toco um pouco mais alto, mas sem tentar ser ouvido da rua (moro no quarto andar).

Quando vejo que está chegando 10 horas, que é um horário que sei que a maioria do pessoal no prédio está indo dormir, paro de tocar violão, e se estou na guitarra, vou pro guitar rig + fones de ouvido.

Ninguém nunca reclamou, e eu nunca me senti como se estivesse incomodando alguém. Sem contar que tem 3 crianças de menos de 1 ano no prédio e nunca tive problemas quanto a incomodá-las, atrapalhar o sono delas, por exemplo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Direitos! Vizinhos reclamando!