Projeto - Travel Guitar 7 cordas - luthier Válter Bérgamo

Autor Mensagem
Bigtransa
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bigtransa


Neste tópico vou postar a evolução da construção da minha travel guitar "diferente", o projeto foi feito pelo Válter de acordo com meu pedido de manter algo próximo das menores dimensões possíveis para um instrumento de escala normal. Ela terá 7 cordas, ponte hardtail (string trough), corpo de mogno e marfim, braço inteiriço em mogno e marfim e escala em marfim de 24,75 com raio composto. o tampo será abaulado e o ângulo do headstock bem suave (quase reto).....

mente aberta ao abrir as imagens, hehehhe:


[url=http://www.flickr.com/photos/espetinho/5664964609/in/set-72157626 47545http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/259279/]http://www.flickr.c om/photos/espetinho/5664964609/in/set-7215762647545 <a

http://www.4shared.com/photo/XjO2KmDa/travel_guitar.html

mr.floyd
Veterano
# mai/11
· votar


legal..
tenho em mente construir uma guitarra tbm..

já imprimi toda apostila da nesher agora é so arrumar grana e comprar os materiais..

parabéns..
BOa Sorte

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


mr.floyd
Eu tb gostaria de fazer uma, mas não tenho condições ainda.... essa aí qm ta fazendo é ele....

mr.floyd
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa
haa entendi que era vc que tava fazendo achei que ele so fez o projeto para vc.heheh

eu to querendo montar a minha mais to sem verba..heheeh
to querendo começar do Zero...mais com a ajuda de um outro luthier aqui da minha cidade.heeh

pulgadopc
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa

Para ser sincero achei feia, muito, mesmo para uma travel. Mas o que conta é se você gostou ou não, se sim, manda bala!

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa

Vai ter um Cap só?? E a posição, vai ser a mesma da figura? No braço?

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


pulgadopc
hehhehehehehw.... já esperava este tipo de reação.... abç

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


ogner
isso..... estou fazendo essa guitarra pra usar no "Eletric Choro", um projeto que estou participando onde a guitarra faz mais ou menos o papel do violão de 7 no choro....

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa

saquei..Perguntei pra ver se vc pesquisou sobre o posicionamento dele e diferenças de timbre que podem aparecer dependendo da posição.....Vai colocar um push pull, ou nem?

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


ogner
eu não chegaria a tanto na cabacisse.... a idéia é o som gordão do hb do braço mesmo.... vai ser sem push pull.... só o humbucker mesmo

ogner
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa

hehehehe!! Saquei!!!

Sauro
Veterano
# mai/11
· votar


Quanto vai ficar?

Carregando
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa


achei legal cara, mesmo gostando dos modelos classicos.

mas no papel, e depois de feita muda muita coisa, conserteza vai ficar linda.

mr.floyd
Veterano
# mai/11 · Editado por: mr.floyd
· votar


Bigtransa
eheheh

quem viu viu quem n viu fica imaginando.heheehh

Bigtransa
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


hehhehehehe.....
sou eu mesmo..... até apaguei a foto pq tava foda

Bigtransa
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bigtransa
· votar


...

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Bigtransa

Pow muito loko esse projeto,mas cade as fotos?

Valter Bergamo
Veterano
# mai/11
· votar


Sir.Paulo

Foi feito apenas o projeto dela, encomenda de peças e ja separei as madeiras...

Essa semana ja inicia a colagem das madeiras....

http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157626475453617/

Curly
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa

braço inteiriço em mogno e marfim e escala em marfim de 24,75 com raio composto

gostaria de saber como o luthier vai fazer para obter esse raio composto, vai usar cnc ?

Sir.Paulo
Veterano
# mai/11
· votar


Valter Bergamo

aWe

Pelo visto vai ficar muito legal!

"É uma espécie de encontro com o passado e o presente" um corpo antigo com um braço moderno O_o ta ai gostei!!

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


Sir.Paulo
Carregando
mr.floyd
Acabei conversando com o Válter e esse design deve mudar pra algo mais tradicional....

Curly
Não sei como, vi um trabalho de customização onde o Válter refazia o raio de uma escala para dxar composto e achei q seria um detalhe interessante no meu projeto.... agora que vc comentou que comecei a pensar a respeito.....o processo sem CNC parece mesmo bem complicado...... logo ele aparece aqui e explica como faz....

Valter Bergamo
Veterano
# mai/11 · Editado por: Valter Bergamo
· votar


Curly

Não, não há necessidade de usar CNC pra isso. Há outras tecnicas menos custosas.

Utilizo a tupia pra isso, tenho um suporte para fazer essa conicidade. Faço um calculo antes para determinar o curso da mesma. Não é muito ocmplicado mas tb nada simples....

Outra forma é utilizar o taco de raiar e fazer o raio mair, e depois fazer com taco plano a conicidade. diminuindo o raio na ponta e mantendo o raio na base.

Carregando
Veterano
# mai/11
· votar


Valter Bergamo

oque seria esse raio composto?

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


Carregando
o raio da escala vai aumentando conforme vai chegando perto da ponte deixando a escala mais plana....

Valter Bergamo
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa
Carregando


Imagina a escala de raio simples, saindo de um cilindro e a escala de raio composto saindo de um cone.

Faça um teste, pegue algo cilindrico, e coloque uma regua em cima, e incline, como se fosse a corda no braço, vai notar q onde seria proximo do corpo, o nivel da escala esta bem abaixo....

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


Valter Bergamo
Exatamente como eu disse..... o raio da escala aumenta conforme vai chegando perto da ponte assim como o raio do cone aumenta conforme se aproxima da base, correto?

Curly
Veterano
# mai/11
· votar


Valter Bergamo
Não, não há necessidade de usar CNC pra isso. Há outras tecnicas menos custosas.

Utilizo a tupia pra isso, tenho um suporte para fazer essa conicidade. Faço um calculo antes para determinar o curso da mesma. Não é muito ocmplicado mas tb nada simples....

Outra forma é utilizar o taco de raiar e fazer o raio mair, e depois fazer com taco plano a conicidade. diminuindo o raio na ponta e mantendo o raio na base.


grato pela resposta. esse asunto foi discutido na antiga luthier brasil (deletada do orkut), alguns propuseram a construção de plataformas para auxiliar a usinagem sem usar o cnc, como fez esse cara aqui: http://www.youtube.com/watch?v=QbVDL3WAaWQ&feature=related

Valter Bergamo
Veterano
# mai/11
· votar


Bigtransa

Isso, correto....embora seja muito puca diferença vizual, mas ja da muita diferença na hr de regular a altura das cordas.

Valter Bergamo
Veterano
# mai/11
· votar


Curly

Bem parecido com o q eu tenho.. bem bacana, ajuda muito...

Bigtransa
Veterano
# mai/11
· votar


nova planta com o design novo:
http://www.4shared.com/photo/JiN2P-RH/v22.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto - Travel Guitar 7 cordas - luthier Válter Bérgamo