【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
JulianoF.
Membro Novato
# jan/18
· votar


38721055
Será que fica bom? Eu digo, igual ao original? É uma fender americana entendem...o dono ta com medo de perder a originalidade da guitarra.

Vai trocar os trastes, re-pintar/evernizar o braço, e quer manter a originalidade? Não tem como né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Não. Até porque não há necessidade.
Você pode é ligar dois diodos em série...
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mais uma pergunta idiota: um desses diodos em série poderia então ser um led? É que estou com a seguinte "mentalização": ao acionar a DPDT para "ligar" o fuzz um led acenderia para indicar isso, e, obviamente, o led apagaria quando acionasse a DPDT para "desligar" o fuzz... e meus conhecimentos de eletrônica não permitem que eu faça isso sem ajuda, rs.... Tenho também uma outra visão, talvez deturpada, do problema em Dúvida Led Liga/Desliga Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A imagem anterior na verdade deveria ser essa: Dúvida Led Liga/Desliga. Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
É que estou com a seguinte "mentalização": ao acionar a DPDT para "ligar" o fuzz um led acenderia para indicar isso
Não. Esse LED aí não acenderá, ele não está aí para isso, mas sim para proporcionar a distorção do sinal.
O LED para indicar se o pedal está ligado ou não seria outro LED, ligado dessa forma em uma chave 3PDT:
https://www.google.com.br/search?q=3pdt+true+bypass+wiring+with+led&tb m=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjo47iIkuLYAhVHUZAKHVK8AocQsAQ IJw&biw=1600&bih=804#imgrc=nYR0JRgnP2TP4M:
https://www.google.com.br/search?q=3pdt+true+bypass+wiring+with+led&tb m=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjo47iIkuLYAhVHUZAKHVK8AocQsAQ IJw&biw=1600&bih=804#imgrc=0Hzlf2__wJebaM:

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, compre logo uma chave 3PDT e vc não precisará de circuito algum...
Até que enfim a ficha (ou o monte de fichas) caiu.... Agora entendi um porção de coisas... essas dicas vão servir inclusive para outro(s) pedal(is) que pretendo fazer. Antes vou providenciar uma 3pdt e ver como ficam as coisas em relação ao mini fuzz.. Muito obrigado pela paciência e boa vontade. Abç

38721055
Membro Novato
# jan/18
· votar


Ok bertola, do logo eu tambem penso assim, mas e quanto ao numero de serie que fica atraz do headstock, esse daria pra alguem mandar fazer o decalque no numero sem perder a originalidade? O que voce acha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


38721055
Cara, se não me engano, se o dono da guitarra escrever para a fábrica, eles enviam um decal com as caracteristicas originais....
Não sei se estão fazendo isso em função da onipresença da falsificação...
Eu não mexería...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-849323885-chave-3pdt-pedal-foo tswitch-true-bypass-_JM

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia e boa 2ª feira. No projeto / tutorial do seu mini fuzz está escrito "Mais tarde, como opção acrescentei um potenciômetro de 1K linear entre o emissor do BC517 e o terra para o controle do ganho,..." Então, por analogia/observação do lay out do super fuzz (P2) eu rabisquei isso:Tentativa controle ganho (gain). Como já disse várias e várias vezes, não entendo quase nada de eletrônica, então, peço por favor, que vc dê uma olhada e, com certeza, uma "consertada" nisso, rs... Como sempre, obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Me parece ser isso mesmo.
O esquema que tenho aqui tem layout diferente.
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pra finalizar o assunto fuzz, fiz um outro lay out retirando o pot de volume (passaria a utilizar apenas o pot de volume da guitarra) e introduzindo um pot de ganho (mantendo a ligação deste conforme dúvida anterior). A pergunta é: entraria algum resistor ou outro componente qualquer no lugar do pot de volume? Se sim, qual o valor deste componente? Obrigado. SaiVolumeEntraGanho

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Velhinho-RJ
Realmente não sei dizer, mas o controle de volume do Mini Fuzz tem o valor de 100K, enquanto o da guitarra é 250K. Muita disparidade, não...
Abç

Ghennio Warrior
Membro Novato
# jan/18
· votar


Boa noite! Comprei uma guitarra Jackson Warrior JS32 com floyd rose. Os carrinhos da Floyd rose desta guitarra tem marcações (2 são marcados com III e são os maiores, 2 são marcados com II e são os médios e 2 são marcados com I e são os menores, mas a diferença é coisa de 1 milímetro), então eu gostaria de saber se existe uma ordem específica para colocar eles na ponte!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


Ghennio Warrior
Os maiores nas pontas.
Abç

TucaMayer
Membro Novato
# jan/18
· votar


Olá Bertola e Seiji!

