Influência do amplificador no som da guitarra

Autor Mensagem
RedStrato
Veterano
# abr/11


Venho lendo uns tópicos antigos sobre isso, mas tive uma dúvida que não achei em nenhum.
Meu professor de Inglês é guitarrista de uma banda daqui, a BETAMAX., e o som deles é bem legal, e o timbre dele (Ele usa uma Tele da tagima, antigona) é muito bom. Achei interessante ele tocar em um Amp da marshall realmente MUITO pequeno, mas com um line out para umas caixas maiores, normais. Meu pai quer fazer um home studio pra minha banda gravar, e estava vendo isso. Teria que comprar um amp grande ou seria melhor comprar um BOM amp, mas pequeno, e puxar o som dele para as caixas do estúdio? Outra dúvida: Dizem que o falante de 8' nao preenche todas as frequências produzidas pela guitarra. Se ligo o amp em caixas com falantes de 14', preencheria as frequencias ou elas se limitariam ao pouco que o amp consegue preencher?

Desculpem o tamanho do texto e Obrigado, desde já.

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11 · Editado por: Matheus Vengeance
· votar


Bom amp pequeno microfonado...



mas e isso ai

bom amp pequeno falante de 12

valvulado

e melhor doq um cavaludo falante de 8 meeteoro :x

Del-Rei
Veterano
# abr/11
· votar


RedStrato
Cara, sou da opinião que mais vale ter um bom amp com falante de 12" do que ter um bom amp pequeno e jogar o som em caixas externas.

Não sei qual o amp vc pretende usar, mas se quiser usar drives de pedais, escolha um amp que privilegie o clean.

Não acho que vale a pena usar falantes de 14"...

Falou, cara!!!

Um aceno de longe!!!

RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


Pensei no Marshall MG 15... Seria uma boa? Não queria gastar muito em amp. Alguma opção mais barata e de igual qualidade? Gistei do timbre do Marshall.

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar


Pensei no Marshall MG 15... Seria uma boa?

NÃO
NÃO
N Ã O
N A U M
NAU
N
NO
NEVER
NO
NOT
NOTING
NOOOO


RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


Matheus Vengeance

Captei... Qual seria uma boa opção por um preço não absurdo?

RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


O Orange Crush Pix 12l presta? É transitorizado, não é?

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar


um handmade de 6w

tem uns acedo audio

6w.. falante de 12

sai uns 800-900 reais

e pra GRAVAR né?

ai vc compra um microfone bom tambem

se for pra ensaio acho legal se for microfonado tambem

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


brodinho, qual a grana que vc pretende gastar?!
pra gravação vc pode optar por pré amps, tipo pod que tem um som bacana

caso não goste de pedaleiras, era legal pegar uns cubinhos valvulado
se possível, fuja de transistor, já que vc quer pra colocar num estúdio e tal

RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


hum... Nao gosto mesmo de pedaleira, nem de nada digital... Pretendia gastar só uns 500 reais, mas pelo jeito vou ter que gastar mais. Vou pros EUA e to pensando em trazer uma Epiphone Dot ou uma Epi LP standard. Depois de comprar elas, compraria esse amp. Vou ensaiar e gravar, mas levaria pra tocar na casa de amigos, etc... ENtao seriam bom um pequenininho que timbrasse legal.

RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


Matheus Vengeance

Eles são fabricados onde? Vendem pra outros estados?

StratoBlues
Veterano
# abr/11
· votar


Belo amp, belo preço, pouco peso, muito som:

http://www.guitarcenter.com/Bugera-V22-22W-1x12-Tube-Guitar-Combo-Amp- 105460992-i1470775.gc


Se quiser, eles entregam esse aí aqui pro Brasil. Só encomendar eles cotam tudo com impostos e o caraio a quatro. Mas se você vai lá, tem a chance de economizar com impostos e tal.

Outra coisa a se pensar é mandar fazer um handmade, mas recomendo juntar um pouco mais de dinheiro.

Abraço.

RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


StratoBlues

Só achei meio inviável trazer amp de lá. Legal o Bugera, vou estudar essa aquisição, rsrs...
Será que um que eu mandasse fazer numa casa de som qualquer, entregando o esquema do circuito pra o cara se basear, não ficava bom?
Eu mesmo compraria o falante.

