【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou voltando a guitarra novamente e peguei em uma troca uma strato "montada". Segundo o antigo dono é feita de um corpo de Squier de alder ( não tive como saber se é mesmo) braço em maple escala rosewood feito pela RDC guitars, nut graphtec, big headstock estilo fender, com tarraxas vintage gotoh, ponte squier com saddles vintage fender. segundo ele captadores antigos mas não sabia a marca. gostaria de fazer dela a guitarra pra "casar". pensei em colocar uns caps malagoli e um bloco manara pois o dela é bem fino. recomendaria mais alguma coisa para deixar ela em um bom nível? Será que um luthier consegue identificar a madeira do corpo?

abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


bruno_novatorj
Talvez uma pestana Graphtech e uma blindagem e um "treble bleeder"... Nada mais...
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/17
· votar


bruno_novatorj
Talvez uma pestana Graphtech e uma blindagem e um "treble bleeder"... Nada mais...
Abç


a pestana Graphtech ela já veio, vou ver a blindagem e treble bleeder.
quanto a madeira do corpo, sei que não vai fazer diferença pra mim, mas só pra saber se não levei gato por lebre, é difícil saber qual a madeira do corpo?

abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


bruno_novatorj
é difícil saber qual a madeira do corpo?
Sim, é...
Abç

NeoRamza
Veterano
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola, preciso da sua ajuda mais uma vez. Troquei as cordas da minha strato de .009 para .010, regulei o tensor e ajustei as oitavas. Porém as 3 cordas mais grossas não estão encaixando perfeitamente nas fendas do nut, pois tem o tamanho exato para jogo 009. Como eu poderia fazer para ajustar isso? O nut é de osso. Qual seria a ferramenta ideal para aumentar as fendas?

fconde77
Veterano
# ago/17
· votar


NeoRamza

Use o pedaço que normalmente sobra das cordas como uma lima nesse espaço do nut pra aumentar o espaço...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


NeoRamza
Pode ser isso que o fconde77 falou ou limas específicas, ou mesmo uma serra de metal; mas, aí tem que ter experiência...
Abç

NeoRamza
Veterano
# ago/17
· votar


Muito obrigado Mauricio Luiz Bertola e fconde77

38721055
Membro Novato
# ago/17
· votar


Ola gente, tudo bem? Peguei um violao meu aqui para trocar de trastes. Vi casos de pessoas que passam um pouco de cola de madeira nos slots antes de por os novos trastes para ajudar na aderencia, já outros fazem sem cola mesmo. Na opiniao de voces é necessario o uso da cola?
Aparentemente os trastes que eu tirei do violao eram os originais, nao tinham cola. Consegui tira-los sem machucar muito a escala, entao na minha opinao os slots estao intactos e nao precisaria de cola para segurar os novos trastes. O que voces acham?

Obrigado!

fconde77
Veterano
# ago/17
· votar


38721055

Não existe uma formula, cada caso é um caso.

Se os trastes novos entrarem com facilidade eu usaria cola tipo "SuperBonder" mas apenas uma gota... O ideal seria usar uma ferramenta própria que "morde" o trilho do traste aumentando a área criando travas maiores

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


38721055
Quando a escala é nova, no mais das vezes não se usa cola.
Nas trocas, às vezes se usa cola quando necessário.
Abç

38721055
Membro Novato
# ago/17
· votar


Obrigado fconde77!

Me fala um pouco mais dessa ferramenta? Tem algum link pra me passar?

38721055
Membro Novato
# ago/17
· votar


Obrigado Bertola, acho que nessa primeira troca entao vou usar superbonder so nos "machucadinhos" que fiz na escala entao

fconde77
Veterano
# ago/17
· votar


38721055
http://www.stewmac.com/Luthier_Tools/Tools_by_Job/Tools_for_Fretting/F ret_Crimper.html

brunoeZ
Membro Novato
# ago/17
· votar


Bertola/fconde

Essas cordas estão altas demais né?

http://imgur.com/BgqfCoG

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


undefinedbrunoeZ
Por foto não dá pra saber...
Abç

38721055
Membro Novato
# ago/17
· votar


Fconde 77, valeu!!!

