Domínio do Instrumento: Definições ou mesmo dúvida sobre sua existência.

    Autor Mensagem
    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11


    Buenas, meus caros.

    Criei no fórum de guitarra porque tem muitos guitarristas que falam a respeito disto. Gostaria da opinião de vocês a respeito do domínio do instrumento. Até que ponto alguém pode dominar o seu intrumento, o que o caracterizaria: Fluência na Improvisação? Domínio rítmico? Simplesmente tocar sem errar?

    É isso aí, espero a colaboração de todos. Caso o tópico esteja no fórum errado, mil desculpas.

    Um grande abraço.

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    domínio pra mim é quando a pessoa consegue tocar tudo oque gosta e deseja.

    sem problema nenhum.

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Insomniac_
    · votar


    Gaiteiro15
    Domínio são os valores que X pode assumir. Alguns valores não existem no domínio.
    Ex: x+1/x+3. O domínio seria Reais - {-3};
    LoL

    Falando sério... acho que domínio do instrumento, pleno domínio muito poucas pessoas tem. Porque isso não exige apenas técnica, mas um conhecimento musical como um todo. Tirando gênios como John Scofield e Nico Assumpção, vi poucos músicos com domínio pleno de seus instrumentos.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Insomniac_

    Pois é, cara. Eu também penso assim. Acho muito difícil, mas assaz incrível o cara ter, in exemplis, fluência em improvisação, algo como: pensar e tocar.
    São muitos os fatores que podem determinar o domínio, opinem.

    Domínio são os valores que X pode assumir. Alguns valores não existem no domínio.
    Ex: x+1/x+3. O domínio seria Reais - {-3};


    Hahaha, o terror do ensino médio!!!!!

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Gaiteiro15
    Cara... como eu venho aprendendo ultimamente, o guitarrista que se "isola" dentro de um estilo ou dentro de um campo de estudo, nunca vai se desenvolver e nunca vai ter um domínio pleno do instrumento.
    Guitarristas tem que ouvir sim outros instrumentos, ouvir outros estilos, buscar influências diferentes. Estudar muito, mas muito. Muita teoria mesmo, até o talo. Mas estudar não de ler, achar chatinho e jogar no canto. É absorver o estudo, saber fixar e colocar em prática. Daí a fluência nos dedos vem também, e você começa a improvisar sem pensar. Um cara que eu admiro muito nesse quesito é o Ardanuy... tem uma musicalidade absurda!
    Abç

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Insomniac_

    Se for falar de domínio pleno do instrumento, eu acho que ninguém tem e nunca terá.

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Cara, quando me refiro a domínio pleno não é saber tudo, mas ter uma fluência muito grande sobre quase todas as coisas "conhecidas".

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Insomniac_
    mas ter uma fluência muito grande sobre quase todas as coisas "conhecidas".

    Conhecidas pelo cara ou conhecidas pela humanidade?

    Enfim, se já tá falando em "quase todas as coisas" já não é pleno.

    Carregando
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Carregando
    · votar


    Cara, quando me refiro a domínio pleno não é saber tudo, mas ter uma fluência muito grande sobre quase todas as coisas "conhecidas".



    ae é complicado.

    poucos conseguirão mesmo. mesmo o cara nao se focando em um unico estilo

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Carregando
    poucos conseguiram mesmo.

    Cita um ae que conseguiu...

    Carregando
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Carregando
    · votar


    edit : não desvirtuar

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Carregando

    Poucos "conseguirão" ?

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge


    ja arrumei, no stress

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Gaiteiro15
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Cita um ae que conseguiu...

    Dave Brubeck?????:D

    Enquanto os fãs do Slash não chegam...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Eu acho que o domínio técnico do instrumento é você conseguir executar qualquer coisa que seja possível ser executada neste instrumento.

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Cara, você não está entendendo o que eu quis dizer, mas ignore o pleno e fica tudo certo.
    Abç

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Insomniac_
    mas ignore o pleno e fica tudo certo.

    Sim, fica!

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Falando no Dave Brubeck...

    E quanto àqueles jazzistas que improvisam com uma facilidade imensa...

    Seria algo próximo ao domínio?

    Jack_RS
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Tbm acho q nao existeDie Kunst der Fuge

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Gaiteiro15
    Sim, seria, hehehe.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    Gaiteiro15

    Acho que o domínio existe sim, o Steve Morse na minha opinião, Assim como o Joe Satriani são indivíduos que alcançaram isso em um nível sobre-humano.

    Recentemente vi o Billy sheehan dizendo que para se chegar neste domínio, é necessário que vc tenha intimidade com teu instrumento, que conheça cada cm dele e confie nele. Por isso os grandes músicos ao meu ver, têm normalmente um modelo de guitarra padrão, que usam em 70% do tempo.

    Voltando ao Morse e Satriani, são dois exemplos disso.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pra mim, dominar um instrumento é ser fluente, no sentido linguístico da coisa. Quando você consegue fazer o sue instrumento falar o que você está pensando você o esta dominando, mesmo que seja um vocabulário simples.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    erico.ascencao

    Era mais ou menos o que eu tinha em mente.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Nobody?

    Rick Martinez
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Domínio total acho impossível de ser atingido, quanto mais você aprende mais coisa tem para aprender e desenvolver.

    Mas acredito que dominar seu instrumento seja, em qualquer lugar (leia-se estilo musical) que esteja saber se virar e ao menos o básico fazer, não conhecer o estilo, mas sim por conhecer bem o instrumento tocá-lo de maneira satisfatória.

    Abraços!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Gaiteiro15

    cara eu tenho certeza que vc conheceu o Vitor Matheus Teixeira, popular teixeirinha, creio que ele dentro do seu pouco estudo foi proporcional aos grandes da música clássica como Beethowen e Mozart. Aí que entra a questão de domínio, em música não existe, em minha opinião, certo ou errado. Cada um faz dentro de seus limites, capacidade, e conhecimento. Conheço pessoas que tocam bem um violão com o braço que mais parece um cavaco de estreito, e outras como eu que só tocam com um braço mais largo (meu caso)

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: LeandroP
    · votar





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Domínio do Instrumento: Definições ou mesmo dúvida sobre sua existência.