Guitarra feita por Luthier

Autor Mensagem
tonuma
Veterano
# abr/11


Ola a todos companheiros do FCC! Antes de comecar o topico que abri, quero reiterar que é de grande pesar o assunto ao qual venho tratar. Sempre fui um apaixonado por instrumentos, seja ele de qual marca e procedencia, seja ele de sopro, de cordas, de percussao ou seja ele destinao a fazer qualquer que seja o som. Contudo, sempre fui um apaixonado por Thrash metal e isso me levou a admirar determinados tipos de guitarras, sendo um dos modelos o explorer.Entao, como aqui no Brasil a maioria das guitarras explorer sao de um valor elevado, resolvi unir o util ao agradavel, encomendando uma explorer modelo Ken Lawrence JH a um luthier de minha cidade (Fortaleza). Poxa, no comeco foi massa a euforia com o projeto, a empolgacao de ter uma guitarra presença e de um som magnifico (isso era oque eu almejava). Tive todo o cuidado de procurar as melhores madeiras, as melhores ferragens, melhores captadores (escolhi Sergio Rosar por particularmente nao gostar de cap. ativos). Eu falo de verdade, até minha avó espera essa guitarra ser fieta devido a tantos comentarios e rumores de seria um instrumento como nenhum outro e creio que isso aconteça com todos nós, essa paixao existe mesmo que as vezes, nosso instrumento seja de uma marca onde todas as pessoas falem mal dela. Enfim, perdi noites de sono imaginando-a nas minhas maos, roí minhas unhas, fiquei ansioso como se fosse uma crianca esperando o presente de natal que pediu ao papai noel. Ate que finalmente, depois de muito encher o saco do cara que de veras parece nao ter problemas em ligar pros problemas alheio, é do tipo "ah, parceiro, se voce quer meus servicos, aguarda ou entao adeus!". Enfin, peguei a maldita da guitarra e fui pra casa muito contente e puto simplesmente pelo fato de ficar pensando: Porra o cara demoroou isso tudo pra me dar uma guitarra que pela minha primeira impressao nao foi tao dificil de fazer. Entao, agora vou me referir as molestias (nao existe outro termo) que o ser humano cometeu na minha guitarra que hoje é amada demais independente do que aconteceu, pois, trata-se de um objeto feito de madeira e ferro e que com absoluta certeza que esse objeto tem jeito sim de se conserta-lo. O primeiro erro foi nao ter escolhido a madeira perfeita ou pelo menos ideal para um trabalho que pra mim é sim muito moroso. A madeira até hoje (ja faz dois anos que a a guitarra foi construida) ainda nao esta estavel. Em uma melhor explicacao: A bendita da madeira ainda esta verde!. Meus amigos segundo ele a madeira usada foi o cedro, que baseado nos erros cometidos pelo ser humano acredito eu que nao seja essa madeira. Outro erro gritante é pelo fato de ser um luthier bastante conhecido e influente na cena musical de Fortaleza, o ser humano nao imbutiu a ponte e o cordal ( escolhi Tune-o-Matic) o suficiente para a altura das cordas ficar pelo menos alta. Poxa amigos!, as cordas ficaram tao altas que cabia um dedo no entre as mesmas e o braço. Um cara que se permite executar um trabalho desse, pelo menos ter juizo é obrigatorio. Voces tem que entender, esse cara, faz e regula instrumentos de musicos fodasticos aqui em Fortaleza mas, creio eu que o fator dinheiro e forma de pagamento foram marcantes para ele literalmente cagar a rola no meu instrumento. Usando o bom senso é ridiculo ele aceitar tal trabalho e ja negociado a forma e o preco pelo o qual sera pago mesmo assim ele decide "vingar-se" de uma forma tao covarde que comprometeu sua integridade e carater. Bem amigos venho apenas compartilhar de minha experiencia mal sucecdida pelo menos no comeco pois hoje a guitarra foi bem tratada por um verdadeiro luthier chamado Rafael da Guitartrix cujo trabalho ainda foi comprometido pelo feito do ser humano comentado nesse topico. Eu acho que na verdade eu mereco um : "Bem feito!". Eu nao devia ter simplesmente deixado na mao do ser humano. Amigos, se quiserem fazer uma guitarra por favor:
1 - Procurem um profissonal do ramo que tenha procedencia
2 - Nao deixem nada na mao dele apesar de seu trabalho ser impecavel. Nossas paixoes sao caras!
3 - Procure entender de madeiras.
4 - Tentem negociar de uma forma para que o trabalho fique bem sauve pra voce e o profissional.