BrunoeZ, desculpa me intrometer na pergunta, no visual realmente é dificil de saber, embora aparentemente esteja alta, mas foto engana, o ideal é vc arrumar uma escala graduada ("regua de inox") e medir a distancia entre traste e o incio da corda (parte de baixo dela) na casa numero 12. Pode apoiar nos trastes 11 e 12 por exemplo...essa diatancia geralmente se ficar em 1,5 mm e 2,5 mm estará dentro dos padroes relativamente normais, no caso da misao. Se vc nao tiver eacala graduada, que pode comprar numa loja de materiais de construcao por exemplo, dá ate pra improvisar com uma regua dessas normais de escola de plastico mesmo, mas daí sem muita precisao. Outra dica pra improvisar nessa medicao (meio gambiarra) é pegar uma moeda de 50 centavos daquelas mais novas e espessas e tentar passar entre a misao e os trastes 11 e 12 juntos, se passar bem livre, as cordas estarao altas, "fora do padrao".

brunoeZ
Membro Novato
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
38721055

É,foto engana mesmo, nem me pensei na hora.
Vou da uma olhada nas medidas.
Obg.

Felipe_Avan
Membro Novato
# ago/17
· votar


Bom dia amigos.
Recentemente resolvi "montar uma guitarra" a meu gosto, irei colocar uma ponte Gotoh Floyd Rose que irei trazer dos EUA, mas ao pesquisar vi que existem diferentes medidas do mesmo modelo (33 mm, 36 mm, 40 mm, etc).
Gostaria de saber qual a diferença prática entre essas medidas para que eu não venha a comprar coisa errada e me arrepender depois, afinal essas pontes são bem caras.
O corpo da guitarra será feito por um luthier daqui da minha região.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Felipe_Avan
Na prática, nenhuma.
Essas diferenças de medidas tem à ver com o restante das peças, mormente o braço.
Abç

Felipe_Avan
Membro Novato
# ago/17
· votar


Nesse caso então eu devo passar a medida da ponte que eu comprar para o luthier fazer o braço levando em consideração essa medida correto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Felipe_Avan
Exatamente.
Abç

Felipe_Avan
Membro Novato
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Muito obrigado!

bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Peguei por questão de oportunidade uma Giannini Stratosonic dos anos 90. Elas estava muito tempo guardada e bem suja além de estar faltando um saddle e um trava de uma tarraxa. estou dando uma geral nela e pretendo levar a um luthier para um ajuste fino. a guitarra parece ter uma madeira boa, braço em peça unica ( parece pau marfim) não sei se estou correto, esta com um big block na ponte e o hardware em bom estado. os captadores são estilo aqueles lace sensor, mas não sei nada sobre eles. já pegou alguma dessas guitarras? o que me diz delas? vale a pena um investimento nela?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


bruno_novatorj
Já, várias...
Não invista muito não, apenas o necessário.
Peça ao seu luthier para conferir a escala, a colocação dos trastes, pois erros eram comuns nas Gianócas dessa época.
Jogue fora toda aparte elétrica, pois esses captadores não prestam e a parte elétrica é vagabunda.
Essas guitarras eram de pau-marfim e cedro.
Abç

bruno_novatorj
Membro Novato
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Legal, minha ideia é botar ela em ordem em vender. Peguei por 200 reais, se valesse a pena ficaria com ela, mas vou ajustar gastando menos possível e tento ganhar algum com a venda dela.

abç

Prick
Membro Novato
# ago/17
· votar


Alguém sabe onde posso encontrar escudo Fender para guitarra Jaguar HH no Brasil? De preferência no Rio de Janeiro? Do mesmo formato deste, claro não dessa cor.
http://greasygroove.com/prodimages/Pickguards/Fender/Jaguar/HH/Pearloi d/Red%20Pearl_LRG1.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Prick
Aqui no RJ não ví vendendo. Talvez na Musicware possa ter...
Ou compre pelo ML...
Abç

Prick
Membro Novato
# ago/17
· votar


Prick
Aqui no RJ não ví vendendo. Talvez na Musicware possa ter...
Ou compre pelo ML...
Abç


Bertola,

Procurei no ML,tem só Jaguar comum SS. Como vou ter que importar uma Ponte Bigsby B5, estão pedindo um absurdo por uma no ML, acho que vou comprar um escudo também. Quando terminar a transformação posto uma fotos por aqui.

[ ]´s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Prick
Ok.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji