Tutorial de Blindagem – Tinta Condutiva

    Autor Mensagem
    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11


    Hoje, iremos tratar de um assunto polêmico: Blindagem!

    Blindagem nada mais é do que o isolamento interno da parte elétrica de um instrumento contra interferências de campos elétricos ou eletromagnéticos externos (que geram ruídos).

    Com isso, ao envolver totalmente a cavidade com material condutivo, cria-se um campo elétrico nulo em seu interior. Isso ocorre, pois, ao tampar a cavidade, as cargas se distribuem por igual nas extremidades cancelando o campo interno.

    Toda essa teoria foi desenvolvida por Michael Faraday dando origem a um experimento conhecido como Gaiola de Faraday (utilizada em diversas grandezas elétricas).

    Agora que todos já sabemos para que serve a blindagem de um instrumento, vamos a mais um passo-a-passo de como isolar uma cavidade com tinta condutiva.

    Ingredientes:

    Foto 01

    - Seladora
    - Thinner
    - Grafite em pó (de 3 a 5 potes)
    - Pincel
    - Recipiente de vidro
    - Pedaço de Papel


    Como fazer:

    Foto 02

    1. No recipiente de vidro, coloque 1/3 de seladora e 1/3 de thinner. Aos poucos acrescente o pó de grafite e mexa a mistura com o pincel até que o mesmo se dissolva formando uma massa homogênea, Palmirinha!

    Foto 03

    Como saber o ponto? Quando a mistura obtiver uma consistência cremosa (não muito rala, mas também não muito grossa) quer dizer que está no ponto para ser utilizada nas atividades de blindagem.

    Foto 04

    2.Na guitarra: as cavidades estão com tinta e verniz. Sendo assim, a tinta não adere na superfície. Portanto, com uma estopa embebida em thinner, passe por toda a cavidade – o que garantirá a retirada de camadas superficiais de verniz. Assim a tinta condutiva consegue uma melhor adesão.

    Foto 05

    O pedaço de papel serve como balsa para o pincel transitar entre o pote de tinta condutiva e o corpo da guitarra a fim de evitar catástrofes na pintura do mesmo.

    Foto 06

    2. Passe a tinta em toda base da cavidade.

    Foto 07

    E nas paredes laterais.

    Foram necessárias duas demãos de tinta. A segunda para cobrir as falhas da primeira e assim garantir a condutividade do material da gaiola.

    Dependendo da espessura da mistura que for produzida, são necessárias diversas demãos.

    Mas como eu sei quanto está bom?

    Você pode consultar o multímetro e ele deve acusar menos de 1 Kohms.

    Foto 08

    Resultado da blindagem com tinta condutiva.

    Para fechar à gaiola, é necessário forrar a parte interna do escudo com fita de cobre adesiva ou papel alumínio (esses de cozinha mesmo) com fita dupla-face.


    Todos os Créditos a Luthier Paula Bifulco (Pauleira)

    ***Nota da autora: existem outras possibilidades de blindagem, mas aproveitei este tutorial para ensinar a fazer a tinta condutiva que é um material relativamente barato e pode ser reaproveitado inúmeras vezes.

    Para quem for se aventurar nessa Do it yourself...good luck!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Outros Tutoriais:

    Tutorial:Como Modificar Um Captador Single Coil Cerâmico Para Alnico
    Tutorial - Como construir cabos
    Tutorial:Como fazer uma faxina nas Ferragens
    Tutorial: Como Diagnosticar um trastejamento
    Tutorial: Como escolher a corda certa
    Tutorial: Como diferenciar guitarras acústicas de semi-acústicas?
    Chapa Sanduíche para Escudo
    Tutorial: Como Trocar e Nivelar os Trastes
    Potenciômetro xing-ling ou Americanos quem leva a melhor?

    Espero que seja de ajuda!
    Abç!

    daniel_guitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sir.Paulo
    muito bom o tutorial, até tinha mandado minha ltd m53 para um colega blindar por adesivo de cobre mas fui conferir e ela já vinha de fabríca com a blindagem desse mesmo modo tudo ok

    celotoledo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sir.Paulo

    Fantástico!!! Excelente tópico....

    Valeu...

    Tsgk
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ainda não fiz isso na minha strato, mas me diga: tinta condutiva perde o efeito com o tempo ? blindagem por com adesivo de cobre é melhor ?

    andre.guitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    aham ótimo trabalho e ajudou mta gente..mais como faço isso em guitarra les paul?O.o

    daniel_guitar
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: daniel_guitar
    · votar


    andre.guitar
    ( http://www.jimsoloway.com/ForSaleV2/LesPaulDeluxe/LesPaulDeluxeBack.JP G ) nesse conpartimento maior em baixo que é onde fica a parte eletríca (menos a chave seletora).

    obs.: não sei se é necessário na parte da chave seletora também só com o Sir.Paulo

    2Humbucker
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Muito bom!

