Cortar fio do Tone

    Autor Mensagem
    Igor Grillo
    Veterano
    # abr/11


    Galera...
    Seguinte...
    Tô tirando o Knob de Tone da minha guitarra!!

    Ela tem um Knob de volume e um de tone!!

    O que acontece se eu cortar os fios do tone pra retirá-lo?

    Desde já, agradeço...

    Simonhead
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    NÃO sou guitarrista. Mas eu não faria isso.

    Até onde eu sei, o EVH unia a fiação dos 02 knobs de uma das Charvels dele e só mantinha um deles aparecendo.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/11
    · votar


    Igor Grillo
    O que acontece se eu cortar os fios do tone pra retirá-lo?

    O Tone não vai funcionar, só isso.

    Eu não faria isso.

    sidguitar1
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Igor Grillo
    eu corto o tone de todas as minhas guitas, na minha opiniao so servem pra atrapalhar( cada um tem seu gosto, respeito quem usa, deixando bem claro q é minha opiniao),ve se alguem passa um esquema com desenho pra vc , mas nao tem erro, e so vc ver o fio q ta saindo do potenciometro de volume pros de tonalidade e jampear ele, oq é isso?? vc vai cortar o caminho q ele ia fazer pros tones e ligar direto onde volta,abraço

    Homem Cueca
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Igor Grillo
    Galera...
    Seguinte...
    Tô tirando o Knob de Tone da minha guitarra!!

    Ela tem um Knob de volume e um de tone!!

    O que acontece se eu cortar os fios do tone pra retirá-lo?

    Desde já, agradeço...


    Eu não faria isso...se você não usa, vai se preocupar em cortar ele pra que? Só porque você não usa, se voce usar cortar ou não cortar, no final das contas não fará diferença.

    A não ser que te atrapalhe MESMO. O que eu duvido muito...

    sidguitar1
    eu corto o tone de todas as minhas guitas, na minha opiniao so servem pra atrapalhar( cada um tem seu gosto, respeito quem usa, deixando bem claro q é minha opiniao),ve se alguem passa um esquema com desenho pra vc , mas nao tem erro, e so vc ver o fio q ta saindo do potenciometro de volume pros de tonalidade e jampear ele, oq é isso?? vc vai cortar o caminho q ele ia fazer pros tones e ligar direto onde volta,abraço

    Eita...hauhauuhauahuhahuahuau não atrapalham não. Pra quem toca metal, não usa, mas acho que também não atrapalha. Ele fica tão longe po! hahahaha coitado do Tone velho!! Não tem dó dele não??

    huahahuahuhuahuuahhuahuaahuhau

    Igor Grillo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    LeandroP
    Mas quero tirar o tone mesmo...
    Eu não uso...

    mas se eu tirar num da nada mesmo naum?

    sidguitar1
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Homem Cueca
    hehehe, entao li uma vez numa materia do faiska, e depois vi q as blackmore e as yjm ja vinham sem, sem contar que o evh tambem nao usava(nas guitas q ele mexia), entao li q o faiska chegou a medir e viu q perdia sinal da guita ter dois pots ligados no de volume, mas nunca medi isso, so tiro pq nao acho utilidade neles,abraço

    Spect
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Igor Grillo

    Se você não usa, quer tirar para que?

    É só não mexer nele se não quiser, ué. E de quebra você ainda ganha mais opções de timbres e acaba tendo uma guitarra mais "adaptável" à outros equipamentos.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Igor Grillo

    Depende de como foi feita a ligação na sua guitarra. Se o potenciômetro de tonalidade estiver em paralelo, pode cortar numa boa que você só vai "matar" o tone, mas se estiver em série não vai sair som nenhum da sua guitarra.

    Por exemplo, na minha guitarra sai um fio do potenciômetro de volume que vai pro tone e outro pro jack de saída (paralelo). Se eu cortar este fio do tone eu só mato o tone.

    Eu não gostava deste potenciômetro. Mas depois que aprendi a utilizar mudou tudo. Gosto de tocar com drive e o tone totalmente fechado, com o timbre bem anasalado... Mas é uma questão de gosto e de uso também.

    sidguitar1
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Igor Grillo
    vai dar algum problema desligar o tone???

    nao


    vai poder ligar depois se quizer??

    a qualquer hora q vc tiver vontade, vai ter o trabalho de comprar 10 cm de fio(pra sobrar)vai gastar uns 2 reais ou menos, e usar um ferro de solda e refazer a ligaçao

    vc vai se arrepender depois???

    nao sei

    nao to incentivando vc a fazer isso, o pessoal ja deu a opiniao deles, to so respondendo suas pergutas, abraço brother

    mas as ideias do pessoal sobre timbre e uso de drive tambem sao legais, boa sorte ai com a guita

    daniel_guitar
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    sidguitar1
    eu toh pra fazer isso a anos já mas acabo ficando com pena de alterar o visual da guitarra hehhehe deis de 2007 que eu nunca uso o tone

    sidguitar1
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    daniel_guitar
    é so deixar o potenciometro no lugar e desligar por baixo, ninguem ve diferença nenhuma,abraço

    Igor Grillo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Homem Cueca
    Brother... no meu caso atrapalha pelo seguinte fato...
    O knob de volume fica bem em frente chave seletora... então quando vou mudar de captador sempre esbarro nele...

    Fiz o seguinte....
    Coloquei o de volume no lugar do de tone, e tampei lugar que estava o do volume....
    Então o potenciometro do tone eu fiquei com medo de cortar e dar algum problema... mas o LeandroP disse que num da nada...
    Então já cortei!! rsrs

    __________________________________________

    Galera... Já Cortei os Fios e num mudou em nada!! rsrs

    Obrigado LeandroP pela ajuda...

    Vlw Galera!!! Abrazz

    extremepatience
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Mas vai alterar o som? ainda ninguem explicou, fica mais brilhante?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    extremepatience

    Não altera em nada o som. A diferença é que a guitarra só terá um potenciômetro de volume, sem possibilidade de filtro através do potenciômetro de tone. Se você não usa o tone, não surtirá efeito algum "cortar" os fios. Eu gosto de usar o tone e não me incomoda ter este potenciômetro como opção pra filtrar o som do captador. Gosto de usar um overdrive com o timbre mais anasalado, com o potenciômetro de tone fechado.

    kiki
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    extremepatience
    não precisa postar a mesma dúvida em vários tópicos, um só basta. te respondi no outro:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/119923/p1#8685790

    LeandroP
    ainda que pareça estranho, há um pouquinho de influencia sim.
    acontece que mesmo com o potenciometro totalmente aberto um pouquinho do agudo é filtrado (bem pouco), e pode dar alguma diferença.

    ou seja, duas guitarras exatamente iguais, uma com pot de tone aberto e outra sem pot de tone, podem soar um pouco diferentes (a sem pot vai ter um tiquinho mais de agudo).

    do mesmo modo um pot de volume totalmente aberto pode ter um tiquinho menos de volume que uma guitarra sem pot nenhum (do cap direto pro jack out).

    mas voce perde junto disso toda a praticidade de ter um controle ao seu alcance e todas as possibilidades que isso traz, como voce deve saber melhor que eu.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    kiki

    Pode ser. Não posso dizer o contrário porque sempre toquei em guitarras com pelo menos um potenciômetro de tonalidade. Eu gosto mesmo de usar o tone fechado em muitas ocasiões. Uma guitarra sem tone pra mim é meia guitarra (rsrsrs).

    Alnico V
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Alnico V
    · votar


    Como o kiki disse, altera um pouco, tanto que existem os potenciômetros de tonalidade "No Load", ou seja, quando totalmente abertos eles se desligam do circuito.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Alnico V

    Nunca vi esse tipo de potenciômetro. Tem mais alguma informação sobre ele?

    Alnico V
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: Alnico V
    · votar


    LeandroP

    Leandro, o potenciômetro de tonalidade "No Load" é uma invenção da Fender. Ele é um potenciômetro comum, só que não tem a parte final da trilha de carbono, ou seja, do "0" até o "9" o potenciômetro funciona normalmente como controle de tonalidade, no "10" ele se desliga do circuito porque não existe trilha.

    O vídeo abaixo mostra um cara dissecando um potenciômetro "No Load"



    LeandroP
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Alnico V

    Puxa! Muito simples. Então, em teoria deve dar certo se pegar um push-pull como liga/desliga pro próprio potenciômetro... Isso me deu uma ideia :)

    salton
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: salton
    · votar


    Realmente, confesso que não uso muito o Tone como elemento timbrístico, hehe.. uso mais como ferramenta: normalmente, quando toco com amps no talo, dá aquela sobra de agudos, bem estridente, com o Tone à disposição é possível consertar o problema sem descaracterizar o timbre usando o EQ do amplificador. Acho tambem que os Tones são mais úteis nas Les Paul, afinal há dois controles independentes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cortar fio do Tone