Review: SX GG1 STD x Vintage V100 - Que comece a batalha!

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# mar/11 · Editado por: erico.ascencao


Bom povo, caberá a mim a árdua tarefa de colocar no ringue estas duas guitarras. De um lado a SX GG1 STD, Les Paul de bom custo benefício já tradicional desde os tempos de "Shelter" que sofreu o processo da Gibson, tal e coisa. Do outro lado a Vintage V100, recém chegada no mercado brasileiro e bastante elogiada no mercado Europeu nesta mesma classe de produtos.

Para esclarecimento das condições de comparação, vale lembrar que a SX já está comigo há um ano e meio mais ou menos, já passou por alguns ensaios e duas apresentações; enquanto a Vintage chegou sexta-feira e só passou por uma tarde de timbragem aqui em casa junto com os pedaizinhos que chegaram também na sexta. Mesmo tendo esta diferença de tempo, acho que dá pra fazer um review imparcial.

Bom, vou conduzir o review analisando cada aspecto para cada guitarra, assim fica fácil comparar.

1) Corpo

SX
De acordo com o site da Habro, mogno. De acordo com algumas especulações bem fundamentadas já lidas aqui no FCC, existe a possibilidade de algumas unidades (quiçá todas) terem top de maple. O design é um pouco diferentão, tanto que ela quase não coube no case de Les Paul padrão da Hellocases e na caixa da embalagem da Vintage - ela "estufa" o case/embalagem em ambos os casos. Binding um pouquinho estranho, dá a impressão de ter sido "pintado" ou de ser meio xumbreguetz mesmo. Não consegui enxergar mais de uma emenda (ou seja, me aprece ser um corpo de duas peças).

Vintage
De acordo com o site da Habro e da Vintage, corpo em mogno. De acordo com o site da Wilkinson/Vintage, o top é de flame maple veneer (uma folhinha de maple só pra dar o efeito do desenho). O design é muito próximo ao das Gibsons, só tenho minhas dúvidas com relação ao raio de curvatura da aresta traseira do corpo (o da Vintage é bem mais arredondado, ao contrário do que eu imagino que a Gibson deve ser) e ao cutaway (me parece ser mais aberto). Entretanto, é este cutaway que torna o acesso às últimas casas "menos pior" do que na SX. O maple veneer é bem bonito, mas não dá pra esperar aquele brilho que um palco iluminado faz num top de maple de verdade de uma Gibbo. O friso é bem feito, os knobs são montados bem junto ao corpo. Consegui distinguir duas emendas (ou seja, três peças), pena que a peça do meio tem os veios em forma de "U" bem evidentes, o que eu achei meio esquisito. O verniz na parte traseira do corpo é na medida, dando aquele tom "chocolate" pra guitarra que fica muito charmoso, ao contrário da tonalidade mais pra vinho da SX.

2) Braço

SX
Pelo muito que já li a respeito, parece ser um braço de LP tradicional: mais largo e gordo, num formato +- "C". Os trastes devem ser algo do tipo médio-jumbo. Eu achava um pouco incômodo tocar com a SX por causa da pegada meio durona, muito disso culpa minha por nunca tê-la levado para uma visitinha ao luthier, mas esta pegada durona é que exigia da minha parte uma pegada "de macho" e acabava resultando num som legal que talvez não rolasse numa guitarra mais "leve". Esse incômodo era físico mesmo, a ponto de as cordas esfolarem as pontas dos meus dedos. Coitadinha, não dá pra criticar ela neste quesito, seria injusto...

Vintage
Me surpreendi com o braço dela: largo porém mais magro que o da SX, num shape entre o "C" de uma strato e um "U" de uma superstrato à la Ibanez. Achei legal porque dá mais conforto ao tocar. Como já disse anteriormente, o acesso das últimas casas é facilitado pelo cutaway, mas também deve ter alguma coisa diferente na trócula (junção braço-corpo). Os trastes são vintage, baixinhos e finos, coisa que eu particularmente não gosto e trocarei mais pra frente. Vamos ver se este conforto todo não vai exigir mais de mim a pegada de macho, heheheh.

