Tópico das guitarras vintage brasileiras

Autor Mensagem
Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Giannini AE014 e AE08S

A AE014 era um modelo Double cutway com 2 humbuckers com design totalmente exclusivo e a AE08S era uma strato, uma Stratosonic "melhorada". Ambas eram inteiriças, provocando um sustain muito bom. Eram as top da Giannini na época, foram lançadas no catálogo 1980. Eram maravilhosas, o "sanduíche" de madeiras deixava as guitarras muito bonitas. Vejam a foto delas no catálogo da Giannini:

AE014 e AEO8S

Giannini AE014

AEO14
AE014
AE014

Giannini AE08S

AE08S
AE08S
AE08S
AE08S

Giannini AE014 com tampo claro:
AEO14

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo
Gosto da idéia desses modelos..... o único problema é que na época eles eram bem caros pra uma construção que parece não ser das melhores tb, já ouvi vários relatos de que estas guitarras simplesmente desmanchavam.... A única que vi de perto tinha a longarina da parte traseira do braço bem torta (detalhe que me lvou a não comprar).... acho que o Bertola mesmo já reformou uma dessas e teve que colar tudo de novo....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa
acho que o Bertola mesmo já reformou uma dessas e teve que colar tudo de novo....
Exatamente. Foi um baixo dessa série, que era até legal, mas nada demais (na época eram caros pra caramba!).
Agora mesmo estou tendo um trabalhão para reformar um Giannini Rickenbaker, que tantos falam tão bem por aqui, todo descolado, com a "mão" quebrada e uma pintura (que um antigo dono fez), toda ferrada...
O instrumentos da Giannini bons, são apenas corretos, e a grande maioria é inferior a qualquer Condor ou SX de hoje; e ainda tem malandros vendendo esses instrumentos para incautos por R$ 1 mil (raros valem isso!).... Sinceramente..... (facepalm!).

edalko
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, sempre achei que aquelas guitas azul e vermelho metalico )Insbruck) fossem importadas hahaha.
E lembro que eram muito caras... po

Tem uma loka aqui em ctba que tem muitas tosqueiras... quem achar que aquilo tudo é vintage é louco.

Alias, teve um cara aqui que abriu uma loja Ponto Musical, que dizem as más linguas, comprava instrumentos que eram peças encalhadas em lojas, como Tonante e gianninis sonic e afins. por preços absurdos (ele ofertava o preço de compra, pasmem!) e colocava para vender por preços mais ridículos ainda, chamando-os de vintage e raridade.
Sabem o que aconteceu?? a loja faliu hahaha

A historia de instrumentos musicais produzidos em serie no Brasil é ridícula e lamentável. E pensar que aqui temos um mundaréu de madeiras nobres... pqp

YakuzareD
Veterano
# abr/11 · Editado por: YakuzareD
· votar


Eu tenho uma daquelas Kings da Dolphin, não sei muita coisa à respeito dela, comprei no começo do ano por míseros 50 mangos.

http://i.imgur.com/N3Bdv.jpg

O estado dela é o que eu chamo de "destroçada". Os captadores eu que retirei, pra avaliar o estado da fiação e tal. A ponte dela tá sem um dos saddles, deixei com um luthier conhecido meu, mas isso é um saco de achar aqui. To pensando em dar uma reforma completa nela, botar uns captadores tipo L500XL (bill lawrence é tesão demais), uma ponte flutuante (tenho uma kahler parada em outra guitarra, mas acho que alopraria demais, haha). Na opinião de quem manja do assunto, vale à pena ou pego pra usar de peso de papel? Queria saber sobre a madeira dela e coisas do tipo, já que é difícil achar informações sobre esse modelão.

T-Rodman
Veterano
# abr/11
· votar


King.
Foi a guitarra nacional mais barata do mercado.
Custava na época NCz$ 120.
2 captadores toscos que não captavam nada. MDF. Tarraxa que não segura afinação. Serve pra nada. Se for reformar, vai gastar mais de R$ 300 em ferragens e captadores, ou seja, dá pra comprar uma guitarra melhor com essa grana.
Foi minha primeira guitarra. Comprei realmente pelo preço. Uns 2 anos depois já estava com uma chinesinha Channel que custava pouca coisa a mais do que essa e já era bem melhor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


YakuzareD
Cara, não gaste dinheiro colocando peças de qualidade nessa guitarra aí não..... Não vale à pena....
Ainda mais as excelentes pontes Kahler e o poderoso L500XL!!!
Abç

YakuzareD
Veterano
# abr/11
· votar


Vou tentar vender pra algum canto pelos mesmo 50 mangos que eu paguei, então, haha. Valeu pela dica!

Demolisher
Veterano
# abr/11
· votar


YakuzareD
FAz uma pintura maneira e usa como decoração, hehehehehe....

Demolisher
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Por acaso vc conhece as Epiphone EM2 antigas? Dizem que era a versão da Epi para as Gibson MIII...

Digosambora
Veterano
# abr/11
· votar


YakuzareD

O braço nao tem tensor ou o acesso é pela junção braço/corpo???

YakuzareD
Veterano
# abr/11
· votar


Digosambora, meu caro, eu não sei te dizer. Não consegui desparafusar o braço com as chaves que eu tenho aqui, vou ver se levo na casa do meu velho. Se houver outro modo d'eu responder tua pergunta, me avisa que eu dou uma checada.

Ofereci a King num lance no ML como parte do pagamento numa Golden Les Paul a ser reformada (blindagem + captação nova). Vou tentar usá-la como desconto mesmo, ae pego uma guitarra dessas mais baratas pra deixar de reserva/levar pra ensaios eventuais/deixar com meu pai, que sempre quis ter uma guitarra, mas nunca foi atrás, haha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Demolisher
Cara, eu nunca trabalhei com essa guitarra, apenas a ví em algumas lojas a muito tempo atrás, achei-a feia pra caramba, mas não pude testar ou avaliar esse instrumento.
Abç

Demolisher
Veterano
# abr/11 · Editado por: Demolisher
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu, é uma das guitarras mais difíceis de se achar informações que eu já ví... Só tem dados da "nova geração" dela...
Caiu uma dessas na minha mão e eu estou dando uma geral nela aqui... Parece que foi tirada da tumba do Tutancamon, hehehehehe, tava um lixo, ferrugem, nas partes metálicas, caracas nos trastes... Vamos ver no que dá...

GTCatalani
Veterano
# abr/11
· votar


no final chegamos no consenso de que guitarra vintage brasileira só as de luthier mesmo, ou estou enganado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


GTCatalani
Não. Guitarra de luthier é guitarra de luthier.
Não pode ser confundida com o conceito "vintage", que é aplicado a determinadas marcas e épocas específicas de instrumentos.
Abç

GTCatalani
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Certo, entendi o conceito basico, mas não tem nenhuma que seja brasileira e considerada vintage? Tipo as Tagima feitas pelo Seizi antes de montar a fábrica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


GTCatalani
Não.
São mui boas guitarras. O que já é bastante coisa.
Abç

GTCatalani
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendido, vlw Bertola ^^

Demolisher
Veterano
# abr/11
· votar


Talvez, daqui a uns vinte anos, essas Tagimas se tornem as primeiras Vintage do Brasil, hehehe...

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


as guitarras e baixos stratosonic são uma caixinha de surpresas..
alguns são bem construidos e logo com peças boas agradecem..
mas tem uns instrumentos que mesmo de mogno,cedro e marfin..
são tortos e não se consegue boa tocabilidade..
mas algumas stratosonics são ótimas de se tocar..
mas nada que possa ser chamado de vintage..

Luis A.
Membro Novato
# fev/14
· votar


Pessoal estou dando um UP aqui pq vi uma guitarra do Roberto Carlos q é no minimo curiosa, com 5 captadores e um design q parece o cruzamento de uma strato com uma SG....

Depois fui pesquisar sobre ela e achei um blog interessante com instrumentos brasileiros antigos...

Roberto1

roberto 2

Mais guitarras brasileiras aqui....

http://robertoguitarrasvintage.blogspot.com.br/

http://robertoguitarrasvintage.blogspot.com.br/search?updated-max=2013 -03-18T21:37:00-03:00&max-results=100

Lelo Mig
Membro
# fev/14
· votar


Luis A.

Essa guitarra é curiosa mesmo...hehehe.

Mas, sim, é uma Phelpa Coronado, provavelmente 66-68.

Quanto aos 5 captadores, não sei ao certo como eles estão ligados (se os 2 singles da ponte e do braço estão ligados juntos, tipo um humbuckin, provavelmente 2 -1 - 2), porque só existem 3 chaves de captadores, o que leva a crer que não estavam ligados individualmente.

MMI
Veterano
# fev/14
· votar


Luis A.

Pow... Chamar de vintage é muita falta de sacanagem! Melhor chamar de guitarra velha. rs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/14
· votar


Lelo Mig
MMI
A muitos anos atrás uma dessas caiu na minha mão.
A guitarra era horrorosa, com tarrachas de violão de 12 cordas, tipo daqueles DelVecchio antigos. Os seletores de captador eram de interruptor de luz!!!
Os captadores não eram ruins não, eram enrrolados pelo mítico Seu Vitório, antigo luthier lá de Sampa. O braço não tinha tensor, mas uma barra "T" interna e os trastes eram altos, cheios de rebarbas e as laterais do braço abruptas.
Eu desmontei tudo, coloquei um corpo de strato, fiz um escudo parecido com o da telecaster e coloquei uma chave de 3 posições, além de trabalhar o braço e colocar tarrachas menos ruins... Mudou muito!
Abçs

Lelo Mig
Membro
# fev/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI
Mauricio Luiz Bertola

Pois é.........conheço neguinho com "Xyz Top Signature Special Exclusive", passando fome! E o Robertão ficou milionário começando com uma Phelpa destas!

Alguns poderiam retrucar:

- Mas, o Roberto Carlos nem guitarrista é!

e outros treplicar:

- E você não é Roberto Carlos!..........kkkkkkkkkkk

Luis A.
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: Luis A.
· votar


Lelo Mig

Realmente, pelas chaves seletoras eles devem ser ligados como vc sugeriu....

Mauricio Luiz Bertola

Chave seletora "vintage"

Edit: e deve brilhar no escuro!

Lelo Mig
Membro
# fev/14
· votar


Luis A.

"e deve brilhar no escuro!"

Brilham sim.......já toquei numa guita dessas e as chaves eram "PIAL".......kkkkkkkkkk (é verdade!)

Kahler7887
Membro Novato
# jan/17
· votar


Ressuscitando o tópico, tenho uma Dolphin Starlock 1983. Alguém conhece essa guitarra?

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/17
· votar


Já que ressuscitaram o tópico... será que nem o Del Vecchio que o Chet Atkins usava vocês consideram vintage?


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico das guitarras vintage brasileiras