Tópico sobre Rebobinamento de captadores Genéricos.

Autor Mensagem
Philipi
Veterano
# abr/11


Alguém aew sabe me informar se vale a pena rebobinar captadores genéricos?

O que faz os captadores Genéricos serem tão inferiores aos de marca, a construção imã, fio da bobina, material utilizado?

Alguns captadores genéricos que tem pólos todos da mesma altura(não-estagiados), tem um problema que algumas cordas ficam com volume desproporcional, porque isso?

Alguém aqui que entenda de construção de captadores?

Nós poderíamos começar aqui no FCC alguma pesquisa mais profunda sobre isso, eu mesmo já encontrei alguma coisa, tem gente que usa uma maquina de costura para rebobinar e tal, bom eu queria ampliar isso.

Quem sabe agente entra em um projeto conjunto de rebobinar captadores e aprendemos algumas coisas sobre isso.

Alguém se habilita?

iRock
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi

Esse é um assunto um tanto escasso no FCC, eu mesmo não sei muito a respeito e gostaria de saber. Ótima ideia.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi
tem gente que usa uma maquina de costura para rebobinar e tal
Que? Como é isso?

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi

Um rolo de 1kilo de fio de cobre esmaltado awg42 ou 43 esta 80,00 numa loja em são paulo, Zinco Metais.

Um kilo daria pra rebobinar ou construir alguns captadores.

Na minha visão a grande diferença esta principalmente na forma de enrolar o que da essa diferença entre os caps.

O numero de voltas e a pressao com que são enrolados vai mudar o timbre, ai desconheço se tem uma formula pra saber como fica o captador antes de se fazer, ou se é por tentativa e erro nas empresas e quando chegam num timbre desejado fazem o ajuste para enrolar da mesma forma.

Se for pra fazer captador "em casa" teria tambem que ter o cudado de anotar e manter sempre o mesmo processo pra fazer varios captadores iguais...


Também sou curioso pra aprender mais sobre isso, queria comprar um rolo desses, mas é meio caro pra um so comprar pra fazer testes.....

Os imãs tem alguma empresas que vemdem tb os polos, e podem ser usados nos caps, no site captadores.com.br tb tem uns kits igual da stewmac pra comprar.....

Floyd N Roses
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi
Pow caraa...ÓTIMO TÓPICO!!! :D


Sempre tive vontade de mexê nas bobinas dos meus caps 'xing-ling'...mas como uns falavam que pode estragá né...dexei quéto...!!! o.ô


Mas se alguem soubesse [e ENSINASSE] como se faz...seria UMA BOA!!! =P


tem gente que usa uma maquina de costura para rebobinar e tal
Que? Como é isso?
... (2) ... \m/

Tenho uma maquina de costura velha aqui que só tá ocupando espaço!!! ^^ ...rsrsrss




...o///

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Viciado em Guaraná

Sabe aquele negocio redondo que gira na máquina?

Pois é os caras fazem um esquema e vão pedalando aew vai enrolando a bobina, uma ejambração, mas parece funcionar bem.


iRock
Valew.

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho
Pois é eu acho que deve ser difícil enrolar com bastante pressão sem estragar ou de maneira que fique bem enrolado, aew que os captadores Xing-Ling perdem tanto para os de marca.

Agora vc tem a chance de dividir com o pessoal do tópico, cada um paga uma parte e divide o rolo.

Floyd N Roses
Opa já podemos começar um negócio de captadores com essa maquina aew.

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Floyd N Roses
Philipi


Olha, se usar a maquina seria interessante ter o controle da rotação, e tambem um contador de voltas.

Não fica caro fazer algo parecido com isso - http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for_Electronics,_picku ps/Schatten_Pickup_Winder.html

Curly
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi

pesquise no google e no y2b por pickup winding, existe muita informação na internet

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi

Então , uma vez eu comprei um pouco do fio 42, e enrolei mas se nao tiver um apoio bem firme e tb o lance pra alinhar os fios arrebenta o fio... ai se arrebenta durante o processo ferrou, eheehehe

Tem q fazer uma engenhoca bem alinhada pra isso.... não precisas ser nada complexo , mas tem q ficar alinhado....


Se o pessoal ai quiser juntar da pra fazer o esquema de compra em conjunto o fio.... da pra ver quem é mais proximo ai dessa empresa e comprar, dai divide e manda pros demais pra economizar no frete.....

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho
Parece interessante.

Vejam só:

http://www.guitarattack.com/winder/guerilla/sewing.htm

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Interessante!

Gostaria de saber tbm como é essa parada aí dos captadores!

Façam questão de ensinar passo-a-passo! \o/

Stick!!!

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Curly

sim tem muita informação... mas o foco do topico ficou mais pra discutir soluções caseiras e compartilhar o que cada um sabe.... se vc tiver algum material, poste o link pra gente ai!

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi

bacana a adaptação, dai dava pra fazer um esquema pra limitar o fio igual aquele da stemac.

Ja vi pessoal usando furadeira tb.... sabe que tava pensando aqui?
No meu TCC da facu de sistemas eu montei uma impressora braile, usei bastante motro de passo e polar com regulagem de velocidade...

Da pra fazer usando motor de impressoa e com um regulador de rpm pra ele... fica show, tenho 2 motores parados aqui...

Curly
Veterano
# abr/11 · Editado por: Curly
· votar


aqui uma máquina de enrolar improvisada com uma furadeira. usa também um velho truque, pegar uma calculadora e tranformar em contador de voltas, basta colocar um reed relay switch (rele magnético acionado por um imã) fechando o contato da tecla = da calculadora, aí vc digita '+1' e a cada volta o '=' é acionado incrementando a contagem !



Insomniac_
Veterano
# abr/11
· votar


Aqui tem uma página bem legal explicando como construir um HB, em inglês:
http://europa.spaceports.com/~fishbake/buck/humbuck.htm

Bom, eu me habilito a traduzir, assim que tiver tempo. Não vai ficar 100%, mas acho que vai ficar bacana.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Quanto custa em média um rolo de fio pra rebobinar caps?

Curly
Veterano
# abr/11
· votar


outra dica, na comunidade 'Luthier Brasil', o forista Arthur já postou muitas dicas interessantes, o cara entende muito do assunto, vale a pena ler os tópicos:

http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=4027631&q=enrolar+pickups

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Pessoal o msn do vendedor da Zinco Metais, vendaszinco@hotmail.com

Eles vendem os fios de cobre esmaltado, awg 42 e 43 q sao os utilizados nos caps!

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho
Boa parece uma ótima idéia.
Eu tenho uma mini retifica até que o regulador de velocidade é bem preciso.

Curly
Muito Show.

Pessoal

Olha só esse cara fez um single noiseless:

http://charliehall.proboards.com/index.cgi?board=project&action=displa y&thread=2409

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Viciado em Guarana

Falei isso la em cima, ta 80,00 um rolo com 1 kilo, da pra bastante caps, tem q calcular certo pra saber qtos....

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Philipi

Bacana, a retifica é massa.....

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Pois é 1kg deve dar para muuuitos.
E pelo jeito não esta caro 80r$ 1kg.

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


Não achei o link pra postar aqui, mas lembro de ver um enrolador improvisado parecido com este usando uma furadeira manual no lugar da elétrica. O autor dizia que a furadeira elétrica gira muito rápido e acaba arrebentando o fio....... Já li tb em uma entrevista que o Seymour Duncan costumava utilizar um toca-discos pra enrolar e um cronômetro pra contar as voltas....

guitarrafuriosa
Veterano
# abr/11
· votar


CAralho, fiquei impressionado com o naipe do tópico! Show de bola!

Se conseguirem, dêm um toque que eu quero fazer também!

Philipi
Veterano
# abr/11
· votar


Alguem aew tem projetos e especificações da captadores famosos?

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Eu sei como transformara cerâmicos em Alnico!

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Tem q fazer uma engenhoca bem alinhada pra isso.... não precisas ser nada complexo , mas tem q ficar alinhado....



Olha uma aqui:

Visão de cima. Motor elétrico com uma borracha que transmite o movimento para engrenagens de diferentes diâmetros, cada uma dá uma velocidade. As engrenagens estão no mesmo eixo que a base onde prendo o carretel a ser enrolado. Botão liga-desliga.

Visão geral. Esse pedaço de madeira na frente é para apoiar a mão direita, que segura e guia o fio de cobre.

Carretel do captador enrolado, na base que gira.

Esse paquímetro preso na vertical é para limitar o quanto o fio vai de um lado para outro, para que não seja enrolado do lado de fora do carretel. O fio deve ser segurado entre os dedos e guiado de um lado para outro enquanto o carretel vai girando, para enrolá-lo de modo uniforme. Só praticando se aprende a enrolar bem uma bobina, a regular o quanto ir de um lado para outro de acordo com a velocidade de rotação. Antes de começar a enrolar eu regulo a abertura do paquímetro, que deve ser a mesma do espaço do carretel destinado ao fio, e alinho as duas peças. O carretel precisa ser bem centrado na base e não pode ficar inclinado para nenhum lado para enrolar uma bobina simétrica e uniforme. A preparação e alinhamento para enrolar demoram tanto ou mais que o enrolamento.

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo

Muito bacana mesmo.... ideia é que não falta.... mas e ai.. o pessoal vamos nos mobilizar e fazer os caps?????

Plank
Veterano
# set/13
· votar


gente, to precisando de uma ajuda...

tenho um captador de uma fender americana que precisa ser rebobinado, pois o fio da bobina q é ligado ao terra rompeu e não tem como acha-lo, assim a unica solução seria rebobina-lo e já que não tenho nada a perder, nada custa tentar.

devido a dificuldade de conseguir o fio de cobre que não seja em quantidades absurdas, pensei em retirar o fio que já está no captador e utilizar ele mesmo no rebobinamento. porém ele já tá parafinado, logo eu não sei se tem como fazer isso. caso seja possível, seria necessário parafinar o captador novamente? caso não seja, alguém sabe uma maneira fácil de tirar a parafina de maneira delicada já que o fio é absurdamente fino?

valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre Rebobinamento de captadores Genéricos.