3) Captadores

SX
Dois humbuckers provavelmente cerâmicos e com saída moderada/alta. Os timbres da ponte e do braço eram bem distintos: o primeiro bem médio, o segundo bem fechado. No clean até que os dois se comportavam razoavelmente bem, mas com drive o do braço embolava com facilidade - queria ver o Zakk Wylde tirar um harmônico artificial com o captador do braço. O da ponte ficava muito legal com distorções mais pesadas, pois ele respondia bem a ganhos mais altos e, trabalhando junto com o mogno do corpo, dava um timbre bastante encorpado e com bastante sustain. Devido ao ganho maior dos captadores, eles não tinham aquela dinâmica no controle de volume.

Vintage
Dois humbuckers de alnico à la PAF (saída moderada?). Estou aprendendo a lidar com captadores de alnico de saída mais controlada, tanto nesta guitarra quanto na double neck com GFS Classic II. O grande barato deste tipo de captador é a riqueza sonora: clean encorpado e cheio de harmônicos, captador da ponte com mais corpo que um cerâmico e captador do braço com mais brilho (parece que eles "casam melhor" do que dois cerâmicos, pois os cerâmicos são muito distintos um do outro), maior dinâmica no controle de volume... a única desvantagem é que com drives mais fortes os captadores começam a titubear e não ficam com aquela massa sonora proporcionada pelos cerâmicos de maior saída.

4) Hardware em geral

SX
As tarraxas até que davam conta do recado. Com o tempo umas ficaram mais frouxas e outras meio duras, mas isto é coisa de cuidados de manutenção que passaram batido. Com relação à qualidade da ponte eu tenho as minhas dúvidas, pois não sei se a dificuldade pra regular oitavas foi por ela não ter ido ao luthier. Os potenciômetros e a chave nunca me deram problema, mas os parafusinhos em geral (principalmente os do escudo) oxidaram feio.

Vintage
Tarraxas Wilkinson Vintage (estilo tulipa) ponte também Wilkinson. Como ela está com encordamento 0,009 um pouquinho surrado, não sei se as desafinações leves são culpa das tarraxas ou não. Só vou poder analisar mais friamente depois que ela vier do luthier com encordamento 0,010-0,046 e com oitavas reguladinhas.

Conclusões

Porque comprar a...

SX
- Já vem com um case muito bom;
- Ela tem captadores com mais ganho, apropriado para estilos mais pesados e que não sejam tão exigentes com relação ao clean.

Vintage
- Vem com captadores, tarraxas e ponte Wilkinson - ou seja, não genéricas como em outras guitarras da mesma faixa de preço;
- Padrão de design bastante semelhante às Gibson;
- Vem com captadores de alnico com saída moderada, legal para quem quer um bom clean e não trabalha com distorções de alto ganho.

PS.: Vamos, pelo menos neste tópico, deixar aquela tradicional brincadeira com as Vintage de lado, só pra não zuar o barraco...

Magrinho123
Veterano
# mar/11
· votar


gostei do comparativo... nunca peguei uma Vintage na mão, mas conheço bem a SX, agora já deu pra ter uma boa noção da vintage.

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao

E quem ganhou a "batalha" ?

Magrinho123
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante
ninguem, cada uma tem um estilo diferente:
A SX lembra uma LP mais moderna, talvez mais versátil por causa da diferença entre os caps. A vintage lembra uma guitarra vintage, como o próprio nome diz. O único ponto que uma guitarra "ganhou" foi na parte do hardware, que a vintage se destacou.

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Vale um comentário a respeito do atendimento ES-PE-TA-CU-LAR da Good Music, de Porto Alegre. Os caras foram super prestativos respondendo os meus e-mails, tirando fotos das guitarras, tirando dúvidas a respeito das cores e ainda por cima mandando um vídeo com o processo de regulagem/teste e embalagem:



PS.: A regulagem de fato aconteceu. As cordas vieram baixinhas e sem trastejar!

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Luiz Frusciante: E quem ganhou a "batalha" ?

Vou analiar o meu caso. É difícil bater o martelo agora, pois estava acostumado com a SX e agora estou me acostumando com estes captadores não-genéricos/não-cerâmicos/não-alto-ganho. Hoje eu digo que a Vintage ganhou no detalhe, principalmente no acabamento e no "Gibson feel". A questão é se acostumar e ratificar uma eventual vitória da Vintage.