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar


cara vai nos eua acho mais viavel trazer o amp

guitarra pega uma mais ' barata '

tem varias marcas americanas q sao como tagimas por aqui porem boas entendem

com menos nome q epipoca e gibson

ai la vc testa

RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


Hm... Vou testar algumas, mas tenho preferencia por les paul, porque tô traumatizado com o pouco sustain da minha guitarra.

Drinho
Veterano
# abr/11 · Editado por: Drinho
· votar


RedStrato

Marshall só se forem os ingleses, os chineses custam caro por ser marshall e não que sejam ruins mas não valem o que custam nunca, não recomendo que você compre nenhum marshall chinês.

E cara, na minha opinião quando a sua idéia é fazer gravação com um amplificador microfonado não tem como fugir de um amplificador de qualidade, uma coisa é você comprar um ampli pra estudar, outra coisa é vc ter um ampli pra brincar, ensaiar com a galera e outra coisa completamente diferente é você ter um ampli pra gravar... as vezes é mais interessante para o bolso você comprar uma dessas interfaces que o pessoal tá usando pq os vsts de hoje, amplitube, guitar rig estão com otimas simulações e se você souber brincar com o equipamento você pode gravar músicas com uma qualidade bem legal, agora pra gravar amplificador microfonado pode se preparar pra tratar as paredes, usar um amplificador PELO MENOS pré-valvulado de uma marca boa tipo marshall, laney, fender, mesa e por ai vai e todo mundo sabe que isso não custa pouco ainda mais aqui no brasil, fora que vc vai precisar de um microfone que tbm não é nada barato... então veja bem quais são as suas necessidades para que vc faça uma compra inteligente....

o amplificador não precisa ser grande, eu fiquei surdo com o jcm 2000 da marshall de 40 watts, o problema é que ele tava 6 mil reais, mas tem que ter valvula na jogada se não não tem saturação, não tem pressão, não tem tesão manja? E amplificador valvulado, até mesmo hand made que são as cópias tbm não são baratas, mas mesmo assim não adianta você comprar qualquer amplificador valvulado, tem que ser bom, já testei um peavey de 50 watts, 3 mil reais que era um lixo.

abraço

Matheus Vengeance
Veterano
# abr/11
· votar



Hm... Vou testar algumas, mas tenho preferencia por les paul, porque tô traumatizado com o pouco sustain da minha guitarra.



o problema n é so a guitarra..

pedais captadores o proprio amp influenciam nisso ai

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


hum... Nao gosto mesmo de pedaleira, nem de nada digital... Pretendia gastar só uns 500 reais, mas pelo jeito vou ter que gastar mais. Vou pros EUA e to pensando em trazer uma Epiphone Dot ou uma Epi LP standard. Depois de comprar elas, compraria esse amp. Vou ensaiar e gravar, mas levaria pra tocar na casa de amigos, etc... ENtao seriam bom um pequenininho que timbrasse legal.


eu já tive esse pensamento, hj em dia, não largo mais meu pod, kkkkkkk
só parto pra amp quando morar num lugar que me permita fazer muito barulho, hahaha

R$500,00 é pouco pra pegar um bom amp valvulado

ja vi uns laney de 15 watts totalmente valvulado na faixa de 800 reais, e um handmade hi octane ae da vida, que tem um timbre bem legal por 800 reais, mais ou menos

boa sorte!

RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


Obrigado a todos. Vou verificar mais sugestões e pesquisar bem os preços. Qual a melhor guitarra que eu posso comprar por lá, pra hard rock? A epi custom alpine vale o preço?

Drinho
Veterano
# abr/11 · Editado por: Drinho
· votar


RedStrato

Depende cara, qualquer guitarra faz bem hard rock.... que tipo de som exatamente você gosta? Não digo de estilo mas de timbres mesmo, Mr Big, Extreme, Guns e Poison fazem hard rock e todos usam guitarras diferentes....

Se você gosta daquele som de drive cheio (tipo o zakk wylde no live n loud), muita saturação, abusar nos graves, e sustentação eu sugiro o modelo les paul mesmo... mas lembre-se que se vc for comprar epiphone teste com muita atenção porque elas oscilam muito de qualidade de uma guitarra para outra eu quero dizer que uma epiphone standard é muito diferente de outra epiphone standard, enfim epiphone não é uma compra ruim mas teste com atenção, e não compre por impulso pq vc corre o risco de se arrepender no futuro.

Se você gosta de bastante força, punch mas nao faz questão de um corpo e um grave gigantescos eu sugiro uma superstrato com dois humbuckers tipo ibanez, jackson, charvel

Se você gosta de força e punch, mas não abre mão de versatilidade, isto é, arrancar alguns cleans cristalinos e um som um pouco mais vintage com leves drives eu sugiro uma stratocaster american standard da fender mesmo ou uma squier japonesa que é excelente já que lá não são caras com humbucker e dois singles

Agora se você gosta de pouca potência, poucos graves, agudos e médios bem acentuados e o som bem puro para trabalhar com drives pouco exagerados eu sugiro uma stratocaster tbm com 3 singles ou uma telecaster que funciona muito bem também para essa proposta, da uma olhada nos sons do richie kotzen que ele é um otimo exemplo de como aproveitar muito bem uma telecaster.

Abraço

StratoBlues
Veterano
# abr/11 · Editado por: StratoBlues
· votar


RedStrato

Seguinte. Acho que você precisa focar suas compras da seguinte maneira:

Amp>Guitarra>Pedais

Sem um bom ampli, você pode ter uma gibson, e vai ser difícil timbrar, até mesmo manter o tão importante sustain.

É só uma opinião... =)

Talvez valha mais manter-se com sua guitarra atual, que não sei qual é, e usar a grana empenhada na guitarra, e comprar um belo amplificador, talvez até trazer de fora.

Quem sabe pegar um Tiny Terror, Vox AC15 (se juntar uma boa grana), Blues Jr., Buguera V22, etc.

São bons amps, não muito grandes, e tremenda qualidade sonora.Com um belo amp, você faz até uma guitarra sem sustain, com captação meia boca soar fera. Aí após ter o ampli de base, dá pra saber a guitarra a se comprar.

Espero ter ajudado!

Abraço.

Drinho
Veterano
# abr/11 · Editado por: Drinho
· votar


Sem um bom ampli, você pode ter uma gibson, e vai ser difícil timbrar, até mesmo manter o tão importante sustain.

Bem frisado, é melhor vc ter uma guitarra fraca num amplificador animal, do que uma guitarra animal num amplificador tosco.

Se você pode ter os dois ai vc vai ser o cara mais feliz do mundo porq nao tem como ficar feio.

Então aproveita que você vai pra disneylandia dos guitarristas e faça boas escolhas.

Drinho
Veterano
# abr/11
· votar


Ahh e num vai me esquecer de comprar cabos decentes se você comprar toda essa parafernalha violenta ai, pq ai eh roubar e nao poder carregar

RedStrato
Veterano
# abr/11
· votar


Obrigadão! Minha guitarra atual é uma memphis mg-32 com Humbuckers Kent Armstrong. Mas estourei a mizinha há algumas horas e tô usando minha réplica GBS_pro de uma JEM. Horrível mesmo, caps inutilizáveis. Tem um ruido estranho, fora que a nota morre em menos de 2 segundos. Perturbador.

Mas vê só, se eu compro a epiphone lá por U$ 500 e chego aqui e compro o Bugera de lá, gasto 1800 aproximadamente.

Se faço o contrário, gasto 2100. Acho que compensa mais comprar a guitarra primeiro... Se eu fosse pros EUA todo ano até comprava o amp primeiro e depois a Epi... Mas provavelmente vou demorar um bocado pra ir de novo.

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


olha..veja direito o esquema da epiphone, a menos que seja uma guitarra que tu queira muito e ponto final, acho que tem opções melhores no mercado.
particularmente falando, eu não sou muito fã delas não

há marcas ai bem interessante como as schecters e cia pra hard rock

jberbetz
Veterano
# abr/11
· votar


Cara, como já falaram, investe bem no amp, depois na guitarra e depois em pedais e demais acessórios...

O que eu acho "pior" de comprar o amp é que fica quase impossível testar BEM 10 valvulados antes de decidir qual comprar...às vezes você compra um que é bom de fato, porém não te agrada tanto e aí, meses depois descobre que outro, de mesmo preço, é bem mais o teu tipo e só ele que faz o som que você queria...o que quero dizer é que vale a pena você gastar bastante tempo pesquisando! Mesmo! No youtube, se você procurar, você acha testes só mostrando a PUTA DIFERENÇA de timbre que o alto-falante de uma caixa te dá...eu fiquei pasmo quando vi o quanto um alto-falante influencia no som...é DEMAIS!

Outra coisa: eu não desconsideraria por completo simuladores (pods e VSTs)...é sério. Experimenta o som de um pod/vst BEM REGULADO por alguém que entende...eu te digo que as chances de você não sentir a diferença no som são grandes...pode até ter diferença, mas aí você compara ela com o valor que economizou e vê o que acha (além da versatilidade e facilidade de "transporte" dos simuladores, que deve ser considerada) hehehehehe

Um abraço!

renatocaster
Moderador
# abr/11 · Editado por: renatocaster
· votar


Cara, como já falaram, investe bem no amp, depois na guitarra e depois em pedais e demais acessórios...

Bem frisado, é melhor vc ter uma guitarra fraca num amplificador animal, do que uma guitarra animal num amplificador tosco.

Eu já tenho uma opinião diferente. Acho que ter uma puta guitarra é o primeiro passo pra conseguir tirar um som bacana. Até pq, hj em dia com tantos recursos vc talvez nem precise ter em casa um amplificador "físico". Já temos vários exemplos de sons de amps e pedais virtuais que simulam muito bem os originais e com isso é possível tirar otimos timbres.

Ahn não ser que vc seja mais tradicional e prefira o som do amp mesmo, e que vc toque ao vivo. Mesmo assim, acho que a guitarra é primordial antes de tudo. Lembre-se que o "sustain" principal do seu som vem de sua guitarra.

Amplificadores e pedais não dão bend's, vibratos, ligados e palhetadas sozinhos.

Experimente ter uma guitarra merda ligada num amplificador pica pra vc ver a experiencia que teve. Depois, publique aqui.

jberbetz
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster
Cara, eu concordo ctg...sobre ter uma puta guitarra, não ter amp e usar VSTs...

Agora, se a ideia é adquirir guitarra, amp e pedais, prefiro ligar uma guitarra de 1.500 reais num amp de 5.000 a ligar uma guitarra de 5.000 num amp de 1.500...(os valores são pra dar a ideia só...hehehe)

Lógico que o tesão seria não se preocupar e comprar os dois "melhores"...mas...não é o caso da maioria dos mortais!

Abrax!

renatocaster
Moderador
# abr/11
· votar


jberbetz

Agora, se a ideia é adquirir guitarra, amp e pedais, prefiro ligar uma guitarra de 1.500 reais num amp de 5.000 a ligar uma guitarra de 5.000 num amp de 1.500...(os valores são pra dar a ideia só...hehehe)

É, analisando friamente os números que vc colocou como exemplo, ficaria mais ou menos assim:

Alguns exemplos de Guitarras de 5000,00 (estimativa)

- Algumas Fenders Americanas
- Gibson LP Studio ou Custom
- Gibson SG Standard
- Ibanez RG Prestige japa (até por menos!)
- Ibanez PGM
- PRS Standards
- Jackson Dinky (até por menos!)

Claro que podem variar entre usadas e novas

Alguns exemplos de Amps na casa de 1500,00 (estimativa)

- LV 200 Laney - Pré Valvulado - 12" Celestion
- Line 6 - SPIDER II - c / 60watts RMS - falante Celestion 12" (c/efeitos)
- Marshall MG-50DFX - 50 watts RMS - Falante de 12" Com Efeitos
- Combo Valvulado Orange AD5 - Falante de 10" Celestion
- Peavey VYPYR 60T Tube - 60watts - 100% valvulado c/ falante de 12" (esse deve ser uns 2000 e pouco)
- Peavey BANDIT 112 - 80 Watts RMS c/ drive

Claro que podem variar entre usados e novos

Analisem!!!

jberbetz
Veterano
# abr/11
· votar


renatocaster
"friamente" é sacanagem né huauhahuauha era só pra dar uma ideia =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Influência do amplificador no som da guitarra