Nunca abri um topico e fico triste pela forma de como inauguro tal acao. Vir falar que foi lesado naquilo que voce gosta é muito ruim!

Enfim boa sorte!

Tivertimailaif
Veterano
# abr/11
· votar


Antes de tudo...pelo amor de Deus, aprenda a usar o parágrafo, fica extremamente cansativo ler um texto, mesmo que seja pequeno igual ao seu, sem ter um parágrafo sequer!

Agora sobre o ocorrido, putz, que foda mesmo, além de ter ficado esperado um tempão, o prejuizo que vc levou deve ter sido bem foda =// Só para tirar uma duvida, quantos é que vc pagou pelo serviço do Luthier (para se tirar melhores conclusões)

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Cara perdao pela ausencia de paragrafos é meu primeiro topico. O total deu 1500. Madeira (shape), servico, ferragens e captadores. Cara minha vontade foi de divulgar o nome do ser humando mas sei que é falta de etica da minha caso faca isso.

Thiago Teixeira
Veterano
# abr/11
· votar


tonuma

Pow que foda heim velho..
Pelo menos o prejuízo não foi tão grande né..
Imagine se fosse tipo aqui em Curitiba que tem luthiers que cobram bem carinho em um instrumento (de qualidade, claro). Se fosse aqui você provalvemente teria gastado o dobro ou mais até do que você gastou com esse luthier..
Bom, força aí pra ti..
Abraços.

Sauro
Veterano
# abr/11
· votar


tonuma

Vamos ser sinceros: você pagou R$ 1.500,00 numa explorer feita por luthier.

Preço justo ou não? Depende. Vamos por partes:

Poxa, no comeco foi massa a euforia com o projeto, a empolgacao de ter uma guitarra presença e de um som magnifico (isso era oque eu almejava). Tive todo o cuidado de procurar as melhores madeiras, as melhores ferragens, melhores captadores (escolhi Sergio Rosar por particularmente nao gostar de cap. ativos). Eu falo de verdade, até minha avó espera essa guitarra ser fieta devido a tantos comentarios e rumores de seria um instrumento como nenhum outro

Cara, você encomendou uma guitarra por R$ 1.500,00 incluindo captadores, madeira e hardware e ainda queria que a guitarra por si só tivesse um som magnífico e que seria uma guitarra como nenhuma outra.

Pense bem cara, não existe milagres! Desses 1.500,00 parte seria para material, parte serviço. Acho que seria impossível sair algo como queria pelo preço pago. Veja o mercado como se comporta:

O Ivan da music maker cobra numa strato com floyd R$ 3.600,00 (um dos modelos mais simples)

O Zaganin cobra um rim mais um punhado de moedas de ouro por uma telecaster.

Acho que você se iludiu demais achando que levaria uma guitarra custom shop.

Agora, o luthier não foi honesto entregando uma guitarra quase que intocável... Além de não ter obedecido qualquer prazo...

Uma pergunta: esse luthier é conhecido em fortaleza mas como um luthier de reparo ou também como um luthier que fabrica instrumentos? Na minha cidade tem alguns luthiers de reparo, mas nenhum que tenha aparato técnico para fazer uma guitarra do zero.

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Sauro cara eu comprei as ferragens e captadores por fora, devo nao ter me expressado bem. 1500 foi só de madeira e servico do cara. Captacao, ponte, traste tarraxas e tudo mais comprei por fora.


"creio eu que o fator dinheiro e forma de pagamento foram marcantes para ele literalmente cagar a rola no meu instrumento. Usando o bom senso é ridiculo ele aceitar tal trabalho e ja negociado a forma e o preco pelo o qual sera pago mesmo assim ele decide "vingar-se" de uma forma tao covarde que comprometeu sua integridade e carater."


Acietou o trabalho entao faça o melhor possivel. Assim penso eu.

Sauro
Veterano
# abr/11
· votar


Pela sua resposta anterior entende-se que você pagou R$ 1.500 por tudo.

Se você pagou 1.500 entre madeira e serviços aí o foco muda um pouco.

Mas a pergunta é o cara eh famoso por seu luthier de reparos ou um luthier que também constrói instrumentos?

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Sauro o cara é famoso por contruir e regular nao tem como separar os dois trabalhos atribuidos a ele.

Marcosrcf
Veterano
# abr/11
· votar


tonuma
Você chegou a conversar com esse cara a respeito do serviço porco?
Não testou a guita na frente dele a hora que ele te entregou?

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Sauro o cara é famoso por contruir e regular nao tem como separar os dois trabalhos atribuidos a ele.

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Marcosrcf

Cara por isso no texto eu enfatizo o merecimento do:"BEM FEITO" pois nao procedi de varias maneiras que poderiam amenizar o meu prejuizo esse topico foi pra compatilhar um vacilo, pra que outros amigos nossos nao procedam como eu.

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Marcosrcf

Cara por isso no texto eu enfatizo o merecimento do:"BEM FEITO" pois nao procedi de varias maneiras que poderiam amenizar o meu prejuizo esse topico foi pra compatilhar um vacilo, pra que outros amigos nossos nao procedam como eu.

Tivertimailaif
Veterano
# abr/11
· votar


1.500 por uma guita de luthier, ta beeeem barato, não tinha nem o que ficar esperando, iria sair coisa mediana mesmo (na ultima vez que eu orcei uma guita com um luthier, tudo top e pah, iria sair em 1000 ponte, tarraxas+2700 de mão de obra ^^)

-King
Veterano
# abr/11
· votar


Tivertimailaif
Você não leu o tópico? Foi 1500 só de madeira e mão de obra.

Mesmo assim esta abaixo da média, mas da pra fazer coisa boa com isso...

Sauro
Veterano
# abr/11
· votar


Sauro o cara é famoso por contruir e regular nao tem como separar os dois trabalhos atribuidos a ele.

Eu falo isso porque meu luthier de confiança, embora seja bom no que faz, não tem aparato técnico para construir um instrumento do zero. entende?

Você chegou a cogitar entrar na justiça contra o cara? Colocar no juízado especial não precisaria de advogado e daria uma dor de cabeça pro luthier... Isso forçaria um acordo.

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Sauro

Você chegou a cogitar entrar na justiça contra o cara? Colocar no juízado especial não precisaria de advogado e daria uma dor de cabeça pro luthier... Isso forçaria um acordo.


Cara, seria de grande valia esse procedimento mas, para qualquer efeito eu venho até voces mais para divulgar o ocorrido. Eu tenho uma ideia de como iri acionar o cara na justica contudo, prefiro resolver de uma forma mais suave, sendo que sua opiniao é bem consistente fico grato.

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Sauro

Você chegou a cogitar entrar na justiça contra o cara? Colocar no juízado especial não precisaria de advogado e daria uma dor de cabeça pro luthier... Isso forçaria um acordo.


Cara, seria de grande valia esse procedimento mas, para qualquer efeito eu venho até voces mais para divulgar o ocorrido. Eu tenho uma ideia de como iri acionar o cara na justica contudo, prefiro resolver de uma forma mais suave, sendo que sua opiniao é bem consistente fico grato.

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


tonuma

Olha só o trabalho do luthier Alessander Osorio:

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Trabalho do Luthier Edilton Guimarães:

Foto 01

Foto 02

Tivertimailaif
Veterano
# abr/11
· votar


-King
Ainda ta barato cara! Da pra fazer bastante coisa se for comprar uma pronta já, que é fabricada sem nenhum controle e pah

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


e eu reclamando q o braço da minha guita ta um poco pra frente

mto lokas essas guitarras ai em cima

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


tonuma

Olá, falo por experiencia por sou luthier e trabalho com fabricação a 6 anos, sou autodidata e nunca tive a oportunidade de fazer aulas com algum meste mas sempre procurei estudar e me dedicar a treinar ate chegar a perfeição. Ainda estudo constantemente.

Posso te dizer que desses 6 anos, me considero profissional mesmo a apenas 3 anos e meio. Meu primeiro instrumento vendido foi depois de 2 anos e meio de estudo e trabalho.

Eu ministro um curso de luthieria tanto online como presencial e posso afirmar, que o aluno depois de sair do curso principalmente presencial ja se anuncia como luthier.

No certificado que passo aos alunos do curso presencial sempre coloco o numero de horas do curso e o que foi aprendido.

E dos mais de 370 alunos que tenho do curso online, ainda nenhum recebeu o certificado. Muitos deles já constroem e vendem os instrumentos, porem pra que eu possa colocar o nome da empresa Nesher Instrumentos validando que ele é um luthier, falta muito aos melhores alunos do curso.


Isso é so pra voce ter base de que em um ambiente controlado já é dificil de se formar bons profissionais, imagine o que tem espalhado pelo Brasil afora.

Outra coisa é que só o fato de ter cursado com algum grande mestre não o torna um bom profissional.

Por isso o luthier no meu ponto de vista deve estar em constante trabalho de aperfeiçoamento, pois depois de anos de bom trabalho um serviço errado compromete a reputação do mesmo.

Mas fico triste por voce ter tido essa experiencia ruim, e so te digo que não são todos assim, temos muitos profissionais excelentes no Brasil.

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Um conselho a todos, façam um contrato de prestação de serviços com as clausulas bem definidas... ajuda muito na hora de recorrer devido a algum problema no instrumento!

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho

Claro amigo, no Brasil existem profissionais bastante capacitados sem duvida. E enfatizo oque voce veio a comentar:"em um ambiente controlado já é dificil de se formar bons profissionais, imagine o que tem espalhado pelo Brasil afora."

Reitero que nao tenho vergonha de assumir a lesao que sofri. Prefiro publica-la para que voces meus companheiros de arte nao sofram tambem.

Muito rico seu comentario!

tonuma
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho

Claro amigo, no Brasil existem profissionais bastante capacitados sem duvida. E enfatizo oque voce veio a comentar:"em um ambiente controlado já é dificil de se formar bons profissionais, imagine o que tem espalhado pelo Brasil afora."

Reitero que nao tenho vergonha de assumir a lesao que sofri. Prefiro publica-la para que voces meus companheiros de arte nao sofram tambem.

Muito rico seu comentario!

TavaresBluesMan
Veterano
# abr/11
· votar


tonuma
Mas cade as fotos da bendita?

Rafael A.
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo
A guitarra do primeiro luthier que vc colocou ficou show! Vc tem idéia de quanto ele cobrou pra fazê-la?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


tonuma
Como luthier a mais de 20 anos, e tendo estudado com alguns mestres nessa arte, posso te dizer que é lamentável o ocorrido.
Porém, creio que vc deva conversar franca e abertamente com o artesão em questão e fazer ver suas opiniões e frustrações. Nada como uma conversa franca e firme para "aclarar" as posições.
Outra questão importante e que julgo pertinente observar, é que, nem sempre em nossa atividade os resultados são os esperados. Luthiería não é uma ciência exata, na qual se sabe de antemão os resultados à serem esperados; às vezes coisas saem erradas, e isso faz parte do processo (mesmo em instrumentos de marcas consagradas).
O processo de aprendizado de um luthier, como observou o Espetinho, é longo e exige uma constante atenção e aperfeiçoamento, assim como uma concepção de trabalho clara, e cabe ao cliente observar isso e saber de antemão o que quer pedir a qual luthier se encaixa em seu "projeto".
Abç

Leo-RJ
Veterano
# abr/11
· votar


tonuma

Tem como colocar umas fotos dela aqui?

Abç!

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Rafael A.

Fala garoto se quiser saber o preço entre em contato com ele pelo Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6855669905915018937

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra feita por Luthier