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
Como ela está com encordamento 0,009 um pouquinho surrado,
A regulagem de fato aconteceu. As cordas vieram baixinhas e sem trastejar!

Pô, nao rolava de ja comprar um jogo 0,010 e fazer logo a regulagem com cordas novas!? Deu mole?

erico.ascencao
Veterano
# mar/11 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Magrinho123: A SX lembra uma LP mais moderna, talvez mais versátil por causa da diferença entre os caps.

Olha, esta suposta versatilidade devido à diferença dos caps não é tão verdade assim. Esta diferença tem mais um peso pejorativo mesmo, pareCe que a dupla ponte-braço não tem coesão na SX. Já na Vintage o captador da ponte tem a sua pitada extra de médios mas tem um "corpo", já o do braço tem um timbre mais encorpado porém sem perder o brilho.

Dá uma olhada no solo de Always (Bon Jovi), por volta dos 3:00. Escute bem o timbre do Richie Sambora, os harmônicos que o cara tira... agora observe a posição da chave seletora... tchanan!! É este o grande diferencial de bons captadores, na minha opinião. Quando o captador do braço exala estes harmônicos com facilidade é porque ele tem um tempero a mais que todo mundo procura quando vai fazer upgrade de captadores em LP.



erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


ogner: Pô, nao rolava de ja comprar um jogo 0,010 e fazer logo a regulagem com cordas novas!? Deu mole?

Por dois motivos. Somente as Elixir atendem ao meu padrão de qualidade de cordas e elas não estavam disponíveis... huahaauhua! E tem a questão do nut de osso, trabalho que eu acho difícil um cara de loja fazer.

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao

Saquei, ja vai fazer tudo junto, trastes, nut e regulagem!!

Essa guitarra vai mudar bastante com 0,010...Vc não usa 0,011 não?

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Quer dizer: Eu acho que ela vai responder diferente com cordas 0,010 e/ou 0,011

SeteTroxas
Veterano
# mar/11
· votar


Bah kra ótima comparação ajudo bastante, acho que vou pegar uma dessas vintage V100 tambem...

tsabe me dizer se tem comparação com as Epiphone Les Paul Standard e as condor CLP set???

Oijpedro
Veterano
# mar/11
· votar


sabe me dizer se tem comparação com as Epiphone Les Paul Standard e as condor CLP set?? (2)

tava querendo comprar a epiphone standard , mas com esse review aí, gostei bastante da v100

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11
· votar


tava querendo comprar a epiphone standard , mas com esse review aí, gostei bastante da v100

Com todos os bons preços e custo beneficio excelente das Condor CLP2, Vintage V100 e SX quem compra uma epiphone standard não passa de um idiota.

Excelente guitarra erico. Aproveite muito amigo.
Abraços.

Iommi Young
Veterano
# mar/11
· votar


Mas fala ae, qual voce gostou mais ?

maspn
Veterano
# mar/11
· votar


eu tenho uma sx gg1 com malagolis e tal... dps que troquei a captação, nao a trocaria por uma epiphone... ja que as unicas que gostei mais que ela realmente sao a prs mark tremmont e a gibson studio...

hoje em dia tem guitarra boa e barata... só alterar o hardware e a captação que fica xuxu beleza :D


erico.ascencao

te perguntar, o som dela é muito grave, comum nestas guitarras mesmo?

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Iommi Young: Mas fala ae, qual voce gostou mais ?

É difícil bater o martelo agora, pois estava acostumado com a SX e agora estou me acostumando com estes captadores não-genéricos/não-cerâmicos/não-alto-ganho. Hoje eu digo que a Vintage ganhou no detalhe, principalmente no acabamento e no "Gibson feel". A questão é se acostumar e ratificar uma eventual vitória da Vintage. [2]

maspn: te perguntar, o som dela é muito grave, comum nestas guitarras mesmo?

Analisando a Vintage sem comparar com nenhuma outra, não é muito grave não. Talvez os captadores são os maiores responsáveis por dar um bom tempero de médios porem sem aquela estridência típica das superstratos - pronto, já estou comparando.

No geral eu achei o timbre dela mais equilibrado do que o da SX. Ainda há um bom caminho pela frete para que eu conheça a guitarra na sua plenitude, mas por hora é isso.

