【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


andredraw
Em escalas não muito sujas (só gordura) e/ou escalas claras, o que fazer? Só um pano seco?
Em escalas escuras, apenas o óleo de peroba. Nas claras, pano limpo e sêco...
Já vi videos no youtube indicando usar um pouco de wd-40 nas ferragens e cordas. Isso é aconselhado mesmo?
Sim, mas bem pouco.
Abç

Kallau
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola, os furos onde é parafusado os suportes da correia estão alargados e o parafuso não pega rosca.
Posso usar aquelas massas para madeira para preencher o furo e fazer a rosca de novo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Kallau
Posso usar aquelas massas para madeira para preencher o furo e fazer a rosca de novo?
Não. Use um palito (que encaixe certo no furo) e cola de madeira.
Abç

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# nov/17
· votar


Eu possuo uma Guitarra de Luthier, do Peruzzo, para ser mais específico. O captador é fixado no corpo, sem aquelas molduras. Como toco com banda, geralmente em alguns lugares bem abafados, transpiro bastante. Tem algum problema do suor escorrer dentro dessa cavidade aberta e comprometer meu captador?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Gabriel Santos Lacan
Tem algum problema do suor escorrer dentro dessa cavidade aberta e comprometer meu captador?
Sim.
O suor em contato com a bobina do captador, ao longo do tempo, pode ocasionar a oxidação das mesmas e problemas de captação/saída.
É comum acontecer? Não. Pode acontecer? Sim.
Abç

Gabriel Santos Lacan
Membro Novato
# nov/17
· votar


Só mais uma pergunta: Como se limpa uma guitarra com pintura fosca?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Gabriel Santos Lacan
Pano limpo e seco. Nada mais.
Abç

Kallau
Veterano
# nov/17
· votar


Alguém sabe dizer se o corpo da Condor RX20S tem as medidas padrão Fender?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Kallau
Alguém sabe dizer se o corpo da Condor RX20S tem as medidas padrão Fender?
Não.
Abç

DimeMegadeth
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre Bertola, abra-me os olhos, por favor!
Eu consigo ligar a guitarra sem potenciômetro nenhum? Tipo, ligar os captadores direto na chave seletora e no no jack? Ou preciso substituir os pots por resistores equivalentes? No caso de precisar substituir por resistores; nos de tone, ligo os capacitores em paralelo, né?
Quero deixar ela como se estivesse com o volume e todos os tones no máximo, o tempo todo.

PS: a idéia é louca mesmo. Estou apenas tentanto reviver uma guitarra velha sem gastar grana.

Obrigado desde já, amigo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


DimeMegadeth
Eu consigo ligar a guitarra sem potenciômetro nenhum?
Sim.
Ou preciso substituir os pots por resistores equivalentes?
Essa é uma discussão um tanto polêmica... Uns acham que sim, outros que não. O fato é que é preciso experimentar.
Abç

Kallau
Veterano
# nov/17
· votar


Em relação à cabos P10 x P10, qual marca apresenta um bom custo benefício, tanto na qualidade quanto na durabilidade?
Busco cabos bons para quem toca por diversão, mas preza pela qualidade.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Kallau
Tecniforte e Santo Angelo

Fugitivo
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pano limpo e seco. Nada mais.

E para remover aquelas manchas brancas de suor onde o braço encosta no corpo da guitarra (pintura fosca) o que o mestre usa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Fugitivo
Pano limpo e seco. Nada mais.
Abç

xmarhunterx
Membro Novato
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você é luthier cara?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


xmarhunterx
Você é luthier cara?
A quase 30 anos...
Abç

Andras
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mestre, estou aprendendo a "brincar" mais com os knobs de tom, porém os que tenho praticamente só respondem na posição "aberta" ou "fechada". Entre o 1 e o 10, a diferença é minima.

Existe uma forma de acentuar isto? De ter realmente 10 tons diferentes (0 a 10) e não apenas 2 (0 e 10).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Andras
Quase que certamente os potenciômetros de sua guitarra são:
1) de má qualidade
2) lineares.
3) As duas respostas anteriores juntas.....
Portanto, faz-se necessário que você leve sua guitarra a um bom luthier, de posse de potenciômetros de qualidade (CTS), de tipo logarítmico (especialmente para o de tonalidade), para trocá-los.
Abç

Jonathasrccps
Membro Novato
# nov/17
· votar


Cara nao tem ngm q manja de Pedaleira aqui ? haha
É q vi o outro fórum, ultima resposta dia 14 haha.

Se nao pode desculpa pode desconsiderar hahaha.

Tenho uma pedaleira da Boss Me 50, domingo eu liguei sem querer outra pedaleira na minha fonte. Mas ai a minha deu um problema, nao sei se sobrecarregou.
O led dela fica piscando sempre agora, preciso ver alguma autorizada da Boss.
Ja aconteceu com alguem ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Jonathasrccps
Cara nao tem ngm q manja de Pedaleira aqui ?
Não... Infelizmente...
Abç

andredraw
Veterano
# nov/17 · Editado por: andredraw
· votar


Bertola, bom dia.

Saberia me dizer se aquela Ponte chinesa para telecaster Wilkinson Vintage Compensated é um bom custo benefício? Ou é bobagem?

Trocar a ponte por uma ponte de seis carrinhos seria melhor?

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


andredraw
Sim, é.
Abç

Kallau
Veterano
# nov/17 · Editado por: Kallau
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Faz um tempo que venho pesquisando e tentando encontrar uma peça de Rosewood ou Jacarandá no tamanho adequado ou um Luthier que cuide da compra e produção de um corpo de Stratocaster inteiramente em rosewood/jacarandá, como visto aqui.
Está realmente difícil encontrar alguém que tenha acesso a esse material. O único que encontrei, me passou um valor de R$2000 só na madeira, sem mão de obra nenhuma.

Essa empreitada será difícil mesmo ou é um problema da minha região (Interior - SP)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Kallau
Essa empreitada será difícil mesmo ou é um problema da minha região
Eu diria quase impossível.
Abç

Kallau
Veterano
# nov/17 · Editado por: Kallau
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Já estou providenciando a compra de sementes de Jacarandá. Plantarei e um dia poderei ter a guitarra dos meu sonhos. Se bobiar faço a guitarra toda em uma única peça. Dai já vai também um violão e o que mais der. Infelizmente é um investimento a muito longo prazo.
Bertola, espero que se mantenha na ativa por muito tempo. Voltamos a nos falar desse assunto daqui 15~20 anos (:

Em contrapartida do corpo de stratocaster em Jacarandá, recebi uma opção em fazer um corpo em 3 peças. Meio marupá e tampo e fundo em pau ferro.
Corpo finalizado com verniz, pintado nas laterais para parecer que é uma peça apenas de pau ferro, com o braço e demais peças fornecidos por mim instalados.
R$1000,00
É um valor condizente com o mercado?

Pé de chinelo
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom dia, td bem? Tenho um violão Tagima Madrid, quando eu afino as cordas soltas, ele fica afinado até a 4ª casa, a partir da 5ª casa as notas ficam alguns cents abaixo da afinação. O braço não está empenado e o rastilho é o original de plástico. Meu luthier disse que a altura do rastilho não interfere, vi outros no youtube dizendo que interfere, teria alguma sugestão do que posso fazer pra conseguir todas as notas da escala afinadas? Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Kallau
Já estou providenciando a compra de sementes de Jacarandá.
O jacarandá (D. nigra) é uma madeira dura e pesada, inadequada para corpos de instrumentos. Existem 49 árvores com esse nome. Muitos instrumentos que vc observa tem apenas uma folha de cobertura dessa madeira. Ademais, está em extinção, e seu corte é proibido. Uma árvore de jacarandá, para atingir um tamanho que permita o corte para a confecção de um corpo leva muito tempo, e os exemplares maiores (25m de altura) podem chegar a 400/500 anos!
Recentemente tem sido feitas pesquisas no sentido de plantar essa árvore em função de seu alto preço no mercado internacional.
Pé de chinelo
teria alguma sugestão do que posso fazer pra conseguir todas as notas da escala afinadas? Obrigado
Cara, instrumentos temperados NÃO tem afinação perfeita, e essas "anomalias" que vc citou acima são comuns e até mesmo esperadas em violões. O que se pode fazer é adequar a ação e o angulo da pestana. Semitonação ocorre com ação alta, portanto, baixar a ação melhora sim, mas isso tem um limite pois diminui a expansão sonora.
Abçs

Pé de chinelo
Veterano
# nov/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

ok obrigado, é que no meu baixo eu segui as instruções do manual pra ajustar a distância e altura dos carrinhos e tanto o harmônico da casa 12, quanto a casa 12 apertada e as outras notas da escala aparecem na afinação correta no afinador, por isso fiquei na dúvida de como ajustar isso no violão visto que não tem os carrinhos pra posicionar, vou levar no luthier e ver o que ele me diz, valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


Pé de chinelo
No baixo e na guitarra você pode fazer esse ajuste com facilidade. Em instrumentos acústicos não...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji