o que precisa fazer pra afinar em D

    Autor Mensagem
    AloiS
    Veterano
    # fev/11


    Bom.
    Eu estou pensando em tocar All Time Low e Avenged Sevenfold e é o seguinte.
    Eu já afinei minha guitar em D.. várias vezes, eu só queria saber se é necessário trocar a tensão das cordas.
    por exemplo, eu uso 0.10, e fica com uma estabilidade.
    ou seria correto colocar um jogo de cordas hibridas, (0.11 na D e nas outras 0.10 normal)
    E também se é necessário regular o tensor para tocar nessa afinação.

    Resumindo.
    Eu posso simplesmente afinar minha guitarra em D?

    renansena777
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Eu posso simplesmente afinar minha guitarra em D?

    Sim. Tranquilamente

    Quanto ao diametro das cordas fica melhor com cordas mais grossas, mas nada que va te atrapalhar muito

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
    · votar


    AloiS

    Depende da situação, se você toca com essa afinação de vez enquando, não vejo problema nenhum. A não ser que a guitarra tenha ponte Floyd Rose que pode desrregular com a mudança de afinação.

    Caso toque direto com essa afinação, o certo é ter a guitarra regulada para a tal, mais para isso você também precisa ter 2 guitarras.

    Eu colocaria .011 normal para tocar nessa afinação. E se for uma Lespaul .011 pra tocar em afinação normal também.

    Qual é a sua guitarra?

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    seria correto colocar um jogo de cordas hibridas, (0.11 na D e nas outras 0.10 normal)
    nãoooooooooooooo

    E também se é necessário regular o tensor para tocar nessa afinação.
    depende
    voce quer afinar o bordão em D igual ao avenged??
    ou voce vai afinar tudo um tom abaixo??
    se quer afinar tudo um tom abaixo a resposta é sim
    caso contrario nao

    FLO7v
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    fev/11

    AloiS

    o que precisa fazer pra afinar em D

    ter uma guitarra com tarraxas !

    :D

    AloiS
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    renansena777
    Obrigado!

    LipeGuitarrero
    tenho uma Memphis mg230

    Eddie Van Hallen
    Eu quero afinar em D.. ou seja. a afinação em ré só muda o bordão;

    FLO7v
    Luis Bergamin
    Drive30
    Respostas muito úteis

    pulgadopc
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    AloiS

    Cara , acho que voce pode tranquilamente sim , mas sua guitarra vai perdendo a afinacao caso voce fique mudando a tensao para Drop E , Drop D toda hora , se for fazer isso , recomendo dar uma olhada em produtos como esse http://lista.mercadolivre.com.br//morpheus-drop-tune , que podem abaixar a afinação , sem perder o timbre .

    Abracos !

    LipeGuitarrero
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Então manda ver. Não tem problema algum.

    crdiegorota
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Tenho uma guitarra Ibanez com cordas 010 regulada pra afinar em E e uma LTD com cordas 009 afinada tbm em E. Quero baixar a Ibanez pra afinação em D e quero q ela fique com a mesma tensão da LTD com as cordas 009. Se eu afinar em D com cordas 010 fica macio igual as 009? Outra coisa, certamente vou ter q regular a guitarra pra essa afinação nova, seria só a ponte e o braço ou tem q regular mais alguma coisa?
    Ajuda ae galera!

    krixzy
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    crdiegorota
    Desce 1 tom em todas as cordas da ibanez e ver o que acontece, suas dúvidas são complicadas pra responder, tensão de corda varia muito de guitarra pra guitarra. Então afina ela em D e ver o que acontece, provavelmente vai ter que regular as oitavas, ponte e braço vai depender, se as cordas trastejarem muito.

    crdiegorota
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    krixzy
    Vlw cara vou baixar a afinação e regular a ponte primeiramente e depois vejo o q contece. Como vai baixar a tensão das cordas provavelmente eu vá precisar afrouxar o tensor tbm né? E as oitavas vou ter q pesquisar como é q se ajusta mas acredito q aí seja mais tranquilo, sem riscos para o instrumento.

    Hangar18
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    crdiegorota

    Não faz isso ainda! Baixar 1 tom vai fazer as cordas ficarem até moles demais, e se sua guita tiver floyd vai ter que mexer na ponte e talvez tensor além das oitavas, vai ser a maior dor de cabeça pra vc. Manda em algum luthier que faz isso rapidinho pra vc

    Abçs!

    crdiegorota
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Hangar18
    Na minha cidade não tem luthier, o mais próximo fica a 250 Km.. Ela tem floyd sim, mas nela eu sei mexer, só nunca arrumei tensor e oitavas mas meu maior medo mesmo é o tensor. Sei lá, nunca mexi.

    krixzy
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    Hangar18
    Cordas 0.10 em D não fica tão frouxas não, da pra tocar.

    crdiegorota
    Não sabia que era Floyd Rose, mas já que vc sabe mexer ta de boa, tensor e oitavas é bem simples, vou ver se acho um topico aqui muito bom sobre regulagem, se eu achar edito.

    Aqui, veja todos os vídeos dele, são muito bons:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/293689/

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Para afinações baixas é interessante guitarra de escala curta. Les Paul, SG ou baritonas são sempre bem vindas.

    krixzy
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    R. Carvalho
    Para afinações baixas é interessante guitarra de escala curta

    Na verdade é o contrario, e baritonas tem escala longa, mas isso pra mim é tudo frescura, qualquer uma fica legal, com um timbre diferente.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    krixzy
    Tem um certo tipo de guitarra com escalas mais curtas que funciona bem para isso, não?
    Por exemplo, minha Strato tem escala mais longa que a SG, acho bem melhor fazer afinações mais baixas na SG, com certeza.

    crdiegorota
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    krixzy
    Vlw cara! Quando chegar em casa vou dar uma olhada melhor nisso, agora estou no trampo.

    krixzy
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    R. Carvalho
    Você acha melhor na SG pq prefere o timbre da SG

    veja essa guitarra de 6 cordas, mas é para afinação em barítono:
    http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page14.php?year=2014&area_id=2&cat _id=1&series_id=1&data_id=47&color=CL01

    Veja o braço dela, a escala mede 712mm/28", enquanto as LP e SG padrão Guibson mede apenas 24"

    Pra explicar melhor, segue um texto postado aqui no forum pelo LUCAS REIS:

    As guitarras barítono foram inventadas nos anos 50 pela Danelectro. A idéia era fazer uma guitarra com propriedades graves de um baixo, para tocar linhas como walking bass e etc. Ela foi muito usada nos anos 50 e 60 por guitarristas de blues e jazz mas depois caiu no ostracismo.

    Ela tem encordoamento bem espesso (geralmente 0.14, algumas são 0.13) e as afinações são A standard ou B standard, pode variar.

    A extensão do braço é de 27" pra ajustar as cordas melhor e melhorar a tensão. A sensação é como tocar uma guitarra normal com cordas 0.10 afinada em E, sem ficar solto ou justo demais.

    Os pickups das barítonos geralmente são fortes, por isso dão peso (por que na verdade eles foram feitos para favorecer os graves). Portanto, barítono até que dá mais peso, guitarras de sete cordas não (essas só foram feitas pra ter mais alcance, e não mais peso como pregam muitos!)

    Elas voltaram há alguns anos por que muitos guitarristas queriam os sons mais baixos (como nas seven strings) mas não conseguiam tocar por causa do tamanho do braço ou mesmo por que estavam acostumados com o sistema de seis cordas. Antes só estavam fazendo barítonos nas custom shops (você tinha que mandar fazer)


    ALF is back
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Galera, olha só, uma breve afinada pra baixo pra ver como fica não vai arrebentar com a guitarra....falta curiosidade aí! Faça o teste!
    Se a guita tem floyd Rose, é um saco de compensar a Ponte, mas ainda assim eu testaria!
    Li o tópico meio rápido e me desculpo por isto, mas o krizy postou uma informação legal sobre as baritonas, que dao boa noção de como as coisas funcionam...o uso de uma escala longa obriga o uso de um encordamento mais calibroso, do contrario, a tensão seria tão grande que a corda nem aguentaria...maior o calibre = mais corpo no som e a corda não fica tão esticada...uma guitarra 7 cordas tem um bom peso pois tem uma corda B Super calibrosa, mas saiu dela, o peso do timbre é o mesmo de uma guitarra padrão 6 cordas....a baritona, q tem o encordamento inteiro mais grosso, é bem mais encorpada!
    Mas nas guitarras Standard, bandas mais pesadas usam afinações baixas não tanto pelos graves q a guitarra ganha, mas para viabilizar o uso de encordamentos mais grossos sem que a tensão fique excessiva....um encordamento 0.9, em uma les Paul, por exemplo, afinada em D fica totalmente bamba..talvez fique intocavel (Pascoale, me ajude!)...normalmente les Paula tem escala menor, de 24 3/4"....stratos e superstratos, 25 1/2...isso é física simples...o encordamento na escala menor tem uma tensão X e afinação A, o mesmo encordamento em uma escala maior (pouco mais esticado) tem mais tensão e afinação sobe (mais agudo)....ao colocar um encordamento mais grosso, isso é compensado: para se ter a mesma afinação, a corda precisa ser menos tensionada e ganha-se corpo e sustain no timbre, pois a corda tem mais massa, que influencia na sua vibraçao

    Brunooliveira
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Afinei minha clp2 lespaul em C..2 tons abaixo corda 011 e não curti....voltei pra padrão.

    A corda fica mais frouxa...mt solta....e chegava a trastejar no bordão...tive que aumentar altura das cordas...não curti.
    Talvez na próxima procure um encordoamento''especial não padrão''.

    Mas sei la.

    krixzy
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    Brunooliveira
    Em C vc tem que usar pelo menos 0.12, tem um jogo especial da Daadario que é 0.11 a 0.60, fica perfeito em C, mas é muito difícil achar aqui, tem q importar.

    Brunooliveira
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Em C vc tem que usar pelo menos 0.12, tem um jogo especial da Daadario que é 0.11 a 0.60, fica perfeito em C, mas é muito difícil achar aqui, tem q importar.



    Opa...sim...to vendo isso...o zakk (dunlop)usa 010 com bordão 60.

    Vo ver de importar mesmo.Abraços

    led123_del321
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Tava querendo afinar uma SX SST 57 em D. Qual seria o calibre de corda ideal nesse caso?

    krixzy
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    led123_del321
    0.11 acho que não ficaria muito dura nem muito mole, ficaria como uma 0.9 em E eu acredito.

    led123_del321
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    krixzy

    Bom, então 012 ficaria como 010? Pois é o que eu uso em standard, 010...

    led123_del321
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Hoje eu regulei uma strato minha pra afinação meio tom abaixo, com corda 010, e já ficou meio morto o som, e sem definição nos acordes. Na verdade eu achava que pra afinação em D, só 012 pra cima.

    krixzy
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    led123_del321
    Então vai de 0.12, isso varia de guitarra pra guitarra, sugeri 0.11 pq uso 0.12 em C, e fica legal, isso numa Jackson escala 25", padrão fender. Já usei ela em D com 0.12, o som fica bom, mas as cordas já ficam bem rígidas na minha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que precisa fazer pra afinar em D