Luiz Frusciante
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao
Magrinho123

Sim, eu percebi que existem diferenças importantes entre as duas, mas por ser uma batalha, alguém tinha que levar o caneco hahaha

então creio que devemos abrir duas categorias:

Melhor Les Paul vintage: Vintage V100
Melhor Les Paul moderna: SX

quem sabe alguém ainda não inclui a Tanglewood pra comparação..

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao

O melhor review de uma SX que ja li!!!

Dignissimo!

Estou louco para por as mãos em uma Vintage,mas esta meio difícil hehehehehe

Parabéns velho!!!

Oijpedro
Veterano
# mar/11
· votar


LipeGuitarrero


não cara, mas compraria a minha epi pela amazon, 399 dolares e sem a taxa alfandegaria, porque eu tenho um amigo que é cliente vip.
e aí, compensa mais v100 ou a epi standard (sem levar em consideração o preço, cara)

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11
· votar


Se for trazer de fora compensa mais a Epiphone. Pelo nome (marca).
Ja pela construção eu não sei.

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


queria ver o Zakk Wylde tirar um harmônico artificial com o captador do braço.


n precisa nem o Zakk Wylde

eu tiro

tem um solo meu de beat it toquei com captador do braço e tem varios harmonicos (:

Oijpedro
Veterano
# mar/11
· votar


Matheus Vengeance

cara, nada a ver com o tópico , mas tu estuda no mater ?

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


Matheus Vengeance

cara, nada a ver com o tópico , mas tu estuda no mater ?


estudo no mundaí..

do lado do mater :P

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


mas acho q vc fez uma boa colocação

a SX eu curti mais pra tocar metal / hard rock

a Vintage e mais puxada prum drive moderado estilo led zeppelin por exemplo

com a SX pra tocar GNR , METALLICA

eu preferi ela mesmo

Rafael A.
Veterano
# mar/11
· votar


Quando vi a sx na loja achei ela muito mais bonita ao vivo que no site. E muito bem acabada tambem. Por isso que percebo que muitos tem preconceito com ela. Mas aquele headstock cabeçudo dela de fato é muito feio.

Uma dúvida: qual tem o tampo de maple mais espesso? Há um tópico aqui que um usuário mostra que a sx tem um tampo espesso. Já essas guitarras mais acessíveis que tem o tampo figurado podem ter maple nao figurado por baixo para dar espessura, ou tem apenas a folha de maple figurado. Em qual caso estaria a vintage?

Pergunto isso pq o som característico das lp vem da junção das duas madeiras, e deve ser um ponto a se pesar.

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


Quando vi a sx na loja achei ela muito mais bonita ao vivo que no site. E muito bem acabada tambem. Por isso que percebo que muitos tem preconceito com ela. Mas aquele headstock cabeçudo dela de fato é muito feio.



tambem acho isso

nem acho o headstock feio :x

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Rafael A.
Oficialmente nenhuma delas tem tampo em maple. A vintage, oficialmente, tem uma folha de maple figurado, o tal veneer.

bluesmanjf
Veterano
# mar/11
· votar


Eu tenho a SX e acho ooooooooooootima. Depois de um upgrade nos caps ficou melhor ainda.

Essa vintage tb parece ser muito boa. Fiz uma busca na net e tem uma versão gold top que é bem bonita, mas parece q os caps sao tipo p90. Será q nao teria com humbs?

Rafael A.
Veterano
# mar/11
· votar


erico.ascencao

Então, neste review, o dono da guitarra tirou fotos da cavidade do captador da Sx, onde é possível ver que o tampo dela não é apenas uma folha, apesar de o site da habro não informar nada sobre:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/243822/

Resta saber se o tampo é maple mesmo.


Um outro exemplo é a cort, com seus novos modelos de LP, conforme o site oficial:
http://www.cortguitars.com/electric_guitars/cr

O modelo mais caro, a CR280, segundo o site possui os dois, o top em maple + o maple venner. A CR 200 e 250 somente o maple veneer top.


Pelo que vi na web, as Vintage e Tanglewood - as outras novas opções de LP acessíveis - tem apenas o maple veneer top. se bobear, as condor clp também. Vai saber se até as epiphones...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: SX GG1 STD x Vintage V100 - Que comece a batalha!