Quero uma Strato e uma Les Paul. Tenho 1500 pra investir em cada uma delas. Gostaria de saber qual das 3 opções vocês recomendam para mim:

Strato:
- Squier Standard (Juntaria mais uns meses);
- Tagima T805 (Juntaria mais uns meses);
- Tagima T635 New Classic (Tenho receio por ser chinesa);
- Tagima TG530 com trio de Malagolis

Les Pauls:
- Vintage v100 (juntaria mais uns meses);
- Golden Gld155c + Captação Malagoli
- Tagima TLP Flamed

OBRIGADO!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


TucaMayer
Squier Classic Vibe
Michael GM750

TucaMayer
Membro Novato
# jan/18
· votar


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885225920-guitarra-squier-clas sic-vibe-strato-60s-burgundy-m-m-_JM

Esse modelo vale? Achei estranho ele ser mais barato. Você sabe por que Bertola? Já que as Classic Vibes são quase 3 mil reais..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


TucaMayer
Não sei porque...
O que sei é que as Classic Vibes são guitarras MUITO boas pelo que se paga por elas.
Uma boa alternativa é comprar uma dessas:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-887411071-guitarra-stratocaste r-sx-sst-american-alder-3ts-maple-_JM
Abç

TucaMayer
Membro Novato
# jan/18
· votar


O fato de elas serem chinesas pode ser perigoso em relação à braços mal construídos ou algo do gênero? Quero pegar uma strato para a vida toda. Achei essa SX linda, porém tenho um pé atrás com a China.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


TucaMayer
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751057414-guitarra-les-paul-po ol-michael-strike-gm750-vintage-sunburst-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-905251922-guitarra-sx-modelo-f ender-strato-sst57-vintage-white-com-bag-_JM
Agora, não adianta nada comprar guitarras legais e não levá-las à um bom luthier ou plugá-las em um amp fuleiro (isso é fundamental!).
Abç

TucaMayer
Membro Novato
# jan/18
· votar


E quanto à procedência chinesa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


TucaMayer
E quanto à procedência chinesa?
O que tem isso?

WellZ1mM
Membro Novato
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eaew! Estou com um duvida aqui e não consigo resolver de forma alguma, a muito tempo atras recebi de meu avô uma guitarra antiga que ele tocava, ele nunca conseguiu encontrar nada sobre ela como valor ou qualidade do instrumento... A guitarra é da marca ''Samiel'' , vou deixar um link com imagens aqui em baixo!

https://imgur.com/a/unyZ4

Obrigado desde já !!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


WellZ1mM
Já respondi em outro tépico que você abriu.
Por favor evite abrir 2 tópicos iguais.
Abç

Andras
Veterano
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, tenho uma 7 cordas que considero muito boa, mas a 3 e 7 cordas parecem ter menos sustain que as demais. A "vibração" que se sente no corpo ao tocar é bem menor nestas duas cordas.

Quais seriam as possíveis causas para isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


Andras
A "vibração" que se sente no corpo ao tocar é bem menor nestas duas cordas.

Eu não entendi essa afirmação...
Diferenças em volume e sustentação em cordas pode ser problema das próprias cordas, da regulagem de altura dos magnetos dos captadores (e do próprio...) e os chamados "dead spots" (que são mais comuns em baixos...) no braço.
Desses aí, o mais chato de resolver são os "dead spots"...
Abç

fabguitar
Veterano
# jan/18 · Editado por: fabguitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou afim de fazer uma experiencia em minha guitarra, ela tem 2 cap. Humbucker com apenas dois fios de fábrica e estou afim de desligar uma bobina (tanto da ponte como do braço) para ter um som mais cristalino (não to podendo gastar agora com captadores novos....) Mesmo sabendo que não vou poder "splitar" eles
Da certo essa idéia?

Andras
Veterano
# jan/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu não entendi essa afirmação...

Acredito que um termo melhor seria "ressonância", o sentir "vibrar" o corpo da guitarra ao tocar.

Isso que lhe descrevi ocorre com a guitarra desplugada, portanto acredito não ser algo relacionado aos captadores.

Poderia também ser algo relacionado ao nut/ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/18
· votar


Andras
Pode ser um monte de coisas...
fabguitar
Não...
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji