Dùvida sobre PONTES/alavancas

    Autor Mensagem
    mr.jeff
    Veterano
    # mar/11


    Bom dia, estou com uma dúvida terrivel...

    Tenho uma guitarra com Ponte Standart, sem lock nut. Quando uso Alavanca ela desafina tda... Pesquisei um pouco, e soube da ponte Floyd Rose, e "disseram" que só com essa ponte eu poderia usar alavanca, mas lendo mais neste forum sobre esta ponte, falaram que não tao boua assim... Bom to meio confuso em relação a isso. E queria que alguns de vcs respondam minhas perguntas...
    Só posso usar alavanca com Ponte Floyd rose?
    Ou com o LOCK NUT, e com a ponte standart? Ou alguma outra ponte ou outra maneira posso usar a alavanca?

    Se algem puder ajudar eu agradeço...

    felipelfln
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Não tem essa... Ouça Jeff Beck e veja vídeos dele.. Aí estará explicado.. Depoi ve vídeos do Steve Vai.. E tenta entender as peças e suas funções.

    luis alexandre
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mr.jeff
    Bom...se a sua guitarra tem alavanca, ela é pra ser usada!
    Mas dependendo da guitarra, essas pontes standart desafinam um pouco. Por isso mesmo, nao adianta vir falar que a guitarra do Jeff Beck nao desafina porque a guitarra dele é toda preparada pra isso. A floyd rose é um tipo de ponte feita pra alavancadas mais agressivas, por isso é alto desempenho! O que acontece é que as de baixa qualidade sao horriveis!

    mr.jeff
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    luis alexandre

    Então quer dizer, que eu preciso trocar minha ponte msmo, para poder usar alavanca?

    E o locknut não ajudaria nisso?

    Agradeço, e desculpa a ignorancia! xD

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mr.jeff
    Deixa eu entender...

    Você usa a sua alavanca, só que depois de dar umas alavancadas ela desafina toda né?

    Isso acontece muito com guitarras ponte tremulo e guitarras baratas com floyd.
    Se for isso o Lock Nut e umas tarraxas melhores resolverão o seu problema, e ela não desafinará.
    Você pode usar a alavanca sim com ponte tremulo (só não pode dar alavancada pra trás), porém se suas tarraxas forem vagabundas e se seua guitarra não tiver o Lock Nut estaja ciente que ela irá desafinar.

    Então não precisa trocar a ponte não, basta colocar umas tarraxas melhores e um Lock Nut na sua guitarra que ela vai segurar a afinação de boa quando você der as alavancadas.

    Dylan Thomas
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Se sua intenção é um vibrato basta dar uma "lubrificada" (alguns usam uma mistura de graxa e grafite) em todos os pontos de atrito das cordas. Lógico que uma ponte mais top melhora muito a performance.

    Agora se a sua praia é "dive bomb", aí pra manter a afinação estável só floyd rose mesmo.

    Bonnerfl
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mr.jeff
    cara eu tenho uma strato muito vagaunda (uma phoenix...) e tava com esse mesmo problema, qndo dava qq alavancada ela desafinava, sabe o q eu fiz?
    coloquei as cordas com poucas voltas (4 no maximo)
    coloquei grafite: no nut , nos "abaixa cordas" , nos carrinhos (acho q o nome certo eh saddle), mas so aonde as cordas passam não nele em si, e
    coloquei as cordas laceando-as bem
    apertei os parafusos das tarrachas.
    Fora q ta na lista de eu comprar um nut de osso ( o meu eh de plastico) e graxa branca pra passar nos parafusos da ponte
    e mano melhorou 100% e eu n gastei absolutamente NADA, logico q vc tem q respeitar os limites da alavanca , vc n vai querer tocar for the love of god com ela q vai da merda; ela foi feita pra umas alavancadas mais leves e não pra apertar-la ate tocar o escudo..., o q da pra fazer eh alavancadas um pouco profundas ate, mas "devagar"

    RESUMINDO: se vc cuidar bem da sua guitarra vc n precisa ficar trocando peça a toa, logico q se vc colocar tarrachas boas na sua guitarra vai ficar melhor ainda, mas se vc n cuidar n vai mudar muita coisa, vale o conselho: eu nunca gastaria mais de 100 numa guitarra de 300
    PS:grafite = lapis

    StratoBlues
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mr.jeff

    Antes de trocar a ponte, responda: Como você quer usar a alavanca? Um trêmulozinho de leve ou alavancadas radicais à lá virtuoses da vida?

    Você pode sim usar a alavanca sem ter uma ponte floyd rose, mas se você ABUSAR da alavanca a guitarra pode desafinar. Só isso. Se você souber usar a alavanca na boa, dá pra usar tranquilamente.

    Um jeito de usar alavanca sem ter de instalar uma floyd rose, é colocar um bom nut (roller ou da graphtech) e tarraxas com trava de boa qualidade. Com esses 2, dá até pra dar uns dives sem desafinar (eu tenho uma strato assim e dá pra fazer direitinho sem desafinar muito, o truque é manter os cuidados com o nut e as partes de atrito da guitarra, como já lhe foi dito acima).

    Espero que tenha te ajudado.

    Abraço.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Olá pessoal,

    Vi esse vídeo hoje:

    e fiquei intrigado como ele sobe a afinação, utilizando uma ponte do tipo trêmolo!

    O que ele faz? Simplesmente deixa a ação das molas mais fraca, para que a ponte fique um pouco "levantada"?

    Já tentei isso na minha Southern Cross, mas fica uma merda...a minha não possui trava nas tarrachas, nem roller nut! Mas a principal questão é: se eu instalar esses itens, de qualidade, conseguirei manter minha afinação!?

    abraços

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # out/12
    · votar


    alguém!? por gentileza...

    kiki
    Moderador
    # out/12 · Editado por: kiki
    · votar


    Thyago_Trajano
    nao dá pra ver claramente no video, mas ouvi dizer que ele usa uma ponte tipo tremolo mas que tem só dois parafusos de apoio (tem um outro nome que eu esqueci qual é).
    seria uma tremolo que começa a se parecer com uma foyd.

    uma dessa mais uma regulagem pra deixar ela bem macia (principalmente das molas) permite esse tipo de uso.
    e sim, se deixar levemente levantada dá pra usar puxando pra subir, dentro dos limites da ponte.

    sobre manter a afinação, esses itens devem ajudar, mas ajuda tambem ter um nut bem feitinho (que nao enrosque) e colocar a corda direito na tarracha.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # out/12
    · votar


    kiki
    pode crer...acho que o nut que está me quebrando! Percebo que ele agarra um pouco, e quando eu dou algum bend, a afinação volta!

    Mas também minha ponte é tremolo de 6 parafusos...

    Se eu arrumasse um jeito eficiente de fazer isso, sem comprometer a afinação, eu não ia mais querer papo com Floyd Rose...

    abs

    vintagentleman
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Acho floyd uma merda, acho alavanca outra merda. Não tem a ver com meu som, então para mim seriam inúteis. Minhas três stratos com tremolo são travadas com cinco molas cada. Não tenho problemas de afinação rsrsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dùvida sobre PONTES/alavancas