【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# mar/18
· votar


PrettyExtreme
Essa técnica consiste em resfriar e aumentar a temperatura, para a pintura trincar.

Já vi fazerem isso colocando a guitarra no freezer:

Inclusive esse é o video de onde saiu sua primeira imagem.

E já vi fazerem isso com um spray:


Nunca vi esse efeito em PU, não sei se é possível, mas acredito que não.

Rafaelcore
Veterano
# mar/18 · Editado por: Rafaelcore
· votar


Boa tarde!

Eu preciso comprar uma ponte nova para minha telecaster, gostaria de comprar uma do modelo vintage com três sanddles, quais vocês me recomendariam?

Tenho aproximadamente cem reais, desde já agradeço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


Rafaelcore
A Compensada, da Wilkinson:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931176689-ponte-telecaster-vin tage-cromada-wilkinson-saddles-de-bronze-_JM
Abç

Rafaelcore
Veterano
# mar/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado, camarada!
Abração!

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/18
· votar


Pessoal ...

O Fábio Seiji ainda participa deste fórum?
Alguém possui o contato dele que possa me passar?
Agradeço de antemão.

Abrax!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


_BLACKMORE_
Infelizmente não tenho mais...
Abç

Lucka Gianvechio
Membro Novato
# mar/18
· votar


Olá!

Quero investir em uma personalização pra minha strato e queria colocar aquele braço mais fino das Ibanez (não necessariamente com 24 trastes). Alguém pode me dizer se seria possível fazer essa personalização? E qual seria a faixa de preço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


Lucka Gianvechio
Não, pois as medidas são diferentes.
Para isso você terá que mandar confeccionar um novo braço em um luthier. E vai sair caro...
Abç

gab556
Membro
# mar/18 · Editado por: gab556
· votar


Olá, estou com algumas (várias) dúvidas sobre troca de cordas, limpeza e cuidados especiais. Enumerei elas pra ficar mais fácil. Tenho uma Schecter Hellraiser C1-FR e recentemente adquiri uma Dean 550 Custom. Ambas têm tarraxas Grover e Floyd Rose 1000.

Sobre a Schecter: tem 4 anos de uso, sempre mandava no Luthier para trocar as cordas. Eu suo um pouco nas mãos e acredito que por conta disso a Floyd deu uma oxidada legal. Os parafusos perto dos captadores também.
1 - No caso dos parafusos acho que seria necessário trocá-los mesmo, onde eu os compro?
2 - No caso da Floyd, tem como passar algum produto para limpá-la?
3 - Eu sempre passo um pano nas cordas depois de tocar, acho que realmente nas outras partes eu não passava. Pano de qual tecido devo usar? Devo passar junto com algum produto ou seco mesmo?

Sobre a Dean: a guitarra está em estado de nova, realmente extremamente conservada, não tem detalhes nenhum, por isso quero mantê-la assim, não quero que aconteça como na Schecter (apesar de que a Floyd da Dean é preta, e da Schecter é prata).

Sobre troca de cordas: ambas as guitarras estão bem reguladas, com ação baixa, sem trastejamento, Floyd não desafina.
4 - Troquei uma vez as cordas da Schecter da seguinte maneira: "travei" a Floyd - coloquei algo por baixo para segurar ela reta, retirei todas as cordas de uma vez e coloquei as novas. Tem algum problema em fazer isso?

Sobre limpeza:
5 - A escala vai ficando suja com o tempo, o que faço para que isso não aconteça? Tem como passar algum produto pra limpar a escala mesmo com a guitarra estando com cordas?
6 - Normalmente passo óleo de peroba com um algodão na escala quando troco as cordas, é suficiente ou devo passar outros produtos também? (da Schecter a escala é Rosewood, da outra é Ebony). Obviamente o óleo de peroba também vai um pouco nos trates, tem algum problema?

7 - Os trastes da minha Shecter sempre começavam a ficar um pouco desgastados quando necessitava trocar as cordas, porém eu mandava no Luthier e ele dava sempre dava uma polida. É complicado fazer esse polimento? Consigo fazer em casa?

8 - Uso as cordas Elixir Nanoweb 09, pois duram mais. Porém, depois de quanto tempo devo trocá-la? Sempre troquei a cada 5-6 meses. Isso poderia estar desgastando demais os trastes da Schecter?

Agradeço desde já e peço desculpas pelo tamanho do texto.

asdzinhos7
Membro Novato
# mar/18 · Editado por: asdzinhos7
· votar


Pessoal, alguém pode me tirar uma dúvida urgente? :/
Tenho uma les paul e estou com aquele problema de ruído quando a mão não está encostando nas cordas, então levei no luthier pra fazer blindagem com tinta condutiva e regular com cordas que levei. Cheguei lá e ele estava regulando a guitarra, mas não fez a blindagem porque a funcionária dele passou informação errada e ele só descobriu nessa hora. Disse pra eu voltar amanhã. Eu perguntei como isso ia ser feito porque ele já tinha trocado as cordas e a funcionária disse que não é preciso tirar as cordas, que ele vai fazer a blindagem da parte elétrica. A minha dúvida é se ele está tentando me passar a perna, pq não é necessário blindar a cavidade dos captadores também? Ou blindar só a parte de trás já resolve o problema?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


gab556
1 - troque
2 - WD-40 com parcimônia.
3 - Pano de algodão verdadeiro, branco, limpo e seco.
4 - Não.
5 - Não. Quando for trocar as cordas limpe a escala com óleo de peroba.
6 - Suficiente.
7 - Sim. Basta passar bombril, protejendo a escala.
8 - Sempre troquei a cada 5-6 meses Erro. Troque a cada mês para seu caso.
asdzinhos7
Blindagem não faz milagre, e tocar guitarra significa colocar as mãos nas cordas. Mesmo com blindagem, se vc tirar a mão das cordas, haverão ruídos.
Eu blindaría também a cavidade dos capts.
Abçs

Daniel_Bx
Membro Novato
# mar/18
· votar


Bom (dia/tarde/noite).

Tenho umas perguntas sobre blindagem. Ela ajuda a diminuir o feedback nos single coils? No caso eu acho que ele está tanto que só o chiado faz o feedback, mas se ajudar no geral também é bom. Ela muda o timbre de alguma forma? Vi que ela tira um pouco de saída da guitarra, o que poderia mudar um pouco o som.

NeoRamza
Veterano
# mar/18 · Editado por: NeoRamza
· votar


asdzinhos7
Esse problema que você está relatando acontece porque seu amplificador não está aterrado corretamente. Blindar a guitarra até ameniza, mas é uma gambiarra que você está fazendo na sua guitarra para compensar um problema que está em outro lugar. Se o seu amp for corretamente aterrado isso some. Tenha em mente que guitarras caríssimas como Gibsons Custom Shop e PRSs não vem blindada de fábrica, e o motivo é esse que eu falei.

A minha dúvida é se ele está tentando me passar a perna, pq não é necessário blindar a cavidade dos captadores também? Ou blindar só a parte de trás já resolve o problema?

Dá sim pra blindar sem colocar outras cordas. Já troquei captadores assim, sem tirar as cordas. Basta afrouxar as cordas e tirar o stop-tail com as cordas junto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


Daniel_Bx
Ela ajuda a diminuir o feedback nos single coils?
Bem pouco, mormente se os capts em questão forem fuleiros...
Ela muda o timbre de alguma forma? Vi que ela tira um pouco de saída da guitarra, o que poderia mudar um pouco o som.
Não.
Abç

Slash03
Membro Novato
# mar/18
· votar


Pessoal, alguém pode tirar uma dúvida minha? Tenho uma guitarra Stratocaster há um ano e raramente utilizo a alavanca. Entretanto, sempre que vou usá-la ela acaba desafinando todas as cordas da guitarra. Tenho um amigo que tem a mesma guitarra há 5 anos com as mesmas condições e não passa por esse problema. O que pode estar causando isso?

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# mar/18
· votar


Slash03

Cara, guitarras stratocaster com ponte tradicional normalmente desafinam mesmo, quando se usa alavanca. Por isso que muita gente prefere "travar" a ponte. De qualquer maneira, é algo que você meio que tem que se acostumar.

Agora, muita coisa pode ser feita para você minorar esse problema, desde coisas simples como passar grafite no nut e mudar de marca/calibre de corda, até trocar tarraxas (colocar tarraxas com trava), trocar a ponte, colocar um nut com travas (como de microafinação), etc.

Como leigo, eu aconselharia você a levar sua guita para um bom luthier fazer uma avaliação dela e ver o que dá pra fazer.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Slash03
Varios procedimentos devem ser feitos para que a ponte de sua Strato funcione à contento, embora estabilidade de 100% não exista...
1) usar sempre cordas novas e de qualidade e coloca-las corretamente e fazer os procedimentos de estabilização da afinação.
2) certificar-se de que a base de sua ponte é pesada (o que garante maior estabilidade).
3) usar sempre 5 molas novas e de qualidade (sim, elas perdem a "elasticidade" com o tempo), regulando-as corretamente.
4) lubrificar a pestana com grafite em pó e os "abaixa-cordas" com vaselina sólida (não use esse produto se estiver usando coirdas Elixir ou similares).
5) pontes tradicionais de Strato (mesmo as originais Fender) não são para alavancadas radicais ou muito bruscas. Evite isso.
Mesmo assim haverão desafinações. Basta vc observar vídeos antigos do Jimi Hendrix, do Blackmore, do Uli John Roth e do Robin Trower que vc verá que eles muitas vezes tem que afinar suas Stratos depois das músicas...
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# mar/18
· votar


[Grande Bertola]

Não sei se recorda de mim, mas desde já agradeço por todas as dúvidas sanadas anos anteriores.

A dúvida é a seguinte, estou com uma Jazz Bass Eagle (nunca modificado) e quero refazer a parte elétrica e aproveitar pra mudar os captadores.

1) Já ouviu falar deste kit Kit Elétrico Jazz Bass? O que acha?

2) Poderia me sugerir algum outro kit?

3) Vale a pena trocar apenas 1 captador do baixo? Usando ele com um original simples?

Saudações

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


EddieVanHalen
Kit muito caro...
Pegue esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-937444916-kit-circuito-jazz-ba ss-control-plate-circuito-b1-_JM
Não entendí a 3ª questão.
Se vc quer trocar apenas um capt do seu (bom) Eagle jazz Bass, troque o da ponte. Recomendo esse:
https://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1661-j_hot_4_cordas
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# mar/18
· votar


Bertola

1) Meu caro mais uma vez obrigado, vou dar uma olhada nesse kit, apesar que não vi nenhuma descrição no anuncio sobre, tu já testou ele?

2) Outra dúvida qual é a regra em relação a linear e logarítmico para os potenciômetros do jazz bass?

3) É recomendado blindar também com aquela fita de cobre?

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


EddieVanHalen
Cara, pots não passam de resistores variáveis... Se estiverem dentro da faixa de corte de resistência certa, vai funcionar bem.
Geralmente dizem ser lineares para os volumes e logarítmicos para as tonalidades.
Blindagem é com vc. Não é algo imperativo.
Abç

juniorlp
Veterano
# mar/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nao sei se vc meche com amps tbm mas ae vai
Ontem comprei um Peavey bandit 112 transtube usado durante 1 ano e meio mas ele parece novo ,zerado , mas ele ta com um problema de msm eu tocando no canal clean quanto no drive o som fica as vezes aumentando e abaixando,acontecendo muito mais isso no canal de drive, so toco em casa uso no volume entre 0 e 1 pq ele é bem alto ,
O q pode ser ? Sera q vai ficar assim e vai indo ate parar o som de vez?ou é coisa facil de resolver?Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


juniorlp
Não mexo com amps cara.
Procure um profissional dessa área.
Abç

Cisdelli
Veterano
# mar/18
· votar


E ae tudo bem? caro Mauricio Luiz Bertola aproveitando o gancho do gab556 eu agradeceria se me desse uma ajuda, não aguento mais trocar cordas da guitarra de mês em mês, acredito que deveriam durar no minimo de 2 meses a 2 meses e meio, sempre limpo as cordas depois de tocar e até "embalo elas na flanela" pra n ter contato com a umidade. mas não tem jeito.. a ferrugem toma conta!
Existe algum produto que de uma amenizada nesse problema? aqueles limpa cordas? algum "WD 40 da vida" ou não existe nada.. esta difícil a todo mês trocar cordas das 2 guitarras e violão $$$.
Desculpe se ja foi respondido anteriormente, porém numa breve busca não encontrei nada muito atual e conclusivo.

Um Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


Cisdelli
Existe algum produto que de uma amenizada nesse problema?
Fastfret. Mas muito pouco...
não aguento mais trocar cordas da guitarra de mês em mês
Pois se dê por satisfeito, pois o ideal é até menos, dependendo da pessoa...
Abç

EddieVanHalen
Veterano
# mar/18
· votar


Cisdelli

Vou dar meu depoimento pessoal pela minha experiência com cordas.

Tenho um grave problema com sudorese nas mãos, sempre suei muito o que acabava com as minhas cordas. Para poder diminuir meus gastos e troca troca de cordas tomei algumas medidas drásticas que posso listar abaixo.

1)Comecei a comprar encordoamento da Elixir pelo stringsbymail.com que tem durado bastante
2)Não uso flanela, pois após limpar as cordas a sujeira fica retida nela (flanela), e na próxima vez que vc for limpar vc vai passar a sujeira acumulada da última vez que limpou, ao invés disso comprei aquele pano de cozinha azul, corto ele em pedaços e fico trocando a cada 2-3 tocadas.
3)Lavo as mãos com detergente sempre antes de tocar pra elas ficarem seca e eliminar qualquer sujeira
4)Após tocar limpo corpo da guitarra/baixo e corda por corda individualmente e religiosamente
5)Eventualmente a cada 1 mês, aplico levemente WD40 nesse pano azul e esfrego nas partes metálicas e corda da guitarra.

Bem, após esses novos hábitos tenho que admitir que minhas cordas passaram de 2,3 semanas para 4,5 meses fácil fácil, claro que infelizmente se perde brilho com o tempo, mas como toco mais em casa e em ensaios não tenho muito problema com isso.

Boa sorte

Bruno Garcia
Veterano
# mar/18
· votar


Pessoal boa tarde...
eu estou precisando de uma ajuda, minha guitarra antiga, possui apenas...
2 captadores single e não tem chave, porém eu não sei como fazer as ligações, e eu tirei tudo para pintar e não sei se tinham soldado certo, não possui nenhum capacitor...
então eu precisava se alguém me ajudasse a como fazer a ligação elétrica...

seria assim:

2 captadores single (ponte e braço), 2 potenciometros e 1 jack...

só isso e não tem chave, nem lugar para colocar uma...
Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


Bruno Garcia
Que guitarra é essa?
Abç

yagobraga
Membro Novato
# mar/18 · Editado por: yagobraga
· votar


Boa tarde galera, alguém saberia me informar de alguma ponte trêmulo de qualidade que venha a caber em uma SX Sst 57/62?

Ela tem aquele padrão de 53mm na medida dos parafusos e também das cordas nos carrinhos.
O padrão dos trêmulos Wilkinson / Gotoh gira em torno de 56~56,3.

Eu só achei trêmulos da fender, mas isso está custando em torno de 800 reais no mercado livre, já quase paga o preço da guitarra que foi uns R$900,00.

A intenção da troca é não somente um material mais resistente e melhor, mais também a espessura e consequentemente a qualidade do bloco do trêmulo.

A tristeza é que não achei nenhuma ponte de qualidade que venha a se encaixar nas medidas dela.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/18
· votar


yagobraga
Tem que procurar que acha.
Outrossim vc pode trocar apenas o bloco e as molas.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji