【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Gabriel Santos Lacan
To afim de comprar uns acessórios de luthier para regulagem da minha strato hardtail. O que tu me recomenda comprar?
Para isso não precisa de "acessórios de luthier".
Chaves Allen e Phillips compatíveis bastam...
Abç

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# dez/17
· votar


E aquele medidor de raio de escala, é desnecessário?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Gabriel Santos Lacan
E aquele medidor de raio de escala, é desnecessário?
Nunca ví nenhum luthier profissional aqui usar isso...
Abç

diogosabh
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: diogosabh
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Caro bertola, estou querendo dar uma mexidinha na minha primeira guitarra que e uma memphis mg 230. nao quero milagres nela, apenas pegar as vezes pq gosto dela. troquei tarraxas por um jogo wilkinson usado que caiu na minha mao. queria dar uma mexida nos caps. eu ate nao me incomodo com o humbucker, mas queria trocar tudo,kkk. tem um amigo meu com um humbucker Lh-301 da esp. ia me custar em trocas uns 70 reais apenas. e um cap decente? eu nao queria gastar em um set de 800 reais uma guitarra de 400... quanto a singles, os dela sao pessimos. tem alguma opçao baratinha que presta? agradeço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


diogosabh
humbucker Lh-301 da esp.
Sim, é.
Compre uns singles da Kent Armstrong...
Abç

diogosabh
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado bertola, vou pegar o humbucker.vou dar prioridade ao humbucker pq é o q mais uso. vou monitorar os singles. talvez minihumbuckers. valeu a dica

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


diogosabh
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786977823-captador-mini-humbuc ker-branco-guitar-str-estilo-hot-rail-_JM

Kallau
Veterano
# dez/17 · Editado por: Kallau
· votar


Possuo uma Les Paul Branca.
Baseado numa dica, passei o lado verde de uma bucha de cozinha no braço envernizado que ficava "agarrando". Recomendo fortemente isso, melhora bastante a tocabilidade.

A questão é: Gostei bastante do resultado estético. O branco fosco me agradou bastante.
Pensando na possibilidade de fazer isso na guitarra inteira, vamos aos poréns:
Porém 1: Acredito que seja muito fácil de sujar, por ser branca e não ter verniz.
Porém 2: Sem dúvida o verniz contribui fortemente para a proteção da pintura.
Porém 3: Apesar da preocupação do porém 1 e 2, curto muito a estética relic, e se ela sujar, amarelar e descascar a pintura em alguns pontos devido ao uso, acredito que ficaria bem legal e de meu agrado.

Alguém já teve alguma experiência com guitarra branca fosca? Que tipo de problema poso ter? Com o tempo, vou conseguir um efeito de relic agradável e a melhor parte, uma relicagem com história pra contar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Kallau
Não tenho opinião sobre isso.
Abç

diogosabh
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-786977823-captador-mini-humbu c ker-branco-guitar-str-estilo-hot-rail-_JM

Obrigado bertola! infelizmente nao achei nenhum preto com capinha. entrei em contato com um vendedor e ele me disse que está pra chegar. acredito que sem capinha o acabamento nao ficara dos melhores. vou esperar entao

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


diogosabh
Ok.

TheWesleyAndradeExperience
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: TheWesleyAndradeExperience
· votar


Pessoal, eu preciso muito da ajuda de vocês!
Eu moro em uma Cidade pequena do Interior do RJ aonde o luthier mais próximo fica no próprio RJ, cerca de 2 horas de viagem.
Eu fui em um luthier pela última vez há 6 meses e daí resolvi que precisava regular as oitavas mesmo sabendo que não estava tanto desregulado, mas o fato de não ter dinheiro e tempo me fez pegar o Aplicativo Afinador do Cifra Club para Android e regular eu mesmo as oitavas... A minha pergunta é, posso confiar tanto assim no aplicativo do Cifra Club para Android? Os outros Aplicativos pareciam inconstantes, e meu único afinador é um de Headstock bem vagabundo, por isso optei pelo App do Cifra... Será que posso ter ferrado minhas oitavas? No aplicativo mostra tudo bem regulado, eu estudei bem antes de fazer... Posso confiar? Obrigado desde já!!!!

Velhinho-RJ
Membro Novato
# dez/17
· votar


Olá Bertola / Seiji.
Há algum tempo construí uma guitarra com distorção “a bordo”. Usei o projeto do Mini Fuzz. Não entendo nada de eletrônica e talvês não consiga nem explicar corretamente minhas dúvidas... rs... Fiz uma segunda guitarra... uma terceira... bem, elas sempre apresentaram algum probleminha qualquer que me fazia partir para outra... (pintura, braço muito “estreito”, e vai por aí). Sempre a mesma configuração: captadores (ora 2 humbuckes, ora 3 singles), 1 pot. Vol, 1 pot. Tone., e o mini fuzz. E é aí que encontro o problema “mais complicado”... a distorção só funciona plenamente com o pot. de volume da guitarra no máximo. Se for diminuindo o som vai “truncando”, “cortando”, sei lá como explicar... parece que toco nas cordas e em seguida abafo com a mão, algo assim... olha que já são 4 ou cinco vezes que fiz o fuzz... não acho que eu tenha errado em todas, rs... ah, já verifiquei blindagem / aterramento também e não acho que seja o problema... alguma idéia / sugestão / conselho (menos um “desiste cara”... rs...) Abraço e obrigado pela atenção. Ps.: no link vai uma cópia do mais recente esquema.
Esquema 3 singles - atual

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Velhinho-RJ
Cara, você usou o meu esquema, com o BC517 e o pot de volume de 100K A?
Abç

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


TheWesleyAndradeExperience
O aap afina bem, mas claro, depende do celular que voce usa...se o mic dele é ruim, a afinacao pode nao sair a maior precisão do mundo. Mas já serve.

Mas tem uma coisa que não sei se voce pesquisou, mas a verdade é que nao tem como as oitvas da guitarra ficarem absolutamente em perfeita afinacao. A guitarra nao é um instrumento de precisão. Então, ficando bem proximo ta legal.
Tipo, se voce bate um E de corda solta, quando bater esse mesmo E na casa 12, fica assim...quaaaaase um E, imperceptivel quando ta tocando. Quando bate na casa 19 por exemplo, que seria um C#, vai ficar tipo um quaaase C#.
Isso é normal. O que nao pode é bater E de corda solta, e bater na casa 12 e dar um D# ou F....ai saiu demai, tem que regular os carrinhos, ou a ponte da sua guitarra, que sei la qual que é.

Uma dica, é que, se nao tem muita seguranca em regular a sua guitarra, fica no maixmo na regulagem de altura dos carrinhos, e oitavas...isso numa guitarra que não é floyd. Nao passe desse ponto sem conhecimento previo, e nao se aventure mexendo no tensor. Regular oitavas nao "ferra" com a guitarra tao facilmente, mas regular tensor, sim.

TheWesleyAndradeExperience
Membro Novato
# dez/17
· votar


Buja, a minha Guitarra é uma Strato Squier Affinity!
Eu uso 01 Zenfone de ultima geração, e ao mesmo tempo usei 01 Samsung de ultima geração também... O Microfone dos dois são bem bons!
Eu fiquei tipo umas 3 horas buscando o mais próximo possível e ficou muito bom, muito mesmo! Foi bom saber que não é possível tanta precisão pois da próxima vez eu evito ficar tantas horas, rs
Eu mexi com muita calma e evitei ao máximo mexer bruscamente com a chave Philips no Parafuso. No fundo acho que fiz um bom trabalho!
Quando eu trocar de cordas novamente será que eu terei de regular de novo?
Eu procuro manter o mesmo encordoamento 010. O problema é que sempre que tenho de tirar a corda, tenho de usar uma chave allen para empurrar a corda para fora da guitarra, pois a corda sempre fica presa nela...
Eu também regulei o Captador ao meu gosto... bom, acho que sou um bom ''Curioso'', rsrs
Obrigado mesmo Buja!

Velhinho-RJ
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim. O seu esquema, um BC517 - NPN, e o pot. Log 100 K. A plaquinha está um pouco diferente pois precisei reduzir o tamanho para caber na cavidade dos controles da guitarra. Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Velhinho-RJ
Provavelmente há uma interação entre o transístor e um dos pots... Quando o som fica "cortando" geralmente é por isso. É bem difícil de acertar isso, pois tem que verificar componente por componente...
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entre o transistor e um dos pots - qual pot? O pot Log 100K de ganho do fuzz ou o pot Lin 500K de volume? Poderia-se fazer um teste tipo trocar o transistor por um outro (de outra potência/valor - não sei como se especifíca este componente? Reduzir o pot de ganho para 50K? Sei lá... estou chutando... Ou será que há algum tipo de interferência já que está tudo dentro da mesma cavidade dos controles... mais chutes... enfim, se há algum teste "simples" que se poderia fazer eu até tentaria, mas precisaria de ajuda. Se houver esta possibilidade eu agradeço, e se não houver agradeço da mesma forma... e desculpe também a pelação de saco.... rs...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Velhinho-RJ
Algumas coisas você tem que verificar:
O posicionamento do circuito fuzz. Tem que ser DEPOIS de todo o circuito da guitarra e antes da saída dela (óbvio!).
A chave de acionamento tem que ser DPDT, senão gera perda de sinal.
Sim, pode haver interferência. Tente "isolar" o circuito do fuzz.
Verifique com um multímetro todos os componentes do circuito do fuzz.
Vai ser difícil descobrir...
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok. Pra finalizar essa encheção de saco pediria, por favor, para vc dar uma olhada nas ligações que fiz na dpdt em 3 singles - atual pois fiquei com dúvidas ao consultar essa outra ligação - Consulta na web - A minha está correta ? Valeu e fui...

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


TheWesleyAndradeExperience


É isso ai mano, que bom entao que deu certo. Quando trocar as cordas, nao precisa regular tudo de novo. Se for a mesma corda que usa sempre, de boas. Pra tira-teima, da uma conferidinha, Se tiver saido muito, uma reguladinha e pronto. Mas é dificil mesmo de sair.

Vai pesquisando no forum e na internet sobre regulagens de guitarras. Muita coisinha simples da pra fazer em casa.

So nao recomendo mesmo uma coisa mais brusca, como regulagem de tensor, que se fizer errado da problema, retifica de trastes, mudar circuito eletrico, pintura, essas coisas sao feitas por um luthier profissional e qualificado.

Mas tem gente que leva pro luthier até pra trocar cordas. Ta certo, se o cara nao sabe, ta mais que certo mesmo. Eu nao sei nem trocar a lanterna do meu carro, nem regular os farios, que é coisa boba, entao, levo na auto eletrica mesmo. Vergonha nenhuma.

Mas quando eu souber, nao levo mais. Levo so pra uma coisa mais seria. Até o dia que eu souber resolver esse serio tambem rsrsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Velhinho-RJ
Aparentemente sim...
Só acho que vc complicou muito as ligações...
Bastava ligar o circuito do pedal (a DPDT) à saída do pot de volume que vai para o jack, entrando no pedal e daí para o jack.
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela paciência em me aturar. Eu já fiz como você falou numa dessas tentativas e dá no mesmo. As barras sindal estão ali pois os compartimentos são separados (jack, controles, captadores e chave seletora) e isso permite que se faça a manutenção separadamente dependendo da necessidade. Talvez isso esteja "poluindo" um pouco o visual do esquema, rs... Abç e novamente obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


Velhinho-RJ
De nada cara!
Abç

TheWesleyAndradeExperience
Membro Novato
# dez/17
· votar


Buja, obrigado mesmo pelas explicações e paciência, não sabe o quanto me ajudou!!!
Eu ri da parte do carro, kkkk
OBRIGADO!!!

guilhermefross
Veterano
# dez/17
· votar


Boa Noite, amigos, tenho uma cort dessas viva series HSH com defasagem no botão de tone.

Acontece que ela tava com uns caps melhores e mandei recolocar os originais no luthier, porém com o tone puxado (sigle coil) o som está muito mais alto que como humbucking (empurado), na verdade o som de humbucking está mais baixo do que deveria ser.

Testei com uma chave de fenda e aparentemente o tone empurrado está mesmo funcionando como humbucking e puxado como single coil.

Alguém tem ideia do que pode ser, alguma ligação feita errada pelo luthier?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


guilhermefross
Ligação invertida.
Abç

guilhermefross
Veterano
# dez/17
· votar


Ligação invertida.
Abç

Valeu, vou tentar arrumar isso ai eu mesmo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


guilhermefross
Tente e depois diga como ficou.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji