qual a diferença entre compor e improvisar(um solo)?

    Autor Mensagem
    guizimm
    Veterano
    # abr/11


    eu tava pensando com os meus botoes,talvez se ja um pensamento idiota mesmo,nos solos das musicas.
    os caras qundo vao faze a musica com akeles solos brisa(vi esse termo em otro post)eles ficam pensando em q nota vao usar?ou vao improvisando mesmo?
    quando eu vo toca musica classica no piano,da pra ve q as musicas sao todas pensadas e tal
    mais quando eu vo toca os solos de guitarra,parece que os caras vao improvisando tudo,e do jeito q sai fica no cd
    a pergunta eh como q funciona compor solo?qual a diferença disso pra improvisaçao?

    guizimm
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    pra qm n sabe solo brisa sao akeles solos q vc ouve e fica viajando,sente assim o negocio,vc fecha para pra ouvi tipo assim

    Jg Destroyer
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    guizimm
    Comece a falar o que vier na sua cabeça, sem pensar, simplesmente fale. Isso é improvisar.

    Para e elabore um texto. Isso é compor.

    =)

    Educassiano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    fico com a explicação do amigo Jg Destroyer,

    Existem também tons de cinza ae no meio.. por exemplo você mencionou ao gravar um solo numa track do CD, o que acontece é que parte dos licks pode ser improvisada... e outras partes com técnica muito complexa são elaborada, por exemplo aquele Avenged Sevenfold, deve ter improviso e na hora do sweep pickin' e arpejo dae eh composiçao.. nao eh crime misturar, acho que alguns grandes solos de guitarra sao compsotos, asism como algumas improvisaçoes que marcaram e viraram composiçao, podemos dizer tbm... eeahue o assunto eh longo.

    marcoguitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    qual a diferença entre compor e improvisar(um solo)?

    Compor: Usar seu conhecimento musical para ser o primeiro a criar uma melodia na qual ainda não tenha sido criada por outro músico independente de tempo. (tempo não musical sim em questão do tempo de entre horas ou dias)

    Improvisar: Usar seu conhecimento musical para compor sem previsão prévia, compor na hora sem ter possibilidade de corrigir um erro.

    Existem músicos que gravam solos com melodia pré projetada e músicos que compôe na hora que estão gravando.*

    * isso vale para apresentção ao vivo também!

    mr.floyd
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    qual a diferença entre compor e improvisar(um solo)?
    Acho que Compor é uma coisa mais elaborada, mais "bem feita", utilizando todo conhecimento ou parte de dele para criar um solo musica

    Improvisar acho que é uma coisa mais de Momento, que utiliza certas técnicas para o improviso, o improviso parece ser uma coisa tocada mais "pelos cocos"..

    acho que é isso heheheeh

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara, quando você compõe, geralmente você para mais pra pegar a harmonia da música, vêr se não tem nada que soa de errado, também pode encaixar uns licks melhores na música.
    Agora quando você improvisa, faz tudo isso ao mesmo tempo, o que é impossivel, então apela para algumas escalas e licks, ou então fica harmonizando.

    guizimm
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    acho q eu saquei o negocio,vlw gente

    andy gibb
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Olá galera do Cifra Club
    Gostaria de obter resposta pra uma questão que encontrei como lição explicativa na guitar battle, mas tentei acessar a pagina no site e ñ abriu. Sou um guitarrista que curte os solos do Slash (Guns N' Roses), Eric Clapton, David Gilmour (Pink Floyd), Iron Maiden, Metallica, e fiquei então encucado com essa questão. Esses caras então não soltam sua inspiração diretamente na guitarra na hora da gravação? Eles compõem o solo antes? Como eles fazem?
    Agradeço a respostas

    ROo
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: ROo
    · votar


    andy gibb
    Cada um tem sua maneira, até no modo de pensar o solo.
    Diz o Blackmore, por exemplo, que todos os seus solos são improvisos (de alguns eu duvido, Lazy, por exemplo), outros criam os solos baseados em licks, outros pensam de modo 'vertical" apoiando-se sempre no acorde, na harmonia (Marty Friedman), outros pensam de maneira 'horizontal' ou 'melódica" criam os solos "passando por cima dos acordes".
    Esse são alguns modos de se criar o solo.
    No estúdio alguns geralmente gravam e regravam os solos trocentas vezes, até ficar "bom". Outros são de um take só, se for improviso é claro que será um take.
    A música geralmente já está pronta antes do solo, entrega-se a harmonia e o cara toca em cima daquilo usando uma das abordagens que eu mencionei no começo.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Improviso é compor em tempo real. Esta é a diferença! ;)

    123nove
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Comece a falar o que vier na sua cabeça, sem pensar, simplesmente fale. Isso é improvisar.

    Para e elabore um texto. Isso é compor.


    Ta ai ó.. falou tudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual a diferença entre compor e improvisar(um solo)?