    Joel_ESP
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Joel_ESP
    · votar


    Sir.Paulo
    Grafite em pó
    É mesmo!
    Ele é condutor elétrico!
    Cara eu nem lembrava disso! Muito obrigado mesmo.
    Abç.

    macaco veio
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Esse tipo de blindagem não é tão boa ideia quanto parece, não o fato da tinta condutiva em si (está é uma boa ideia), porem o fato de cobrir todo o compartimento formando um verdadeiro chassi metalico. Ok, diminuira um pequeno percentual de ruido e evitará interferencia externa mas levará embora boa parte dos harmonicos mudando o timbre e poderá diminuir os super agudos. O revestimento total formará uma capacitancia entre a blindagem e as conecções, fios etc internos. (teve um topico sobre isso). Tanto se fala de qualidade de cabos de guitarra pra evitar capacitancia dos cabos em contrapartida se cria capacitancia no proprio interior da guitarra. Voces acham que os antigos não sabiam disso? Porque as guitarras antigas não tem esse tipo de blindagem? As boas antigas vem com um aluminio apenas atras do escudo pra nao formar um grande capacitor.
    Tem que se deixar uns espaços falhos para que duas partes condutivas não fiquem em completo paralelo com as conecçoes de carga de sinal correndo solta entre esse paralelo.
    Os sinais ai são muito baixos, não sao como num chassi de amplificador onde o sinal ja está amplificado.

    Calime
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Joel_ESP
    Grafite em
    É mesmo!
    Ele é isolante elétrico!


    na verdade o grafite é condutor....

    rafael_cpu
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sir.Paulo

    FANTÁSTICO! Excelente sua atitude de divulgar por aqui o tutorial.
    Parabéns, Sir. Paulo!
    Seus outros tópicos também são muito bons.

    A respeito da blindagem com tinta condutiva, fiquei com uma dúvida:

    A tinta condutiva não deveria alcançar suficientemente as bordas superiores da cavidade (e até chegar a ultrapassá-la um ou dois milimetros) para poder entrar em contato com a fita de cobre a ser colada na porção interna do escudo e assim formar a gaiola?

    T+

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    daniel_guitar
    celotoledo
    2Humbucker
    Joel_ESP
    rafael_cpu


    Valeu galera obrigado, mas lembrando que todos os créditos são da Luthier Paula blz!

    andre.guitar


    É como nosso amigo Daniel explicou!


    macaco veio
    Calime

    A tinta condutiva é uma alternativa mais econômica e visa abranger varias guitarras!

    Eu por exemplo que tenho mais de uma guitarra quanto não gastaria em fita de cobre para blindar todas as minhas guitarras? Certamente morreria em uma boa grana!

    Mas é bom deixar claro que o cobre é melhor condutor em relação a tinta condutiva!


    rafael_cpu

    Isso mesmo!

    daniel_guitar
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sir.Paulo
    perguntaram mais acima e fiquei com a mesma dúvida, em relação da durabilidade da tinta condutiva realmente tem isso? pq lembro que o cara falou que ainda tinha 5 anos pela frente no caso da tinta na ltd após isso e só fazer a tinta de colocar de novo? abç

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Esse grafite é o mesmo que se usa em lápis (só que em pó)?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    daniel_guitar

    Pelo o que eu saiba não a nada que comprove isso, mas assim como as fitas de cobre devem ser trocadas depois de um bom tempo, pois elas descolam com o passar dos anos assim também se deve fazer com a tinta condutiva!

    Abç!

    Calime
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    Sim é...o msm msm não. mas na essencia é , pois são ambos fabricados no material grafite. Se compra um potinho desses no supermercado por 5 reais. já triturado(moído).

    Sir.Paulo
    Em momento algum eu me referi ao fato da tinta ser de certa forma "inferior" a fita de cobre....mas de fato o é. Mas dá pra se ter bons resultados com esse metodo aí.

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Sir.Paulo

    Ih, cara!!
    Bacana, heim!!!

    Legal... Certamente, se um dia eu me aventurar nessa praia, vou imprimir teu tutorial!!

    Parabéns!!

    Um aceno de longe!!!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Calime

    Não velho entendi o que você disse e achei extremamente valido!

    Del-Rei

    Valew garoto bom!!!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Beleza! Vou começar a raspar os meus lápis! \o/

    JJJ
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Desenterrando e desanimando um pouco a galera...

    Explico: tenho um baixo condor bx12 que estava dando ruído nos ensaios quando eu tirava as mãos dele. Aí resolvi fazer a blindagem. Qual não foi minha surpresa ao abrir o bicho e ver que já era todo blindadinho! Só que com tinta.

    Quase desisti de blindar, achei que não ia adiantar nada, já que ele tinha blindagem de tinta, mas como tava com o rolo de alumínio adesivo na mão e o baixo todo aberto lá... Tentei.

    Resultado: ruído perceptivelmente menor! E olha que nem cobri as cavidades dos captadores totalmente, só o fundo. E usei alumínio, não cobre (que teoricamente é melhor ainda). uma coisa que eu fiz, que não havia, foi a ligação entre as câmaras dos captadores e a dos controles.

    Portanto, acho que essa blindagem com tinta não é lá grande coisa... Pra um resultado melhor tem que usar as fitas metálicas auto-colantes mesmo.

    MauricioGT
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Nossa , que topico fino!
    Ate coloquei nos meu favoritos
    hehe.

    Edson_Silva_01
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Atualmente existem novas alternativas, tintas a base de água, que podem ser aplicadas e removidas facilmente e também fitas de cobre.As fitas de cobre tem uma vantagem, elas aceitam solda, você pode cobrir cavidades distintas e depois uni--las soldando um fio.
    https://www.amazon.com/Conductive-Shielding-Paint-Strat-Guitars/dp/B00 CFSJ8F8/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1504448794&sr=8-4&keywords=shield+paint +guitar

    https://www.amazon.com/Copper-Tape-Shielding-Electric-Quadcopter/dp/B0 0K5RKD00/ref=pd_sim_267_1?_encoding=UTF8&psc=1&refRID=6JCWZT7EGPV0CMF9 G8BG

    Estes são exemplos mas no mercado nacional tem fornecedores no mercado livre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial de Blindagem – Tinta Condutiva