Tópico das guitarras vintage brasileiras

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mar/11


A onda de guitarras vintage é muito valorizada nos EUA. A gringaiada adora guitarras velhas para restaurá-las, relics, etc. Este movimento parece estar chegando com um pouco mais de força no Brasil - pelo menos é o que eu acompanho aqui no FCC em alguns tópicos sobre processo de relicagem, guitarras antigas, etc.

Queria então abrir este tópico para discutirmos sobre algumas guitarras vintage brasileiras. A Giannini parece que foi a marca que mais ganhou este mercado nacional ao longo da história. Na mesma época (anos 60 e 70) tinha a Finch também. Nos anos 80 surgiram a Dolphin, a Tagima e a Golden. Hoje nenhuma delas tem a mesma "pegada" dos áureos tempos, com exceção da Tagima que ainda tenta manter uma linha de produtos tops.

Bom, eis algumas belezocas garimpadas da internet:
- Dolphin sabe-se-lá-qual-modelo (provavelmente da época de ouro, entre 88 e 92)
- Dolphin Mirage
- Giannini Rickenbacker (é baixo, mas é um dos instrumentos vintages mais cultuados aqui no Brasil)
- Finch semi-acústica

Dissertem!

Demolisher
Veterano
# mar/11
· votar


Realmente.... Existem algumas guitarras nacionais com boas madeiras fabricadas em torno da década de 80, mas as ferragens e a captação eram, na melhor das hipóteses, sofríveis.... Isto por causa da dificuldade de importação da época.
Muitas das guitarras nacionais da época eram em mogno, que era uma madeira comum e barata...
Agora, essa primeira que vc postou, a branca, se não me engano, já é a versão xing-ling da dolphin... O headstock das antigas era diferente... mais feio, hehehehehe....

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Demolisher
erico.ascencao

Minha Giannini do final da decada de 80:


http://www.youtube.com/watch?v=059zrqY5BXw


Troquei a eletrica e caps (Ceramicos sei la qual)...Falta trocar o braço que é muito ruim.
Vou mandar fazer um em V com trastes medio. Talvez head 70's maple. Vai ficar ótima, a madeira é cedro rosa, bem pesada, e mesmo com braço ruim, acho que ela no conjunto tem um timbre ( mudei caps tb) melhor que minha SX com caps GFS. Mas tocabilidade perde bastante, pelo braço.

O relic dela atual esta bem melhor que esse do video, estou sem camera...um dia posto fotos atuais dela aqui.

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Agora um mole que vou me arrepender pelo resto da vida!!!!

NAO SEI PQ eu lixei o Giannini do headstock!!!!!????? Q M que eu fiz!!!

Demolisher
Veterano
# mar/11
· votar


ogner
Eu tenho uma Super Sonic, comprada em 1980, com aquela ponte estilo jaguar... Só troquei os captadores, coloquei uns cabrera, hehehehe....
Madeira boa, mas os trastes são tortos, huahuahuahua....
Ainda tenho a captação original, e as tarrachas ainda são as originais, que até hoje funcionam legal...

Simonhead
Veterano
# mar/11
· votar


Um amigo meu tem uma Finch Flying V que ele comprou num mercado de pulgas em 1988. Muito bonita e tem um puta som dos bons!

Will Bejar
Veterano
# abr/11
· votar


Eu (meu pai...rs) tenho um violão Tonante dos anos 70. Aprendi a tocar nele, e ele aguentou firme até o começo dos anos 90, quando ele se abriu... hehehe... ele ainda tá aberto, sem cordas, esquecido em algum lugar da casa da minha irmã... só não pego ele de volta pq em casa tá foda de espaço!!! (depois posto uma fotos dele aqui...rs)

GTCatalani
Veterano
# abr/11
· votar


um amigo meu tem um violão tonante antigão tmb, o bichinho tem traste até depois do nut xD (bem do lado mesmo, quando começa a escala) hushusuhuhs

Will Bejar
Veterano
# abr/11
· votar


GTCatalani
Esses meus (na verdade são 2) tem o trastezero!!! hehehehe

GTCatalani
Veterano
# abr/11
· votar


Will Bejar
hsuuhsahusauhuhas tá ae um bom nome pra essa pequena anomalía xD

Will Bejar
Veterano
# abr/11
· votar


GTCatalani
Não, chama assim mesmo!!! Traste zero!!!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/207968/

http://www.fratermusic.com/wp-content/uploads/2009/09/traste_zero2.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


erico.ascencao
guitarras vintage brasileiras
Não sei se posso concordar com esse qualificativo...
Mas, como o fórum é livre...
Abç

GTCatalani
Veterano
# abr/11
· votar


Will Bejar
poxa vida, nem sabía dessas vantagens todas, vivendo e aprendendo... achei bem interessante essa função dele

Will Bejar
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não sei se posso concordar com esse qualificativo...
Se for de acordo com esse site, não mesmo!!!
http://www.vintageguitar.com.br/m_suaguitarrae.shtml

JoeLorenZo
Veterano
# abr/11
· votar


eu tenho uma Lespa Goldem do ano de 1985, sinceramente tenho ela somente pelo lado sentimental, prq nao é uma otima guitarra, foi do tempo q eu comecei meus estudos, ela tbm possue um traste ZERO! rs, pra corrigir o tamanho do braço pois nao é das medidas padroes, levei a num Lut e trokei os caps originais por EMG da serie HZ H4 e dei um trato no braço!!! hj está justinho e muito boa pra tocar, trokei tbm a ponte tune o matico por uma com rolling, trokei todos pots e chaves! ha, pintei tbm pois com o tempo a pintura q nao era tao boa foi desgastando e trincando, mas é isso, foi pelo valor sentimental! postarei fotos da belezinha assim q possivel!!!!! good vibes

GRRS
Veterano
# abr/11
· votar


Tenho um violão Tonante DAS ANTIGA jogado aqui em casa... nem sei de que ano é.

O dito cujo tem uma tentativa FAIL de relic, nunca afina 100%, não tem tensor, tá com o nut quebrado, tarraxas horriveis e um braço demasiadamente curto e gordo. O timbre é abafado e bem baixo

Porém, eu gosto de tocar no desgraçado de vez em quando por motivos que pra mim são ocultos

-

Sempre tive interesse naquelas Giannini's estilo Fender Jaguar, porém nunca me aconselharam a pegar uma.

Sempre falam mal dos braços e das medidas fora do padrão. mas eu nunca tive uma em mãos pra comprovar isso

Bigtransa
Veterano
# abr/11
· votar


Vintage não que dizer velho, o termo designa algo que se torna melhor ou mais valioso com o tempo.... Pode ser que de vez em quando até apareça um ou outro no mercado livre querendo uma grana alta numa giannini da década de 70 ou algo do tipo, mas geralmente é só um vendedor com merda na cabeça....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Will Bejar
Cara, como luthier eu afirmo: NENHUMA guitarra brasileira, de qualquer marca ou época, pode ser qualificada como Vintage, na verdadeira acepção correta do termo.
Vintage não que dizer velho, o termo designa algo que se torna melhor ou mais valioso com o tempo.... Pode ser que de vez em quando até apareça um ou outro no mercado livre querendo uma grana alta numa giannini da década de 70 ou algo do tipo, mas geralmente é só um vendedor com merda na cabeça....
Concordo e acrescento: "... geralmente é só um vendedor pilantra com merda na cabeça...!"
Abç

rafael_cpu
Veterano
# abr/11
· votar


Bigtransa
Mauricio Luiz Bertola

Falaram TUDO!

T+

edalko
Veterano
# abr/11
· votar


Olha só...
Essa questão de identificar como vintage equipos nacionais já foi discutida aqui em outros tempos.

A definição do termo vintage para instrumentos ja foi bem colocada acima.

E nao há nenhuma relação desse termo com as referencias de instrumentos que temos no passado, seja tonante, giannini, finch, dolphin, alex, del vecchio, etc.

Isto porque os instrumentos nacionais antigos eram muito mal feitos. Qualidade porca mesmo.
Vc ve no ML gianninis semi-acusticas que, me lembro, tiveram um pessimo review pela GuitarPlayer (Giannini Diamond), e hoje pedem valores que nao corresponde ao produto.
O mesmo se dá com as que dizem ser o modelo Jaguar (Giannini Sonic), que é uma pessima guitarra.
A Super-Sonic ficou um pouco mais conhecida por causa do Scandurra. Mas ele assim que pode pegou uma Fender Eric Clapton e nao largou mais.

Mesmo com as reedições a qualidade pecou.

Esses dias vi um craviola, referência da Giannini, com uma pintura tão porca de fábrica (cheia de bolhas) que me deu vergonha dessa indústria nacional.

Bom lembrar que no auge dessa industria nacional, quando a Stratosonic reinava, vieram os primeiros instrumentos importados, e dentre eles as guitarras Insbruck (acho que era assim), muito desejadas, e com um visual muito mais moderno.
Se vcs encontrarem uma em lojas de usados, verão que essa importada era ruim, e imagine que era bem melhor que o fabricado pela industria nacional.

Portanto, quem tem dessas guitarras antigas (e não vintage) é por puro saudiosismo da marca ou de uma época, pois as guitarras não tem nem um início de comparação com as piores porcarias que a China manda pra cá.

E colocar seus preços em niveis estratosféricos, como geralmente ocorre no mercado de usados, é pura má-fé.

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bigtransa

Estou com vocês e não abro!

Will Bejar
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, como luthier eu afirmo: NENHUMA guitarra brasileira, de qualquer marca ou época, pode ser qualificada como Vintage, na verdadeira acepção correta do termo.
Cara, não captei como vc recebeu a minha resposta, mas, não discordei de vc!!!
Exatamente pelo seu primeiro post nesse tópico, eu fui ver a terminologia de "VINTAGE". Aí coloquei o site como referência e concordei dizendo:
Se for de acordo com esse site, não mesmo!!!
http://www.vintageguitar.com.br/m_suaguitarrae.shtml

O "SE" na minha frase, só diz respeito à veracidade do que está escrito e descrito como sendo vintage no site.

Jamais duvidarei da sua capacidade como luthier!!! :)
Abç!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Will Bejar
Eu sei disso cara.
edalko
vieram os primeiros instrumentos importados, e dentre eles as guitarras Insbruck
Cara, as Insbruck eram instrumentos tosquíssimos, e eram construídos no interior de São Paulo, mais precisamente em Bauru.
Abçs

Demolisher
Veterano
# abr/11
· votar


Ilustrando a pilantragem em cima da onda vintage, hehehehe:
Pedal de wah-wha Sound

jonas.hetfield
Veterano
# abr/11
· votar


Demolisher
Nossa! rs

E ainda tem cara que cai...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Demolisher
Ilustrando a pilantragem em cima da onda vintage, hehehehe:
Pedal de wah-wha Sound

Muito bem observado!!!
Abç

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Tinha a SNAKE tambem!!!

No início dos anos 60 acontecia a grande agitação dos músicos da época - a guitarra elétrica – e um jovem músico e entusiasta do Rock, com iniciativa e muito talento, começou a produzir artesanalmente guitarras e amplificadores. Logo nascia a SNAKE, que em pouco tempo se consagraria como um ícone do segmento, produzindo verdadeiros objetos de desejo para as bandas da época. Todos os grandes nomes do meio musical já utilizavam as consagradas guitarras produzidas pela SNAKE e o mesmo aconteceu com os amplificadores, insuperáveis pelo som claro, definido, e pelo incrível "punch" quando levado a plena potência."

(Fonte: site da Snake)



Snake

Foto 01
Foto 02
Foto 03

Fabricavam guitarras e baixos, tanto sólidos quanto semi-acústicos. Mas os instrumentos que ficaram mais famosos são as guitarras semi-acústicas, muito admiradas e procuradas até hoje.

Um músicco que atualmente ainda usa guitarra Snake é o Marcelo Camelo!

A Snake ainda existe, mas não fabrica mais instrumentos musicais, apenas amplificadores e sistemas de som.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Sir.Paulo
A Snake ainda existe, mas não fabrica mais instrumentos musicais, apenas amplificadores e sistemas de som.
E mui bons alto-falantes!
Os braços da Snake eram bons, mas o resto.....
O 1º baixo que fiz tinha um braço Snake...
Abç

T-Rodman
Veterano
# abr/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Innsbruck, melhor que Rei era, rs.
Eu me lembro de ter elas em revistinha de acorde de violão, junto com as Dolphin, lol.
A fábrica acho que faliu, mas ainda se encontra gente aqui na região, tocando com esses instrumentos. Logicamente, várias delas eram reconstruções, do tipo troca tarraxa, captador, dá uma lixada aqui, ou tra alí, pinta de novo, etc.
Que épocas mais toscas eram esses anos 80. Era o que tinha disponível pra gente, rs.

Coisa velha e boa aqui no Br, talvez só alguns violões. Mas nada que vire 'vintage' também.

erico.ascencao
Veterano
# abr/11
· votar


Perceberam que eu fiquei quieto, né?

Tive uma conversa sobre o tema com o meu luthier, daí veio este tópico. No fim das contas, acho que é tudo uma questão de garimpar. Como o controle de qualidade era precário na época, podem haver coisas ruins e coisas aproveitáveis. Ele comentou de um Giannini Rickenbacker que ele regulou (regulagem básica, daquelas que fazemos com instrumentos novos) ficou show de bola, comentou também de um Giannini Precision do qual ele se arrependeu de ter vendido...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico das guitarras vintage brasileiras