improvisação sobre melodia

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11


    fala pessoal.

    a um tempo atraz alguem por aqui pelo forum abriu um topico , sobre improvisação na melodia , um metodo que foi divulgado por um jazzista dos eua q eu não lembro o nome.

    a ideia é improvisar não pensando escala acorde ,e sim sobre a melodia , mas o topico la que eu ja até perdi o link ,não tem muita informação. então ,alguem ai que saiba do assunto afim de contribuir com explicações sobre esse metodo?

    Kirk Hemmett
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    É esse?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Kirk Hemmett
    hahhaha não era o jonh scofield não ,mas pelo visto a carapuça serve ! hahaha.
    mas alguem pode explicar como essa onda de improvisar na melodia funciona na pratica? videos disso? explicação sobre os videos ? enfim algum material bacana?

    ou alguem pode postar alguma metologia sobre isso?

    Ticoulat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Nao tenho nenhum link ou material aqui, mas o nome dele eh Ed Byrnes (acho q escreve assim)

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Ticoulat
    esse mesmo!

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai Para mim isso é a essência do improviso, alias, o improviso começou dessa maneira dentro do contexto do jazz é também uma maneira eficiente de você não perder a forma da musica. No jazz vc pode fazer de tudo num improviso, só não pode perder a forma.
    Eu fiz uma série de video aula chamada de harmonia aplicada no improviso e um dos topicos que eu falo é exatamente o de solar em volta da melodica.
    Tem muitas maneiras de se tocar em volta da melodia e uma delas é sempre que a melodia da musica acontecer na forma musical você começa usando a melodia e termina a melodia com uma pequena extensão improvisada. Depois toque um chorus fazendo exatamente o oposto, comece com um improviso e termine com a melodia.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mateusstarling
    muito interessante cara ,conte mais detalhes

    De Ros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai

    Era esse?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/240441/

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    De Ros
    exatamente mestre!

    o senhor podia explicar um pouco ai pra galera sobre o assunto?

    De Ros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai

    Putz, eu achei tri bem explicado no tópico.

    Não consigo explicar melhor que isso. O conceito é simples: Conhecer a linha de baixo, as notas guia, a melodia reduzida e usar elas como notas-alvo.

    O conceito é simples. Ter a fluência nessa linha de raciocínio é bem mais complexo, lógico.

    Mas eu não acresentei nada, apenas repeti o que já está escrito lá...

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Vou reproduzir aqui o que eu escrevi no outro topico sobre o assunto.
    "LEgal irmão, mas me parece que vc esta falando de 2 coisas distinhas.
    Uma delas é tocar em volta da melodia e a outra é tocar as notas alvo que são a terça e a sétima do acorde, no caso do diminutos e meio diminutos a b5 tamb.
    Realmente hoje em dia se perdeu muito a essência da improvisação quando se ignora totalmente a melodia para tocar simplesmente em cima do acorde, mas é importante frisar que o conhecimento de tocar acorde por acorde também é muito importante e nesse caso você vai necessitar de todas as ferramentas necessarias para se tocar sobre os acordes (escalas e arpejos).
    Como eu falei, a essencia do jazz é de se tocar em volta da melodia mas quando vc improvisa 5, 6, 10 chorus de uma musica, o que é normal no jazz, não da para ficar o tempo todo tocando somente em volta de melodia nem tocando as notas alvo, basta vc ver a galera do jazz moderno (ex: Chris Potter, Mark Turner, Kurt Rosenwinkel, Adam Rogers, etc...) e que realmente é uma moçada musical vc vai perceber que existe sim o pé na melodia mas o conceito vai muito alem disso, existe o momento de se desapegar da melodia original para se criar uma melodia instantanea e talvez criar novos motivos em cima dessa nova melodia, enfim, a muito o que se fazer e não da para reduzir o improviso do jazz num conceito apenas."

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    De Ros
    oque são notas guia ? e melodia reduzida?

    (desculpa a noobice)
    mateusstarling
    existe aplicação desse tipo de improvisação no rock ? e no blues?

    De Ros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai

    "oque são notas guia ? e melodia reduzida? "

    Melodia reduzida. Pegue o tema e reduza a uma nota por compasso, com semibreves ou mínimas. Você vai eliminar notas não-harmônicas, floreios, e notas repetidas. Sobra uma melodia de "bolachonas". Depois, você aplica grupos cromáticos, fazendo "targeting" (ainda não achei um termo legal pra isso), que seria "florear", na falta de um termo melhor, essa melodia reduzida. O interessante é que essa redução fica óbvia se vc usar o seu ouvido. E não tem muita teoria pra isso não, o bom-senso é que manda mesmo.

    Notas-Guia: Se vc tirar da harmonia a terça e a sétima de cada acorde, vc encontra melodias de bolachas. Escolha (componha) a melhor, que também será targeteada.



    Copiado e colado do tópico original...

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    rhoadsvsvai
    Com certeza musica não tem fronteiras.
    O blues usa a todo momento terça e b7, é a essencia do acorde dominante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a improvisação sobre melodia