Projetos Nesher Instrumentos - Reforma Guita Semi-acúsica

    Autor Mensagem
    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11


    Pessoal, vou começar a postars os trabalhos da Nesher Instrumentos aqui pra acompanhamento do pessoal e tambem para opniões, críticas e sugestões.

    Esta reforma é de uma guitarra semi-acústica, que estava com corpo precisando de reparos e restauração, pintura nova e retifica das peças.

    Algum com as fotos do projeto: http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157626553664260/



    Serviços executados:


    troca de escala,
    troca parte eletrica;
    pintura e restauraçao do corpo;
    pintura e restauraçao do braço;
    aplicação de logo;
    troca de tarraxas;
    restauração das peças;
    confecção do cavalete;
    afinação e regulagens

    SmugShooter
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Legal!

    aquele knob em forma de dado que tinha na guitarra eu ja tinha visto pra vender, mas nunca numa guitarra.

    http://www.flickr.com/photos/espetinho/5643425811/in/set-7215762655366 4260

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    SmugShooter

    Na verdade era um dado de verdade, o cara so tinha furado e encaixado no potenciometro, ta ai uma dica...

    Mas não combinou muito com a guitarra.... dai troquei por um knob preto de strato, por mim teria colocado um knob mais tradicional, estilo LP, mas esse ficou legal até....

    http://www.flickr.com/photos/espetinho/5643425001/in/set-7215762655366 4260/

    SmugShooter
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Espetinho

    Ah entendi, então daria até pra fazer com outras coisas.

    É que eu vi numa loja online um knob desse igualzinho, vermelho com as bolinhas brancas.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Espetinho

    Show cara!!!!!

    Mas que guitarra era?

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Sir.Paulo

    Posso dizer que nem guitarra era, ehehehe
    Ele mandou fazer esse instrumento, não sei onde, mas ficou muito ruim.... Não ficou como uma feita nova, mas confegui recupear ela, ficou tocável agora.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Entreguei hoje a guitarra, aprovada pelo cliente.

    Vlw pessoal pelos comentários!

    Pão Quente
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Espetinho
    a guitarra ficou muito linda, parabéns..
    como é que tu fez o finish(pintura, verniz, etc)?
    to querendo reformar uma guita mais nao sei o que usar..

    Philipi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Espetinho

    Acho que foi montada com peças que já existiam, aquele corpo de compensado é estranho, tava muito feia.

    Compensado em semi-acústica é sacanagem,

    Mas e o som prestava?

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Philipi

    foram trocados os trastes, tarraxas e o cavalete.... o som ficou ate q bacana, mas não pra quem ja toca um pouco.. na verdade eu recomendei que ele comprasse outro instrumento, mas ele fez questão de reformar.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pao Quente

    Acabamento em nitrocelulose, tanto a tinta como o verniz, o verniz é fosco.

    Philipi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Espetinho
    Pois é depois da reforma ficou ate que legal mesmo, mas antes tava foda.
    Eu adoro ver reformas de guitarras, baixos e violões.
    Se tiver mais fotos de reformas manda aew.
    Abraço.

    Bog
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Bog
    · votar


    Philipi
    Compensado em semi-acústica é sacanagem,

    Só um parêntesis para uma curiosidade: archtops tradicionalmente são feitas com top de madeira laminada. A Gibson ES-335, que é mais ou menos a base para muitos outros modelos, é feita assim. O top não é sólido/inteiriço.

    Tá certo que laminado não é o mesmo que compensado vagabundo de tapume, mas muita gente pensa que é!

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Philipi

    tem da strato, http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255833/

    Philipi
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Philipi
    · votar


    Bog
    Mas porque isso?
    Não deve ser por economia.

    Eu tenho dois violões um é todo de madeira maciça, e o outro fundo e tampo laminado(um Crafter).

    Mesmo sendo um Crafter ele tem o som bem inferior ao outro e ainda bem menos volume, mesmo com a rastilho de osso que eu coloquei e as cordas SG nem são tão ruins mas se comparar ao outro esse fica com som parece de brinquedo até, sem definição fica som de plástico.

    Espetinho]
    Éssa eu já tinha visto, ficou show em.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bog

    Sim este era de compensado mesmo e nao laminado...eehee bem ruim.

    GustGuitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Espetinho
    Muito legal, pode ir postando, não só as reconstruções, mas as construções e etc também, hehe
    Agradecemos!

    ferjnando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Espetinho
    Po ficou muito bonita.. Ela tava destruida antes ahaha

    Parabéns!

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Valter Bergamo
    · votar


    GustGuitar

    vw, tem o album completo la no flickr - http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets

    Lá sempre fica as ultimas 200 fotos

    Bog
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Philipi
    Mas porque isso?

    O motivo principal é o abaulamento das archtops. Violões são planos, mas para conseguir o abaulamento das guitarras esculpindo a mão era trabalhoso demais. Não dava para fazer em escala industrial, portanto era comercialmente viável em instrumentos de linha. Por isso, guitarras como a Gibson ES-335 e ES-175 são feitas com madeira laminada, com o abaulamento sendo obtido por pressão (apertando a madeira mesmo!). Só muito recentemente, com a popularização do corte controlado por computador é que apareceram semi-acústicas "acessíveis" (em termos) totalmente moldadas, como a Gibson CS-336 e a Vox Virage.

    Mas a verdade é que essas guitarras feitas com laminado nunca deixaram de ser fantásticas, clássicos absolutos. É madeira laminada, mas é madeira boa, cortada na espessura certa, colada do jeito certo... É completamente diferente desse compensado de construção, feito com qualquer madeira, colada de qualquer jeito (com excesso de cola e espaços entre as lâminas), e com os veios perpendiculares em cada camada, o que aumenta MUITO a resistência, mas piora MUITO a vibração em instrumentos.

    Enfim, saber que uma guitarra é feita com madeira laminada e confundir isso com compensado genérico pode levar a dois extremos completamente furados:

    1. Guitarra boa é com madeira sólida, então a ES-335 só pode ser ruim.

    2. A ES-335 é feita com laminado e é boa, então vou comprar compensado na esquina e fazer uma semi-acústica, e vai ficar boa (este parece ser o caso de quem fez a guitarra do tópico, heehhe).

    Philipi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bog

    Pow show de bola seu post.
    Seria corte com maquina CNC ?

    Bom esse meu Crafter não é nem da segunda linha, é um Silver Series da linha Crafter mesmo, porém apesar de bom acabamento eu não recomendo ele, muito caro os 600r$ que pedem nele, com isso da para comprar coisa beeem melhor.

    Ele até é bem construído e tal sem muitos defeitos, o único problema era nos trastes e o som que é sem graça, o meu outro violão é um HMS-280 que peguei por 380r$ usado e é totalmente melhor que esse, porem o Crafter tem o formato do braço muito bom e eu troquei os trastes a tocabilidade ficou incrível, mas quanto ao som e a captação dele tbm é muito ruim, pelo menos eu não liguei num amplificador próprio para violão mas achei horrível ligado no amp de guitarra, não considero um violão para uso profissional, é um violão estudante mesmo.

    Mas como vc disse depende do laminado ser bem feito tbm.

    Bog
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Philipi
    Seria corte com maquina CNC ?

    Isso! Roteador CNC.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bog
    Philipi

    Falando em CNC, eu quero ainda montar uma pra mim... um dia vou ter essa ferramenta!

    Philipi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Espetinho

    Maquina de CNC deve ser o sonho de consumo de todo Luthier.

    Imagina só vc com uma CNC , depois pega uma galera para te ajudar e quando vc vê tem uma Fábrica.

    O finado CarlosAssale começou fazendo guitarras bem rústicas e criou a Dolphin, ta certo que hoje os Tempos são outros com o mercado Chinês e tal, mas não é Impossível.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Philipi

    É verdade, mas um dia sohno em ter sim uma fabrica, vendendo instrumentos feito a mão como os da Fodera....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projetos Nesher Instrumentos - Reforma Guita Semi-acúsica